atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

rpl Escreveu: boas desculpe lá mais uma vez mas tenho mais 2 dúvida, o retorno é necessário alterar no caso do kit 2t?
e se o depósito for de "fibra" (acho que lhes chamam isso por ser de pvc) tb ocorre a polimerização manhosa?
também....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

receio que estejam a ser vitimas de auto-sugestão. o gasoleo tb cheira a tinta, e a gasolina tb. mas o cheiro que procuramos não é de nenhum desses.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Adaptações

Mensagem por Eletrico »

ola boas
sou novo por aqui e tenho ainda algumas duvidas.
ja por aqui vi varios esquemas para a ligação da bi .corrijam-me por favor se tiver errado ,deve-se juntar o tubo da admiçâo com o do retorno montar um anti-retorno e a seguir um purgador de ar (fiquei com a ideia que este não poderia conter cobre) tudo isto antes do filtro,certo?
alem disso penço que o meu carro tem um pre-aquecedor no filtro do gasolio que deve estar desligado pois as tempraturas por cá não são tão baixas ao ponto de ser necessario.estou a pençar ligar.ainda com respeito ao tubo da admiçâo e do retorno quando juntos se voltar a andar so a gasolio tem algum inconveniente? não percebo nada desta area dai a ignorancia.


grato pela atenção
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Adaptações

Mensagem por hynek »

eletrico Escreveu:ola boas
sou novo por aqui e tenho ainda algumas duvidas.
ja por aqui vi varios esquemas para a ligação da bi .corrijam-me por favor se tiver errado ,deve-se juntar o tubo da admiçâo com o do retorno montar um anti-retorno e a seguir um purgador de ar (fiquei com a ideia que este não poderia conter cobre) tudo isto antes do filtro,certo?
alem disso penço que o meu carro tem um pre-aquecedor no filtro do gasolio que deve estar desligado pois as tempraturas por cá não são tão baixas ao ponto de ser necessario.estou a pençar ligar.ainda com respeito ao tubo da admiçâo e do retorno quando juntos se voltar a andar so a gasolio tem algum inconveniente? não percebo nada desta area dai a ignorancia.


grato pela atenção
basta juntar o tubo da admissão com o do retorno (por um t) e arranjar maneira de controlar o aparecimento do ar para poder purgar manualmente.
nem cobre nem ligas de cobre (latão).
a potência do aquecimento do filtro anda por volta de 200 w, isso é insuficiente para andar com elevadas percentagens do ov, mas já ajuda alguma coisa. recomendo ligá-lo permanentemente, através de um relé de 30 a, que liga sempre que a chave da ignição ficar ligada (convém mais um interruptor no interior do carro para desactivá-lo completamente). tens de fazer essa ligação sem incluir o termocontacto existente no filtro.
quando precisares andar só a gasóleo, estas alterações não tem problema, convém desligar o aquecimento do filtro.

cuidado, precisas de saber primeiro até que ponto o teu carro é bom para ov.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

boas
obrigada hynek pela ajuda
com respeito as alterações esta percibido em principio não e dificil

com respeito ao carro segundo o fry pode ser um destes

corsa/nova-1,5 d turbo/1988-93/15dt (t4ec1)/4cyl./1488ccm/49kw/66,64ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

corsa/nova-1,5d/1988-93/15d (4ec1)/4cyl./1488ccm/37kw/50,32ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

e sem alterações qualquer deles pode usar 25%-35% inverno/verão de ov+2% de gasolina.

no entanto não tenho a certesa qual e que e pois os dados que tenho e so o que vem no livrete "corsa a delvan 1.5 d de 88 "não sei se e suficiente para determinar qual e.

se pocivel dava para saber qual o maximo de o.v. a utilisar depois destas alterações.

desde ja obrigado
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eletrico Escreveu:boas
obrigada hynek pela ajuda
com respeito as alterações esta percibido em principio não e dificil

com respeito ao carro segundo o fry pode ser um destes

corsa/nova-1,5 d turbo/1988-93/15dt (t4ec1)/4cyl./1488ccm/49kw/66,64ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

corsa/nova-1,5d/1988-93/15d (4ec1)/4cyl./1488ccm/37kw/50,32ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

e sem alterações qualquer deles pode usar 25%-35% inverno/verão de ov+2% de gasolina.

