atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

está no inicio deste capitulo um desses esquemas, ou melhor, na pagina 1 http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... sc&start=0
Última edição por Flamingo em domingo out 21, 2007 11:30 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

ou melhor na pagina 1
Última edição por Flamingo em domingo out 21, 2007 11:31 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ok, mas manuelcar é um entendido no assunto que não cometeria o erro de ligar outro tubo na admissão sem verificar se não mete ar. mas ainda bem que chamaste atenção, agora fica claro.

quando queres adicionar alguma coisa, não precisas de criar novo poste, basta editar o existente.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
sem querer estar a desfazer posso dizer no caso do meu carro os 2 tubos ligados funcionam bem já a algum tempo que anda assim mesmo para testar comportamento e nunca deu problemas ,porem o tubo que era do retorno esta num plano mais elevado que o da admissão.a duvida que aqui esta exposta também passou por mim.e também me baseei nos comselhos do "manualcar" para fazer isto.

vejam aqui

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... sc&start=0

um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

205Forever
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quinta set 20, 2007 1:21 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

realimentacao

Mensagem por 205Forever »

oi.
sim, esta nos esquemas no inicio deste topico. mas penso que isso dependa dos carros
OVD=Ecologico,Económico,Inovador

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

obrigado a todos pelos esclarecimentos. sobre a navegação aqui no forum, perdoem, eu ainda sou um novato no assunto, mas vou aprendendo. sobre as ligações metálicas como "ts" e outros já li aqui que latão e cobre não são aconselhaveis, no entanto se for latão cromado ou niquelado, ou lá como isso se chama, já poderá ser utilizado? ou com o tempo o cromado salta fora?...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:obrigado a todos pelos esclarecimentos. sobre a navegação aqui no forum, perdoem, eu ainda sou um novato no assunto, mas vou aprendendo. sobre as ligações metálicas como "ts" e outros já li aqui que latão e cobre não são aconselhaveis, no entanto se for latão cromado ou niquelado, ou lá como isso se chama, já poderá ser utilizado? ou com o tempo o cromado salta fora?...
ola

com respeito ao cromado dos latões tenho a dizer por experiência própria
que não vai melhorar nada alias pode ate piorar pois o cromado solta-se e depois fica em algum lado ....

a experiência que tenho com respeito aos latões foi ate mesmo com agua por incrível que possa parecer a agua com o tempo faz desaparecer o cobre e deixa o material poroso não aguentando a pressão e tornando-o facilmente quebradiço , (problema com ph) como tal a mim não me foi difícil aceitar tal conselho

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

em paginas anteriores a esta estava aqui em discussão a utilização de uma valvula para purgar do ar na realimentação do retorno, que era utilizada no aquecimento central das casas. esse assunto foi trazido aqui pelo manuelcar e pelo hynek e está na pagina 2 deste capitulo, portanto aqui atraz... essa valvula já foi testada? já há alguém com ela instalada no motor? em caso positivo qual o resultado? gostaria de saber em que ponto isso ficou. eu hoje estive numa loja de material para canalizações onde foi adquirir filtros de 1 micron para a minha "refinaria" e estive com uma valvula dessas na mão, só que era em latão. mas fiquei-me só pelo conhecimento e visualização da dita valvula porque não sei a eficiencia dela, e, também não sei se virei a precisar!... gostaria que alguém me falasse qual a deliberação da possivel utilização dessa valvula... comecei agora a 20% e aos 30 quero fazer a realimentação do retorno, por isso posso vir a precisar dessa peça e queria estar prevenido de informações a esse respeito ...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola "flamingo"
com respeito a vavula que falas tenho instaladas algumas no sistema de aquecimento aqui em casa e nesse sentido posso disser que são funcionais.
como e agua tratada com aditivo para circuito de refrigeração ate aguentam bastante .pena e que não exista noutro material senão latão.com respeito ao retorno no caso do meu corsa juntei os dois tubos a admição e o retorno porem neste ultimo fiz com que ficasse mais alto,assim a bi puxa o combustível e o ar volta ao tanque.se queres perceber como la cheguei ve aqui como foi evoluindo o sistema:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=4130

espero conseguir ajudar,um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

valvula para purgar do ar na realimentação do retorno,
o latão não é nada conveniente para esta aplicação. depois devo dizer ainda que tenho tido más experiencias com materiais não explicitamente compativeis com o ov (particularmente borrachas).
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tanto quanto sei, a europecon testou válvulas destas de vários fabricantes. a válvula com melhores resultados no teste está ser comercializada por eles. o corpo desta válvula não é de latão, acho que é alumínio. mesmo assim não é completamente ideal, as ligações para os tubos são em latão.
esta válvula já está montada, cá em portugal, em 5 carros.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

