Testei bio em um trator mas não gostei do consumo

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paludospz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 22, 2006 5:05 pm
Localização: Mato Grosso - Brasil

Testei bio em um trator mas não gostei do consumo

Mensagem por paludospz »

meu irmão participou de um evendo onde um representante de uma empresa de equipamentos para biodiesel fez umna demonstração do seu equipamento no evento foram produzidos 40 litros de biodiesel com a receita de 6 gr de sada caustica e 200ml de metanol por litro de oleo vegetal.

foi utilizado oleo de soja degomado

o bio não foi lavado e nem secado, segundo o representante não haveria a necessidade desses procedimentos.

ta ate aí tudo bem então foi resolvido fazer um teste pratico para ver como se comportaria uma maquina abastecida com esse combustivel.

o teste foi o seguinte:
um trator agricola marca ford/new holland modelo 8030 de 123cv com uma grade aradora engatadae colocado para trabalhar pesado.

1º foi colocado 10 diesel em um galão com uma mangueira ligada diretamente na bomba injetora do motor.

em seguida o mesmo procedimento com 10litros de biodiesel

o que aconteceu foi que o trator trabalhando com o biodiesel fez apenas um pouco mais da matede do percurso que havia feito com o diesels de petroleo e demostrando um pouco de perda de potencia

penso que isso não esta certo, não poderia haver essa diferença toda!!!!

o que vcs me disem a respeito disso!!!

alguem ae tem alguma estatistica propria de consumo de biodiesel x diesel???

obrigado


katina
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jun 30, 2006 8:18 pm

Mensagem por katina »

mas é claro.....
o processo não foi concluido , não existem , não lavar e secar o biodiesel , isso é uma etapa tão qual importante como as outras....
o resultado nunca será o mesmo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paludospz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 22, 2006 5:05 pm
Localização: Mato Grosso - Brasil

Mensagem por paludospz »

eu imaginava que haveria uma diferença no consumo mas não tanto asism, foi uma queda de rendimento de mais de 40%


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

posso-te dizer que no meu carro não dou por nada...

o fry com a sua experiencia também não relatou nada...

isso parece ser mau biodiesel...

barbas

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

barbas Escreveu:posso-te dizer que no meu carro não dou por nada...

o fry com a sua experiencia também não relatou nada...

isso parece ser mau biodiesel...

barbas
paludospz , o barbas deve ter razão em relação á má-qualidade do bd , e tendo em consideração que é um tractor logo tem um sistema de injecção/combustão de "aço" e é abastecido com o dito gasóleo agrícola ( neste lado do atlântico chama-se assim ) que não é mais do que gasóleo rodoviário mas com um índice de cetano muito mais reduzido(menor combustão) do que o r. começamos a perceber a "falha de rendimento do tractor"

Avatar do Utilizador

madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Mensagem por madeira »

apartida será o tipo de oleo que se usa para fazer o biodiesel que poderá acarretar uma perda potencia não significativa.um biodiesel estudado para ser quase tão energético como o diesel e de alta qualidade não faria com que o tractor perdesse potencia a ponto de se notar.(não quero dizer que o biodiesel usado seja de fraca qualidade).uma marca conceituada no fabrico de máquinas agricolas fez um superteste a um tractor seu com bd100, foram 500horas a trabalhar 24 horas po dia sem parar em diversas condições.resultado muito satisfatório, a máquina portou-se muito bem, sem problemas nem perdasde potencia que se notassem.deixo-vos o link:


http://www.newholland.com/h4/news/news_ ... 0001706003

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

madeira Escreveu:apartida será o tipo de oleo que se usa para fazer o biodiesel que poderá acarretar uma perda potencia não significativa.
tb reparei nesse pequeno pormenor madeira

"foi utilizado oleo de soja degomado

o bio não foi lavado e nem secado, segundo o representante não haveria a necessidade desses procedimentos. "

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

eu tenho um pequeno trator isuzu de 3 cilindros e está a funcionar com 100% biodiesel e está a trabalhar que nem um relogio.


Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

a marca do tractor nao é isuzu mas sim iseki de 3 cilindros, peço desculpa pelo lapso, fica aqui a foto.



Imagem


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

tinhas razão ao dizer pequeno... é mesmo! de qualquer forma, tamanho não é documento e o meu hurlimann prince 435 (motor mitsubishi 1.5d) já arrastou um camião travado e com calços nas rodas :p. quanto ao bio, só experimento pôr bio nele quando o fizer. o dono da drogaria (que vende biodiesel por baixo do balcão) tem a carrinha dele a cheirar a batatas fritas. não me parece que 100ml de uma mixórdia que suja 3 litros de água seja boa para qualquer motor.
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

em relaçao aos limites nao sei porque ainda nao o levei até lá, mas tem me servido igual em relaçao a quando funcionava a gasoleo.

B100


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

talvez fosse boa ideia adicionares lastro à frente. não vejo nenhum contrapeso que impeça o tractor de sacar cavalinhos. outra coisa importantíssima é o arco anti-capotamento (roll bar). apesar de ser uma máquina pequena, ficar esborrachado debaixo dele continua a ser fácil. todo o cuidado é pouco com máquinas agrícolas.
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

é verdade, todo o cuidado é pouco, este é para desbravar mato entre arvores e carregar umas pequenas sacas e ferramenta.

B100


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

nesse caso (se ainda não o tiveres feito) é boa ideia encher os pneus com um pouco de água para baixar o centro de gravidade do tractor e assim aumentar a estabilidade dele. a maior parte do pessoal que anda de jipe tem a mania que é bom mas nem sabe fazer a coisa mais básica que há para um tractorista: usar os redutores (e os bloqueadores de diferenciais quando existem). digo isso porque os meus pais já viram um bombeiro a tentar desatolar o jipe com as mudanças "altas".
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

se queres que te diga, nao sei se tem alguma agua, eu nao meti.



amanha vou ver disso.

B100


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

o meu veículo favorito para o monte continua a ser o toyota dyna que o meu pai comprou há 20 anos já em quinta mão. apesar de estar cheio de ferrugem e ter um arame a segurar a matrícula, o camião saía dos caminhos lamacentos do monte com eucaliptos até acima da cabine. é japonês e basta (não era má ideia a umm fazer uns camiõezinhos para o pessoal...).
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

as imagens que se vê de pickups em africa é normalmente de toyotas, naqueles caminhos de terra batida, carros para durar.

B100


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

podes crer! o único veículo mais fiável do que um toyota ou um umm é o carro dos flintstones! nesse não há motor que falhe.
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

nem mais.

B100

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”