Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terrivel)

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
dfrag
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 23, 2007 4:16 pm

Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terrivel)

Mensagem por dfrag »

olá boa tarde,

caros utilizadores, venho por este meio partilhar a minha experiência com o uso de óleo vegetal directo na minha viatura.
antes de mais devo dizer que sou trabalhador por conta própria por isso necessito bastante do veiculo para andar, uma vez que faço entregas ao domicilio, deslocações, etc.
há cerca de dois anos vim a saber sobre a possibilidade de colocar óleo vegetal directo no veiculo. após estudar bastante o assunto, aqui no forum, estudar o meu tipo de bomba, etc, etc, decidi , nessa altura, colocar 5 litros de óleo vegetal no meu veiculo com mistura de gásóleo, se bem me lembro fiz mistura a 15-20%. tudo correu bem, sentia-se o famoso cheiro a batatas fritas no carro e o mesmo respondia bem. apesar disso, o óleo sofreu uma subida ficando até um pouco mais caro que o gasóleo, pelo que me fez esquecer estas aventuras.
há cerca de duas semanas, um amigo meu disse-me que tinha visto em alguns supermercados óleo vegetal a 0.97 o litro e como ele sabia da façanha na altura disse-me que assim podia poupar uns trocos. claro que toda a gente quer poupar. o problema é que após duas semanas a 30% de gasóleo, notei um cheiro a gasóleo que vinha da sofagem, até me fazia lágrimas nos olhos, tal era a intensidade. quando abri o capom !pum! bomba injectora a pingar rapaí... já fui a 4 oficinas, uma delas especializada na reparação de bombas de injecção... orçamento 300 a 400 euros de reparação... fim de semana programado, necessidade de por a maria ao trabalho, mama aí jony, mania que és esperto...

conclusão:
o oleo vegetal directo é aliciante, a possibilidade de poupar a curto prazo e o prazer de descobrir coisas novas é engraçado, mas 400€ dava para muito gasóleo. além disso é o transtorno que causa à pessoa. o meu conselho? oleo vegetal directo é só para quem pode, isto é, quem está dentro da mecânica, tem contactos, ou tem outro carro, ou em alternativa pode andar a pé. isto é para quem sabe, não quem anda curioso na net. o meu veiculo é um toyota corolla 1.9d motor psa de 2001.
já agora, alguém me faz o serviço mais barato?

cumprimentos,
silva

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por mauri »

silva, pois é uma história com um final nada risonho.
e aí, costuma-se dizer, haja saúde. é um exemplo para outros que se queiram aventurar.
aqui no fórum quem percebe bem é o flamingo: ele virá dar a sua melhor opinião, embora agora sem remédio para o passado.
cumprimentos
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por jossef »

desculpa mas a bi ter entregue a alma ao criador nao foi só do oleo ...é teoricamente impossivel.
ainda para mais só com essas % que falas, nao digo que o oleo nao tenha ajudado mas culpar o oleo disso nao pode ser.
e basta ver por aqui quantos carros existem a andar a oleo e quantos a bi ou o motor deu o berro.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por RJSC »

quanto à percentagem, se calhar não repararam.. quando a bomba estourou ele andava a 70% de óleo vegetal (30% de gasóleo). já é uma percentagem elevada.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por Flamingo »

dfrag Escreveu:olá boa tarde,
(....................)
o problema é que após duas semanas a 30% de gasóleo, notei um cheiro a gasóleo que vinha da sofagem, até me fazia lágrimas nos olhos, tal era a intensidade. quando abri o capom !pum! bomba injectora a pingar rapaí... já fui a 4 oficinas, uma delas especializada na reparação de bombas de injecção... orçamento 300 a 400 euros de reparação... fim de semana programado, necessidade de por a maria ao trabalho, mama aí jony, mania que és esperto...

conclusão:
o oleo vegetal directo é aliciante, a possibilidade de poupar a curto prazo e o prazer de descobrir coisas novas é engraçado, mas 400€ dava para muito gasóleo. além disso é o transtorno que causa à pessoa. o meu conselho? oleo vegetal directo é só para quem pode, isto é, quem está dentro da mecânica, tem contactos, ou tem outro carro, ou em alternativa pode andar a pé. isto é para quem sabe, não quem anda curioso na net. o meu veiculo é um toyota corolla 1.9d motor psa de 2001.já agora, alguém me faz o serviço mais barato?

cumprimentos,
silva
boas...
amigo, não leva a mal a expressão que vou utilizar, mas aqui quase se pode dizer que "um puxão de orelhas era pouco".

