Nossas experiências resultados com OV...
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Nossas experiências resultados com OV...
agora falando das nossas experiências resultados com ov.
como já havia postado anteriormente o meu discovery 200, actualmente anda a 90% de ov e 10% de gasolina.
o resultado tem sido notoriamente melhor, pois atinge a temperatura ideal mais rápido e noto uma melhor resposta do motor.
agora fica aqui o quadro, para que todos possamos mostrar as nossas experiências e resultados:
marca: land rover
modelo: discovery 200 tdi
1.força do carro - melhor
2.poder de desenvolvimento - melhor
3.arranque a frio - igual
4.cheiro – farturas e churros.
5.consumo - igual
6.estilo – muito melhor gasóleo todos põem.
7.barulho do motor – melhor (depois de quente)
8.desgaste das peças – ainda é cedo para falar, portanto (???)
9.temperatura do motor – melhorou em relação aos 100% ov (levava muito tempo a aquecer)
10.km percorridos com óleo vegetal “ov”- num total de 1500 km:
a) 50% ov e 50% gasóleo - 600 km.
b) 100% ov - 500 km (com o carro de origem, para quem faz pequenos trajectos não é ideal, quando meter o sistema de pré aquecimento, volto a tentar).
c) 90% ov e 10% gasolina - 400 km (para mim é o melhor, com o carro de origem é o que mais se assemelha ao bio diesel).
como já havia postado anteriormente o meu discovery 200, actualmente anda a 90% de ov e 10% de gasolina.
o resultado tem sido notoriamente melhor, pois atinge a temperatura ideal mais rápido e noto uma melhor resposta do motor.
agora fica aqui o quadro, para que todos possamos mostrar as nossas experiências e resultados:
marca: land rover
modelo: discovery 200 tdi
1.força do carro - melhor
2.poder de desenvolvimento - melhor
3.arranque a frio - igual
4.cheiro – farturas e churros.
5.consumo - igual
6.estilo – muito melhor gasóleo todos põem.
7.barulho do motor – melhor (depois de quente)
8.desgaste das peças – ainda é cedo para falar, portanto (???)
9.temperatura do motor – melhorou em relação aos 100% ov (levava muito tempo a aquecer)
10.km percorridos com óleo vegetal “ov”- num total de 1500 km:
a) 50% ov e 50% gasóleo - 600 km.
b) 100% ov - 500 km (com o carro de origem, para quem faz pequenos trajectos não é ideal, quando meter o sistema de pré aquecimento, volto a tentar).
c) 90% ov e 10% gasolina - 400 km (para mim é o melhor, com o carro de origem é o que mais se assemelha ao bio diesel).
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
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boas, estou atentar lavar oelo usado mas é complicado..qual é o preço que compras o oleo usado? o preço melhor que encontrei foi no continente a 0.55 cent.
eu tenho um merceddes 300d de 1979 e queria começar a usar seja o k for pa poupar dinheiro, e para mandar para o #$%& os lobbies do petroleo, poeque isto ta impossivel e so piora.
achas qua é na boa expermientar no meu motor 30% oleo vegetal novo e 70 % gasoleo, so pa começar, e sem fazer nenhuma adaptação?
cumprimentos
filipe amorim
eu tenho um merceddes 300d de 1979 e queria começar a usar seja o k for pa poupar dinheiro, e para mandar para o #$%& os lobbies do petroleo, poeque isto ta impossivel e so piora.
achas qua é na boa expermientar no meu motor 30% oleo vegetal novo e 70 % gasoleo, so pa começar, e sem fazer nenhuma adaptação?
cumprimentos
filipe amorim
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Autor do tópico - Membro Platinium
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parece que o teu mercedes é de injecção indirecta mas aguenta sempre 50%.
eu nunca usei oleo usado, só uso óleo novo, que se consegue por 66 ou 70 centimos o litro é necessário andar a pau com as promoções. o ultimo que comprei era da marca aro 2€ cada 3litros.
eu nunca usei oleo usado, só uso óleo novo, que se consegue por 66 ou 70 centimos o litro é necessário andar a pau com as promoções. o ultimo que comprei era da marca aro 2€ cada 3litros.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
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humm entao se for mesmo injecção indirecto não aguenta mais de 50%?
é que me tinham dito que op meu motor é dos melhores para usar estes oleos, em termos de problemas..
em relação ao óleo relamente ja vi promoções dessas que falas..mas no continente o oleo tre-ge ou ve ge,, ou coisa assim..que custa apenas 0.55..é isso..é procurar e mais nada..
mas vou tentar saber mais pormenores sobre o meu motor.
abraço
filipe amorim
é que me tinham dito que op meu motor é dos melhores para usar estes oleos, em termos de problemas..
em relação ao óleo relamente ja vi promoções dessas que falas..mas no continente o oleo tre-ge ou ve ge,, ou coisa assim..que custa apenas 0.55..é isso..é procurar e mais nada..
mas vou tentar saber mais pormenores sobre o meu motor.
