Novo fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Local onde se pode colocar anúncios compra e venda relacionados com energias renováveis

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Estado: Desligado

Novo fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por rnlcarlov » quarta abr 15, 2020 1:03 pm

Isto pode parecer um pouco mais estranho do que normal aqui no tópico dos classificados, mas tem a ver com um produto relacionado com energias renováveis, logo cá vai :D

Há uns meses apareceu uma nova comercializadora de eletricidade no mercado a vender só energia renovável e com um tarifário diferente que pode sair vantajoso a muita gente. Comecei a ser uma espécie de embaixador desta e a divulgá-la, e agora que estou metido em casa tenho dedicado um pouco mais de tempo a isto.

Chama-se cashback-power. O preço da electricidade é o preço de custo no mercado ibérico sem margem comercial, que tem oscilações ao longo do ano mas cujo preço médio é muito inferior ao EDP e afins. Em 2019, o preço médio do kWh foi 0.1189 em tarifa simples, 0.0772 em vazio em 0.1467 em cheio. (https://cashback-power.pt/tarifarios.html) O valor da potência contratada também não tem margem comercial, sendo apenas os valores fixados pela DGEG.
A cashback-power cobra apenas uma comissão de gestão fixa, que é margem que permite a empresa funcionar. No caso das potências de 3.45 a 6.9kVA há têm 3 escalões de acordo com o consumo anual. Em qualquer caso, mesmo que o consumo seja muito elevado, o valor da fee não aumenta mais do que o que está tabelado. O resultado desta matemática é que quase sempre dá uma boa poupança, especialmente em lugares onde o consumo é elevado, já que a parte fixa de gestão se dilui mais no kwh muito barato.
Por isso, como a comparação com as companhias atuais não é linear, é que é necessário fazer umas simulações e ver caso a caso qual é a poupança, que pode ser feito aqui: https://www.cashback-power.pt/simulador.html
Daquilo que vi com alguns amigos e familiares geralmente a poupança tem andado por volta dos 5-26% da fatura. Por isso convido-vos a fazer simulações para ver o que dá. Sobretudo quem também tenha estabelecimentos comerciais, onde os consumos costumam ser mais elevados e constantes do que nos contratos domésticos (embora os tempos atuais não estejam muito propícios a ter lojas abertas).

Esta empresa também é aderente da comunidade cashbackworld. Para quem nunca ouviu falar, é uma plataforma gratuita que dá descontos adicionais em várias lojas (Pingo Doce, booking, fnac, IKEA, Norauto......). No caso da cashback-power, para além da poupança indicada no simulador, dá mais 2% de cashback sobre a potência e energia para membros.

Alguma questão ou dúvida sobre utilizar o simulador ou sobre a empresa geral é só perguntar. O meu papel na empresa é ser um Personal Account Manager (PAM). Os PAM são clientes que ao mesmo tempo são divulgadores entre a família, amigos e outros conhecidos de círculos sociais que frequentam. Esclarecem dúvidas a respeito da empresa, ajudam com simulações e contratos e ficam também responsáveis por acompanhar as pessoas que referenciam e de quaisquer alterações aos contratos que os clientes queiram fazer. São um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e encaminhar os mais complexos para o escritório. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado caso o cliente o perca, etc... Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver as coisas rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma e manter os custos fixos baixos (para poder ter estes preços).

Aproveito já para deixar o link para ficar como PAM dos que queiram experimentar mudar após simular. https://cashback-power.pt/contratar.html?pam_id=PAM0078.

Provavelmente vão ter bastantes questões já que este tarifário é um pouco diferente do que estamos habituados. Logo chutem perguntas ou mande-me mensagens.
Também existe um FAQ que podem consultar (https://cashback-power.pt/faq.html)

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Novo fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por zeuz » quarta abr 15, 2020 1:43 pm

Obrigado pela divulgação.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho » quarta abr 15, 2020 4:41 pm

Ooohhhhh na tem gás.....

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » quarta abr 15, 2020 7:25 pm

accoelho Escreveu:
quarta abr 15, 2020 4:41 pm
Ooohhhhh na tem gás.....
Ainda não. Está planeado mas ainda não tem data prevista, sobretudo agora.
Mas só para que não haja dúvidas, o gás é perfeitamente independente da luz. Vários clientes meus mudaram apenas a luz e ficaram com o gás onde estavam. Nalguns casos podia haver a perda de um ligeiro desconto no gás, mas geralmente eram sempre valores muito pequenos. É só fazer contas.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz » quarta abr 15, 2020 9:15 pm

Se comercializam electricidade renovável, comercializar gás é um contra-senso... na minha opinião...

