Kit de 1 ou 2 depósitos - esquemas, componentes, material

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Kit de 1 ou 2 depósitos - esquemas, componentes, material

Mensagem por hynek »

olá pessoal,

este tópico deve servir para esclarecer o que é realmente necessário para que se faça uma adaptação segura, funcional e mais económica possível. há muitas opiniões. vamos tentar chegar a um consenso, vamos ensaiar, experimetar e relatar.

a minha contribuição para o desenvolvimento do ov em portugal concretiza-se, entre outro, no site específico com esquemas, componentes e material necessário:

http://seealte.europecon.net

ao registar-se terão acesso à mais informação e funcionalidades.

estou a pensar colocar lá mais material que o pessoal daqui anda à procura (tubos de combustível, abraçadeiras, t e l para combustível, vários tipos de termocontactos, conectores, terminais, etc...). agradeço a sugestão daquilo que gostariam lá ver ou o que faz-vos falta.

vou continuar traduzir, corrigir e actualizar.

agradeço que me relatem gralhas, tradução ou terminologia errada ou esquisita, coisas estranhas, etc.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

essa ideia em tempos também tive o problema é mesmo o preço dos depósitos usados, quanto mais novos.
a ideia era por um deposito de gás no porta malas mas adaptado para óleo , pois é mais seguro ter o óleo no porta malas do q o gasóleo.
também já me lembrei foi dos depósitos das motas de água ou mesmo dos pequenos barcos a motor.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

já viste o espaço existente na traseira do disco entre o tubo do depósito e o parachoques traseiro, feito á medida dá para 20litros
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu já dei conta disso, dá para fazer um depósito mais pequeno ao lado. talvez dava para fazer a entrada de abastecimento ao lado da principal, com tampa e chave.

quero mandar vir o depósito de 12 l da europecon para ver se o consigo enfiar lá.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:eu já dei conta disso, dá para fazer um depósito mais pequeno ao lado. talvez dava para fazer a entrada de abastecimento ao lado da principal, com tampa e chave.

quero mandar vir o depósito de 12 l da europecon para ver se o consigo enfiar lá.
sabes estou a pensar fazer uma caixa de cartão à medida, para ver o espaço e depois medir a capacidade
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

isto tem tudo um inconveniente q nos estamos a esquecer é q estamos neste pais á beira-mar implantado e temos uma coisa q dá por o nome de centro de inspecção por isso o q tenho mais em mente é;
1º um deposito na mala do carro o mais discreto possível (temos q ter em atenção q se torna menos perigoso ter o ov dentro de um deposito na mala do carro do q ter gasóleo)
2º fazer todo o circuito o mais discreto possível
3º dentro do compartimento do motor tentar fazer uma tampa para tapar tudo (tal como todos os carros novos trazem

nota: no caso de se ter um veiculo 4x4 existe sempre a legalidade de ter 2 depósitos com a desculpa de se fazer passeios tt em marrocos
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

os depósitos desde que não estejam dentro do habitáculo não acredito que ponham problemas
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

espreitem aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 2765#12765

primeiro kit elsbett montado em portugal.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

já se começa a ver a luz ao fundo do tunel, assim só nos falta saber se realmente os resultados são reais
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

do elsbett não há nada a dizer. tenho aqui um amigo alemão que montou um aqui hà 15 anos atrás... a não ser que custam bastante e que o carro só funciona realmente bem a ov100 após os primeiros 20/30 kilometros.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

manuelcar Escreveu:do elsbett não há nada a dizer. tenho aqui um amigo alemão que montou um aqui hà 15 anos atrás... a não ser que custam bastante e que o carro só funciona realmente bem a ov100 após os primeiros 20/30 kilometros.
então parece que não funciona e se tivermos em conta que a maioria das pessoas os trajectos diarios que fazem é dentro dessas médias, ´quer dizer que quando o sistema está em pleno o carro pára
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu ouvi algumas opiniões sobre elsbett, que afirmam que há, na alemanha, alternativas muito mais económicas, quanto a origem do fornecedor, e até de mais qualidade, que funcionam também muito bem ou até melhor que os kits da elsbett.

