transformar alternador em motor
Enviado: terça jun 03, 2008 3:00 pm
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
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não precisas de comprar eu digo-te como se faz, essa conversão é muito simples.palhim Escreveu:isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
eu já tinha visto esse e os outros, mas parece-me mais direccionado para "utilizadores avançados"j_r_m_c Escreveu:http://ca.youtube.com/watch?v=rrnyiqhkt ... re=related
comprar??hoje em dia temos o nosso amiga google
então diz lá que deve haver muitos interessados. segundo sei é necessário remover a placa que faz a rectificação e a regulação da corrente ac gerada pelo alternador para dc. ficam então os 3 enrolamentos ligados em estrela. depois será necessário alimentar esses enrolamentos com corrente ac. para isso será necessário um conversor qualquer que passe da corrente dc das baterias para ac. a dificuldade começa aqui, arranjar um controlador/conversor que faça isto e que seja de baixo custo...jmal Escreveu:não precisas de comprar eu digo-te como se faz, essa conversão é muito simples.palhim Escreveu:isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
palhim Escreveu:eu já tinha visto esse e os outros, mas parece-me mais direccionado para "utilizadores avançados"j_r_m_c Escreveu:http://ca.youtube.com/watch?v=rrnyiqhkt ... re=related
comprar??hoje em dia temos o nosso amiga google
então diz lá que deve haver muitos interessados. segundo sei é necessário remover a placa que faz a rectificação e a regulação da corrente ac gerada pelo alternador para dc. ficam então os 3 enrolamentos ligados em estrela. depois será necessário alimentar esses enrolamentos com corrente ac. para isso será necessário um conversor qualquer que passe da corrente dc das baterias para ac. a dificuldade começa aqui, arranjar um controlador/conversor que faça isto e que seja de baixo custo...jmal Escreveu:não precisas de comprar eu digo-te como se faz, essa conversão é muito simples.palhim Escreveu:isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
fico à espera do teu (e de outros) contributo
njay Escreveu:um controlador básico de onda quadrada, a fazer o mesmo que faz o programa vb do senhor do video, é facil de fazer: 1 microcontrolador + 3 mosfets de potência + 3 drivers para o mosfet.
palhim Escreveu:isso de ser fácil é muito relativo. quando nós sabemos fazer é sempre fácil
palhim Escreveu:eu até há 1 semana não sabia sequer o que era um mosfet, e sinceramente não sei se posso dizer com segurança que agora já sei...
como diziam num anúncio há uns tempos:
"explica-me como se eu fosse muito burro"
explicar algo do género a quem não tem conhecimentos de electrónica é perda de tempo, porque vai ser chinês para quem não sabe.njay Escreveu:palhim Escreveu:isso de ser fácil é muito relativo. quando nós sabemos fazer é sempre fácilpalhim Escreveu:eu até há 1 semana não sabia sequer o que era um mosfet, e sinceramente não sei se posso dizer com segurança que agora já sei...
como diziam num anúncio há uns tempos:
"explica-me como se eu fosse muito burro"
1) qures que explique exactamente o quê?
2) queres mesmo que explique? é que não estás interessado em electrónica se calhar não vale a pena...
por definição um motor de passo também é brushless - não tem escovasjmal Escreveu:njay Escreveu:njay que achas da ideia que meti em cima, se tivermos os enrolamentos em estrela e, esqueci-me de referir que o núcleo tem de ser alimentado com uma pequena currente a 12 v, temos um autentico motor brusless ou sem escovas.
njay Escreveu:por definição um motor de passo também é brushless - não tem escovasjmal Escreveu:njay Escreveu:njay que achas da ideia que meti em cima, se tivermos os enrolamentos em estrela e, esqueci-me de referir que o núcleo tem de ser alimentado com uma pequena currente a 12 v, temos um autentico motor brusless ou sem escovas.
a diferença principal é que os motores de passo têm uma construçao tal que lhes permite dar "passos" muito pequenos. do pouco que sei dos controladores de motores brusheless usados em modelos r/c, sim, concordo que um controlador desses, desde que trabalhe sem os sensores de posição (como referiste), dará para controlar o alternador transformado em motor. na prática não é muito diferente do controlo do senhor do video, a não ser que o controlador de modelos r/c gere uma onda trapezoidal (uma aproximação a ondas sinusoidais). não sei explicar ao certo as razões (penso que por questões de perda de energia no entreferro e "suavidade de rotação" / torque), mas motores trifásicos e afins "gostam" de ser alimentados por ondas sinosoidais. o controlo do sonhor do video (e aquele que sugiro como fácil de fazer) é um controlo por onda quadrada, pois sinosoides é algo que não se consegue fazer facilmente sem grandes perdas de energia.
