Isolante para fazer painel solar caseiro

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

nao lhe vou relatar tudo pois eu já disse tudo por aqui
viewtopic.php?f=47&t=5737&p=80210#p80210
e aqui mais detalhado http://forum.aglobal.com/viewtopic.php? ... sc&start=0
ja era um projecto que eu falava em 2006
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

arieira Escreveu:nao lhe vou relatar tudo pois eu já disse tudo por aqui
viewtopic.php?f=47&t=5737&p=80210#p80210
e aqui mais detalhado http://forum.aglobal.com/viewtopic.php? ... sc&start=0
ja era um projecto que eu falava em 2006
realmente está um trabalho mto interessante!.a minha casa é pequena e terei que executar a parte toda da canalização antes para poder fazer um para água também.uma curiosidade...a caixilahria em aluminio custa mto dinheiro,ou é uma coisa acessível?
obrigado pelas dicas

joaott


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

aqui na zona ainda à uns meses pedi preço para 4 vidros na mesma serie, régua de dez em volta e dividido em 4 2x1 e pediram cerca de 250€ mais vidro o meu andou por volta de 650€ tem 7mt por 4mt a montagem foi minha comprei tudo já cortado, excepto os bits cortei eu.
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

arieira Escreveu:aqui na zona ainda à uns meses pedi preço para 4 vidros na mesma serie, régua de dez em volta e dividido em 4 2x1 e pediram cerca de 250€ mais vidro o meu andou por volta de 650€ tem 7mt por 4mt a montagem foi minha comprei tudo já cortado, excepto os bits cortei eu.
vidro temperado presumo.....
não percebi foi os "bits" que referiu e as réguas.desculpe lá a ignoráncia....serão os rebites para prender os varios paineis pretos? sinceramente ainda nao percebi bem como fez o seu....
obrigado pela informação.
já tenho as latas quase todas pintadas. com a tinta térmica....ando é em duvida se faço a caixilharia em aluminio ou em madeira(claro que vou dar um tratamento decente).ando todo entusiasmado c isto.chego a casa é só colar latas com silicone até às tantas.já tenho umas fotos para mostrar aos nossos amigos aqui do forum ambientalista.este fim de semana vou vêr se as ponho aqui
um abraço

joao tt


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

vits nao sei ao certo se é o nome que se da á calha que segura o vidro, a regua é o aro em toda volta que mede 10x2cm

se tiveese ido ver os link que eu meti tinha lido o seguinte:
viva!
o vidro é simples sim, de 4mm e não ia arriscar sem ter feito testes, tenho um painel na casa de um amigo á alguns anos só para agua sanitária com vidro simples e então este sem protecção no verão o sol dá-lhe duro..e até está a +ou- 30% e não tem nada para dissipar o calor para alem de aquecer agua e está super dimensionado…. quanto a este não vai haver assim temperaturas em excesso, está pensado para o ano todo o sol no verão anda mais alto e na hora de maior intensidade o sol bate pouco mais de metade.

e mais chegando ao verao:
tal e qual como previa tenho água quente ao custo da fria!
o ventilador foi desactivado e as entradas de ar para casa foram vedadas.
não precisei de dissipar o calor pra piscina, basta o tempo que o sol lhe dá das 7h até as 15h para ter água quente para o dia e dia seguinte.
está aquecer 500 lt dividido em três acumuladores, 1,de 200lt em paralelo com mais 2 de 150lt em serie e a agua sanitária em serie em todos.

e mais tarde os testes:
á chegada do inverno e para tirar as duvidas de alguém! e para quem não faz ideia do painel a ar cá está o resultado com as seguintes temperaturas: temp. exterior “á sombra”, temp. e sensor de humidade no quarto onde tem uma entrada de ar do painel, e temp. no hal “ centro da casa” as sondas estão a 1.5mt do chão. os registos são ao minuto e com um falho na programação do sensor do quarto onde salta de meio em meio graus

http://arieira.com.sapo.pt/temperaturas.htm
http://arieira.com.sapo.pt/humidade.htm´

ps. eu no seu caso nao pintava latinha a latinha depois das latas todas furadas e coladas e aplicadas no painel pintava tudo á pistola!
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

arieira Escreveu:vits nao sei ao certo se é o nome que se da á calha que segura o vidro, a regua é o aro em toda volta que mede 10x2cm

se tiveese ido ver os link que eu meti tinha lido o seguinte:
viva!
o vidro é simples sim, de 4mm e não ia arriscar sem ter feito testes, tenho um painel na casa de um amigo á alguns anos só para agua sanitária com vidro simples e então este sem protecção no verão o sol dá-lhe duro..e até está a +ou- 30% e não tem nada para dissipar o calor para alem de aquecer agua e está super dimensionado…. quanto a este não vai haver assim temperaturas em excesso, está pensado para o ano todo o sol no verão anda mais alto e na hora de maior intensidade o sol bate pouco mais de metade.

