O meu carro eléctrico, como foi e como é

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Bluesky »

Imagem

contigo a força electrica estar, jovem jedi celso. o proximo passo qual? tu saber. à muito que o espirito acompanhar a ti. em breve jorrar no aslfalto o oleo da besta pre-historica. muitos choques a todos nós dar. cumprimentos humildes eu dar. parabens eu desejar. nao parar agora. a luz é nossa mas a força negra poderosa é. abraço um #

Imagem
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Lois »

os meu parabéns também!! pelo empenho e dedicação ao projecto e ainda "reciclando" coisas de sucatas!!

aguardo com imenso entusiasmo o inicio da tua próxima conversão, pois eu na minha humilde opinião, se não é no ev que irão apostar no futuro eu digo que era no que deveriam mesmo apostar!!

portanto vida longa aos ev's e claro ao austinev e celso!!

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por ZEV »

parabéns, um projecto com sucesso!!!


agora não pares aqui - e lembra-te, com a indústria a virar-se para o eléctrico, estás a provar ter um "know-how" q te pode tornar mt apetecível....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por celsomenaia »

não paro , não !!

só me falta é dinheiro, porque conhecimentos já vou tendo alguns

cumprimentos a todos e obrigado pelo apoio

Avatar do Utilizador

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 501
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por renateves »

os meus parabéns pelo empenho nessa conversão e também na respectiva "reportagem" do teu projecto... venham lá mais reportagens destas com sucesso.
é sinal que estás a ir no caminho correcto

cumprimentos.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Avatar do Utilizador

Sansoni7
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 09, 2008 2:54 pm
Localização: Porto

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Sansoni7 »

muitos parabéns...excelente.
mais vale tarde do que nunca...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por celsomenaia »

pode ser que este seja o proximo a levar com um motr eléctrico
Anexos
carro.jpg
carro.jpg (49.59 KiB) Visto 5249 vezes


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Lois »

ena ena!! este é bem mais pesado...

muita coragem e força na realização desse teu novo projecto, eu por cá ficarei a ver e aprender!!

abraço!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por celsomenaia »

bem tive um azar com o motor, por falta de isolamento, uma das bobines fez contacto com a carcaça metálica do motor e derreteu um pouco, o motor já está todo desmontado para ser arranjado, aqui ficam umas fotos.
Anexos
DSCF7882_SMALL.JPG
DSCF7882_SMALL.JPG (28.94 KiB) Visto 4880 vezes

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por jmal »

bolas, que grande estrago.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Bluesky »

ui! que bico de obra, amigo celso... essa vai dar trabalho. isola tudo muito bem, melhor sorte para a proxima
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por celsomenaia »

finalmente chegou !

comprei um conversor dc/dc para o meu carrinho eléctrico, bom e barato, identico ao que o toze tem no "furia verde", mas é de 48v , que é a tensão que uso no meu carro.
Anexos
os cabos de entrada e saida, com o respectivo fusivel
os cabos de entrada e saida, com o respectivo fusivel
DSCF8140.JPG (111.56 KiB) Visto 4761 vezes
conversor DC/DC 40V para 12V
conversor DC/DC 40V para 12V
DSCF8138.JPG (146.26 KiB) Visto 4761 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por celsomenaia »

hoje tambem, chegou da australia (viva o ebay) um controlador para motores de indução, é um ac2 da zapi, tem autoclolante que diz 48v e o fusivel de entrada é de 300a.

segundo o fabricante, este modelo pode ir até 80v e debita no maximo 400a (rms) , muito bom por menos de 200 € , foi cerca de 150€ o custo e transporte e +/- 50€ os impostos e despesas de alfândega.

ai vão fotos
Anexos
DSCF8141.JPG
DSCF8141.JPG (105.42 KiB) Visto 4744 vezes
DSCF8146.JPG
DSCF8146.JPG (138.47 KiB) Visto 4747 vezes
DSCF8147.JPG
DSCF8147.JPG (121.64 KiB) Visto 5017 vezes


andremeira
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado ago 02, 2008 12:25 pm

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por andremeira »

esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?

ainda ando a aprender

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por jmal »

andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?

ainda ando a aprender
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Barrocas »

boas, grande projecto, que todos seguimos atentamente!

aproxima-se motor ac?


andremeira
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado ago 02, 2008 12:25 pm

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por andremeira »

jmal Escreveu:
andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?

ainda ando a aprender
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.
o converter percebi.

mas quando falas em controlador, estás a referir-te ao inverter também, certo?

são tantos nomes para as mesmas coisas que até faço fumo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por jmal »

andremeira Escreveu:
jmal Escreveu:
andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?

ainda ando a aprender
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.
o converter percebi.

mas quando falas em controlador, estás a referir-te ao inverter também, certo?

são tantos nomes para as mesmas coisas que até faço fumo
sim tens razão, são bastantes termos e podem ser confundidos fácilmente, vou tentar explicar.

inverter ou inversor, tal como a palavra indica inverte, e neste contexto indica a inversão da corrente eléctrica, como só existem 2 tipos de corrente, a alterna e a continua, portanto ele inverte de uma para outra. o controlador que falei só se chama inverter/inversor quando ele é alimentado por baterias e por sua vez vai alimentar um motor ac de corrente alterna, portanto ele inverteu de continua dc para alterna ac, o mesmo acontece como já deves ter lido aqui no fórum, nas instalações solares foto-voltaicas também se utiliza 1 inversor, portanto nestes casos para inverter a corrente continua que os painéis geram através da exposição solar e seu armazenamento nas baterias para depois ser injectada na rede nacional que trabalha a corrente alterna, portanto de dc para ac.

um converter ou conversor, converte apenas a corrente dentro da mesma gama de corrente, ac ou dc, portanto o conversor que o celsomanaia tem, converte de 48v dc das 4 baterias para 12v dc, isto para alimentar o circuito do carro, luzes, piscas, etc, na foto em baixo é o da direita.

o controlador ou variador, faz isso mesmo, controla e varia a corrente que sai para o motor, isto para variar a rotação e força, como este nome ele não altera a corrente, se entra dc sai dc para o motor e se entra ac sai ac também para o motor. na foto é o da esquerda.

penso que estás esclarecido, se tiveres dúvidas, não hesites.


Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por Bluesky »

a forma de evitar o conversor é ter uma bateria de 12v auxiliar dedicada só ao sistema periferico do automovel. mas neste caso so para uma iluminaçao economica, nada de ar condicionado ou aqueçedores. nao esqueçer tambem de ter um transformador separado para o periodo do "fill it up please"...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:a forma de evitar o conversor é ter uma bateria de 12v auxiliar dedicada só ao sistema periferico do automovel. mas neste caso so para uma iluminaçao economica, nada de ar condicionado ou aqueçedores. nao esqueçer tambem de ter um transformador separado para o periodo do "fill it up please"...
sim blue, mas nota que, tinhas de ter mais 1 bateria, e mais 1 carregador, sendo que este conversor é do mesmo tamanho, mas um pouco mais caro que um carregador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”