se bem eu entendi, o seu carro é um toyota, mas tem motor psa, que é como quem diz, tem um motor da peugeot/citroen.
os toyota corolla nessa altura, não sei precisar quantos foram os anos, vieram equipados com motor psa, que segundo me parece, foi mais ou menos na altura em que a toyota se encontrava a desenvolver o 2.0 d4d. ora estando o seu carro equipado com motor psa, tem quase de certeza uma bomba injectora lucas, e se andou a "estudar" alguma coisa aqui neste fórum como disse que andou, devia ter lido num dos inamoviveis que a percentagem máxima (sem kit) recomendada no verão para esse tipo de bomba injectora é de 20% de oleo, e no inverno (no tempo mais frio) é de 10%.. sem instalação de kit, em nenhum dos tipos de bomba injectora se recomenda 70% de oleo vegetal no verão, muito menos agora no inverno. o máximo no verão sem kit são 40%.
concluíndo: não coloque o problema na utilização do oleo vegetal, mas sim na utilização abusiva da sua parte, numa mecânica que não suportava a sua utilização em percentagens tão elevadas, sem que o motor estivesse previamente preparado para o efeito.

se tivesse consultado este tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200

iria certamente encontrar este modelo na lista:
toyota corolla-1,9 d/1999-00/1wz/4cyl./1868ccm/50kw/68ps/bhp/4600min-1//rp opção3
o seu é de 2001 mas tem o mesmo motor, segundo você diz.

opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por mauri »

eu bem lhe dizia:
aqui no fórum quem percebe bem é o flamingo: ele virá dar a sua melhor opinião, embora agora sem remédio para o passado
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por jossef »

isto é o que faz nao lerem o que esta no forum e deu tanto trabalho a por.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por k__x »

infelizmente o que aconteceu no seu automovel ira acontecer em muitos outros brevemente...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por Flamingo »

dfrag Escreveu: ..............
o meu veiculo é um toyota corolla 1.9d motor psa de 2001.
já agora, alguém me faz o serviço mais barato?

cumprimentos,
silva
ainda sobre o assunto da bi ter pifado, em lugar de mandar arranjar essa, (que quase de certeza é uma lucas), eu dava-lhe por conselho substituir por uma da marca bosch. mesmo para andar só a diesel é uma bi mais fiavel. as lucas, existem por aí relatos que até mesmo só a diesel elas desafinavam. pode tentar arranjar num sucateiro uma e adaptar-lha. acho que houve um user aqui no fórum que fez isso num peugeot, penso que foi o user camaleo.
fazendo uma relação dos custos secalhar ficava-lhe mais em conta, para além de que ficava mais bem servido.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por jossef »

tambem temos um colega do forum que mudou uma lucas para uma bosch num clio 1.9td
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por Master »

penso que também foi isso, tudo que é demais é exagero.
eu tenho um kangoo a 3 anos e já coloquei até azeite, sempre funcionou bem, mas nunca mais de 3-4 litros.
meti uma vez mais, penso que foi um garrafão de 5 ltrs e senti o turbo meio parado.
também não exagero pois penso que 3 ou 4 litros passam despercebidos numa fiscalização ao gasóleo e não estragam o carro de certeza.
eu tenho alguma facilidade em meter oleo e azeite, pois tenho uma mercearia e os artigos fora de prazo têm de ser reutilizados...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por Flamingo »

master Escreveu:penso que também foi isso, tudo que é demais é exagero.eu tenho um kangoo a 3 anos e já coloquei até azeite, sempre funcionou bem, mas nunca mais de 3-4 litros.
meti uma vez mais, penso que foi um garrafão de 5 ltrs e senti o turbo meio parado.
também não exagero pois penso que 3 ou 4 litros passam despercebidos numa fiscalização ao gasóleo e não estragam o carro de certeza.
eu tenho alguma facilidade em meter oleo e azeite, pois tenho uma mercearia e os artigos fora de prazo têm de ser reutilizados...
-para mim o probçema não é ter metido demais, mas sim na situação em que o fez. o motor não estava preparado para tal!
-quanto ao turbo da sua kangoo, não creio que o ov ou o azeite tenham a ver com o sintoma que diz ter notado. recomendo alguma prudência, se reincidir dou por conselho mandar verificar isso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
dfrag
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 23, 2007 4:16 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por dfrag »

pois é meus amigos, venho aqui para falar da evolução das coisas. em primeiro lugar eu meti cerca de 30% de óleo vegetal e não de diesel, como alguns utilizadores estão a pensar.
em relação ao problema, o facto é que a bomba não está a pingar tanto como estava, ou seja, ainda mancha o chão mas não da forma como o fazia antes, dantes pingava 2 gotas de gasóleo por cada segundo... agora é uma em cada 10 segundos... quase que é suportável andar com o carro assim, milagre? não será... será que é por ter voltado apenas ao diesel? também pode ser do óleo que utilizei, pode ter um químico qualquer tramado, como aquele óleo que agora não tem cheiro, isto os gajos andam sempre a inventar!

