kit europecon

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

ancco chamás-te à atenção de um assunto, que a mim também me preocupa, que é o facto do depósito de gásoleo ficar dentro do habitáculo ou mesmo no tejadilho, que em caso de acidente é sem dúvida muito perigoso
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.

é exactamente o que nós temos de fazer - utilizar depósitos com dispositivos de segurança. os depósitos que se vendem para este efeito estão provavelmente munidos de tampas, etc.... de segurança. também uma válvula automática de corte do combustível dava jeito.

estes depósitos estão ser instalados dentro do carro, às vezes no lugar do pneu de reserva.

podia-se procurar um lugar fora do carro (por baixo, ao lado do depósito principal, e moldar um depósito à medida, basta 10 litros.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.

é exactamente o que nós temos de fazer - utilizar depósitos com dispositivos de segurança. os depósitos que se vendem para este efeito estão provavelmente munidos de tampas, etc.... de segurança. também uma válvula automática de corte do combustível dava jeito.

estes depósitos estão ser instalados dentro do carro, às vezes no lugar do pneu de reserva.

podia-se procurar um lugar fora do carro (por baixo, ao lado do depósito principal, e moldar um depósito à medida, basta 10 litros.
por acaso já estive a olhar por baixo do meu disco e acho que se quiser essa opção que arranjo sitio, no meio das longarinas do chassis.
no que diz respeito ao gpl, pode ser legal o que fazem, mas para mim falta-lhes uma câmara que envolvesse na totalidade o depósito e que ficasse hermética para o interior da viatura e com aberturas de ventilação e arejamento para o exterior, tal como é obrigatório nas caixas do gás, para a habitação
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tens toda razão, mas provavelmente este sistema tem uns dispositivos de segurança diferentes, que permitem a instalação assim. ainda não ouvi falar de alguma exploção ou envenenamento, ou outro problema relativo a gpl.

mas, por outro lado, estes carros estão proibidos entrar nas garragens fechadas, subterrâneas, etc.... por isso .....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:tens toda razão, mas provavelmente este sistema tem uns dispositivos de segurança diferentes, que permitem a instalação assim. ainda não ouvi falar de alguma exploção ou envenenamento, ou outro problema relativo a gpl.

mas, por outro lado, estes carros estão proibidos entrar nas garragens fechadas, subterrâneas, etc.... por isso .....
não é por acaso, mas já vi um mercedes 190e, com o deposito no sitio da roda suplente, estava completamente hermético para a mala e tinha arejamento, para o exterior do carro entre a chapa e o depósito, assim não digo nada, acho que é seguro
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

sim, assim parece bem, seguro.

infelizmente os carros de hoje estão demasiado compactos. abres um capó do motor e está completamente cheio, olhas por baixo e não há espaço para meter uma chave de fenda.

a solução é instalar o depósito adicional, muito pequeno, na mala. isolar, blindar e arrejar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

tanto a gasolina como o gpl são explosivos, sendo que o gpl é gasoso à temperatura e pressão ambientes. isto não acontece com o ov, ainda que misturado com gasoleo e uma pequena percentagem de gasolina. o cheiro pode ser um problema se não usarmos ov100, mas de resto não vejo problemas de segurança. os carros modernos têm uma valvula que corta o fornecimento de combustivel em caso de embate, isto parece proteção suficiente porque embora não exista perigo de explosão, existe sempre perigo de incendio. no 190d tenho espaço suficiente, quer para moldar um tanque debaixo do banco traseiro, quer para incluir um deposito de 20l na bagageira encostado de lado. resta ainda uma alternativa. os mercedes modernos não trazem pneu sobresselente, também podia dispensar o meu adquirindo um kit de reparação a espuma e ar comprimido e moldar um tanque no espaço que este ocupa actualmente.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