dizem que a elsbett serve-se do nome, que o fundador conquistou graças ao invenção do motor elsbett (e foi à falência causada por lobby's do petróleo).

também dizem, que os filhos deste senhor mantém este negócio graças ao nome e que já não tem nada de ver com as invenções do pai deles.

mas por outro lado penso que, se não for suficientemente bom, já estava na falência. e se alguém está disposto pagar o dobro ou triplo do preço da concorrência, é porque sente-se mais seguro e é uma questão da opinião pessoal.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:eu ouvi algumas opiniões sobre elsbett, que afirmam que há, na alemanha, alternativas muito mais económicas, quanto a origem do fornecedor, e até de mais qualidade, que funcionam também muito bem ou até melhor que os kits da elsbett.

dizem que a elsbett serve-se do nome, que o fundador conquistou graças ao invenção do motor elsbett (e foi à falência causada por lobby's do petróleo).

também dizem, que os filhos deste senhor mantém este negócio graças ao nome e que já não tem nada de ver com as invenções do pai deles.

mas por outro lado penso que, se não for suficientemente bom, já estava na falência. e se alguém está disposto pagar o dobro ou triplo do preço da concorrência, é porque sente-se mais seguro e é uma questão da opinião pessoal.
esta comparação que vou fazer não tem nada a haver mas lá porque o benfica é o clube com mais sócios no mundo não quer dizer que seja o melhor (eu até sou do benfica ).
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tó miguel,

realmente se não funcionar bem dentro de 2 a 5 minutos, não serve para maioria de pesoas. solução para isso é sistema de 2 depósitos com comutação automática para ov quando estiverem reunidas condições para tal.

vou ver se desenho um sitema destes. já ando pensar nisso há algum tempo e acho que encontrei solução.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

então vê lá, que parece que arranjamos espaço nos lr, para esse dito cujo a mais
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

quanto ao 2.º depósito, realmente os que estão no e-shop tem uma grande inconveniência - côr vermelha aberrante. enquanto não estiver completamente legalizado, é melhor usar um que se pareça com vasilhame normal. sempre se pode dizer que é para levar ao outro carro que ficou sem combustível... e fica muito mais barato.

basta um depósito destes de 10 l para carros pequenos e de 20 para maiores, tipo nosso lr.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, mas os problemas que se põem no elsbett põem-se em todos os outros. se vai queimar gasoleo antes dos 20 km, mais vale, em trajectos curtos, misturares um pouco mais no oleo. resolvem-se os problemas todos, e talvez ainda poupes dinheiro.
qunato à localização do tanque auxiliar, estou em crer que dentro do veículo, ventilado para o exterior, e usado para ov, será uma boa solução. beneficiando da temperatura interior do habitáculo podem-se resolver alguns problemas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

para isso seria uma boa solução - uma válvula proporcional. podia se fazer mistura que for necessária e até podia progressivamente aumentar a percentagem do ov conforme o aquecimento.

vou pensar no assunto.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

consultei esta questão com europecon. usam um sistema comandado por microprocessor que mistura ov e gasóleo na proporção desejada (controla tempo de abertura da válvula em conformidade com as necessidades do sistema). usa-se para sistemas common-rail e fica caro.

para nós há uma solução mais económica e completamente óbvia.
o sistema de 2 depósitos é, de facto, o sistema de 1 depósito mais desenvolvido. nada nos impede ter no depósito do gasóleo uma mistura com ov adequada à temperatura da época.

enquanto o sistema não aquecer suficientemente, funciona como o de 1 depósito, com mistura, se houver condições, o sistema passa automaticamente para ov (i.e. para sistema de 2 depósitos).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

genial, pois!
no dia-a-dia, não faz diferença em relação a aquilo que temos. nas viagens grandes, vá de queimar ov100. infelizmene o truque do deposito de 10 litros deixa de se aplicar, mas vale a pena.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”