kit europecon

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola to miguel !!

concordo com a teu trabalho sobre a temperatura das velas de ignicao!

devido ao caudal mássico do fluido que passa pelas velas estas nao atingem a sua temperatura máxima de trabalho.

ab
mtavares

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

e se acontecer que alguém liga chave, sem pôr o motor trabalhar, o combustível não circula. se quiseres pôr um aditivo - gasolina, o perigo aumenta. e se houver uma avaria do termocontacto?

é uma solução potencionalmente perigosa. é completamente desnecessário correr estes riscos.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

é verdade!!!

mais pontos pra colocar nos iiiii , vou ter em atenção as tuas observacoes !


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

foi a minha 1ª experiência e explicada já antes, porque tembém era o meu receio. neste caso quando o combustivel atingiu os 75º a valvula do permutador desligou e esta desliga aos 70º, portanto com apenas uma diferença de 5º.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o assunto nem merece tanta ventania. convenhamos que podem acontecer ambas as situações, e basta a possibilidade de acontecer uma (i.e.) oleo vegetal aquecido a mais de 180º para não ser recomendável um procedimento. a situação é esta: num espaço limitado, envolto em aço ou aluminio, onde o oleo de encontra em pequenas quantidades, e onde pode acontecer, pontualmente que este não circule, é inevitável que a temperatura deste vá subindo incontroladamente, seja qual fôr a temperatura que fôr medida no exterior do involucro. isto pode não ser evidente, e pode até acontecer raramente, mas basta a mera possibilidade (e as probabilidades nem são negligenciáveis) para que um moderador com responsabilidades neste forum, onde tudo é experimental, recomende alguma cautela e reflexão. e o problema não é só o de incêndio, é também o de formação de gomas, bem como o choque termico sobre o eixo da bomba de transferência das bombas de injecção rotativas. basta uma olhada na documentação disponivel para verificar que este risco é uma realidade durante o inverno.
resta acrescentar que me parece que vocês andam a trabalhar demais tirem um fim de semana, venham visitar a costa alentejana

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tó, eu não tenho dúvida que funciona. só receio pela tua integridade física se algo correr mal. é desnecessário brincar com perigo. estas coisas tem de ter uma segurança que até uma pessoa completamente ..... digamos inhábil, consiga usá-las sem correr perigo.

tenta explicar a uma mulher que só sabe onde se mete combustível, que tem de 1.º ligar isto, depois aquilo e ter cuidado ainda com isso .....
podes crer que não acerta.......

a minha andou uns dias a óleo vegetal, sem aquecimento só porque em vez de desligar o gasóleo (fica automaticamente ligado ov) e deixar o aquecimento ligado, desligou o aquecimento também e não se lembrava ligar o gasóleo antes de estacionar o carro.

por isso o sistema tem de ser automático, mais simples possível e completamente seguro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

por outras palavras

ws

woman safe


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

não metam já as mulheres nisto isso é só para mais tarde, para verificar se á falas no sistema pois se houver elas dão logo com eles nas primeiras 10 utilizações
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ja sei ,

utilizar um sintetizador de voz com os seguintes comandos, ( seria possivel escolher a voz da catarina futrado, diogo infante, o voz off fo herman, o prof hermano saraiva, ou ate o ex.mo ex presidente da rep. o kap kirk ou o mr spock, ou ate a voz do bocas. )


"atenção, no proximo minuto , rodar botao laranjar para posicao 2. "
"botao laranja em posicao 2, veículo a oleo vegetal "

ao desligar o carro.

" mantem o botao laranja na posicao 2 , é favor de rodar para posicao 1 e dar 4 aceleradelas "

" ciclo de limpeza concluido , desligar a ignicao "
-----

no fim da primeira viagem diz a maria!

" manuel , que voz estranha é aquela no carro , é da tua amiga !!! ou amigo, nao ouvi nada do que disse , sempre a mandar fazer coisas , rodar nao sei o que !!! laranja, naovi la nenhuma fruta, !!! , ate tive vergonha de contar no cabeleireiro sobre o que se passou no carro, ah e tenho o minha roupa a cheirar a fritos que horror!!!! "


-------------------

tou a ficar maluco

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

bolas, as mulheres que vocês arranjaram


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

agora imaginem a senhora no programa o pior condutor de sempre, a ouvir estas vozes a mandar pitaitos de 30 em 30 segundos
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar Escreveu:bolas, as mulheres que vocês arranjaram
o pá, eu não tenho razões de queixa (deus me livre!!!!)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:
manuelcar Escreveu:bolas, as mulheres que vocês arranjaram
o pá, eu não tenho razões de queixa (deus me livre!!!!)
eu também não mas o que querem nunca fico muito à vontade, é do tipo receio paternal
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

bem, eu queria dizer que não me atrevo estar descontente

hmmmm.....

