Página 34 de 39

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 20, 2012 2:10 pm
por Seal

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 5:21 pm
por Bluesky
Pessoal, declaro aberta a guerra aos motores a explosão, sejam de que idade forem. Permissão para converter as reliquias... mas para motores electricos, como deviam ser todos.
8-)


Link


Link
O MAIS RÁPIDO FORD MODELO "A" DO MUNDO...

Existe um prazer secreto, meio sádico, em se criar um carro sonso – algo como aquelas pessoas que escondem sua potência, só se revelando inteiramente em ocasiões especiais.


O Fordinho 1929 que enfeita esta página é um desses santos de pau oco. Sua alma maligna foi caprichosamente camuflada sob a cândida aparência original. A construção chega ao requinte de vestir o motor moderno com uma roupa antiga, e é isso que faz desse carro algo único.

Bolado e executado na Finlândia, o projeto foge ao convencional dos hot rods. Nada de pinturas flamantes, adaptações fáceis ou estupros mecânicos. O que faz esse carro tão especial é o capricho de disfarçar todas as alterações sob a aparência original. Um trabalho de detalhismo quase patológico.

A história da transformação começa nos anos 90, quando um antigo piloto de rali de velocidade - que quer permanecer anônimo - comprou dois velhos Ford na Argentina: um Modelo T e um Modelo A.


Levados para a Finlândia, os automóveis foram deixados nas oficinas da Mäkelä Auto-Tuning, especializada em restaurar carros clássicos e de competição.

O Modelo T recebeu um trato seguindo as mais finas regras da originalidade e não fez a cabeça do dono, acostumado a pilotar máquinas rápidas. O cliente, então, decidiu que a restauração do Modelo A deveria levar um molho apimentado. Foi neste espírito que Kari Mäkelä, o dono da oficina (ou melhor, ateliê), pediu carta branca.

O cliente chegou a sugerir "baixarias" como rodas BBS do antigo Omega, que deixariam o carro próximo a um hot rod como tantos outros. Mäkelä, contudo, tinha outras idéias para aquele Fordinho bom de origem, jamais mexido, batido ou restaurado.


Começou desmontando-o inteiro. Uma vez galvanizado o chassi, a suspensão foi enfrentada com maestria, mas foram mantidas a estrutura e arquitetura originais, com eixos rígidos.

O Ford continua a ter feixes de molas transversais e amortecedores "de bracinho" como nos anos 20 – mas, agora, os amortecedores são da marca Girling (de Aston Martin DB4 na frente e de Austin-Healey atrás!).

As rodas parecem de madeira, mas foram fundidas em alumínio e pintadas – numa imitação convincente dos aros usados na década de 20. O resultado combina leveza e resistência para o alto desempenho, mas sem choque visual com a aparência do Fordinho.

O motor escolhido não foi um V-8, mas um Ford Cosworth BDA, de quatro cilindros em linha e dois litros, usado em ralis nos anos 80.


Bloco e cabeçote são de alumínio, há duplo comando e 16 válvulas. É um motor dos Escort de rali dos anos 80 (Grupo 4), que rende 251 cv graças a uma injeção e a uma ignição ultramodernas. Tudo foi cuidadosamente disfarçado sob tampas que reproduzem o cabeçote original "cabeça chata" do Fordinho, a ponto de as velas modernas ficarem escondidas.

A injeção multiponto vai entocada em um filtro de ar de aparência retrô, e o escapamento parece de época.

A caixa usada é uma ZF de Escort de rali, com cinco marchas. É comandada por uma alavanca deslocada para frente, a fim de que fique na posição original.

O chassi teve sua arquitetura original preservada, mas ganhou reforços em X. O diferencial de deslizamento limitado pertencia a uma Toyota Hilux, para agüentar o torque sério do motor Cosworth.

Os freios foram mantidos a tambor, mas também são da Toyota e com dimensões mais do que generosas para o reduzido peso do Fordinho.

A caixa de direção é uma ZF muito usada em carros alemães, enquanto a eletricidade, obviamente de 12 volts, conta com um alternador disfarçado de dínamo.