hynek Escreveu:os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.
uma afirmação destas deixa-me mesmo mal disposto. os carros a gpl não utilizam botija (e não butija) coisíssima nenhuma. usam depósitos muito mais seguros que as botijas e que são solidamente fixados ao carro de forma que este até pode capotar que não há problema. em caso de colisão o depósito de gpl que pode ser tórico ou cilíndrico é até mais resistente que a estrutura do carro. enquanto utilizador de gpl tenho-me coibido de fazer comentários a algumas experiências que se fazem por aqui e que só servem para arruinar a mecânica, mas não admito que por ignorância ou intencionalmente se denigra a imagem do gpl.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:
hynek Escreveu:os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.
uma afirmação destas deixa-me mesmo mal disposto. os carros a gpl não utilizam botija (e não butija) coisíssima nenhuma. usam depósitos muito mais seguros que as botijas e que são solidamente fixados ao carro de forma que este até pode capotar que não há problema. em caso de colisão o depósito de gpl que pode ser tórico ou cilíndrico é até mais resistente que a estrutura do carro. enquanto utilizador de gpl tenho-me coibido de fazer comentários a algumas experiências que se fazem por aqui e que só servem para arruinar a mecânica, mas não admito que por ignorância ou intencionalmente se denigra a imagem do gpl.
obrigado pela correcção (não sou português, de vez em quando escapa-me alguma coisinha, há por aqui portugueses de gema que escrevem muitíssimo pior).

eu não dei conta de alguém ter denegrido o gpl, pelo contrário tem se aqui constatado e defendido que é uma instalação completamente segura, do ponto de vista de funcionamento, embora o facto é que os carros a gpl não podem estacionar nas garagens, pelo menos públicas.
Última edição por hynek em sexta nov 10, 2006 10:18 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

peço desculpa e reconheço que é verdade essa dos portugueses escreverem mal. uma sugestão: se usarem o mozzila firefox 2.0 dá para usar o dicionário da priberam (basta instalá-lo) que ele assinala e corrige os erros todos do pessoal, mesmo quando digitamos as mensagens.
reparei que referiu que o sistema é seguro mas o simples facto de falar em botijas é comparar os carros a fogões e esquentadores para a maior parte do pessoal menos avisado. foi só por isso que reagi, ou seja reagi à ideia e não à pessoa, que fique claro.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

não há problema.

ainda outro dia visitei, por curiosidade, uma oficina que instala os sistemas de gpl. tive oportunidade de ver, bem de perto, algumas instalações que estavam a decorrer. o cilindro metálico que serve de depósito, lembrava-me uma botija que também é cilíndrica e metálica. era por isso que usei esse termo. quanto a sistema de segurança, claro que não tem nada de ver.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

e-shop já funciona

http://seealte.europecon.net

ao registar-se terão acesso à mais informação e funcionalidades.

estou a pensar colocar lá mais material que o pessoal daqui anda à procura (tubos de combustível, abraçadeiras, t e l para combustível, vários tipos de termocontactos, conectores, terminais, etc...). agradeço a sugestão daquilo que gostariam lá ver.
Última edição por hynek em sábado nov 11, 2006 1:44 pm, editado 2 vezes no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

o material tem bom aspecto, com acabamento muito profissional
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

viva já com 7 pag. no meu entender devia-se fazer um novo tópico pois já estamos a falar de um sistema de 2 depósitos.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tens toda razão
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

jossef Escreveu:viva já com 7 pag. no meu entender devia-se fazer um novo tópico pois já estamos a falar de um sistema de 2 depósitos.
apesar de não ser muito apologista dos dois depósitos, vou dar o beneficio da duvida
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

pessoal,

quanto aos veículos gpl, o cilindro de gás que utilizam deve ser similar ao que utilizamos no brasil: a espessura da parede é, no mínimo, 3/8", daí a questão de ser muito seguro; não é permitido, aqui, utilizar botijas (ou botijões de gás, como chamamos aqui... )nos veículos, porém creio que a idéia de adaptar um depósito na mala ou abaixo do habitáculo (entre as longarinas do chassis) parece ser a idéia mais segura. ainda estou a procura de um tanque viável para adaptar em minha pick-up, porém não tenho as facilidades que encontram na europa... . lembrem-se que o lugar em que moro é, de certa forma, carente de recursos...

forte abraços a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

viva vou passar a minha resposta para aqui

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1527

para continuar o debate.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”