já agora, um facto curioso, fui lavar o carro à pouco e quando estava a lavar a parte da tampa do depósito reparei que tinha algo saliente na pintura... pensei logo, "o não, o gasóleo já me está a atacar a pintura, já estava à espera disto há anos" ao observar melhor, passei os dedos por lá e senti uma espécie de areia, rija, bem colada à chapa. aquilo ainda eram resquícios do óleo vegetal! acreditem! estava super rijo, parecia placas de areia que ficam secas na praia... se aquilo toma aquela forma assim cá fora imaginem dentro do motor, injectores e etc, se algo correr mal. não sou pessoa alarmista, mas juro que isto é real.

eu estudei bem antes de meter o óleo no carro, sabia sim que a minha bomba era da lucas, mas sempre pensei que um pouco de mistura não iria causar problema. o facto é que o carro não é nenhum puto, tem 225mil k's e o problema pode não ter sido totalmente do óleo mas... mê chasso anda a sangrar...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por Flamingo »

dfrag Escreveu:pois é meus amigos, venho aqui para falar da evolução das coisas. em primeiro lugar eu meti cerca de 30% de óleo vegetal e não de diesel, como alguns utilizadores estão a pensar.
em relação ao problema, o facto é que a bomba não está a pingar tanto como estava, ou seja, ainda mancha o chão mas não da forma como o fazia antes, dantes pingava 2 gotas de gasóleo por cada segundo... agora é uma em cada 10 segundos... quase que é suportável andar com o carro assim, milagre? não será... será que é por ter voltado apenas ao diesel? também pode ser do óleo que utilizei, pode ter um químico qualquer tramado, como aquele óleo que agora não tem cheiro, isto os gajos andam sempre a inventar!

já agora, um facto curioso, fui lavar o carro à pouco e quando estava a lavar a parte da tampa do depósito reparei que tinha algo saliente na pintura... pensei logo, "o não, o gasóleo já me está a atacar a pintura, já estava à espera disto há anos" ao observar melhor, passei os dedos por lá e senti uma espécie de areia, rija, bem colada à chapa. aquilo ainda eram resquícios do óleo vegetal! acreditem! estava super rijo, parecia placas de areia que ficam secas na praia... se aquilo toma aquela forma assim cá fora imaginem dentro do motor, injectores e etc, se algo correr mal. não sou pessoa alarmista, mas juro que isto é real.

eu estudei bem antes de meter o óleo no carro, sabia sim que a minha bomba era da lucas, mas sempre pensei que um pouco de mistura não iria causar problema. o facto é que o carro não é nenhum puto, tem 225mil k's e o problema pode não ter sido totalmente do óleo mas... mê chasso anda a sangrar...
dfrag Escreveu:olá boa tarde,
................
claro que toda a gente quer poupar. o problema é que após duas semanas a 30% de gasóleo, notei um cheiro a gasóleo que vinha da sofagem, até me fazia lágrimas nos olhos, tal era a intensidade. quando abri o capom !pum! bomba injectora a pingar rapaí...
................
cumprimentos,
silva
boas...
em primeiro lugar, ou andava a 30% de gasoleo, ou andava a 30% de oleo..., ou uma coisa ou outra! faça uma leitura daquilo que você escreveu e decida-se.

sobre dizer que estudou bem antes de meter o óleo, estou em condições de poder afirmar que você não estudou nada! a prova está bem visível nas fracções de texto que eu coloquei a azul, onde você mostra um completo desconhecimento do uso do óleo vegetal como combustível alternativo ao diesel.
existe informação sobre tudo aquilo que está a azul aqui no fórum. admito que você não saiba onde está ou não encontre, mas afirmar que "estudou bem" e depois mostrar aquele desconhecimento isso é outra coisa.

de pouco adiantam os conselhos ou a ajuda se você não lhes retira proveito, mas o carro é seu, e a carteira também...
daquilo que li escrito por você, não me parece que esteja a lidar com o assunto de forma séria e responsável como a situação obriga, nem tão pouco muito empenhado no uso do oleo vegetal como combustivel alternativo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
dfrag
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 23, 2007 4:16 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por dfrag »