abraço
filipe amorim
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oleo vegetal Mercedes 123 220d
ola!
acabei hoje a 1º experiencia com 25% de oleo vegetal, quando a receita tava acabar no deposito o carro comecou a fazer fumo !
sobre o cheio, nota-se alguma coisa, quando estou para ou faço marcha atraz.
o fumo desapareceu quando acrescentei mais 17 litros de gasoleo ao deposito, e tenho agora mais 5 litros pra fazer a mistura com 5 oleo e a gasolina e o oleo de 2t.
ab mtavares
acabei hoje a 1º experiencia com 25% de oleo vegetal, quando a receita tava acabar no deposito o carro comecou a fazer fumo !
sobre o cheio, nota-se alguma coisa, quando estou para ou faço marcha atraz.
o fumo desapareceu quando acrescentei mais 17 litros de gasoleo ao deposito, e tenho agora mais 5 litros pra fazer a mistura com 5 oleo e a gasolina e o oleo de 2t.
ab mtavares
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A minha experiencia!
olá pessoal!
sou de coimbra, comecei agora e venho partilhar!!
voltei de férias no fim de semana passado, com baterias recarregadas, e novas ideias na cabeça.
pelo meu primo rui tomei conhecimento do vosso fórum. já vinha bastante incentivado, e depois de passar 5 horas a pesquisar e a ler tudo o que encontrei aqui, ponderei experimentar! comecei no domingo! agora relato a minha experiência!!
a minha máquina:
marca: seat
modelo: cordoba sport 1.4 tdi
ano: set 2005
cilindrada/potência: 1422 / 75
bomba injectora: bosch edc 15
km no inicio da experiência: 37330
nota:
o manual de instruções informa que o motor pode consumir biodiesel sem nenhuma alteração.
dica:
motores volkswagon, ver bomba injectora aqui:
http://www.madabout-kitcars.com/kitcar/kb.php?aid=240
decidi começar por uma mistura de 20% oleo vegetal + 80% diesel!
comprei óleo no jumbo do dolce vita em coimbra. não tinha marca, era o mais barato, em garrafões de 3 litros, custando 2,09€. abasteci 20,00€ de diesel na galp do calhabé, ficando com aproximadamente 22 litros de diesel. entornei para o depósito, com um funil, os 6 litros de óleo que tinha acabado de comprar, e estava feito! fiquei com 28 litros de combustível, a 21%!!
adianto que depois de pesquisar o mercado encontrei os seguintes preços em coimbra:
lidl coimbra
marca: alvolino 0,79€
carrefur fórum coimbra
marca: finóleo 0,79€
jumbo dolce vita coimbra
marca: óleo alimentar 0,71€
continente coimbra shopping
marca: por do sol 0,69€
pingo doce coimbra
marca: euro shopper 0,69€
desde o dia 27 de agosto, já percorri mais de 370km, e ainda tenho mistura para mais 200km, visto que o meu motor é bastante económico!
a experiência está a ser positiva, e no próximo abastecimento vou alterar a mistura para 40%-ovd-60%.
alguém quer comentar ou dar uma dica extra?
um grande abraço!
sou de coimbra, comecei agora e venho partilhar!!
voltei de férias no fim de semana passado, com baterias recarregadas, e novas ideias na cabeça.
pelo meu primo rui tomei conhecimento do vosso fórum. já vinha bastante incentivado, e depois de passar 5 horas a pesquisar e a ler tudo o que encontrei aqui, ponderei experimentar! comecei no domingo! agora relato a minha experiência!!
a minha máquina:
marca: seat
modelo: cordoba sport 1.4 tdi
ano: set 2005
cilindrada/potência: 1422 / 75
bomba injectora: bosch edc 15
km no inicio da experiência: 37330
nota:
o manual de instruções informa que o motor pode consumir biodiesel sem nenhuma alteração.
dica:
motores volkswagon, ver bomba injectora aqui:
http://www.madabout-kitcars.com/kitcar/kb.php?aid=240
decidi começar por uma mistura de 20% oleo vegetal + 80% diesel!
comprei óleo no jumbo do dolce vita em coimbra. não tinha marca, era o mais barato, em garrafões de 3 litros, custando 2,09€. abasteci 20,00€ de diesel na galp do calhabé, ficando com aproximadamente 22 litros de diesel. entornei para o depósito, com um funil, os 6 litros de óleo que tinha acabado de comprar, e estava feito! fiquei com 28 litros de combustível, a 21%!!
adianto que depois de pesquisar o mercado encontrei os seguintes preços em coimbra:
lidl coimbra
marca: alvolino 0,79€
carrefur fórum coimbra
marca: finóleo 0,79€
jumbo dolce vita coimbra
marca: óleo alimentar 0,71€
continente coimbra shopping
marca: por do sol 0,69€
pingo doce coimbra
marca: euro shopper 0,69€
desde o dia 27 de agosto, já percorri mais de 370km, e ainda tenho mistura para mais 200km, visto que o meu motor é bastante económico!
a experiência está a ser positiva, e no próximo abastecimento vou alterar a mistura para 40%-ovd-60%.
alguém quer comentar ou dar uma dica extra?
um grande abraço!
