atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por manuelcar »

um estudo recente, feito por um membro da comunidade inglesa a que me dei ao trabalho de traduzir parte:
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

aqui fica um esquema que se deve aplicar na maioria dos motores
Imagem


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

para os mais afortunados
Imagem

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

nao ah necesidade de haver um anti-retorno ?

nao se corre o rico da coisa desferar ou ganhar ar ?


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

anti-retorno? queres dizer inverter-se o fluxo? não. a bomba envia o retorno a uma certa pressão para um circuito que não tem pressão ou tem pressão negativa. entrada de ar sim, pode suceder no caso de tubagens ou ligações defeituosas. mas num motor com ovd isso não é aceitável pelo que essas situações devem ser obrigatoriamente reparadas. no caso de o motor parar por falta de combustível é necessário proceder à purga tradicional. mas isso é simples de fazer na maioria dos casos. qualquer pequeno inconveniente é superado pelas vantagens. o combustível no tanque vai-se agitando durante a marcha do veículo e vai acumulando moléculas de oxigénio, é apenas uma questão de tempo até a oxidação se tornar suficientemente importante para se formarem vestígios de polimerização na bóia do indicador de nível. esse é o primeiro sinal. quando o ponteiro começar a evitar em responder isso indica problemas em breve. outro sinal é o cheiro a tinta que vem do depósito. precisamos de estar atentos a isso e evitar o agravamento do problema enviando óleo quente pelo circuito de retorno. de qualquer forma se alguém notar esses sintomas deve postar aqui rapidamente pois existe um procedimento a seguir para resolver esses problemas.

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

ja agora o retorno devera ser sempre ligado atraz da bomba manual que os carros tem para encher o circuito em caso de falha de combustivel...

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

devias tambem por ja o procedimento do caso de cheiro a tinta... embora eu axo que isso so aparcera em muitos anos de uso... por exemplo os kits da diesel veg sao com retorno.... e eles vedem e andam...

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

tive a tentar fazer o realinhamento do retorno de volta para o circuito... mas a coisa nao correu muito bem...

passos que segui:


1. um t antes do filtro do gasoleo (eh bomba manual/filtro) e do retorno se sai da bomba aus injectores vi ligar a esse t.

2º depois de tudo no sitio tirei o novo tubo que vai da bomba au novo t tapei o t do lado do tubo que vai para o retorno da bomba. dei a bomba ate encher todo o circuito.... e com jeitinho e cuidado voltei a por o tubo...


ate aqui tudo bem o carro trabalha tudo na boa... embora nao precebece o porque de ter o relanti um pouco mais acima que o normal...

mas la estabilizava e ficava bom...


o problema veio depois... assim ke parava o carro quando o queria por a trabalhar era mentira... tinha que ir dar a bomba novamente...

agora resta saber o porque disto... alguem me explica ?


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá madinfo
a tua descrição não é muito clara mas parece-me que tens algures um problema de vedação. o ar entra no circuito e desferra a bomba. não percebi também como procedeste para retirar o ar. não basta dar á bomba, é necessário abrir uma união no filtro para retirar o ar. eventualmente podes até ter que folgar um pouco a união dos tubos dos injectores e tudo. o que fizeste com o tubo de retorno que vai para o depósito?

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

eu purguei bem o ar... aatravez do filtro... o tubo do retorno fexei...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu, quando andei a experimentar realimentar o retorno, instalei um outro t na saída da bomba e virei-o para cima. liguei lá um tubo transparente, fechado em cima e esticado para cima. este apanhava ar e, de vez em quando, purgava-se ar por aqui.

agora já tenho instalada uma válvula automática de purga do ar, por isso qualquer problema com purga deixou de existir.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

eu não instalei nada e nunca tive problemas. mas tb acho que um tubo no topo para recolher o ar é um bom principio.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

só uma pergunta. isto tudo é válido para ovd, para biodizel pode ser misturado sem inconveniente? é que teem-se referido a oleo vegetal e eu fiquei na duvida. agradeço desde já qualquer esclarecimento.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o bd não precisa de qualquer adaptação.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

bom podemos sempre investir num pekeno radiador para poder arrefecer o oleo/gasoleo/etc antes de o enviar para o deposito... ja vi uns a venda... 50 dollars...


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

de inicio também pensei nisso mas as temperaturas mais frias que atingimos neste nosso cantinho plantado á beira mar não justificam muito.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

50 dólares por um radiador e 5 por um tê.
não vejo a vantagem. para quem queima óleo vegetal é realmente vantajoso fazer a adaptação. é simples e económica.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por jscavalh »

olá, gostaria de ler esse artigo mas não sei o que se passa não consigo aceder com o link, entretanto seria possivel partilhares esse esquema? ando interessado em alterar o meu terrano i e gostaria de recolher toda a informação relativa a problemas, um abraço jc
manuelcar Escreveu:um estudo recente, feito por um membro da comunidade inglesa a que me dei ao trabalho de traduzir parte:
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, o linque caducou. vê lá aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

obrigado companheiro, contudo devo frisar o seguinte: fisica-quimica apesar de não ser uma das minhas disciplinas mais fracas foi apenas um meio para conseguir um fim, isto é: estudei porque tinha de estudar, na minha vida profissional só uso uma parte especifica, e do que li para mim retive apenas os conselhos, acerca dos mesmos alguém me pode dizer onde encontrar estes anti-oxidantes ou neutralizadores metálicos? e que quantidades exactas se deve utilizar? quantos ás questões relativas ao retorno ainda estou muito verde, tenho de aprofundar mais essa questão........... obrigado mais uma vez
manuelcar Escreveu:pois, o linque caducou. vê lá aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”