O meu carro eléctrico, como foi e como é
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
contigo a força electrica estar, jovem jedi celso. o proximo passo qual? tu saber. à muito que o espirito acompanhar a ti. em breve jorrar no aslfalto o oleo da besta pre-historica. muitos choques a todos nós dar. cumprimentos humildes eu dar. parabens eu desejar. nao parar agora. a luz é nossa mas a força negra poderosa é. abraço um #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 68
- Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
os meu parabéns também!! pelo empenho e dedicação ao projecto e ainda "reciclando" coisas de sucatas!!
aguardo com imenso entusiasmo o inicio da tua próxima conversão, pois eu na minha humilde opinião, se não é no ev que irão apostar no futuro eu digo que era no que deveriam mesmo apostar!!
portanto vida longa aos ev's e claro ao austinev e celso!!
aguardo com imenso entusiasmo o inicio da tua próxima conversão, pois eu na minha humilde opinião, se não é no ev que irão apostar no futuro eu digo que era no que deveriam mesmo apostar!!
portanto vida longa aos ev's e claro ao austinev e celso!!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 236
- Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
parabéns, um projecto com sucesso!!!
agora não pares aqui - e lembra-te, com a indústria a virar-se para o eléctrico, estás a provar ter um "know-how" q te pode tornar mt apetecível....
agora não pares aqui - e lembra-te, com a indústria a virar-se para o eléctrico, estás a provar ter um "know-how" q te pode tornar mt apetecível....
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 338
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
- Localização: Lisboa
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
não paro , não !!
só me falta é dinheiro, porque conhecimentos já vou tendo alguns
cumprimentos a todos e obrigado pelo apoio
só me falta é dinheiro, porque conhecimentos já vou tendo alguns
cumprimentos a todos e obrigado pelo apoio
-
- Membro Silver
- Mensagens: 501
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
os meus parabéns pelo empenho nessa conversão e também na respectiva "reportagem" do teu projecto... venham lá mais reportagens destas com sucesso.
é sinal que estás a ir no caminho correcto
cumprimentos.
é sinal que estás a ir no caminho correcto
cumprimentos.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: quarta jul 09, 2008 2:54 pm
- Localização: Porto
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
muitos parabéns...excelente.
mais vale tarde do que nunca...
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 338
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
- Localização: Lisboa
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
pode ser que este seja o proximo a levar com um motr eléctrico
- Anexos
-
- carro.jpg (49.59 KiB) Visto 5249 vezes
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 68
- Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
ena ena!! este é bem mais pesado...
muita coragem e força na realização desse teu novo projecto, eu por cá ficarei a ver e aprender!!
abraço!!
muita coragem e força na realização desse teu novo projecto, eu por cá ficarei a ver e aprender!!
abraço!!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 338
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
- Localização: Lisboa
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
bem tive um azar com o motor, por falta de isolamento, uma das bobines fez contacto com a carcaça metálica do motor e derreteu um pouco, o motor já está todo desmontado para ser arranjado, aqui ficam umas fotos.
- Anexos
-
- DSCF7882_SMALL.JPG (28.94 KiB) Visto 4880 vezes
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
bolas, que grande estrago.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
ui! que bico de obra, amigo celso... essa vai dar trabalho. isola tudo muito bem, melhor sorte para a proxima
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 338
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
- Localização: Lisboa
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
finalmente chegou !
comprei um conversor dc/dc para o meu carrinho eléctrico, bom e barato, identico ao que o toze tem no "furia verde", mas é de 48v , que é a tensão que uso no meu carro.
comprei um conversor dc/dc para o meu carrinho eléctrico, bom e barato, identico ao que o toze tem no "furia verde", mas é de 48v , que é a tensão que uso no meu carro.