Para não destoar do conjunto da cabine, cuidadosamente original nos bancos e no estofamento, o volante foi reproduzido especialmente pela Moto-Lita.

A carroceria foi totalmente restaurada, bem como o interior, que tem os bancos e instrumentos originais no painel. No teto há um pequeno conjunto de instrumentos eletrônicos que pode até gravar o funcionamento do automóvel. Para evitar olhares críticos dos xiitas da originalidade, esse quadro pode ser coberto por uma tampa.

Para os momentos de mais ação, cintos de segurança de quatro pontos podem ser instalados facilmente nos bancos dianteiros.

Pesando 1.050 kg e com 251 cv, o Ford tem um desempenho furioso. Gira alto e ruge um som lindo, digno de carro de corrida. O construtor estima que ele chegue a 210 km/h de final, alcançando 100 km/h em 5,8 segundos. Só o que faltou foi coragem para passar dos 180 km/h.

— Acima disso, o carro fica perigoso — diz Mäkelä, em entrevista por e-mail.

Ele conta que realizou uma montanha de ajustes e o carro funciona perfeitamente. Não inclina em demasia nas curvas e sai bonitinho nas quatro rodas, levantando um pouquinho a roda dianteira interna.

Os pneus Dunlop, diagonais e fabricados hoje em dia para corridas históricas, funcionam muito bem num carro tão leve. Sua borracha macia foi escolhida para dar muita aderência em curvas, embora a durabilidade seja pequena.


O motor de liga leve dá uma distribuição de peso de 45% no eixo dianteiro e 55% no eixo traseiro, o que o torna esse Fordinho finlandês muito diferente dos hot rods americanos, geralmente equipados com um V-8 pesadão.

Como diz o próprio Mäkelä, é difícil de acreditar como esse carro anda. O Fordinho chama uma atenção enorme ns ruas e, principalmente, nas estradas, onde ele cruza a 130 km/h, para grande incredulidade dos outros motoristas.

Essa obra de arte mecânica sobre rodas demorou três anos para ficar pronta. Quanto custou? O criador não dá números, mas apenas uma idéia: o suficiente para ser o Ford Modelo A mais caro do mundo.

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 7:48 pm
por pafi
No fórum do Leaf saiu um artigo no qual se pode ler que o país de nuestros hermanos irá acelerar (nos próximos 2 anos) a instalação de postos de carga para VE's (por exemplo nos parques públicos, empresas e casas novas). "Nós por cá" já temos lei semelhante, mas em breve seremos ultrapassados, pois é necessário convencer as mentes que é preciso continuar a legislar no sentido de apontar ao que falta: as empresas, os serviços públicos, os restaurantes, enfim, todos os sítios onde possamos ir em lazer ou em trabalho! E assim acabavam-se os olhares de lado quando alguém estivesse a carregar na tomada do trabalho. Seria legal. Atenção que acho que devemos ser utilizadores-pagadores (na maior parte das situações :) , pois também gosto muito de ir aos centros comerciais e supermercados e ter lá o posto gratuito, mas também deixamos lá ficar tanto dinheiro que a coisa fica equilibrada, isto é, não lhes causa nenhum buraco financeiro!).
Julgo que deve haver muito proprietário de VE que não carrega no local de trabalho (eu sou um). Lembro-me que quando comecei a minha senda à procura de informações sobre motas elétricas li um blog em que o dono inicialmente carregava num quiosque e depois deixou de o poder fazer. Porque é que duas pessoas estando de acordo e tendo um "contrato moral ou verbal" em que ninguém saía prejudicado, se vêem obrigadas, por algum motivo, a abandonar esse acordo? Porque não simplificar? Daí achar que reunindo argumentos e necessidades do dia-a-dia poderá fazer-se pressão e mostrar que a mobilidade elétrica faz sentido. Devíamos em algum momento destes encontros que se avizinham fazer uma espécie de tertúlia e transformar as nossas ideias em documentos e notas de imprensa. Fazê-los chegar a quem de direito e à comunicação social.
Li algures que nos países nórdicos o primeiro a chegar ao local de trabalho estaciona no lugar mais afastado, para que os que chegam mais atrasados possam estacionar mais próximo da entrada. Não sei se é verdade ou não, pois nunca habitei ou trabalhei nessas latitudes tão elevadas. Mas é um pouco disto que faz falta em Portugal. Será que o nosso povo está à altura de encarar os carregamentos no local de trabalho como um ato normal em vez de julgar o dono do VE? Esperam-se os próximos capítulos.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 9815#p9815

