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os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.
é exactamente o que nós temos de fazer - utilizar depósitos com dispositivos de segurança. os depósitos que se vendem para este efeito estão provavelmente munidos de tampas, etc.... de segurança. também uma válvula automática de corte do combustível dava jeito.
estes depósitos estão ser instalados dentro do carro, às vezes no lugar do pneu de reserva.
podia-se procurar um lugar fora do carro (por baixo, ao lado do depósito principal, e moldar um depósito à medida, basta 10 litros.
é exactamente o que nós temos de fazer - utilizar depósitos com dispositivos de segurança. os depósitos que se vendem para este efeito estão provavelmente munidos de tampas, etc.... de segurança. também uma válvula automática de corte do combustível dava jeito.
estes depósitos estão ser instalados dentro do carro, às vezes no lugar do pneu de reserva.
podia-se procurar um lugar fora do carro (por baixo, ao lado do depósito principal, e moldar um depósito à medida, basta 10 litros.
Um abraço
Hynek
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por acaso já estive a olhar por baixo do meu disco e acho que se quiser essa opção que arranjo sitio, no meio das longarinas do chassis.hynek Escreveu:os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.
é exactamente o que nós temos de fazer - utilizar depósitos com dispositivos de segurança. os depósitos que se vendem para este efeito estão provavelmente munidos de tampas, etc.... de segurança. também uma válvula automática de corte do combustível dava jeito.
estes depósitos estão ser instalados dentro do carro, às vezes no lugar do pneu de reserva.
podia-se procurar um lugar fora do carro (por baixo, ao lado do depósito principal, e moldar um depósito à medida, basta 10 litros.
no que diz respeito ao gpl, pode ser legal o que fazem, mas para mim falta-lhes uma câmara que envolvesse na totalidade o depósito e que ficasse hermética para o interior da viatura e com aberturas de ventilação e arejamento para o exterior, tal como é obrigatório nas caixas do gás, para a habitação
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tens toda razão, mas provavelmente este sistema tem uns dispositivos de segurança diferentes, que permitem a instalação assim. ainda não ouvi falar de alguma exploção ou envenenamento, ou outro problema relativo a gpl.
mas, por outro lado, estes carros estão proibidos entrar nas garragens fechadas, subterrâneas, etc.... por isso .....
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não é por acaso, mas já vi um mercedes 190e, com o deposito no sitio da roda suplente, estava completamente hermético para a mala e tinha arejamento, para o exterior do carro entre a chapa e o depósito, assim não digo nada, acho que é segurohynek Escreveu:tens toda razão, mas provavelmente este sistema tem uns dispositivos de segurança diferentes, que permitem a instalação assim. ainda não ouvi falar de alguma exploção ou envenenamento, ou outro problema relativo a gpl.
mas, por outro lado, estes carros estão proibidos entrar nas garragens fechadas, subterrâneas, etc.... por isso .....
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sim, assim parece bem, seguro.
infelizmente os carros de hoje estão demasiado compactos. abres um capó do motor e está completamente cheio, olhas por baixo e não há espaço para meter uma chave de fenda.
a solução é instalar o depósito adicional, muito pequeno, na mala. isolar, blindar e arrejar.
infelizmente os carros de hoje estão demasiado compactos. abres um capó do motor e está completamente cheio, olhas por baixo e não há espaço para meter uma chave de fenda.
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tanto a gasolina como o gpl são explosivos, sendo que o gpl é gasoso à temperatura e pressão ambientes. isto não acontece com o ov, ainda que misturado com gasoleo e uma pequena percentagem de gasolina. o cheiro pode ser um problema se não usarmos ov100, mas de resto não vejo problemas de segurança. os carros modernos têm uma valvula que corta o fornecimento de combustivel em caso de embate, isto parece proteção suficiente porque embora não exista perigo de explosão, existe sempre perigo de incendio. no 190d tenho espaço suficiente, quer para moldar um tanque debaixo do banco traseiro, quer para incluir um deposito de 20l na bagageira encostado de lado. resta ainda uma alternativa. os mercedes modernos não trazem pneu sobresselente, também podia dispensar o meu adquirindo um kit de reparação a espuma e ar comprimido e moldar um tanque no espaço que este ocupa actualmente.
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uma afirmação destas deixa-me mesmo mal disposto. os carros a gpl não utilizam botija (e não butija) coisíssima nenhuma. usam depósitos muito mais seguros que as botijas e que são solidamente fixados ao carro de forma que este até pode capotar que não há problema. em caso de colisão o depósito de gpl que pode ser tórico ou cilíndrico é até mais resistente que a estrutura do carro. enquanto utilizador de gpl tenho-me coibido de fazer comentários a algumas experiências que se fazem por aqui e que só servem para arruinar a mecânica, mas não admito que por ignorância ou intencionalmente se denigra a imagem do gpl.hynek Escreveu:os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.