no entanto não tenho a certesa qual e que e pois os dados que tenho e so o que vem no livrete "corsa a delvan 1.5 d de 88 "não sei se e suficiente para determinar qual e.

se pocivel dava para saber qual o maximo de o.v. a utilisar depois destas alterações.

desde ja obrigado
qualquer destes modelos é bom para ov.

esta alteração melhora as condições de uso do ov mas não permite, com segurança, maiores percentagens.

podes subir as percentagens para 30%-40%, talvez até para 35%-50% inverno/verão, mas tens de estar atento às dificuldades de arranque, contaminação do óleo do motor, perda de potência, aumento do consumo, aumento do fumo. se se verificar qualquer destes indícios, tomar medidas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

obrigada hynek
vou tentar faser as alterações e depois dou noticias
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

205Forever
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quinta set 20, 2007 1:21 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

retorno

Mensagem por 205Forever »

boas. ah entao era isso, nao tuinha reparado neste topico, por isso tive problemas. nao sabia que tinha de ligar o retorno antes do filtro, ja agora o tubo k sobra do retorno e para ligar ao da admissao? fiquei na duvida.
peugeot 205 1.8 d bi bosch
OVD=Ecologico,Económico,Inovador


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

podes ligar os dois tubos para fazer a admissão pelos dois. a vantagem é que a bi faz menos esforço para chupar o combustível nas manhãs frias de inverno. eu utilizei-o para fazer a admissão do 2º tanque.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

205Forever
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quinta set 20, 2007 1:21 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

injectores vertem

Mensagem por 205Forever »

tornei a ligar o retorno. agora liguei o retorno antes do filtro. começo a reparar que vou ter o mesmo problema. o carro abafa com excesso de gasol, e nos tubinhos de retorno dos injectores pelo menos dos utimos 2 começa a verter fora. sera a bi potente demais para os injectores?

bi bosch 171-2 523 o parecido.
OVD=Ecologico,Económico,Inovador


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

o carro abafa com excesso de gasol, e nos tubinhos de retorno dos injectores pelo menos dos utimos 2 começa a verter fora. sera a bi potente demais para os injectores ?....

"colesterol".."colesterol" meu caro...

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

205Forever
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quinta set 20, 2007 1:21 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

colesterol????

Mensagem por 205Forever »

[***************] Escreveu:vivam ...

"colesterol".."colesterol" meu caro...
o que significa isso?

eu depois fui dar uma volta meter gasoleo, e o carro deixou de fazer isso.
sera que a bi tinha se de habituar ao novo sistema, ou sera so ao relentim que isso me acontece. pus 2 abraçadeiras de fibela a apertar o o tubo de retorno entre 3 e 4 injector.

é os injectores estragados é isso que significa?
OVD=Ecologico,Económico,Inovador

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: colesterol????

Mensagem por Eletrico »

205forever Escreveu:
[***************] Escreveu:vivam ...

"colesterol".."colesterol" meu caro...
o que significa isso?

eu depois fui dar uma volta meter gasoleo, e o carro deixou de fazer isso.
sera que a bi tinha se de habituar ao novo sistema, ou sera so ao relentim que isso me acontece. pus 2 abraçadeiras de fibela a apertar o o tubo de retorno entre 3 e 4 injector.

é os injectores estragados é isso que significa?

ola

as abraçadeiras de fivela dão pouco aperto alem de que com o calor não devem durar muito.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

205Forever
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quinta set 20, 2007 1:21 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: colesterol????

Mensagem por 205Forever »

205forever Escreveu:
[***************] Escreveu:vivam ...

"colesterol".."colesterol" meu caro...
o que significa isso?


