o sr joao nao fez uma abordagem pouco cientifica do problema, de onde deveria ter feitos modelos em escala pequena e executado mediçoes rigorosas em condiçoes laboratoriais controladas (ventilador de ar com uma velocidade constante) e tirado as respectivas conclusoes. a minha abordagens seria ...
1. numa primeira fase escolher o aerogerador ou grupo de aerogeradores adequados para este tipo de aproveitamento energetico. possivelmente redesenhar por completo vawt ou hawt para este caso especifico, com pivot de escolha de direcçao.
2. numa segunda fase estudar o comportamento dinamico entre os modelos em estudo com os aerogeradores instalados.
3. numa terceira fase a integraçao em harmonia do sistema propulsor electrico com o grupo da aerogeraçao e a mediçao da extensao de "autonomia" recuperada.
agora algumas consideraçoes ao que foi escrito anteriormente....
o movimento é relativo, quando eu refiro deslocaçao de ar ou vento, trata-se da velocidade relativa da massa de ar relativamente ao chassis do veiculo. mas penso que mas ninguem tinha duvidas neste ponto, execpto o icahro.energia que eu consigo sacar do ar quando este se move a 5m/s por um ventilador com uma secção de 1m2 é precisamente igual à que eu saco se deslocar esse mesmo ventilador a essa mesma velocidade numa massa de ar com v=0
falso. conta tanto a pressao como a depressão. a forma ideal é a da gota de agua. se um veiculo tiver uma traseira afunilada tem uma "traseira rapida", como dizem os ingleses. mas o ataque é essencial e tem de ter um perfil aerodinamico.ao contrário do que a maioria pensa ou do que nos querem fazer crer a resistencia ao avanço não é causada pelo aumento da pressão à frente dum objecto em movimento mas sim na diminuição dessa pressão atrás!
depende do perfil aerodinamico. nem sempre o comportamento é linear. vai obter uma curva para cada um dos perfis que considerar.-se eu conseguir induzir uma corrente ar aproveitando diferenças de pressão pré-existentes, estarei a aumentar a resistencia ao avanço?
nao. neste caso nem sequer compreendo a duvida.-se eu não aumentar a resistencia ao avanço, há aumento de consumo energia?