Cordoba 1.4 TDi 75cv 2005
Bomba Injectora Bosch EDC 15
27 Agosto 2006
1º Depósito = 20%-OVD-80%
Bomba Injectora Bosch EDC 15
27 Agosto 2006
1º Depósito = 20%-OVD-80%
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
nao te esqueças que oleo vegetal directo nao é biodiesel.. nao confundas... eu a ti nao abusava de oleo directo nesse motor, inda por cima porque esses motores 1.4 de 3 cilindros os injectores ja encravam com gasoleo, quanto mais com oleo... e olha que substituires injectores num carro desses até doi...a minha máquina:
marca: seat
modelo: cordoba sport 1.4 tdi
ano: set 2005
cilindrada/potência: 1422 / 75
bomba injectora: bosch edc 15
km no inicio da experiência: 37330
nota:
o manual de instruções informa que o motor pode consumir biodiesel sem nenhuma alteração.
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- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
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scoorpy,
o karlitos tem razão quanto aos injectores. na minha máquina (land rover discovery 300 tdi) ando experimentar várias misturas. tenho um kit de aquecimento nos tubos de chegada aos injectores (neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc). a penúltima mistura foi 95% do ovd (usado+filtrado) e 5% da gasolina 95. com esta mistura, passado alguns dias, comecei notar um ruído suspeito. fiz uma verificação de afinação das válvulas, estava tudo ok. então desmontei os injectores e verifiquei a atomização, estava ok. a pressão da abertura dos injectores é 180 bar. mesmo assim passava-se qualquer coisa com os injectores (o preço de um injector original anda nos 90 €, sem marca 60 €). no depósito ainda estavam uns 40 l da mistura, adicionei 20 l de gasóleo e passado alguns 100 km (na autoestrada) o ruído desapareceu e está tudo ok.
na minha opinião o ovd tem, entre outros, um inconveniente que altera as suas características em contacto com o calor e o ar. solidifica, torna-se uma espécie de cola. por isso vou passar a adicionar pelo menos 10% de gasóleo para impedir a solidificação do ovd e a obstrução dos injectores (do cilindro que se desloca com a pressão e permite a passagem do combustível para os orifícios de atomização). no caso de um kit com 2 depósitos isso não acontece, pois o motor pára com o gasóleo no circuito bomba-injectores.
quanto aos motores tdi, parece-me que até 30% de ovd não precisa da adaptação, acima disso precisa pré-aquecimento, no mínimo até 70 ºc (a bomba injectora não deve ultrapassar estas temperaturas por razão de dilatação). isso também depende das temperaturas exteriores. no verão as misturas do ovd podem ser mais altas, no inverno mais baixas.
aconselho comprar um filtro de combustível de reserva. quando o motor começar perder a potência nas rotações mais altas, o filtro estará a ficar colmatado e terá de ser substituído (o ovd liberta as impurezas que contém o gasóleo e que estão depositadas no sistema).
o karlitos tem razão quanto aos injectores. na minha máquina (land rover discovery 300 tdi) ando experimentar várias misturas. tenho um kit de aquecimento nos tubos de chegada aos injectores (neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc). a penúltima mistura foi 95% do ovd (usado+filtrado) e 5% da gasolina 95. com esta mistura, passado alguns dias, comecei notar um ruído suspeito. fiz uma verificação de afinação das válvulas, estava tudo ok. então desmontei os injectores e verifiquei a atomização, estava ok. a pressão da abertura dos injectores é 180 bar. mesmo assim passava-se qualquer coisa com os injectores (o preço de um injector original anda nos 90 €, sem marca 60 €). no depósito ainda estavam uns 40 l da mistura, adicionei 20 l de gasóleo e passado alguns 100 km (na autoestrada) o ruído desapareceu e está tudo ok.
na minha opinião o ovd tem, entre outros, um inconveniente que altera as suas características em contacto com o calor e o ar. solidifica, torna-se uma espécie de cola. por isso vou passar a adicionar pelo menos 10% de gasóleo para impedir a solidificação do ovd e a obstrução dos injectores (do cilindro que se desloca com a pressão e permite a passagem do combustível para os orifícios de atomização). no caso de um kit com 2 depósitos isso não acontece, pois o motor pára com o gasóleo no circuito bomba-injectores.
quanto aos motores tdi, parece-me que até 30% de ovd não precisa da adaptação, acima disso precisa pré-aquecimento, no mínimo até 70 ºc (a bomba injectora não deve ultrapassar estas temperaturas por razão de dilatação). isso também depende das temperaturas exteriores. no verão as misturas do ovd podem ser mais altas, no inverno mais baixas.
aconselho comprar um filtro de combustível de reserva. quando o motor começar perder a potência nas rotações mais altas, o filtro estará a ficar colmatado e terá de ser substituído (o ovd liberta as impurezas que contém o gasóleo e que estão depositadas no sistema).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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