Página 1 de 1

Apresentação

Enviado: quinta set 24, 2020 3:36 pm
por JLMF
Boas,
JLMF, profissionalmente ligado ao ensino, 58 anos, de Lisboa, com interesses diversos desde o desporto motorizado ao cicloturismo e tecnologia informática.
Possuo um e-Niro 2020 e cá por casa já passaram 3 VEs usados, um deles utilizado atualmente como bateria estacionária de apoio aos painéis.

Re: Apresentação

Enviado: quinta set 24, 2020 3:38 pm
por t3lmo
Bem-vindo e parabéns pelas opções!

E que tal um tópico sobre esse projeto da bateria estacionária para PV?

Re: Apresentação

Enviado: quinta set 24, 2020 5:50 pm
por jmlflorencio
Eh lá, temos projecto a sério... Parabéns!

Como foi isso de usar o carro como bateria estacionária? Que carro é/era? Como se desenrolou o projecto? Que dificuldades encontrou?
Isso não está documentado em algum lado (noutro fórum, talvez)?

Bem vindo!

Re: Apresentação

Enviado: quinta set 24, 2020 7:14 pm
por JLMF
Talvez algum dia espelhe as principais etapas do processo, os sucessos e insucessos ;)
Um Nissan Leaf de 2014 de frota, com 93 000 km na compra, importado e que chegou a fazer em minha posse durante alguns anos 65 km diários em meio urbano. A bateria chegou a ser intervencionada mas pouco, O sistema de carregamento utilizando CHAdeMO estava preparado á partida para ser bidirecional e segundo percebi essa era ou é ainda a ideia no Japão. Como não tenho conhecimentos técnicos suficientes mas tenho um amigo, antigo colega de trabalho de Genebra que adora Portugal, gosta de "inventar" e não tem os meios para tal, arranjou um pretexto para me vistar mais vezes ao longo do ano. O sistema é "quase" off grid, não quero pelo momento entrar em pormenores. o que é certo é que com um veículo cujas baterias estavam perto dos 68% de capacidade, com um sistema de origem que tinha sido previsto para Vehicle-to-grid integration (VGI) or Vehicle-to-Grid (V2G) https://en.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO , penso que lhe dei a melhor segunda vida.

Entretanto existem casos de experiências de segundas vidas de baterias EVs como este todo recente com 4 baterias de Renault Kangoo com ciclo diário carregadas em horas de vazio num grande edifício de escritórios cuja descarga é feita durante o dia, com esperança de vida de 10 anos e com a contribuição ainda de 200m2 de Painéis. No meu caso a bateria só é carregada com o Solar excedentário.
https://www.automobile-propre.com/pharr ... de-kangoo/
Imagem