é os injectores estragados é isso que significa?
OVD=Ecologico,Económico,Inovador

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: injectores vertem

Mensagem por hynek »

205forever Escreveu:tornei a ligar o retorno. agora liguei o retorno antes do filtro. começo a reparar que vou ter o mesmo problema. o carro abafa com excesso de gasol, e nos tubinhos de retorno dos injectores pelo menos dos utimos 2 começa a verter fora. sera a bi potente demais para os injectores?

bi bosch 171-2 523 o parecido.
o 205forever pediu-me para passar por aqui para lhe ajudar.

ao analisar a alteração feita por ele, detectei algumas insuficiências:
- um tubo de água para o retorno
- fugas nos tubos de retorno, junto dos injectores
- um t em latão
- ausência de alternativa para fazer purga (o retorno da bi estava ligado directamente para o t na admissão para o filtro de combustível)

por isso fizemos seguintes alterações:
- fugas nos tubos de retorno, junto dos injectores - os tubos estavam um bocado alargados (com tempo....) e não vedavam - cortou-se 1 cm e o tubo já encaixou bem apertado
- substituiu-se o t em latão pelo t próprio para combustível
- substituiu-se o tubo de água para o retorno por tubo próprio para combustível
- o circuito passou ser este: retorno da bi, forquilha (y) - 1º ramo para o t antes da admissão para o filtro de combustível - 2º ramo em tubo transparente dobrado num ponto, para não deixar passar nada (virado para cima) para acumular ar e para fazer purgas (este ligado ao tubo que retorna ao depósito)

o ar no tubo transparente tem de ser vigiado e quando acumular mais ar, tem de ser feita purga. isso pode ser feito com o motor a trabalhar - abre-se a passagem do tubo transparente e aperta-se (fecha-se) o tubo que vai para a admissão do filtro. assim todo o retorno vai para depósito. deixar passar até ficar livre de ar.

chamo atenção para o facto de esta alteração não permitir percentagens mais elevadas do ov (continuar com as recomendadas sem adaptação), embora com o motor quente a temperatura do combustível deve rondar uns 45 a 50 ºc. há benefícios seguintes:
- o motor trabalha melhor, há melhor combustão
- o combustível aquecido não retorna ao depósito (só em caso de purga)

gastou-se aqui, em material, 10 €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

comecei recentemente a utilizar ov a uma percentagem de 10%. a partir de que percentagem devo fazer a realimentação do retorno? ou como ainda não é ov directo, não é neceçário realimentar o retorno?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:comecei recentemente a utilizar ov a uma percentagem de 10%. a partir de que percentagem devo fazer a realimentação do retorno? ou como ainda não é ov directo, não é neceçário realimentar o retorno?
eu penso que a partir de ov30 já é aconselhável fazer a realimentação
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

já vi aqui que varios utilizadores, quando fizeram a realimentação do retorno, ligaram a realimentação imediatamente antes do filtro e o tubo de retorno que sobrou que vai até ao deposito, juntaram-no com o tubo de alimentação, um pouco mais atrás. eu coloco a seguinte questão: o tubo de retorno, no depósito está ligado na parte inferior ou na parte superior? é que se está ligado na parte superior para simplesmente descarregar o retorno de combustivel, e se o colocamos também a fazer alimentação junto com o outro, o mais certo é este introduzir ar no circuito...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:já vi aqui que varios utilizadores, quando fizeram a realimentação do retorno, ligaram a realimentação imediatamente antes do filtro e o tubo de retorno que sobrou que vai até ao deposito, juntaram-no com o tubo de alimentação, um pouco mais atrás. eu coloco a seguinte questão: o tubo de retorno, no depósito está ligado na parte inferior ou na parte superior? é que se está ligado na parte superior para simplesmente descarregar o retorno de combustivel, e se o colocamos também a fazer alimentação junto com o outro, o mais certo é este introduzir ar no circuito...
não tenho conhecimento de alguém ter aconselhado juntar os tubos, por razões que descreves. aproveitar o tubo e ligá-lo a outro depósito, isso sim.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

eu vi aqui isso nuns esquemas, vou ver se vejo novamente e depois digo onde foi. mas também me recordo de ter lido isso de um utilizador que por fim até dizia "agora em lugar de um tubo de alimentação tenho dois"...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”