ò meu amigo, errar é humano, como bem compreende, todos nós erramos e decerto são mais os que apontam o dedo que o fazem mais frequentemente. enganei-me a escrever acima, para não deixar duvidas coloquei 30% de óleo vegetal e 70% de gasóleo, diesel para os maus entendedores, não sei como o nosso amigo ainda não compreendeu isto...

o seu olho analítico permite saber o que os outros sabem ou não acerca de determinados assuntos? é um "expert" no assunto? se sim, deve saber que as máquinas têm muitas manias e são fabricadas muitas com componentes distintos, não se pode tratar todas os carros como iguais, mesmo as viaturas do mesmo modelo.
tanto isso como os óleos que andam por aí. consegue garantir que os óleos são 100% vegetal? que não contêm um elemento qualquer ácido ou composto estabilizador que ataque alguma parte do motor/tubagens/bomba injectora? não me parece amigo...

sei o que vi e experiênciei e não é uma opinião que irá alterar a situação, seja de engenheiro, mecânico, ou desenrasca. o facto é que esta ideia de colocar óleo vegetal é perigosa para uma pessoa comum. não ando aqui a dar lições de mecânica, pois estou fora desse ramo e de certeza que maior parte dos leitores deste fórum também não o são. sei que parece que estou a rebentar a "bolha" do entusiasmo da utilização desta forma de energia mas quase que tenho vergonha de dizer a alguém que o carro anda assim por andar a inventar, a tentar poupar mais uns cêntimos.

em relação ao andar com o carro assim a pingar gasóleo: claro que devia ir ver já reparar o carro, mas vou dar 400 euros, sem mais nem menos? o dinheiro não abunda como sabem... e por esse preço se calhar já comprava mesmo uma bomba injectora nem que seja em segunda mão, por isso é preciso ter calma que portugal ainda é nosso

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por mauri »

tenha calma e paciência dfrag. tente resolver da melhor maneira.
e
portugal ainda é nosso
será?
com tanta dívida penso que o fmi tomará conta disto.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
dfrag
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 23, 2007 4:16 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por dfrag »

mauri "portugal ainda é nosso
será?
com tanta dívida penso que o fmi tomará conta disto."

bem, lá isso é verdade:)

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por klinzter »

dfrag Escreveu:mauri "portugal ainda é nosso
será?
com tanta dívida penso que o fmi tomará conta disto."

bem, lá isso é verdade:)
com tanta dívida, o fmi vai-nos emprestar, mas, irá-nos cobrar até ao último centimo.

abr
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por tractortp »

defrag, como já disseram ascima, nesta casa ( forum ) está a informação toda e em vários sitios.

eu tenho um star van de 1999 ( motor toyota ) e ando sem kit, sempre soube que a responsabilidade é minha e só minha e que o fórum aconselha o uso sempre de kit.

mas já tenho feito uns 70.000 kms com ovd sem qualquer problema, com ovd a 15-25% no inverno e 40-50% no verão, mas como está escrito no fórum, a bomba é toyota e a par das bosch, são as melhores ( mais resistentes ).
Sócio nº 37

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
dfrag
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 23, 2007 4:16 pm

Re: Toyota Corolla Starvan 1.9d - A minha experiência (terri

Mensagem por dfrag »

bom dia, sim realmente, não estou a culpar ninguém, admiro pessoas que tenham novas ideias.

quanto ao seu carro, obviamente que tem uma bomba mais própria para o efeito. estas coisas acontecem mesmo só usando gasóleo puro, claro que ao inventar se tem sempre mais hipóteses de se ter algum problema. no meu caso, estou convencido que o problema da bomba foi agravado pelo oleo vegetal, quero com isto dizer que não posso afirmar com certeza que foi apenas por ter usado oleo vegetal, mas é certo que agravou. quando ainda tinha o depósito a meio com a mistura diesel/oleo vegetal, cerca de 20 litros, a bomba injectora pingava gasóleo por todos os lados, como referi anteriormente, ao usar apenas gasóleo, a bomba quase que não pinga, é só uma ou duas gotas no chão, que acham disto? placebo não é, pois vi perfeitamente o gasóleo a sair com o carro em funcionamento.
será que o óleo estava a esforçar alguma parte da bomba, que já poderia ter uma falha?
p.s. o carro antes de colocar ovd andava a pegar mal de manhã, nos dias frios, fui a uma oficina, trocaram-me umas velas e colocaram-me uma válvula anti-retorno, mas o problema manteve-se até agora. o mecânico diz que é problema aqui da bomba injectora, será que está relacionado? podemos observar a origem da falha aqui? conhecem bem esta bomba lucas? penso ser igual às do peugeut 1.9d e citroen também,

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”