Bom dia,
Me chamo Paulo e sou desenvolvedor de sistemas. Mês passado instalei 8 paineis FV aqui em casa. A instalação foi feita no anexo e portanto não foi possível colocar a medição do consumo geral no app do fabricante do inversor. Entretanto coloquei 2 shelly EM, 1 no quadro principal que mede o consumo/injeção e outro na saída do inversor. Meti tudo no HA e me parece bem até agora.
Porém, como minha instalação não tem baterias senti a necessidade de saber em tempo real como está a situação da casa. Se tem energia sobrando (e poderia ligar algum equipamento, ex: lava loiça) ou se estou gastando demasiado (e deveria sequenciar o uso de alguns equipamentos) a fim de tirar sempre o máximo proveito da produção dos painéis. No HA eu consigo ver o acumulado do dia, mas não o instantâneo. Sou bem noob em HA então comecei a ver se dava pra fazer uma coisa mais como eu gostaria de ver.
Então fui procurar a API da shelly e depois de algum trabalho consegui descobrir como obter os dados que eu precisava. Aí comecei a desenvolver um dashboard para mostrar de forma fácil o consumo/produção atual para ajudar a tomar decisões durante o dia. No meu caso isso é útil para a pessoa que por exemplo cuida dos serviços domésticos e usa os equipamentos que tem maior consumo (maquina de lavar, ferro de passar, placa, forno, etc). Comprei um tablet baratinho e coloquei ele na cozinha para que ela tenha essa informação sempre disponível.
Aqui tem um video de como tá ficando https://youtube.com/shorts/3Yq-8c-Ok8Q
Alguém aqui tem esse mesmo tipo de preocupação (em tentar aproveitar ao máximo a energia)? O que mais pode ser feito?
Já vi o pessoal falando de gestor de excedentes mas não sei exatamente como funciona. O que fiz aqui em casa foi colocar shelly 1 PM nos termoacumuladores e programá-los para, durante o dia, só ligarem quando tem energia sobrando. Se ligam sempre quando está próximo da hora do banho, depois se desligam de madrugada, etc.
Obrigado desde já
Apresentação
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta dez 08, 2022 9:09 am
- Contacto:
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Apresentação
Boas...
Deverias colocar na area de projectos de autoconsumo aqui apresentas te!
Um abraço
Deverias colocar na area de projectos de autoconsumo aqui apresentas te!
Um abraço
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga