Como eu filtro O.V.U.

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Sag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am

Mensagem por Sag »

podes, desde q o ovu seja filtrado e lavado.

essas percentagens, sao meros lubrificadores, msm assim aconcelha-se 2% da quantidade de oleo que metes 10%*2%=0.2% o que n é msm quase nd no teu caso, apenas como percausao no caso de polimerização(mais por causa de criar o goma na boia e pode deixar de funcionar)

mas se não usares nada, não deves ter riscos, com essas percentagens
OV30 + Petro70 para já...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:amigos,

tive a ler mais um pouco e continuo com muitas dúvidas....

pelo que vi no tópico das bombas injectoras, com um kit de combustível posso ir até aos 80%, mesmo com um bi lucas......

se for assim ganho novo ânimo.....

talvez valha a pena investir no kit. só não sei se aquelas percentagens são para oleo novo ou usado...

a mim interessava-me o óleo usado na medida em que tenho com fartura.... e dar-lhe-ia o tratamento que recomendam aqui no fórum...

mesmo assim insisto... nesta pergunta.

posso colocar ovd novo até 10% ou ovu até 5%, sem adicionar qualquer outro aditivo nem mesmo a % de gasolina, e sem qualquer prejuizo para o motor... não posso?


agradeço toda a ajuda
eu acho que estas percentagens podes adicionar sem problema....

eu tenho uma lucas na h1, utilizo ovu30 no verão e ovu20 no inverno, aprox. 1% da gasolina 95, há um ano. mas o carro anda pouco, só fez 3.000 km este ano (o outro anda a ovu95, por isso faz todo o serviço e fez 40.000 km este ano).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Mensagem por Camaleo »

mas anda a ovu95 com uma bomba bosch?

com ou sem kit?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:mas anda a ovu95 com uma bomba bosch?

com ou sem kit?
claro que com kit, não sou um assassino de carros.....

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1858
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Mensagem por Camaleo »

peço desculpa se a minha pergunta foi ridícula...........

vou lhe pedir ajuda por mp

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:peço desculpa se a minha pergunta foi ridícula...........

vou lhe pedir ajuda por mp
não há problema, não foi ridículo. estamos tentar, neste fórum, entreajudar-nos, ajudar aos outros, aos novatos para usar o ov com segurança. estamos sempre a dizer..... cuidado, não exagerar com ov.....
estão aqui tabelas indicativas para saber a compatibilidade das bi's, percentagens do ov consideradas seguras e adaptação necessária correspondente....

por isso não me vejo pregar água e beber vinho.....

esteja à vontade, estamos aqui para ajudar no que podemos....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

boas pessoal,recentemente deram-me cerca de 80 lts de ovu,ando a filtra-lo com uns filtros que comprei numa loja de tintas.a medida é de 125 micros,julgo não ser o mais indicado mas não consegui melhor.onde poderei comprar uns filtros mais indicados?obrigado pela atenção.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

depende do sistema que tens para o filtrar. se são filtros utilizados normalmente na filtragem de água, encontras numa loja de canalizações, mas penso que não seja o caso. tenta mais em baixo nos classificados. se o sistema é artesanal ou por gravitação, uma perna de umas calças de ganga sem estarem rotas servem. cozes ou mandas cozer de um lado para fazer um saco, penduras com firmeza, enches de ov e deixas correr...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:depende do sistema que tens para o filtrar. se são filtros utilizados normalmente na filtragem de água, encontras numa loja de canalizações, mas penso que não seja o caso. tenta mais em baixo nos classificados. se o sistema é artesanal ou por gravitação, uma perna de umas calças de ganga sem estarem rotas servem. cozes ou mandas cozer de um lado para fazer um saco, penduras com firmeza, enches de ov e deixas correr...
concordo, uma calça de ganga é preferível a este filtro de 125 micron. para ter certeza que a filtragem é bem feita, usa os sacos anunciados aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... c&start=20
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Mensagem por Camaleo »

estive a ver os sacos de filtragem anunciados, e segundo eles filtram até 2 micron....

a questão é

ficará mais bem filtrado com os sacos do que com aqueles esquemas com a bomba e os filtros de agua?

os sacos custam 35€, mas pelo que parece são laváveis. o site aconselha a colocar o saco de 5 micron dentro do de 2 micron....

isso já perfaz pelo menos 2 sacos, ou seja 70€......

o que acham disto?

valerá a pena...

ainda não tenho nada para filtrar o óleo usado e tenho de me decidir por um método....

aguardo opiniões


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

eu fiz uma préfiltragem com um filtro de tinta de automóveis de 125 microns e agora ando a pensar filtrar com os tais sacos que vocês me aconcelharam,e julgo que já seja suficiente.obrigado pela ajuda com os sacos.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:estive a ver os sacos de filtragem anunciados, e segundo eles filtram até 2 micron....

a questão é

ficará mais bem filtrado com os sacos do que com aqueles esquemas com a bomba e os filtros de agua?