não deviamos é discutir coisas técnicas sobre ov?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

senhores,

realmente o bom humor voltou à tona, então desta forma não esqueçamos das colocações:
- quanto ao ov ser aquecido com contato direto com as velas ou não, creio que o que o tó afirmou tem validade: o caudal deve cuidar do resfriamento da vela, pois na câmara de combustão este resfriamento não existe, daí as temperaturas chegarem em torno dos 850ºc.
- a afirmação do hynek também tem suas razões, imaginem uma pane no termocontato.... o circuito permaneceria ligado e aqueceria tudo além do esperado, talvez até mais do que os 850ºc, até a queima da vela de incandescência. neste intervalo de tempo há possibilidade de ocorrer incêndio no sistema. porém, caso as velas não estivessem em contato direto com o ov e ocorresse uma pane no termocontato, de nada adiantaria a vela não estar em contato direto: a temperatura aumentaria de qualquer forma, derretendo o alumíno em que estão fixadas e causando um provável incêndio também...
a alternativa seria pensar em um sistema de alerta ou auto-desligamento comandado por outro termocontato, com temperatura de acionamento maior, para evitar danos ao sistema e bi.
nos kits que tenho visto pela internet não há nenhum que reporte um sistema de segurança deste tipo, talvez fosse prudente pensar algo a respeito....
quanto às mulheres, deste lado do atlântico há algumas bem espertinhas, mas a maioria segue vossos dizeres....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:bem, eu queria dizer que não me atrevo estar descontente

hmmmm.....

não deviamos é discutir coisas técnicas sobre ov?
eu não descuto técnica de nada, debato ideias e experimento para ver da sua veracidade, gosto do debate e da experimentação, pois foi assim que o mundo e as técnicas evoluiram e se a evolução foi no sentido errado, é porque houve tabus e hobbys a defender.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

ancco Escreveu:senhores,

realmente o bom humor voltou à tona, então desta forma não esqueçamos das colocações:
- quanto ao ov ser aquecido com contato direto com as velas ou não, creio que o que o tó afirmou tem validade: o caudal deve cuidar do resfriamento da vela, pois na câmara de combustão este resfriamento não existe, daí as temperaturas chegarem em torno dos 850ºc.
- a afirmação do hynek também tem suas razões, imaginem uma pane no termocontato.... o circuito permaneceria ligado e aqueceria tudo além do esperado, talvez até mais do que os 850ºc, até a queima da vela de incandescência. neste intervalo de tempo há possibilidade de ocorrer incêndio no sistema. porém, caso as velas não estivessem em contato direto com o ov e ocorresse uma pane no termocontato, de nada adiantaria a vela não estar em contato direto: a temperatura aumentaria de qualquer forma, derretendo o alumíno em que estão fixadas e causando um provável incêndio também...
a alternativa seria pensar em um sistema de alerta ou auto-desligamento comandado por outro termocontato, com temperatura de acionamento maior, para evitar danos ao sistema e bi.
nos kits que tenho visto pela internet não há nenhum que reporte um sistema de segurança deste tipo, talvez fosse prudente pensar algo a respeito....
quanto às mulheres, deste lado do atlântico há algumas bem espertinhas, mas a maioria segue vossos dizeres....
é bastante pertinente e já tinha pensado nisto e já estou a pensar colocar mais uma valvula a controlar a temperatura do combustivel entre o permutador e a bomba injectora.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

talvez o truque seja aumentar a capacidade para aumentar a capacidade de absorção de energia e ganhar assim tempo. reparem que o problema só se põe quando o oleo não circula. a questão fundamental é uma elevada temperatura numa superficie pequena, portanto a solução deve estar em usar uma superfície de permeio num material que funda a temperaturas elevadas (nada de aluminios).
imaginem uma coisa assim, enfiada pelo eixo do filtro de combustivel, de baixo para cima, ou no parafuso do mesmo, de cima para baixo:
bolas, não consigo carregar a imagem.... eu volto mais logo.

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

creio que a questão não é a falta de caudal, pois quando ocorrer a paralização do fluxo, há um termocontato em contato com o ov nas peças que são comercializadas pelo ebay, até no sistema europecon; desta forma, as velas estariam ligadas até atingirem a temperatura do termocontato, quando o fluxo de ov atinge esta temperatura, o termocontato interrompe a energia para as velas. a adição de um termocontato próximo ao que controla o sistema seria meramente questão de segurança contra altas temperaturas.
quanto a utilizar alumínio, peço informar-me se o sistema europecon ou aquele do ebay são blocos de alumínio usinados, pelas fotos deles pareceu-me serem de alumínio, a menos que seja somente uma cobertura para revestir outro material. peço comentarem, não tenho certeza do que foi exposto pois ainda não montei meu kit, estou em fase final de usinagem de peças e aquisição de tanque de combustível suplementar.

forte abraços a todos.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”