converter punto a electrico

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter punto a electrico

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:apesar de esses preços ainda serem superiores aos 5000 euros que referi (não se esqueçam do iva, transporte e eventualmente taxas alfandegárias), são já bastante competitivos.

e tenho a esperança que daqui a uns 3 ou 4 anos, os preços baixem para cerca de metade. aí sim, compensará claramente apostar nos eléctricos.

jmal, explica-me como consegues ter uma autonomia de 200 km com 11 kwh...

por exemplo, o smart ev gasta 12 kwh por cada 100 km...
o tesla roadster gasta cerca de 13 kwh por cada 100 km...

e tu achas que consegues fazer 200 km com 11 kwh ?????? era bom, era...

experimenta refazer as tuas contas com uma autonomia de 90 km...

mas não quero que fiquem com uma ideia errada dos meus posts. acreditem que também eu anseio pelo carros eléctricos. mas só vou avançar quando for economicamente vantajoso...
depende do peso do carro, estou a fazer comparação com o carro do amigo tozerrvm. não tenho ideia errada sobre os teus posts, mas acho que estás muito céptico mesmo. estes preços são altos porque existem apenas 1 ou 2 marcas a vender, não podemos ter preços com esta situação, se não começar-mos a comprar nunca existiram mais de 1 ou 2. mesmo assim penso que compensa e muito e ganha-se na qualidade de vida.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


marte
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 131
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por marte »

jmal Escreveu:
ferra Escreveu:
marte Escreveu:
se vais por aí, podes comprar um chasso já.
35 baterias ts-lfp90aha (thunder-sky) 6300 dollars, cerca de 4000euros (+ portes).
3000ciclos a 80% 4000ciclos a 70%.

estás avisado

marte
a minha alma está parva!!
também eu, esses preços são mais baixos que os que tenho, qual a fonte marte.
é a fonte que aqui é badalada das ts e que tem vendedor na europa.
$180 * 35 = $6300
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ricing.htm

já agora, os portes seriam cerca de $600.
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ntcost.htm

ou seja, mesmo com portes, não chega aos 5000 euros.

marte


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

marte Escreveu:é a fonte que aqui é badalada das ts e que tem vendedor na europa.
$180 * 35 = $6300
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ricing.htm

já agora, os portes seriam cerca de $600.
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ntcost.htm

ou seja, mesmo com portes, não chega aos 5000 euros.

marte
o problema é que ainda falta o iva e as eventuais taxas alfandegárias. mesmo assumindo que não existem taxas alfandegárias sobre este tipo de produtos, o preço real seria no mínimo ((6300+600)/1.55)*1.21 = cerca de 5400 euros .

mas se se confirmarem os mais de 2000 ciclos a 80%, é um preço muito bom. no entanto, eu desconfio destes números... normalmente este tipo de baterias faz apenas 1000 ciclos...


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu:depende do peso do carro, estou a fazer comparação com o carro do amigo tozerrvm.
esse carro que mencionas pesa metade do peso do smart?

mesmo assim, é muito difícil fazer 200 km com 11 kwh. só para teres uma ideia, as scooters eléctricas mais leves, gastam cerca de 3 kwh aos 100 km...

como consegues que um carro, que é muito mais pesado, com maior atrito aerodinâmico e de rodagem, gaste só 5,5 kwh ????

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter punto a electrico

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu:depende do peso do carro, estou a fazer comparação com o carro do amigo tozerrvm.
esse carro que mencionas pesa metade do peso do smart?

mesmo assim, é muito difícil fazer 200 km com 11 kwh. só para teres uma ideia, as scooters eléctricas mais leves, gastam cerca de 3 kwh aos 100 km...

como consegues que um carro, que é muito mais pesado, com maior atrito aerodinâmico e de rodagem, gaste só 5,5 kwh ????

fácil, as baterias que te referes são de chumbo e estas são de lítio, que tem muito mais eficiência.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu: fácil, as baterias que te referes são de chumbo e estas são de lítio, que tem muito mais eficiência.
não, não são de chumbo. o tesla usa baterias de lítio e o smart usa baterias "zebra liquid sodium nickel chloride".

mas isso nem interessa para nada, pois os valores que mencionei são os valores de consumo eléctrico e o consumo é independente da bateria usada.

ambos gastam cerca de 12..13 kwh por cada 100 km. por isso estou curioso: como é que consegues ter uma eficiência de 5,5 kwh por cada 100 km ?


sfas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda mar 05, 2007 4:34 pm
Localização: Sintra

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sfas »

sagan Escreveu:
marte Escreveu:é a fonte que aqui é badalada das ts e que tem vendedor na europa.
$180 * 35 = $6300
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ricing.htm

já agora, os portes seriam cerca de $600.
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ntcost.htm

ou seja, mesmo com portes, não chega aos 5000 euros.

marte
o problema é que ainda falta o iva e as eventuais taxas alfandegárias. mesmo assumindo que não existem taxas alfandegárias sobre este tipo de produtos, o preço real seria no mínimo ((6300+600)/1.55)*1.21 = cerca de 5400 euros .

mas se se confirmarem os mais de 2000 ciclos a 80%, é um preço muito bom. no entanto, eu desconfio destes números... normalmente este tipo de baterias faz apenas 1000 ciclos...
mas se vêm da europa, iva?, alfandega?

expliquem lá isso por favor.


marte
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 131
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por marte »

sagan Escreveu:
marte Escreveu:é a fonte que aqui é badalada das ts e que tem vendedor na europa.
$180 * 35 = $6300
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ricing.htm

já agora, os portes seriam cerca de $600.
http://www.everspring.net/txt/product-b ... ntcost.htm

ou seja, mesmo com portes, não chega aos 5000 euros.

