Secagem: quando parar?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Secagem: quando parar?

Mensagem por arsoares »

boas, já faço bio á algum tempo com bons resultados (penso eu de que ), tenho sempre a tendência de rentabilizar os processos ao máximo sem por em causa a qualidade do produto.
tenho estado a fazer algumas experiencians de lavagens sem água, mas enquanto não conseguir sesultados muito aproximados dos obtidos com as lavagens "normais", continuo a seguir o protocolo.
a secagem do bio é provavelmente em termos energéticos a fase onde são desperdiçados mais recursos.
no meu caso faço aqueçer o bio até cerca de 120ºc, fazendo incidir ar quente (com a ajuda de um termo-ventilador 2000w) num "leque" de bio cerca de 45min a 1 hora. nota-se inicialmente uma grande quantidade de vapor a sair que não mais pára. sendo difícil precisar se estou a evaporar água ou biodiesel.
sei que muitos deixam apenas aquecer, permanecendo assim entre 2 a 3 horas, outros fazem como eu mas os tempos de secagem variam entre os 15min a 1 hora segundo os relatos dos "postistas".
haverá alguma maneira de sabermos, durante o processo de secagem, se o bio já está seco?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por escalavardo »

fogo.. aquecer bd a 120?? que desperdicio.. e perigoso também, pois se há algum acidente vão-se queimar e bem..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por RED BARON »

quando fazia a secagem com agua, costumava retirar uma amostra para dentro de um frasco de vidro e deixava arrefecer até à temperatura ambiente,depois colocava-a no frigorifico até a temperatura baixar para os 10ºc.
se ficasse bem limpido considerava seco, se turvasse era sinal que tinha que secar mais um pouco.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por mnunespt »

esse protocolo do red baron só serve para bd de óleo ou gorduras que na sua origem sejam translucidos à temperatura ambiente. se usares óleo de palma ou gorduras animais, vais ficar com o bd translucido na secagem (enquanto quente) mas depois fica baço à temperatura ambiente. o que não quer dizer que não esteja seco.

por norma é muito fácil saber se o bd está seco ou não: quando ele fica transparente, mesmo cristalino está seco.
por vezes poderá parecer que ainda larga vapor, mas pode ser ilusão, as ondas de calor libertas podem enganar.
para não teres dúvidas faz o teste do micro-ondas. pegas numa amostra de bd, colocas num recipiente de vidro e levas ao micro-ondas não mais de 20 a 30 segundos. se ouvires uns estalidos, ainda tens agua, se não, está seco.

provavelmente está te a acontecer o mesmo que me acontecia a mim no inicio. o bd demorava muito a secar e a ganhar aquela transparência. isto por vezes deve-se ao facto de o bd ter muita agua "agarrada". se perderes mais tempo na decantação, ganhas muito tempo e poupas muita energia na secagem. eu agora deixo a decantar de um dia para o outro.

em relação à temperatura, 80ºc chega e sobra.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por arsoares »

o bd que faço é todo apartir de ovu.
em relação à temperatura, 80ºc chega e sobra.
a ultima vês tentei 80ºc durante 1 hora com ventilação quente. ficou turvo no dia seguinte quando arrefeceu.
se perderes mais tempo na decantação, ganhas muito tempo e poupas muita energia na secagem. eu agora deixo a decantar de um dia para o outro.
quando tentei a lavagem a 80º foi após ter deixado decantar durante 3 dias.

nota importante:
devo referir que durante as lavagens foram sempre criadas emulsões (nas 3 lavagens que fiz). faço com burbulhação, e logo na primeira me apercebi que criei agitação a mais, o que me causou a emulsão. nas seguintes apesar de controlar melhor a intensidade das borbulhas não consegui baixar o ph da água das lavagens para niveis inferiores a 7.5 por isso a ultima foi á força toda. notei que existia alguma emulsão mas após o tais 3 dias de decantação saiu perfeitamente separado a água e o bio.
teria sido das emulsões que a água ficou muito "agarrada" ao bd?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por escalavardo »

bem, acho é que faz falta ler um bocado mais do fórum, pois parece-me que o seu processo está longe de ser eficaz.

vou referir o meu:

»aquecimento do óleo a 60 graus.
»mistura com o metóxido
»agitação durante 2 horas
»espero cerca de 4 horas e retiro a glicerina
»coloco água por cima (em 500l de bd uso cerca de 100 litros água)
»espero um dia e retiro a água
»repito o processo da água
»aqueço o óleo a 60 graus
»faço a recirculação com a bomba durante 3 a 4 horas, com aspersores.

e voilá, bd totalmente translúcido, a qualquer temperatura.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por arsoares »

»aqueço o óleo a 60 graus
»faço a recirculação com a bomba durante 3 a 4 horas, com aspersores.
penso que querias dizer: »aqueço o bd a 60 graus
certo?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Secagem: quando parar?

Mensagem por escalavardo »

sim, certo.. se tudo ter corrido bem, claro
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”