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » quinta abr 16, 2020 10:50 am

zeuz Escreveu:
quarta abr 15, 2020 9:15 pm
Se comercializam electricidade renovável, comercializar gás é um contra-senso... na minha opinião...

Também acho, mas a verdade é que há muita gente ainda a usar gás e que fazem um bocado de questão em ter tudo numa fatura. Começando logo pelo meu pai, que me disse "ah, e tal, é mais barato mais prefiro ter tudo na mesma fatura. Manias de velho, eu sei."

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas » sexta abr 17, 2020 6:03 pm

Uma duvida, o fee é calculado mês a mês ? Pergunto isto, pois o consumo não é linear durante o ano. Já agora, na simulação, o valor que dá, aparentemente é sem Iva.
Cumprimentos

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » sexta abr 17, 2020 11:42 pm

tlicas Escreveu:
sexta abr 17, 2020 6:03 pm
Uma duvida, o fee é calculado mês a mês ? Pergunto isto, pois o consumo não é linear durante o ano. Já agora, na simulação, o valor que dá, aparentemente é sem Iva.
Cumprimentos
Não, o fee é calculado anualmente. Ao fazer o contrato indica-se qual o consumo anual aproximado e é bom base nisso que se determina o fee para o ano.
Quanto à simulação, os valores já incluem o IVA. Se calhar introduziu alguma coisa mal na simulação. A 1ª coluna dos resultados "O seu valor atual" deve coincidir com o que vem na fatura (mais cêntimos menos cêntimos). Se não bate certo é porque alguma coisa não está bem.

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas » sábado abr 18, 2020 10:47 am

Entretanto já simulei novamente e os valores já estão correctos (qq problema no meu browser ou no simulador). No meu caso,sendo o consumo anual superior aos 5000, o fee aplicado é o 3º - 7,49 (6,9 kva) ? Só mais uma questão, o contrato tem fidelização ? É que referem que é anual revisto automáticamente e não percebo muito bem se quiser sair se tenho que aguardar pela data de um ano ou não e respecivas implicações.
Cumprimentos

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » sábado abr 18, 2020 11:04 am

tlicas Escreveu:
sábado abr 18, 2020 10:47 am
Entretanto já simulei novamente e os valores já estão correctos (qq problema no meu browser ou no simulador). No meu caso,sendo o consumo anual superior aos 5000, o fee aplicado é o 3º - 7,49 (6,9 kva) ? Só mais uma questão, o contrato tem fidelização ? É que referem que é anual revisto automáticamente e não percebo muito bem se quiser sair se tenho que aguardar pela data de um ano ou não e respecivas implicações.
Cumprimentos
Sim, o fee não vai acima dos 7,49€. É por isso que é particularmente vantajoso para quem consome bastante. Enquanto que nas comercializadoras tradicionais, quando mais o cliente consome, maior o lucro para elas, na cashbackpower toda a margem está contida nessa fee, logo se o cliente consome muito, paga apenas o preço de custo dessa energia.
Não, os contratos domésticos não têm fidelização. Só contratos empresariais para potências superiores a 40kVA. Esse "legalês" do contrato anual revisto automaticamente é idêntico em noutras empresas, a começar logo pela EDP Comercial. Mas em todas, obrigatoriamente por lei, aceitam a livre resolução do contrato quando o cliente lhe apetecer (limitado a 3 ou 4 mudanças de operador por ano).

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio » sábado abr 18, 2020 11:33 am

Mas, para além da "fee", Também se paga o valor por dia do "termo fixo", certo? Para 30A, já são quase mais 10 eur (+IVA) por mês...

Mas o valor por kWh é apelativo, de facto. Tenho que fazer uma simulação ;-)

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jmlflorencio » sábado abr 18, 2020 11:55 am

Já simulei. E fiquei abismado.

Uma diferença de quase 20€ numa fatura de 87 eur (consumo de 357 kWh em tarifa simples pela Endesa)? Nunca pensei que fosse tanto!

Ou fiz alguma coisa mal? @rnlcarlov podes dar uma achega?