e mais chegando ao verao:
tal e qual como previa tenho água quente ao custo da fria!
o ventilador foi desactivado e as entradas de ar para casa foram vedadas.
não precisei de dissipar o calor pra piscina, basta o tempo que o sol lhe dá das 7h até as 15h para ter água quente para o dia e dia seguinte.
está aquecer 500 lt dividido em três acumuladores, 1,de 200lt em paralelo com mais 2 de 150lt em serie e a agua sanitária em serie em todos.

e mais tarde os testes:
á chegada do inverno e para tirar as duvidas de alguém! e para quem não faz ideia do painel a ar cá está o resultado com as seguintes temperaturas: temp. exterior “á sombra”, temp. e sensor de humidade no quarto onde tem uma entrada de ar do painel, e temp. no hal “ centro da casa” as sondas estão a 1.5mt do chão. os registos são ao minuto e com um falho na programação do sensor do quarto onde salta de meio em meio graus

http://arieira.com.sapo.pt/temperaturas.htm
http://arieira.com.sapo.pt/humidade.htm´

ps. eu no seu caso nao pintava latinha a latinha depois das latas todas furadas e coladas e aplicadas no painel pintava tudo á pistola!

fui ver por acaso...tim tim por tim.mas já sao tantos os posts que me perdi no raciocinio.nao tenho pistola....comprei latas.pode ver abaixo.


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

aqui vão entao as fotos!

ferramentas

Imagem

abertura latas

Imagem

o site do imageshack está a ir abaixo constantemente...mais tarde ponho as outras.

abraço

joaott


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

viva ! pode-me explicar para que serve a aquela cruz na lata da primeira foto? como vai meter as latas?
logo meto aqui um mini painel que fiz para testar!
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

arieira Escreveu:viva ! pode-me explicar para que serve a aquela cruz na lata da primeira foto? como vai meter as latas?
logo meto aqui um mini painel que fiz para testar!
boas noites,

a cruz foi uma mera opçao.quando vir as outras fotos vai perceber.mas vou tentar explicar....
o ar terá de circular lata a lata....de baixo para cima.desta forma não há outra hipotese senao furar as latas na parte de baixo.eu optei por nao tirar a parte toda de baixo para criar alguma turbulencia do ar.assim o mesmo ar demorará mais tempo a passar para a lata seguinte ,o que logicamente o faz aquecer a uma temperatura mais elevada. sao ideias...que valem o que valem,mas que a meu ver tem algum sentido.

já agora aproveito também para fazer uma pergunta relativamente ao seu painel.li com atençao o seu post ,mas nao consigo perceber bem...que material usou como absorvedor do sol....? e como passou a serpentina da água dentro dele,por forma a ter ar e água ao mesmo tempo?.pergunto isto porque estou a pensar em aproveitar este e prepará-lo logo para água.já tenho quase tudo pronto para fazer o caixilho do meu.vai medir 2.00 x 1.00.vou à madeireira ver os preços e à vidreira p a p´roxima semana.

ah! as latas vou empilhá-las umas em cima das outras.encaixam na perfeiçao.

um abraço
joaott

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por pseudominus »

joaott Escreveu: eu optei por nao tirar a parte toda de baixo para criar alguma turbulencia do ar.assim o mesmo ar demorará mais tempo a passar para a lata seguinte ,o que logicamente o faz aquecer a uma temperatura mais elevada.
....estou a pensar em aproveitar este e prepará-lo logo para água.
joaott
a passagem mais restrita, na pratica deve baixar o rendimento. a passagem deve ser franca.

aproveitar este painel feito com latas para aquecer água não será boa ideia. se quer fazer um painel misto deve começar por pensar num para aquecer água e depois em fazer passar o ar dentro dele.

devo acrescentar, que no caso de eu fazer um painel para aquecer ar, utilizava um absorsor construido com uma chapa direita ou canelada, e não tubos construidos com latas, simplificandi.