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 10:42 pm
por Mumia
está tudo dito... os nórdicos...

os latinos sao raça do ......... :lol:

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 10:49 pm
por serges
Pois, o BondadeSua, deu me uma ideia de fazer um papel esclarecedor sobre este tema para dar a conhecer tal, alguém tem mais "tempo" para ajudar nesta possibilidade!

Eu vou tentar tratar tal mas só na folga que são curtas e poucas e o trabalho é longo e com pouco tempo!

Obrigado a todos

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 10:59 pm
por Mumia
como te tinha dito primo... acho que deve ser por tópicos... que coisas mt "grandes" o ppl não lê :s

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 11:23 pm
por serges
O forum vai ter umas mudanças... depois vejo isso!

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sexta jan 27, 2012 11:32 pm
por pafi
Neste momento ando a preparar mais uma carta de sensibilização para instalação de pontos de carga. Irá ser enviada para a CMC. Como já fiz várias e emails também, posso tentar compilar e acho que terei tempo para a preparar para o dia 25. Estava a pensar ter isso pronto e fazer uma espécie de "ata" do encontro (que depois transformar-se-ia em nota de imprensa. "Aos tantos dias do mês tal, reuniram-se em Aveiro 20(!) proprietários de VE's provenientes de vários locais do país. Comeram, beberam, passearam de VE pelas ruas de Aveiro... No total percorreram mais de 1000km(!!) com 5€ e entre outras atividades de convívio houve lugar a uma reflexão conjunta sobre a mobilidade elétrica... tal tal tal...".
Entretanto, fiz uma proposta de uma atividade que costuma realizar-se na minha escola. Chama-se "Conversas ao fim da tarde" e propus-me fazer uma apresentação sobre mobilidade elétrica. Foi aceite na hora! Neste momento já comecei a fazer um ppt (Título:"Gasto 0,07€ para ir trabalhar!") e como está prevista para o 3º período vou ter tempo de reunir bastante material. Conto convosco mais tarde, pois o Nova Energia já lá está e, claro, o que será importante são os nossos relatos e experiências. Os meus registos diários de km's e kWh's terão, obviamente, papel central, mas outros serão bem vindos ;) Mais tarde voltarei a falar disto e nessa altura com o ppt mais desenvolvido será mais fácil completá-lo com as vossas contribuições, que faço questão de colocar.

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: sábado jan 28, 2012 1:01 pm
por pafi
O Powerpoint vai tomando forma (21 slides). Já abordei os seguintes temas: Veículo Elétrico (VE), Fóruns na Internet, Pontos de Carga Elétrica, Localização de Pontos de Carga, “Gasto 0,07€ para ir trabalhar!”, A Lei a favor dos VE’s, A Mobilidade Elétrica também pode ser um exercício de Cidadania. Como já disse, conto com as vossas opiniões e sugestões. Ainda é cedo para colocar online e partilhar, pois quando o fizer gostava que já estivesse perto da forma definitiva. Entretanto vão sugerindo itens que achem pertinentes numa apresentação de uns 30 minutos. As ideias de uns podem despertar outras.

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 11:40 am
por BondadeSua
pafi Escreveu:O Powerpoint vai tomando forma (21 slides). Já abordei os seguintes temas: Veículo Elétrico (VE), Fóruns na Internet, Pontos de Carga Elétrica, Localização de Pontos de Carga, “Gasto 0,07€ para ir trabalhar!”, A Lei a favor dos VE’s, A Mobilidade Elétrica também pode ser um exercício de Cidadania. Como já disse, conto com as vossas opiniões e sugestões. Ainda é cedo para colocar online e partilhar, pois quando o fizer gostava que já estivesse perto da forma definitiva. Entretanto vão sugerindo itens que achem pertinentes numa apresentação de uns 30 minutos. As ideias de uns podem despertar outras.
continuando a saga.....