boas. trago aqui umas perguntas sobre este capitulo que dejejava esclarecer.
a minha passat tem o retorno a passar pelo filtro, e depois dai é que vai para o depósito. ao fazer a realimentação do retorno posso faze-lo diretamente ai no filtro atravéz de uma pequena modificação, ou tenho mesmo que o fazer no tubo de alimentação atravéz de um "t" antes do filtro?
o hidronil ou o pvc, (material usado em canalizações de água em casa) suporta as condições de funcionamento do ov?
ao meditar sobre a nessecidade de purgar o ar na realimentação do retorno, veio-me a ideia umas coisas que julgo interessantes mesmo não sendo a descoberta da roda, mas para isso preciso esclarecer-me do seguinte:
a valvula de purga do ar, o seu objetivo é não deixar sair combustivel, deixar sair o ar e não deixar entrar mais nenhum, certo?
é que eu tive umas ideias mas para as desenvolver melhor preciso de certezas, de pontos sólidos...
já vi aqui indicações de como se mete fotos mas perdi isso, alguém me coloca aqui o link onde onde está essa explicação? é que eu queria mostrar a minha "refinaria" que está quase pronta...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:boas. trago aqui umas perguntas sobre este capitulo que dejejava esclarecer.
a minha passat tem o retorno a passar pelo filtro, e depois dai é que vai para o depósito. ao fazer a realimentação do retorno posso faze-lo diretamente ai no filtro atravéz de uma pequena modificação, ou tenho mesmo que o fazer no tubo de alimentação atravéz de um "t" antes do filtro?
o hidronil ou o pvc, (material usado em canalizações de água em casa) suporta as condições de funcionamento do ov?
ao meditar sobre a nessecidade de purgar o ar na realimentação do retorno, veio-me a ideia umas coisas que julgo interessantes mesmo não sendo a descoberta da roda, mas para isso preciso esclarecer-me do seguinte:
a valvula de purga do ar, o seu objetivo é não deixar sair combustivel, deixar sair o ar e não deixar entrar mais nenhum, certo?
é que eu tive umas ideias mas para as desenvolver melhor preciso de certezas, de pontos sólidos...
já vi aqui indicações de como se mete fotos mas perdi isso, alguém me coloca aqui o link onde onde está essa explicação? é que eu queria mostrar a minha "refinaria" que está quase pronta...
- se consegues fazer alteração no próprio filtro sem causar algum problema, tudo bem
- as tuas considerações sobre as condições de purga estão correctas
- a secção do "suporte técnico" tem respostas a este tipo de perguntas:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=222
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

sobre a realimentação do retorno e agora observando a foto...
Imagem
...segundo o que me foi informado, a peça de cor amarela que se vê é uma valvula antiretorno ou coisa parecida... como se pode ver na imagem o retorno passa pelo filtro. pensei em fazer o seguinte, desligar o tubo que segue do filtro para o depósito e a descarga do retorno ficar ali mesmo no filtro. terei algum problema se fizer a realimentação por lá? evitava "t`s" e braçadeiras e talvez também o problema do ar no retorno, talvez... se alguém tiver testemunho de algo identico agradecia comentário...


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o meu 190d tem uma configuração idêntica, mas trata-se de um circuito alimentado por uma bomba de transferência mecânica e isso faz toda a diferença quando se pretende alterar um circuito. não sei exactamente qual é o teu caso.
no meu funciona assim:
1º a bt está localizada a um nível inferior ao do depósito, sendo alimentada por gravidade;
2º a partir daí todo o circuito está sobre pressão positiva.
3º a bt provoca a passagem do combustivel pelo filtro e para a bi;
4º o excesso de combustivel retorna do filtro ao tanque através de uma ligação como a tua;
5º o que retorna da bomba e dos injectores vai desembocar nessa peça, sendo que também retorna, juntamente com quaisquer bolhas de ar, até ao tanque.
a adaptação que eu fiz foi eliminar o retorno ao tanque e ligar esta peça a um ponto antes da bt. entre a bt e o filtro intercalei um permutador e um pedaço de mangueira transparente colocada verticalmente para recolher quaisquer bolhas de ar.
estou em crer que um pedaço de porcelana, ou de barro cozido, permite a saída do ar, uma vez que o circuito está sobre pressão e o óleo não atravessa o barro. a membrana de um filtro de osmose inversa tb deve fazer o mesmo efeito, mas não sei onde se arranja nem qual o custo.
em principio, qualquer material que dê um bom difusor de ar num aquário pode servir se as bolhas forem realmente pequeninas. sei que existem em madeira, pedra-pomes e cerâmica.
esqueci-me de dizer que o meu filtro não tem peça nenhuma como o teu, apenas ligações normais.
Porreiro, pá!