acho que essa não é a tal onda trapezoidal, essa é quadrada. na trapezoidal a tensão desce/sobe em rampa linear e não abruptamente como na quadrada. assim:jmal Escreveu:
vale sempre a pena explicar. este fórum é lido por muitas pessoas, com níveis de "conhecimentos electrónicos" muito diversos. uns não necessitarão sequer de explicações, outros não chegarão lá independentemente das explicações. eu, como outros, tento sempre aprender qualquer coisa quando alguém me explica algo que acho interessante. pode não ser muito, mas esse pouco pode servir como rampa de lançamento para novas pesquisas e questõesjmal Escreveu:explicar algo do género a quem não tem conhecimentos de electrónica é perda de tempo, porque vai ser chinês para quem não sabe.
então podes começar por aquipalhim Escreveu:vale sempre a pena explicar. este fórum é lido por muitas pessoas, com níveis de "conhecimentos electrónicos" muito diversos. uns não necessitarão sequer de explicações, outros não chegarão lá independentemente das explicações. eu, como outros, tento sempre aprender qualquer coisa quando alguém me explica algo que acho interessante. pode não ser muito, mas esse pouco pode servir como rampa de lançamento para novas pesquisas e questõesjmal Escreveu:explicar algo do género a quem não tem conhecimentos de electrónica é perda de tempo, porque vai ser chinês para quem não sabe.
nesse caso é simples. o transístor (o "típico", designado "bipolar") é um interruptor, mas em vez de ires lá tu carregar no botão, o interruptor é comandado por electricidade. só que o interruptor não é perfeito, e então aquece, e como aquece, dissipa (desperdiça) energia na forma de calor. o mosfet também é um transístor (metal-oxide field effect transístor), só que aquece muito menos do que o transístor bipolar, e logo desperdiça menos energia. daí que para controlo de grandes potências é usado o mosfet (e outros da mesma "gama"), pois é preferível usar dispositivos mais eficientes.palhim Escreveu:(...) independentemente das explicações. eu, como outros, tento sempre aprender qualquer coisa quando alguém me explica algo que acho interessante. pode não ser muito, mas esse pouco pode servir como rampa de lançamento para novas pesquisas e questões
se o comum for ligado ao positivo, então a onda quadrada gerada é "imperfeita" visto que só tem a parte positiva. será que o motor trabalha bem com esse tipo de alimentação, ou necessitará também da parte negativa? para se conseguir a parte negativa da onda tem que se usar 6 mosfet's e nesse caso mais vale fazer uma onda trapezoidal visto aproximar-se mais da sinusoide. certo???jmal Escreveu:exactamente, o controlo do vídeo é passo-a-passo, esse senhor utiliza a ligação em estrela, ou seja no comum das 3 bobines liga ao positivo e pelos 3 mosfet's passa o negativo, nos controladores rc que referi utilizam 6 mosfet's a tal onda trapezoidal.
agora é que olhei bem para o esquema que o jmal deixou e vi que ele usa uma tensão negativa. nós num veículo eléctrico de baterias normalmente não temos isso, temos apenas a massa (negativo do banco de baterias, ou 0v) e uma tensão positiva. podiamos ter alimentação simétrica (o nome que se dá quando temos 0v, uma tensão negativa e uma tensão positiva) mas normalmente não temos, nunca pensei nem vi nada sobre isso, não sei a razão. de qualquer forma, tendo os enrolamentos como no esquema do jmal, basta-nos ter 3 mosfets para controlar o motor. o contacto comum é ligado ao positivo e os outros 3 são ligados a cada um dos mosfets, que poderão ligar o enrolamento à massa. ligando os enrolamentos à massa em sequência, temos então o motor a trabalhar como um motor de passo. é o que fez o sr. do video.palhim Escreveu:se o comum for ligado ao positivo, então a onda quadrada gerada é "imperfeita" visto que só tem a parte positiva. será que o motor trabalha bem com esse tipo de alimentação, ou necessitará também da parte negativa? para se conseguir a parte negativa da onda tem que se usar 6 mosfet's e nesse caso mais vale fazer uma onda trapezoidal visto aproximar-se mais da sinusoide. certo???jmal Escreveu:exactamente, o controlo do vídeo é passo-a-passo, esse senhor utiliza a ligação em estrela, ou seja no comum das 3 bobines liga ao positivo e pelos 3 mosfet's passa o negativo, nos controladores rc que referi utilizam 6 mosfet's a tal onda trapezoidal.
sniff! isso foi engraçado, mas não. o que se faz é uma inversao de polaridade que nada tem com a forma como ligas as baterias. uns conhecimentos basicos de electronica e electricidade ajudariam.penso q para fazer uma tensão negativa, talvez com duas bat. em serie, em q o ponto intermedio é a massa o positivo o v+ e o negativo da outra bat. v-, mas não tenho a certeza.