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obrigado pela correcção (não sou português, de vez em quando escapa-me alguma coisinha, há por aqui portugueses de gema que escrevem muitíssimo pior).orbis Escreveu:uma afirmação destas deixa-me mesmo mal disposto. os carros a gpl não utilizam botija (e não butija) coisíssima nenhuma. usam depósitos muito mais seguros que as botijas e que são solidamente fixados ao carro de forma que este até pode capotar que não há problema. em caso de colisão o depósito de gpl que pode ser tórico ou cilíndrico é até mais resistente que a estrutura do carro. enquanto utilizador de gpl tenho-me coibido de fazer comentários a algumas experiências que se fazem por aqui e que só servem para arruinar a mecânica, mas não admito que por ignorância ou intencionalmente se denigra a imagem do gpl.hynek Escreveu:os carros gpl tem a butija também dentro do carro, claro que tem dispositivos de segurança, para o caso de acontecer um acidente.
eu não dei conta de alguém ter denegrido o gpl, pelo contrário tem se aqui constatado e defendido que é uma instalação completamente segura, do ponto de vista de funcionamento, embora o facto é que os carros a gpl não podem estacionar nas garagens, pelo menos públicas.
Última edição por hynek em sexta nov 10, 2006 10:18 pm, editado 1 vez no total.
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peço desculpa e reconheço que é verdade essa dos portugueses escreverem mal. uma sugestão: se usarem o mozzila firefox 2.0 dá para usar o dicionário da priberam (basta instalá-lo) que ele assinala e corrige os erros todos do pessoal, mesmo quando digitamos as mensagens.
reparei que referiu que o sistema é seguro mas o simples facto de falar em botijas é comparar os carros a fogões e esquentadores para a maior parte do pessoal menos avisado. foi só por isso que reagi, ou seja reagi à ideia e não à pessoa, que fique claro.
reparei que referiu que o sistema é seguro mas o simples facto de falar em botijas é comparar os carros a fogões e esquentadores para a maior parte do pessoal menos avisado. foi só por isso que reagi, ou seja reagi à ideia e não à pessoa, que fique claro.
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não há problema.
ainda outro dia visitei, por curiosidade, uma oficina que instala os sistemas de gpl. tive oportunidade de ver, bem de perto, algumas instalações que estavam a decorrer. o cilindro metálico que serve de depósito, lembrava-me uma botija que também é cilíndrica e metálica. era por isso que usei esse termo. quanto a sistema de segurança, claro que não tem nada de ver.
ainda outro dia visitei, por curiosidade, uma oficina que instala os sistemas de gpl. tive oportunidade de ver, bem de perto, algumas instalações que estavam a decorrer. o cilindro metálico que serve de depósito, lembrava-me uma botija que também é cilíndrica e metálica. era por isso que usei esse termo. quanto a sistema de segurança, claro que não tem nada de ver.
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e-shop já funciona
http://seealte.europecon.net
ao registar-se terão acesso à mais informação e funcionalidades.
estou a pensar colocar lá mais material que o pessoal daqui anda à procura (tubos de combustível, abraçadeiras, t e l para combustível, vários tipos de termocontactos, conectores, terminais, etc...). agradeço a sugestão daquilo que gostariam lá ver.
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Última edição por hynek em sábado nov 11, 2006 1:44 pm, editado 2 vezes no total.
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pessoal,
quanto aos veículos gpl, o cilindro de gás que utilizam deve ser similar ao que utilizamos no brasil: a espessura da parede é, no mínimo, 3/8", daí a questão de ser muito seguro; não é permitido, aqui, utilizar botijas (ou botijões de gás, como chamamos aqui... )nos veículos, porém creio que a idéia de adaptar um depósito na mala ou abaixo do habitáculo (entre as longarinas do chassis) parece ser a idéia mais segura. ainda estou a procura de um tanque viável para adaptar em minha pick-up, porém não tenho as facilidades que encontram na europa... . lembrem-se que o lugar em que moro é, de certa forma, carente de recursos...
forte abraços a todos por aí
quanto aos veículos gpl, o cilindro de gás que utilizam deve ser similar ao que utilizamos no brasil: a espessura da parede é, no mínimo, 3/8", daí a questão de ser muito seguro; não é permitido, aqui, utilizar botijas (ou botijões de gás, como chamamos aqui... )nos veículos, porém creio que a idéia de adaptar um depósito na mala ou abaixo do habitáculo (entre as longarinas do chassis) parece ser a idéia mais segura. ainda estou a procura de um tanque viável para adaptar em minha pick-up, porém não tenho as facilidades que encontram na europa... . lembrem-se que o lugar em que moro é, de certa forma, carente de recursos...
forte abraços a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
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viva vou passar a minha resposta para aqui
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1527
para continuar o debate.
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para continuar o debate.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"