Esteva
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 01, 2006 12:45 pm
Localização: Silves/Algarve

Mensagem por Esteva »

flamingo!
o pepe tem um ibiza gt tdi, que me parece ter um sistema igual ao teu.
ele já fez algumas alterações ao retorno.
tenta ver aqui http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... c&start=20
pode ser que possas tirar alguma ideia.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

obrigado pela ajuda. eu fui ler tudo aquilo que o pepe fez, fiquei a saber que ele tem de facto um filtro igual ao meu e eu já vi o mesmo tipo de filtro também no golf de um colega. só que na mensagem onde ele explicou a transformação que fez, as ligações e os "ts", confesso que não entendi nada. fiquei até demasiado confuso, mas não ha-de ser nada intransponivel. de realçar no entanto a ideia do manuelcar da cerâmica para permitir a passagem do ar e impedir a passagem do combustivel... pode ser uma excelente ideia!...
sobre a purga do ar eu tive umas ideias no sentido da criação e aplicação de uma valvula para o efeito, só que é um bocado artesanal. eu como trabalho na industria de moldes com freze e torno, safava-me, mas infelizmente nem para todos se dá o mesmo. mas escrevo aqui a ideia, sujeito-a a discussão e talvez que até resulte se posta em prática.
então é assim:
no tubo do retorno, antes de este ligar na alimentação, coloca-se um t mas em material de canalizações de água. coloca-se um pequeno pedaço de tubo roscado neste, (8 cm, +/-) por forma que o pedaço de tubo fique na vertical virado para cima, ou seja, t invertido (tubo de meia polgada ou 3/4). no topo do tubo aplica-se uma tampa propria de tapar tubos com rosca e a roscar por fora. até aqui, o material todo em hidronil. nessa tampa faz-se um furo para aparafusar uma valvula de camara de ar de bicicleta, em posição invertida, mas de esfera!!! (nada de valvula tipo a dos carros e das motos, nem valvulas de camisa, tem que ser como descrito)
essa valvula vai permitir a saida do ar, mas não a entrada, a esfera pela ação da gravidade fecha...

Imagem

uma valvula parecida a esta mas de esfera, esta é de camisa.
dentro do tubo e justo (apertado) nas suas paredes, coloca-se uma peça plastica ou em nylon com aproximadamente 10 mm de espessura tipo uma bolacha, e com um furo ao centro onde se rosca uma pipeta que se usa para os coelhos beberem mas também esta roscada em posição invertida como se mostra aqui na foto.

Imagem

por baixo desta coloca-se uma boia que oscile com o combustivel e dentro do tubo, e é até agora esta a minha dificuldade, arranjar a boia que aguente a temperatura, caiba dentro do tubo e não seja latão nem cobre...
ora se o combustivel sobe, a boia sobe e empurra o perno (que se vê na foto no lado inferior) para cima tapando a saida do combustivel, se o combustivel baixa, essa boia desce e deixa de tapar esse furo que por ação da gravidade e da deslocação dos materiais se abre, ficando assim espaço aberto para o ar circular apenas para o exterior, que é apenas esse o sentido em que a valvula da bicicleta o deixa passar...
é uma ideia, que pode ser trabalhada e aproveitada. se dará resultado ou não, não sei, só expermentando. o material da pipeta dos coelhos beberem é aço inox.
Última edição por Flamingo em quinta out 25, 2007 11:19 pm, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:a ideia do manuelcar da cerâmica para permitir a passagem do ar e impedir a passagem do combustivel... pode ser uma excelente ideia!...
ola
existe um equipamento muito usado em pneumática que talvez posa cumprir o objectivo no entanto não pode haver pressão no circuito por se existir também passa óleo

ora vejam la se não e isto que procuram

Imagem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

só que se neste também passa oleo, por isso embora sem certeza, penso que não serve. eu estava a reeditar a minha mensagem anterior, volta a ler e se achares proveitosa talvez se consiga tirar de lá alguma coisa. todos juntos aproveitando um pouco daqui e dali certamente conseguiremos algo que resulte em todos os sentidos e resolva esse problema... um abraço.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

no vosso caso, como no da maioria dos motores equipados com bombas rotativas, não existe pressão no circuito, pelo contrário. a bomba de injecção faz todo o esforço de movimentar o combustivel desde o tanque até à bomba e de volta. nesta configuração só existe pressão à saída da bomba no circuito de retorno. mas a realidade é que quem não tem dois tanques não necessita de se preocupar demasiado com o ar no circuito, desde que as mangueiras e as ligações estejam bem feitas. quase todos os motores têm alguma secção de tubo transparente para verificar a presença de bolhas de ar, e uma bomba em condições com tubos em bons estado e bem ajustados não apresenta problemas de ar no circuito. nesse caso basta que esteja previsto um esquema de purga eventual aquando a mudança de filtro ou quando se observe o transito de bolhas na tal secção transparente.
a adaptação é fácil de realizar e fácil de manter desde que o nivel de combustivel no tanque não desça demasiado.
se pensarem em instalar um segundo tanque, então aí já vale a pena porque aumentam os factores de risco.
no caso da configuração minima (1tanque e retorno ao filtro) recomendo que instalem um entroncamento no tubo de retorno, por forma a que possam abrir e sangrar por aí o ar. no tubo de admissão antes do filtro instalam uma pêra de borracha como a dos tanques dos motores fora de bordo (convenientemente abraçada para não trepidar).
assim, quando quiserem sangrar ligam a ignição para armar a bi, abrem o tubo e dão à bomba até o combustivel sair limpo.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”