marte
o problema é que ainda falta o iva e as eventuais taxas alfandegárias. mesmo assumindo que não existem taxas alfandegárias sobre este tipo de produtos, o preço real seria no mínimo ((6300+600)/1.55)*1.21 = cerca de 5400 euros .

mas se se confirmarem os mais de 2000 ciclos a 80%, é um preço muito bom. no entanto, eu desconfio destes números... normalmente este tipo de baterias faz apenas 1000 ciclos...
é pá, se o teu problema são os 400 euros, metes como despesas em energias renovaveis e vais buscar 750euros no irs

em relação aos numeros: http://www.thunder-sky.com/pdf/200866151321.pdf

70 dod% > 4000 ciclos

marte

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter punto a electrico

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu: fácil, as baterias que te referes são de chumbo e estas são de lítio, que tem muito mais eficiência.
não, não são de chumbo. o tesla usa baterias de lítio e o smart usa baterias "zebra liquid sodium nickel chloride".

mas isso nem interessa para nada, pois os valores que mencionei são os valores de consumo eléctrico e o consumo é independente da bateria usada.

ambos gastam cerca de 12..13 kwh por cada 100 km. por isso estou curioso: como é que consegues ter uma eficiência de 5,5 kwh por cada 100 km ?
não, o consumo normalmente é calculado pelo total de energia da bateria a dividir pelos quilómetros percurridos, as baterias têm comportamentos diferentes que depende da descarga aplicada.

no caso do tesla roadster tens aqui as especificações da bateria portanto 53 kw ou 53 000 wh / 367 km = 144 wh por quilometro, para um carro que tem 1219 quilos e performances altas.
quanto ao smart ed tem uma bateria zebra realmente com 13.2kw e por cada 100 km gasta 12 kw, o que dá 120 wh, o peso deste não encontrei, mas pesa cerca de 100 kilos a mais que o normal a gasolina, portanto cerca de 900 kilos e dá 120 velocidade máxima, portanto o consumo dos 2 não pode ser igual, são muito diferentes.
em relação ao fiat 126 baseei-me em alguns já convertidos com baterias de chumbo e calculei a eficiência com baterias de lítio, pode realmente haver um erro acima, mas penso que não será muito além dos 20 km.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu:, mas pesa cerca de 100 kilos a mais que o normal a gasolina, portanto cerca de 900 kilos e dá 120 velocidade máxima, portanto o consumo dos 2 não pode ser igual, são muito diferentes.
o facto é que os valores oficiais são mesmo os que "postei"... é preciso ter em conta que em carros com aproveitamento das travagens para carregar as baterias (como é o caso), o peso não é assim tão importante para o consumo... daí que o tesla pode consumir mais ou menos a mesma energia do smart...

mas nada como experimentar na prática... esse fiat 126 já está transformado? qual é realmente a autonomia no terreno?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter punto a electrico

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu:, mas pesa cerca de 100 kilos a mais que o normal a gasolina, portanto cerca de 900 kilos e dá 120 velocidade máxima, portanto o consumo dos 2 não pode ser igual, são muito diferentes.
o facto é que os valores oficiais são mesmo os que "postei"... é preciso ter em conta que em carros com aproveitamento das travagens para carregar as baterias (como é o caso), o peso não é assim tão importante para o consumo... daí que o tesla pode consumir mais ou menos a mesma energia do smart...

mas nada como experimentar na prática... esse fiat 126 já está transformado? qual é realmente a autonomia no terreno?
é desse dado que estou à espera para esclarecer as nossas dúvidas, repara que o tesla tem um motor de 185 kw e o smart tem de 30 kw, mas o peso pra mim faz uma grande diferença no consumo, tal como a aerodinamica.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu:é desse dado que estou à espera para esclarecer as nossas dúvidas, repara que o tesla tem um motor de 185 kw e o smart tem de 30 kw, mas o peso pra mim faz uma grande diferença no consumo, tal como a aerodinamica.
essa é uma das belezas dos motores eléctricos: dois motores, um de 200 kw e outro de 20 kw, à mesma velocidade gastam praticamente o mesmo!

como os testes de consumos são feitos em condições idênticas para todos os carros, isso ajuda a explicar a diferença mínima de consumos entre tesla e smart.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter punto a electrico

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu:é desse dado que estou à espera para esclarecer as nossas dúvidas, repara que o tesla tem um motor de 185 kw e o smart tem de 30 kw, mas o peso pra mim faz uma grande diferença no consumo, tal como a aerodinamica.
essa é uma das belezas dos motores eléctricos: dois motores, um de 200 kw e outro de 20 kw, à mesma velocidade gastam praticamente o mesmo!

como os testes de consumos são feitos em condições idênticas para todos os carros, isso ajuda a explicar a diferença mínima de consumos entre tesla e smart.
nem mais, isto prova que os motores eléctricos são muito eficientes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: converter punto a electrico

Mensagem por Ferra »

jmal Escreveu: é desse dado que estou à espera para esclarecer as nossas dúvidas, repara que o tesla tem um motor de 185 kw e o smart tem de 30 kw, mas o peso pra mim faz uma grande diferença no consumo, tal como a aerodinamica.
alguem sabe o porquê desta disparidade de potecia?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

ferra Escreveu: alguem sabe o porquê desta disparidade de potecia?
duhhh... um é um superdesportivo que faz 0 aos 100 em 4 segundos e o outro é um citadino

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”