Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Novo aqui? Apresente-se aos membros.
Responder

Autor do tópico
Sermig
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 26, 2022 6:43 pm

Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Sermig »

Boa tarde,
Sou novato aqui no blog. Meu nome é Sérgio, sou da Zona de SAnta Maria da FEira e pretendo emigrar para a mobilidade elétrica por vários motivos.
Pretendo comprar um elétrico e estou indeciso entre o Nissan leaf 40kw vs peugeot e208.
Faço deslocações diárias de cerca de 70km e também algumas deslocações anuais da zona do porto para o Algarve. Tenho também uma filha, o que acarreta levar sempre bastantes coisas.
Pelo que pesquisei, o e208 tem como pontos positivos mais autonomia e capacidade de recarregar a 100 KW, o que é bom para deslocações maiores. O Leaf tem como ponto positivo em relação ao e208 o espaço e bagageira.

O que recomendam?
Conseguem me indicar os consumos reais de cada um deles (consumo em totalmente auto estrada e o consumo misto cidade / auto estrada)
Será praticável fazer deslocações do porto ao Algarve com ambos os carros? Quantas vezes necessitaria de recarrega em cada um deles?

Contem-me a vossa experiência sff
Sérgio

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por zeuz »


Compra um KIA e-Niro 64kWh.

Se for demasiado "pesado" para ti, então um KIA e-Niro 39kWh.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por rnlcarlov »

O Peugeot pode ter a capacidade carregar até 100kW, mas não será por muito tempo, só até 20%. Por aquilo que têm experimentado, ele começa a cortar a velocidade de carga aí pelos 67%, o que não é bom para o tempo de carga nem para o custo de carregamento ao minuto. Logo na prática o melhor é não carregar muito acima disso, e perde-se assim a alguma vantagem de aproveitar a autonomia maior em viagens com cargas sucessivas.

Imagem

Penso que entre esses dois carros e o Ioniq de 28kWh, este último é melhor para fazer Porto-Algarve na relação perfomance/preço de aquisição. O Ioniq carrega à potência máxima em PCRs até 80-84%, logo apesar da bateria mais pequena tem uma curva de carga melhor, podendo chegar não a 100kW, mas até 70kW.

Imagem

O leaf 40kW fica claramente para trás em termos de viagens desse tamanho, sobretudo no Verão. O e-208 talvez fosse mais rápido devido a sair com bateria cheia de casa, usando PCUR até aos 50%, mas também é mais "guloso" e a utilização de PCUR tem de ser ainda mais criteriosa do que nos PCR. Basicamente ou se usam os PCUR da EDP ou o resto é um bocado para esquecer.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por MRider »

Kia ou Huyndai
Live long and prosper!


Autor do tópico
Sermig
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 26, 2022 6:43 pm

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Sermig »

zeuz Escreveu: quinta jan 27, 2022 1:55 pm Compra um KIA e-Niro 64kWh.

Se for demasiado "pesado" para ti, então um KIA e-Niro 39kWh.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Infelizmente já é um pouco "pesado" para mim.
Na realidade estou a pensar em comprar em França, tenho um primo lá que esta a orientar. O plafond para a compra do veiculo usado é de cerca de 22000€. Neste momento estou inclinado para o leaf.


Autor do tópico
Sermig
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 26, 2022 6:43 pm

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Sermig »

rnlcarlov Escreveu: quinta jan 27, 2022 4:05 pm O Peugeot pode ter a capacidade carregar até 100kW, mas não será por muito tempo, só até 20%. Por aquilo que têm experimentado, ele começa a cortar a velocidade de carga aí pelos 67%, o que não é bom para o tempo de carga nem para o custo de carregamento ao minuto. Logo na prática o melhor é não carregar muito acima disso, e perde-se assim a alguma vantagem de aproveitar a autonomia maior em viagens com cargas sucessivas.

Imagem

Penso que entre esses dois carros e o Ioniq de 28kWh, este último é melhor para fazer Porto-Algarve na relação perfomance/preço de aquisição. O Ioniq carrega à potência máxima em PCRs até 80-84%, logo apesar da bateria mais pequena tem uma curva de carga melhor, podendo chegar não a 100kW, mas até 70kW.

Imagem

O leaf 40kW fica claramente para trás em termos de viagens desse tamanho, sobretudo no Verão. O e-208 talvez fosse mais rápido devido a sair com bateria cheia de casa, usando PCUR até aos 50%, mas também é mais "guloso" e a utilização de PCUR tem de ser ainda mais criteriosa do que nos PCR. Basicamente ou se usam os PCUR da EDP ou o resto é um bocado para esquecer.

Obrigado pela resposta completa. Quero o melhor de dois mundos, preço acessível e boa autonomia / capacidade de carregamentos.
Creio que vou ter de abdicar de um desses mundos. Estou inclinado para o nissan leaf tekna 40 kw usado (max 50000Km), para o uso diário. Para viagens mais longe, terei de usar o meu velhinho golf IV de 98 gasolina / GPL.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por zeuz »

Sermig Escreveu:
zeuz Escreveu: quinta jan 27, 2022 1:55 pm Compra um KIA e-Niro 64kWh.

Se for demasiado "pesado" para ti, então um KIA e-Niro 39kWh.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Infelizmente já é um pouco "pesado" para mim.
Na realidade estou a pensar em comprar em França, tenho um primo lá que esta a orientar. O plafond para a compra do veiculo usado é de cerca de 22000€. Neste momento estou inclinado para o leaf.
Esse plafond não chega para um e-Niro, nem para o primo Hyundai Kauai (Kona), mas chega para um Hyundai Ioniq 28kWh !

Apesar da bateria ser de menor capacidade que um Leaf 40kWh, é bastante mais adequado a viajar porque não sofre de rapidgate. Também é um carro muito eficiente, i.e., faz mais quilómetros por kWh que a maioria dos restantes VE.

Comprares um Leaf 40kWh para viagens de 200km + 200km até resulta, mas rapidamente vais desejar ter comprado outro ou então vais acabar por só o usar nas voltinhas do dia-a-dia.

Se não te agrada o Ioniq ou o orçamento é mesmo esse, compra um VE por menos de 15.000€ e guarda o restante para trocares por um VE melhor mais tarde.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
Sermig
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 26, 2022 6:43 pm

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Sermig »

Boa tarde a todos e obrigado pelas respostas.

Estou a ponderar alargar um pouco o valor que pretendo dispensar, de forma a ir de encontro ao que pretendo.
Neste momento estou interessado no hyundai Kona / Kauai 64 Kw.
Qual é a vossa opinião?
Ao nível de carregamentos rápidos, qual é a performance?
Nos modelos usados que verifico na internet, apresenta alguns sub modelos, tais como "intuitive" "executive" "tecno". Sabem quais são as diferenças entre eles?

obrigado mais uma vez

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por rnlcarlov »

Penso que grande parte das questões já foram respondidas no outro fórum, mas já que aqui estamos segue uma imagem da curva de carga de um Niro/Kauai. São bastante boas e por isso já dá para ir até França, se quiserem :lol:

Imagem

Responder

Voltar para “Apresentações”