Costumo usar o argumento de que quando carrego, (carregamos!) o tlm, ao fim de uma semana já usei, (usanos), tanta ou mais energia como para fazer a minha viágem "casa/trabalho". Aí os invejosos, percebem que faz muito tempo que consomem energia ao patrão e calam-se. Deixam de ser..."chagas".

BondadeSua

PS: Mas não costumo carregar no serviço. Só se tiver uma "grande viágem" programada para depois do trabalho!

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 11:50 am
por serges
pafi a manutenção é importante no electrico, no motor não existe nenhuma, menos peças...
Enfim existe tanta coisa para falar sobre os eléctricos...

Tenho de ir ver se tenho algo em casa que usava para angariar os pontos de carga... amanha posto!

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 1:06 pm
por pafi
BondadeSua Escreveu:Costumo usar o argumento de que quando carrego, (carregamos!) o tlm, ao fim de uma semana já usei, (usanos), tanta ou mais energia como para fazer a minha viágem "casa/trabalho". Aí os invejosos, percebem que faz muito tempo que consomem energia ao patrão e calam-se. Deixam de ser..."chagas".

BondadeSua

PS: Mas não costumo carregar no serviço. Só se tiver uma "grande viágem" programada para depois do trabalho!
Tenho uma "pequena surpresa" preparada com base no disseste. Vou levar o contador de energia e vou ligar o projetor ou o pc ou o tlm à tomada no início da sessão. Chamo a atenção ao pequeno detalhe no início e depois no final faremos as contas... Aliás, se calhar é melhor levar o contador hoje e começo já a fazer uma estimativa.
serges Escreveu:Enfim existe tanta coisa para falar sobre os eléctricos...

Tenho de ir ver se tenho algo em casa que usava para angariar os pontos de carga... amanha posto!
Manutenção. Ok, serges. Obrigado. São essas "tantas coisas" que preciso compilar de maneira a tornar o assunto esclarecedor. Afinal de contas ainda deverão assistir bastantes pessoas.

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 1:43 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
Existe cá no forum, um tópico onde se demonstra a quantidade de electricidade necessária, para produzir 1 l de gasolina. Eu é que tenho alguma "dificuldade" em fazer pesquisas, para to indicar, mas fica a ideia de o introduzir, nas questões de consumo e equilibrio, ... penso eu de que!

BondadeSua

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 4:10 pm
por Volt
Imagem

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 8:24 pm
por pafi
Boa. Com factos reais fica sempre melhor. Obrigado.

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: terça jan 31, 2012 11:37 pm
por pafi
Primeiro passo dado no portal de "O meu Movimento". Submeti o movimento "Mobilidade Elétrica" e aguardo confirmação. Façam figas ;)
o_meu_movimento.JPG
o_meu_movimento.JPG (50.66 KiB) Visto 4069 vezes

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: quarta fev 01, 2012 7:46 pm
por pafi
Boas novas! O Movimento foi aceite e já está à espera de apoiantes. Vamos lá ir ao site http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-mov ... aspx?m=923 e ao FB apoiar, e com um pouco de sorte ainda iremos em caravana elétrica falar com o nosso Primeiro :)
o_meu_movimento_2.JPG
o_meu_movimento_2.JPG (144.26 KiB) Visto 4054 vezes

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: quarta fev 01, 2012 9:41 pm
por pafi
2 apoiantes mais tarde... aqui fica a publicidade institucional desta iniciativa. (Tenham paciência porque o site é um pouco lento; o servidor não deve ser alimentado a baterias de Lítio ;) )
o_meu_movimento_3.JPG

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: quarta fev 01, 2012 10:19 pm
por pafi
O Meu Movimento - "Mobilidade Elétrica" criado no Facebook. Que comece a campanha :)

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Enviado: quarta fev 01, 2012 11:58 pm
por pafi
Já coloquei algumas informações no FB. Fotos e links. Agora é esperar pelo efeito cascata... 12 recomendações e 8 apoiantes.
https://www.facebook.com/groups/288806047840934/
o_meu_movimento_fb.JPG
o_meu_movimento_fb.JPG (59.98 KiB) Visto 4030 vezes