os sacos custam 35€, mas pelo que parece são laváveis. o site aconselha a colocar o saco de 5 micron dentro do de 2 micron....

isso já perfaz pelo menos 2 sacos, ou seja 70€......

o que acham disto?

valerá a pena...

ainda não tenho nada para filtrar o óleo usado e tenho de me decidir por um método....

aguardo opiniões
em vez do saco de 5 micron podes usar uma calça de ganga. o saco de 1 micron terá de ser lavado, provavelmente, com mais frequência, mas para quantidades não muito elevadas deve servir bem.

agora para ultrapassar a limitação do volume do saco:
acho que funcionará muito bem arranjar um recipiente de maior volume que pode ser fechado hermeticamente, com uma saída no fundo, com torneira e uma mangueira. esta mangueira fica alimentar o saco. ie. o nível de saída da mangueira vai determinar o nível do ov no saco (que está, por sua vez, dentro de outro recipiente, onde fica o ov filtrado). se o nível do ov baixar, entra ar (pela mangueira) no recipiente fechado hermeticamente e sai um volume necessário para tapar a entrada do ar no tubo.

para entender melhor o funcionamento, experimentem com uma garrafa. enchem-na com água, virem com o orifício para baixo e mergulhem num recipiente com água - a água só sai quando é permitida entrada do ar para garrafa.

cuidado com recipientes plásticos, são elásticos e pode não funcionar tão bem.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

camaleo Escreveu:estive a ver os sacos de filtragem anunciados, e segundo eles filtram até 2 micron....
a questão é
ficará mais bem filtrado com os sacos do que com aqueles esquemas com a bomba e os filtros de agua?
os sacos custam 35€, mas pelo que parece são laváveis. o site aconselha a colocar o saco de 5 micron dentro do de 2 micron....
isso já perfaz pelo menos 2 sacos, ou seja 70€......
o que acham disto?
valerá a pena...
ainda não tenho nada para filtrar o óleo usado e tenho de me decidir por um método....
aguardo opiniões
em minha opinião, se prevês ter pouco ov ou se prevês fazer pouca utilização do mesmo não vale a pena estar a investir muito. mas se tens previsões de fazer cada vês mais uso de ov usado, então mais vale fazer outro tipo de investimento, mais prático e mais rápido. explora o próximo link, lá tens pelo menos uma ideia...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... c&start=60

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

filtragem sem pressão é pra perder paciencia.


megabolide
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jun 01, 2008 9:38 am
Localização: S. Francisco, Alcochete, Portugal

Re: Como eu filtro O.V.U.

Mensagem por megabolide »

bom há mais de um ano que ninguem acrescenta nada a estas conversas, mas já que se fala da caital do porco e eu sou da vizinhança, tambem como quero iniciar-me ao consumo de ovu e não sei bem como trata-lo da melhor forma, então tenho todo o interesse em trocar ideias com pessoal experimentado cá da zona. se alguem tiver interesse em dar-me uma ajudita, diga qualquer coisita.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Como eu filtro O.V.U.

Mensagem por Luciano Kaefer »

banha de porco não pode ser usado como ovd. somente como biodiesel e respeitado às temperaturas. quanto mais frio, mais diluido em gasóleo. no verão, b100 sem problemas, embora, por precaução, no verão eu use b80.
tópicos abertos sobre bio de banha de porco na seção experiencias e protocolos do biodiesel, lhe esclarecerão dúvidas.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Como eu filtro O.V.U.

Mensagem por Munky Boy »

boas pessoal amigo.

muito bem,
ta clarinho o oleo, quem me dera k o meu fikasse tao clarinho mas como tenho quatro fontes de oleo, todas restaurantes, o produto final fica um pouco mais escuro, mas é filtrado com 50 microns, lavado e depois filtrado a 5 microns, e posto numa barrica de 100 litros a secar.

fikem bem....


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

ajs

Mensagem por AJS »

olá pessoal, pretendia se possivel se alguem me sabe informar aonde eu posso adquirir os filtros 1,5,10 micron, (para filtrar ovu) de peferencia para colocar nos vasos para filtrar água, é que a maioria das lojas não sabe dar essa informação ,é que queria começar a montar a minha gerigonça filtrante, tambem pretendia saber qual o melhor material para construir um deposito para ovu para colocar dentro do carro no lugar da roda subselente, será aluminio, inox ou cobre?

cumprimentos e abraços

ajs.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Como eu filtro O.V.U.

Mensagem por Flamingo »

nos hiper de bricolage encontras filtros a partir de 5 micron, já de 1 micron só em casas especializadas em canalizações. não sei de onde és, se fores da região de leiria encontras na "macolis", podes pesquisar com o google que encontras essa casa.
sobre depósitos para a cava da roda há aqui no forum quem te arranje disso, procura nos classificados, ou então pesquisa "biocar" ou "seealte", eles vendem...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”