- Anexos
-
- os cabos de entrada e saida, com o respectivo fusivel
- DSCF8140.JPG (111.56 KiB) Visto 4761 vezes
-
- conversor DC/DC 40V para 12V
- DSCF8138.JPG (146.26 KiB) Visto 4761 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 338
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
- Localização: Lisboa
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
hoje tambem, chegou da australia (viva o ebay) um controlador para motores de indução, é um ac2 da zapi, tem autoclolante que diz 48v e o fusivel de entrada é de 300a.
segundo o fabricante, este modelo pode ir até 80v e debita no maximo 400a (rms) , muito bom por menos de 200 € , foi cerca de 150€ o custo e transporte e +/- 50€ os impostos e despesas de alfândega.
ai vão fotos
segundo o fabricante, este modelo pode ir até 80v e debita no maximo 400a (rms) , muito bom por menos de 200 € , foi cerca de 150€ o custo e transporte e +/- 50€ os impostos e despesas de alfândega.
ai vão fotos
- Anexos
-
- DSCF8141.JPG (105.42 KiB) Visto 4744 vezes
-
- DSCF8146.JPG (138.47 KiB) Visto 4747 vezes
-
- DSCF8147.JPG (121.64 KiB) Visto 5017 vezes
-
- Membro
- Mensagens: 17
- Registado: sábado ago 02, 2008 12:25 pm
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
ainda ando a aprender
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
boas, grande projecto, que todos seguimos atentamente!
aproxima-se motor ac?
aproxima-se motor ac?
-
- Membro
- Mensagens: 17
- Registado: sábado ago 02, 2008 12:25 pm
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
o converter percebi.jmal Escreveu:o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
mas quando falas em controlador, estás a referir-te ao inverter também, certo?
são tantos nomes para as mesmas coisas que até faço fumo
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
sim tens razão, são bastantes termos e podem ser confundidos fácilmente, vou tentar explicar.andremeira Escreveu:o converter percebi.jmal Escreveu:o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
mas quando falas em controlador, estás a referir-te ao inverter também, certo?
são tantos nomes para as mesmas coisas que até faço fumo
inverter ou inversor, tal como a palavra indica inverte, e neste contexto indica a inversão da corrente eléctrica, como só existem 2 tipos de corrente, a alterna e a continua, portanto ele inverte de uma para outra. o controlador que falei só se chama inverter/inversor quando ele é alimentado por baterias e por sua vez vai alimentar um motor ac de corrente alterna, portanto ele inverteu de continua dc para alterna ac, o mesmo acontece como já deves ter lido aqui no fórum, nas instalações solares foto-voltaicas também se utiliza 1 inversor, portanto nestes casos para inverter a corrente continua que os painéis geram através da exposição solar e seu armazenamento nas baterias para depois ser injectada na rede nacional que trabalha a corrente alterna, portanto de dc para ac.
um converter ou conversor, converte apenas a corrente dentro da mesma gama de corrente, ac ou dc, portanto o conversor que o celsomanaia tem, converte de 48v dc das 4 baterias para 12v dc, isto para alimentar o circuito do carro, luzes, piscas, etc, na foto em baixo é o da direita.
o controlador ou variador, faz isso mesmo, controla e varia a corrente que sai para o motor, isto para variar a rotação e força, como este nome ele não altera a corrente, se entra dc sai dc para o motor e se entra ac sai ac também para o motor. na foto é o da esquerda.
penso que estás esclarecido, se tiveres dúvidas, não hesites.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
a forma de evitar o conversor é ter uma bateria de 12v auxiliar dedicada só ao sistema periferico do automovel. mas neste caso so para uma iluminaçao economica, nada de ar condicionado ou aqueçedores. nao esqueçer tambem de ter um transformador separado para o periodo do "fill it up please"...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
sim blue, mas nota que, tinhas de ter mais 1 bateria, e mais 1 carregador, sendo que este conversor é do mesmo tamanho, mas um pouco mais caro que um carregador.bluesky Escreveu:a forma de evitar o conversor é ter uma bateria de 12v auxiliar dedicada só ao sistema periferico do automovel. mas neste caso so para uma iluminaçao economica, nada de ar condicionado ou aqueçedores. nao esqueçer tambem de ter um transformador separado para o periodo do "fill it up please"...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms