Como fazer BD?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
tuxvador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 28, 2006 7:18 pm

Como fazer BD?

Mensagem por tuxvador »

pessoal estive a ver o forum, e axo que é excelente alguém ter tido uma iniciativa destas, mas ainda não encontrei uma receita para fazer bd em casa. será que é possivel alguém por uma online ou indicarme onde se encontra uma?

gostaria de comçar a usar bd mas preciso de saber como fazer exatamente, na net encontra-se recistas mas não tenho certeza da qualidade das mesmas.

obrigado


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

caramba...

há centenas

já procuraste na secção de protocolos e experiencias?

barbas


Autor do tópico
tuxvador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 28, 2006 7:18 pm

receita que encontrei

Mensagem por tuxvador »

pois eu estive nessa secção mas sou newbaby nisto e não encontrei uma maneira facil de fazer a experiencia eu estive a ver na net e encotrei algo bastante facil de entender (sim eu sou um bocado lerdo) gosto das cenas simples, mas não sei se será a melhor pois já vi dezenas de maneiras de fazer a coisa.

aqui vai o que encontrei:

10l oleo vegetal
25gr soda cautica
1l metanol

aquecer o oleo a cerca de 45ºc
misturar a soda caustica com o metanol
depois de misturados juntar ao oleo

mexer durante 1h
deixar repousar durante 8h

depois é so tirar o biodiesel que estara separado da glicerina.

é assim tão simples?
isto está correto?

obrigado.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

não,

nem é simples nem é correcto

vai la ler as mensagens pá!!!!

barbas

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

sinceramente este forum aborece-me... pk nao ah um stick post em lado nenhum com os procedimentos correctos para fazer biodiesel... mas sim uma data de users a mostar isto e akilo e fiz assim e fiz assado... afinal ficamos como ? nao ah uma alma caridosa que faca um post a mostrar como realmente se faz ?

e o torne fixo ja agora ?


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

madinfo Escreveu:sinceramente este forum aborece-me... pk nao ah um stick post em lado nenhum com os procedimentos correctos para fazer biodiesel... mas sim uma data de users a mostar isto e akilo e fiz assim e fiz assado... afinal ficamos como ? nao ah uma alma caridosa que faca um post a mostrar como realmente se faz ?

e o torne fixo ja agora ?
existem muitos caminhos para roma. uns mais económicos, outros mais fáceis, outros mais complexos e com melhores resultados.

não existe uma receita "melhor" para já. cada user vai ás experieências e protocologos, lê e informa-se, depois vê qual é o melhor que deve de fazer.

claro que pelo meio tens muita coisa sem interesse para ler.
não temos tempos para tudo. e por isso contamos com toda a gente para manter isto organizado. depois podes melhorer e aperfeiçoar uma receita e vir aqui contar as tuas inovações...

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

mas qual receita ? eu nao tenho nenhuma... nem as quantidades das coisas sei... uns metem umas outros metem outras...

metem pk ?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

aqui têns uma de alguem que te pode garantir bd de qualidade. bacalhau=biodiesel.

ingredientes: óleo usado não muito ácido
metanol 22% do melhor que á na praça
soda caustica pura e sem apanhar ar.
5% água da torneira

tempêros e utênsilios da titulação:

mascara de gaz.
luvas de borracha.
viseira de protecção.
alcool isopropilico purinho.
1 grama de soda cáustica diluida num litro de água destilada.
1 seringa de 1 ml dos toxicodependentes.
1 seringa de 10 ml
1 frasco de conta-gotas dos que se usam no nariz.
copos do plástico do café que se usam nas tasquinhas.
fitas ph de 3/7 - 6/12
red phenol dos kits das piscinas.

preparar cozedura:
colocar o óleo usado e limpo no recipiente e elevá-lo á temperatura de 55º para cozer bem. caso tenha água retira-se pela purga do fundo ou deixa-se circular sem a tampa. deve estar seco e cristalino.

preparação dos tempêros:

em 10 ml de alcool isopropilico, colocar 1,1ml do óleo da panela quentinho e mexer qb.
colocar gotinhas da poção mágica de água destilada/soda caustica até atingir o ponto 8 do ph. cada 18 gotinhas equivale a uma grama por litro de soda no processo+5%base.


pré-refogado:

a preparação do refugado é das culinárias mais perigosas, por isso não facilites em nada. sempre protegido com tudo.

colocar 22% de metanol (sobre o volume do óleo) em recipiente apropriado. misturar o resultado % da titulação+5%base de soda por litro de óleo. não usar berbequim neste caldo senão podes de repente sentir os pés a levantar do chão e fazeres uma viagem forçada ao hospital mais próximo. se fumares acontece-te o mesmo. procura fazer o refugado em local arejado.
reserva 1/3 do metanol para o final, assim, alguma soda que não tenha sido dissolvida consegues dilui-la no final. a reacção deste refogado atinge temperaturas elevadas e o gaz libertado é extremamente explosivo. o recipiente se for de plástico deve ser próprio.

cozedura a 55º

juntas o refogado ao bacalhau. como o bacalhau é seco, deves manter esta temperatura durante 2 horas sempre a mexer bem para ficar bem cozido. no final da cozedura juntas 5% de água da torneira e mexes durante 10 a 15 minutos e deixas repousar desligando o fogão.
deixas repousar 16 horas e retiras o caldo negro que está por baixo. este caldo é que provoca indigestões. tens de retirar 20 a 22% de caldo sobre o oleo usado. atenção que esta percentagem é importante.

provar o bacalhau:

retiras uma amostra de 0,5 litro do bacalhau e colocas numa garrafa de água de 1,5 litro e juntas 0,5 litro de água da torneira. agitas bem 5 segundos e deixas repousar 30 minutos. se o cozinhado estiver perfeito e bacalhau bem cozido a água separa-se do bacalhau sem qualquer problema, apesar do bacalhau ficar com a cor tipo sumo de maça.

entre o bacalhau e a água não deve haver nenhuma emulsão. se houver tem de ser muito pequena da espessura dum cartão.

lavar o bacalhau.

o bacalhau se não for lavado provoca azia e com o tempo vais ter problemas no estomago. podes lavar de várias formas. se queres ter um petisco de excelente qualidade, tens de lavar com jeitinho senão o bacalhau desfaz-se e já não presta.

secagem

o bacalhau depois de cozinhado volta ao estado de origem. quer-se dizer...fica seco, limpinho, transparente e cristalino.

bom apetite:)
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

ja eh um prencipio... amanha ja vou fazer o meu 1º litro com oleo sem ser usado... depois vamos au usado.. ja tenho pai 50 litros dele...

e ja tou a comecar a fazer planos do meu forno

depois mostro...


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

madinfo Escreveu:ja eh um prencipio... amanha ja vou fazer o meu 1º litro com oleo sem ser usado... depois vamos au usado.. ja tenho pai 50 litros dele...

e ja tou a comecar a fazer planos do meu forno

depois mostro...
boa sorte e depois dá o teu testemunho, quer corra bem ou mal!


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

e na ta esqueças das fotos

barbas

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

ja agora outra coisa... no oleo novo nao ah necesidade de medir o ph certo ? posso partir do prencipio das 2,5g por litro ou nao ?

ja agora sai ja outra pergunta... se o ph do oleo usado for muito alto o que posso fazer ? baixar com oleo novo ? ou ah quimicos para baixar ?

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

fry Escreveu:preparação dos tempêros:

em 10 ml de alcool isopropilico, colocar 1,1ml do óleo da panela quentinho e mexer qb.
colocar gotinhas da poção mágica de água destilada/soda caustica até atingir o ponto 8 do ph. cada 18 gotinhas equivale a uma grama por litro de soda no processo+5%base.


umas duvidasinhas para nao fazer bosta:
colocar gotinhas da poção mágica de água destilada/soda caustica até atingir o ponto 8 do ph. cada 18 gotinhas equivale a uma grama por litro de soda no processo+5%base.
ora portanto: imaginemos que o bixo tem ph 5
ate chegar aus 8 leva 36 gotas, ou seja 2 gramas, logo junto estas duas gramas as normais 2,5g por litro é isso ? (5% sao 2,5 gramas ? eu ja vi esta quantidade 2,5 algures no forum)

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

ja agora mencionas o red phenol dos kits das piscinas. mas nao o usas....


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

se o óleo for novo são 5 grs por litro que será a (base).

no teu caso são 2grs (36 gotinhas)+ as 5grs (base) o que dá 7grs por litro de óleo usado.

o red phenol usa-se 3 gotas na poção mágica. esqueci-me de dizer na receita.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
tuxvador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 28, 2006 7:18 pm

Obrigado, so + uma duvida

Mensagem por tuxvador »

obrigado fry, pela receita.

este fim de semana já vou fazer os meus 2 primeiros litrinhos de bd mas so me resta uma duvida, o que é mais aconselhavel, usar o biodisel puro no carro ou misturado com gasoleo normal??


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

aprende a fazê-lo que depois explico-te como podes usar b100.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

bom parece que fiz mer** algures...

este eh o resultado:

Imagem

o bio a prencipio parecia mesmo diesel mas quando misturei com a agua e agitei ficou todo misturado deixei tar ficou assim...

agua branca... tipo leite... onde eh ke fiz burrada ?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

não vejo nenhuma borrada, antes pelo contrário. não existe emulsão. o bd fica sempre cor de sumo de maça e a água apenas um pouco leitosa e sem olhas de gordura. dá mais uma lavagem ou duas e seca o bd ao sol.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

a segunda lavagem ja ficou a agua mais tranlucida... qual a melhor maneira de tirar o bio de cima da agua ? eu tenho usado uma seringa mas isto nao eh la grande idea...

Responder

Voltar para “BioDiesel”