Filtragem do óleo usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Filtragem do óleo usado

Mensagem por hynek »

depois de alguns problemas com o ov mal filtrado, fiz uma melhoria que parece funcionar sem grandes problemas, pelo menos o filtro de café que uso para verificar a qualidade de filtragem, não acusa nada.

quando recolho o óleo, deixo-o alguns dias a repousar, a primeira filtragem é feita quando se despeja o óleo para o depósito seguinte. tenho lá 2 coadores com malha de 0,25 mm. ao despejar o óleo tenho cuidado para despejar só óleo limpo. quando começa aparecer alguma sujidade, que está no fundo, esta vai para um outro bidão e é, oportunarmente, queimada na lareira com recuperador, junto com lenha e papel embebido com as sobras de gordura (o recuperador está ligado ao aquecimento central da casa e da água).

Imagem

depois faço a filtragem de modo seguinte - no tubo de aspiração tenho uma malha, para evitar uma eventual sujidade de maior dimensão. o óleo é aspirado, através de uma bomba (arranjei na sucata, é uma bomba de óleo de motor) com accionamento por um berbequim com velocidade regulável. as rotações tem de ser baixas, a pressão do óleo não deve ultrapassar 3 bar, senão rebenta o filtro.

da bomba o óleo continua para o primeiro filtro. este é um filtro usado na filtragem da água. costumo envolver o cartucho em papel higiénico.
deste filtro o óleo continua para o filtro final, filtro de combustível igual ao do meu carro. aproveitei o suporte que substitui no meu carro por outro, com o elemento de aquecimento, e apliquei-lhe o manómetro para controlar a pressão no sistema.

assim o óleo sai limpinho e nunca mais precisei de mudar o filtro no carro (antes tinha de mudar com alguma frequência).

estes são bidões usados para recolha de óleo.

Imagem

a parte para fazer misturas, com o óleo filtrado, gasóleo, gasolina (os pretos é óleo do motor usado, para ser levado à recolha).

Imagem
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

adrianobrasil
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 11, 2006 7:21 pm
Localização: Brasília, DF. Brasil

Mensagem por adrianobrasil »

olá, como vai?
vc saberia informar quantas micras tem o filtro de combustivel de um carro a diesel (gasoleo)?
Um abraço
Adriano Karlo


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá adriano
os filtros andam entre 1 e 5 microns.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

o de água que uso tem 5 microns, o de combustível terá 1 micron
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

Mensagem por opelcorsa15d »

eu aranjei un de 180m icrrons tipo os de cafe ate fica la aquele tipo ramho do oleo
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”