quanto à tinta da figura, é uma boa tinta para altas temperaturas mas tem um rendimento baixo. cobre muito mal. tem tintas preto fosco a menos de metade do preço, que cobrem melhor(mais rendimento). tinta normal serve perfeitamenmte (não necessita de alta temperatura).

cumpts e bom trabalho


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

ora cá está um protótipo e como já lhe responderam as latas tem que ser furadas com uma broca de 28mm mínimo, o dissipador é feito na parte de cima da lata abre-se com uma tesoura fazendo uns cortes deixando umas alhetas.
nao é facil fazer painel com latas e fazer o mesmo para aquecer agua, a nao ser com um promotador ar agua, e meter na saida do ar.
http://arieira.com.sapo.pt/teste.jpg
e aqui dá para ver na fase quando estava a começar a pintar o meu, depois dos tubos todos fixos á chapa de aluminio com tiras de chapa rebitadas.

Imagem
Cumprimentos de Rafael Arieira


antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por antonio maximiano »

Imagem
caixilho em aglomerado maritimo


Imagem

com isolamento



Imagem



Imagem

Imagem

Imagem
em teste


Imagem
no sitio


este painel foi construido para ver se isto resultava, e não é que apesar dos erros cometidos resulta!!!
estou a juntar material para fazer dois paineis de 600 latas.
vou melhorar o desempenho dos paineis eliminando os erros que cometi no 1.º


antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por antonio maximiano »

viva
rafael arieira esse painel gigante, que se vê na foto não foi construido com latas! como funciona?


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

viva! funciona exactamente como o seu! o ar entra por baixo forçado pelo um ventilador ck50 da syp e entra directamente em dois pontos em cima para dentro de casa.
a chapa é lisa e o ar passa por trás e pela frente da chapa o isolamento é esferovite.
o aquecimento da agua é feito pelo colector em cobre fixo á chapa e funciona por termossifao.
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

pseudominus Escreveu:
joaott Escreveu: eu optei por nao tirar a parte toda de baixo para criar alguma turbulencia do ar.assim o mesmo ar demorará mais tempo a passar para a lata seguinte ,o que logicamente o faz aquecer a uma temperatura mais elevada.
....estou a pensar em aproveitar este e prepará-lo logo para água.
joaott
a passagem mais restrita, na pratica deve baixar o rendimento. a passagem deve ser franca.

aproveitar este painel feito com latas para aquecer água não será boa ideia. se quer fazer um painel misto deve começar por pensar num para aquecer água e depois em fazer passar o ar dentro dele.

devo acrescentar, que no caso de eu fazer um painel para aquecer ar, utilizava um absorsor construido com uma chapa direita ou canelada, e não tubos construidos com latas, simplificandi.

quanto à tinta da figura, é uma boa tinta para altas temperaturas mas tem um rendimento baixo. cobre muito mal. tem tintas preto fosco a menos de metade do preço, que cobrem melhor(mais rendimento). tinta normal serve perfeitamenmte (não necessita de alta temperatura).

cumpts e bom trabalho
li atentamente a sua opinião ,mas a minha logica foi que se é uma tinta para altas temperaturas....e especial para recuperadores de calor e salamandras ,conduzirá melhor o mesmo ,já que quando se pinta uma salamandra...também se pretende que o calor venha de dentro dela para fora sem grandes "trabalhos".o que entende por uma tinta que "nao cobre bem?".relativamente à cruz ....sei que poderá travar a velocidade da saída do ar,e este sairá mais lentamente ,mas o que me interessa não é o fluxo rapido dele,mas sim que chegue ao colector de ar quente mais quente do que se as latas tivessem todas abertas.mas como eu disse anteriormente ...são ideias e posso estar tremendamente errado.além do mais já as juntei todas e nao vou tirar o silicone todo outra vez.testarei assim para ver o rendimento.espero que nao me desiluda.já agora ...que tinta recomendaria?...é que dizer que há tintas melhores nao ajuda mto,é preciso saber quais são.já fez algum como teste apenas?já testou o rendimento com latas com perfuração mais pequena e maior? que marca usou?!onde comprou?
eu gosto de ouvir preferencialmente exemplos concretos(nao me leve a mal).no primeiro post citei material , preços e inclusivé referencias de codigo de barras,assim quem quiser faz um,sabe onde ir comprar ,e o ambiente agradeçe.estou a fazer um e vou partilhá-lo,não me interessam protagonismos.
quanto ao fazer a água no mesmo painel penso que n seja descabido.já pensei como será e o conceito é bem simples,o único senao que me está a travar é têr que passar a canalização para perto do painel,o que requer obras e neste momento seria uma grande balburdia.de qualquer forma poderia já pôr o tubo de cobre dentro do painel e num futuro proximo ligar apenas a canalização.
quanto ao uso das latas....uma grande vantagem é que elas sao de borla.

obrigado pelas suas sugestões.