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » sábado abr 18, 2020 4:19 pm

jmlflorencio Escreveu:
sábado abr 18, 2020 11:55 am
Ou fiz alguma coisa mal? @rnlcarlov podes dar uma achega?
Achega dada (Y)
De facto foi parar muito perto dos 20€. Muitas vezes as diferenças são menores, mas também depende do tarifário de partida. E esse da Endesa, para ser honesto, era muito fraco, para não dizer outros termos. É incrível a diferença que pode haver entre clientes da mesma fornecedora.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jmlflorencio » sábado abr 18, 2020 9:27 pm

Efectivamente há dias já tinha reparado que até na EDP comercial o preço por kWh era mais barato :-O

Curioso que quando aderi procurei todas as companhias e era o mais barato... Que raio se terá passado???

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » domingo abr 19, 2020 11:43 am

jmlflorencio Escreveu:
sábado abr 18, 2020 9:27 pm
Efectivamente há dias já tinha reparado que até na EDP comercial o preço por kWh era mais barato :-O

Curioso que quando aderi procurei todas as companhias e era o mais barato... Que raio se terá passado???
Provavelmente passou-se algo semelhante ao que aconteceu agora vários conhecidos meus. Tinham tarifário bi-horário na Endesa com preços mais baixos que os atuais (adesões em 2017, salvo erro). Por acaso ao fazer simulação para um deles reparei que abaixo dos detalhes da fatura, em letras pequenas, estava a mensagem que a partir de 1 de Maio iam subir os preços. E não era pouco. Mas ele nem sequer tinha dado por nada se não fosse eu. Lancei logo um aviso a quem também tinha endesa e todos os que tinham esses preços mais baixos vieram a confirmar que iam ter aumento de preços em Maio. Se calhar aconteceu-lhe o mesmo há alguns meses e não deu pela alteração, pois o aviso era mesmo fácil de passar despercebido.

jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Mensagem por jfr2006 » domingo abr 19, 2020 2:25 pm

Se fosse só em Maio. Já no início do ano passado subiram os preços e uma valente subida. E no início deste ano devem ter feito o mesmo, de certeza.

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Mensagem por pedrosilva » terça abr 21, 2020 12:52 pm

É mesmo esperar que os preços das novas baixem.

Até lá só mesmo arranjar formas alternativas de diferimento de consumo, como domótica para ligar aquecedores/cilindro de água por exemplo.

Quanto a essa estória do solar usar a rede como backup é propalada por indivíduos ligados à EDP há muitos anos, inclusive em mercados estrangeiros onde operam e completamente refutada nesses países, mas em Portugal não. Perguntem ao ex-ministro Manel Pinho por que motivo tais ideias retrogadas são decalcadas para as respostas dos organismos oficiais, talvez ele tenha alguma ideia sobre como é que funcionam as coisas por cá :)

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » terça abr 21, 2020 7:07 pm

pedrosilva Escreveu:
terça abr 21, 2020 12:52 pm
É mesmo esperar que os preços das novas baixem.
Parece-me que estão a preferir por outras estratégias, tais como oferecer 30€ para adesão durante os primeiros 6 meses, promoção que se vai prolongando mês a mês, logo deve estar a resultar para atrair pessoal. É chamativo e depois escudam-se um bocado na inércia de muitas pessoas em mudar novamente. Depois mostram também a tarifa aniversário, que tem bastante impacto a nível psicológico ver uma fatura oferecida, embora o preço do kWh seja maior do que outras ofertas. Muita gente fica com a ideia que está com uma grande oferta sem fazer uma comparação a sério.

pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Mensagem por pedrosilva » quinta abr 23, 2020 3:12 pm

Não sei como veio parar aqui este meu post, era para um tópico sobre baterias... e não sobre escolha de novo fornecedor de electricidade

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov » quinta abr 23, 2020 3:17 pm

pedrosilva Escreveu:
quinta abr 23, 2020 3:12 pm
Não sei como veio parar aqui este meu post, era para um tópico sobre baterias... e não sobre escolha de novo fornecedor de electricidade
:lol:

Então era completamente não relacionado com a Endesa?
A ler a mensagem metida neste contexto, pensei que falava em esperar que os preços da Endesa para novos clientes baixassem e entretanto ir procurando modos de armazenar energia solar.

:lol: Engraçado como uma coisa completamente fora do sítio pode parecer que até encaixa de alguma forma.

Responder

Voltar para “Classificados”