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

arieira Escreveu:viva! funciona exactamente como o seu! o ar entra por baixo forçado pelo um ventilador ck50 da syp e entra directamente em dois pontos em cima para dentro de casa.
a chapa é lisa e o ar passa por trás e pela frente da chapa o isolamento é esferovite.
o aquecimento da agua é feito pelo colector em cobre fixo á chapa e funciona por termossifao.
viva arieira!

pelo que vi usou aquele isolante para chaminés...verdade(lã de vidro...será?!)? como "estancou" o encaixe das fileiras de latas no colector? com aquela espuma de poliuretano? ou com silcone? porque o objectivo é nenhum dos colectores estar em contacto com o ar situado entre as latas e o vidro,ou seja, estar isolado.onde comprou o remate em aluminio? fez furos nos vidros?,vejo que pôs parafusos e pelo que reparei na foto esse parafuso passa pelo vidro também... que erros acha que cometeu?
desculpe lá tanta pergunta...mas gostava de maximizar o meu ao maximo.

cpmtos
joaott

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por pseudominus »

joaott Escreveu: li atentamente a sua opinião ,mas a minha logica foi que se é uma tinta para altas temperaturas...

cobrir mal, é gastar muita tinta para conseguir pintar com a côr desejada de maneira uniforme. quando começara utilizar essa tinta em concreto, vai perceber. tinta de alta temperatura tem a ver com o facto de resistir não de conduzir. essa em particular (na foto), é uma tinta com particulas metálicas, tem uma côr final mais tipo cinzento escuro e não preto.

a tinta que falei, tal como disse é um preto fosco (mate), normal, de qualquer marca, que encontra em spray, lata de 1/4l, 1l etc. serve perfeitamente para as temperaturas envolvidas.

pouca passagem de ar é ter pouca recuperação, pois quanto mais quente sair o ar (funcionamento do painel a temperatura superior) menos energia o sistema vai captar, e portanto perde rendimento.

ter por vezes escolher um material por ser barato ou gratuito é muitas vezes um erro em que caímos todos.
no final acabamos muitas vezes por gastar muito mais tempo,
por gastar mais a adaptar ao projecto,
por ficar com um projecto deficiente,
ou por gastar mais depois a corrigir o que está mal.
a poupar se gasta, a gastar se poupa.
cada caso é um caso.

quanto ao ultimo post que colocou, penso que se referia ao maximiano e não ao arieira.

cumpts


antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por antonio maximiano »

viva
joãott, em relação a maneira como furou as latas, tambem cometi esse erro, quanto maior o furo melhor. se tiver alguma duvida disponha


antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por antonio maximiano »

viva !
caro rafael obrigado pelos seus comentários
o isolamento é de esferovite normal? não deforma.
a ventoinha insufla ar no painel, qual a potência da sua? o ar sai para as divisões sem mais?
chapa lisa de aluminio?
cumps
max


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

antonio maximiano Escreveu:viva
joãott, em relação a maneira como furou as latas, tambem cometi esse erro, quanto maior o furo melhor. se tiver alguma duvida disponha
enfim....agora que tenho 256 latas unidas...vou ter que juntar mais...para fazer furos maiores! lindo.....
pode-me tirar estas dúvidas abaixo?

pelo que vi usou aquele isolante para chaminés...verdade(lã de vidro...será?!)? como "estancou" o encaixe das fileiras de latas no colector? com aquela espuma de poliuretano? ou com silcone? porque o objectivo é nenhum dos colectores estar em contacto com o ar situado entre as latas e o vidro,ou seja, estar isolado.onde comprou o remate em aluminio? fez furos nos vidros?,vejo que pôs parafusos e pelo que reparei na foto esse parafuso passa pelo vidro também... que erros acha que cometeu?
desculpe lá tanta pergunta...mas gostava de maximizar o meu ao maximo.

cmptos
joaott

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”