Aquecimento do combustível

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

boas,há uns tempos postei que tinha colocado um permutador no meu corsa 1.5 td.sinceramente ainda não medi a temperatura do combustível antes da bi,mas certamente que é insuficiente.gostava que me aconselhasem,é o seguinte,o tubo de água quente que passa no permutador e o aquece,eu estava a pensar corta-lo e colocar-lhe um t em cobre em que sai um tubo,talvez mais fino,e dar umas voltas ao filtro do combustível,para o aquecer mais um pouco.e no fim colocar outro t e voltar ao circuito normal.será que vai haver algum problema no aquecimento do motor?abraços
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por hynek »

talvez haja outra solução, mais prática. se puderes, posta aqui alguma foto e explica, que tipo do permutador tens, onde o adquiriste e como tens o circuito ligado. vamos pensar, em conjunto, numa solução melhor possível.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

oi hynek,o permutador foi colocado por um antigo utilizador do fórum.eu julgo que é uma coisa caseira,acho que ele tinha mandado vir um de inglaterra e começou a copiar e instalar em amigos.é uma peça muito simples,um rectangulo com 7cm de comprimento e 3cm de largura com 2 furos o de cima para a água de arrefecimento do motor e o outro para o combustível.amanhã vou tentar tirar umas fotos,mas como já tá isolado vai demorar mais um pouco.obrigado pela atenção,abraço.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Eletrico »

ola
isso não e por acaso parecido com este:
http://www.vecar.de/fctshpcntshowpic.ph ... pg&c=g&cp=
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

oi eléctrico,parecenças só mesmo na cor,o que tenho não tem fios nenhuns é só mesmo a peça com dois furos e mais nada.abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Tó Miguel »

eu já tive uma coisa desssas montada e para ser franco só me deu problemas:

o meu era este será que é igual ao teu:

Imagem

se é o retormo também está mal feito
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

oi tó,estou de serviço e só tenho net no tele.mas parece-me ser igual.deu-te problemas em que aspecto,eu já tenho há uns meses e já com uns poucos milhares de kms e até agora não tenho razão de queixa,e ando com 30/ de ov novo.abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Tó Miguel »

pinto Escreveu:oi tó,estou de serviço e só tenho net no tele.mas parece-me ser igual.deu-te problemas em que aspecto,eu já tenho há uns meses e já com uns poucos milhares de kms e até agora não tenho razão de queixa,e ando com 30/ de ov novo.abraço
1º não sei porquê andava sempre a queimar a parte eléctrica (relés foram 2)
2º o retorno está no sitio errado, assim esforça a bomba.
3º as resistências estavam em contacto com o óleo logo queimava antes de entrar na bomba, deixando residos nos injectores.

nota: para quem faz trajectos de mais de 15 minutos é capaz de não notar diferença pois que aí já trabalha o permutador (água do motor) mas para mim que era só curtas distâncias, andavam sempre a trabalhar as resistências.

mas tudo isto depende de muito factores no meu caso deu mal, agora ando a 30 ou 50% dependendo se faço grandes ou pequenos trajectos e sem nenhuma alteração.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

não deu para ver muito bem o permutador que tens mas pareceu-me igual.mas com as diferenças que o meu não tem nada de reles nem coisa nenhuma eléctrica,imagina um maço de cigarros mas com 2 furos,só.para mim isto é um aquecedor de combustível e não um permutador.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Tó Miguel »

pinto Escreveu:não deu para ver muito bem o permutador que tens mas pareceu-me igual.mas com as diferenças que o meu não tem nada de reles nem coisa nenhuma eléctrica,imagina um maço de cigarros mas com 2 furos,só.para mim isto é um aquecedor de combustível e não um permutador.
então é só permutador, assim não há qualquer mal, só que no arranque não é muito eficiente, pois só funciona, quando a água do motor está quente.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

pelo que tenho visto e lido aqui no forum daquilo que se tem feito e que a malta tem expermentado, tenho a dizer que pela descrição que fazes do dito permutador não deve ser de grande eficácia, logo de muito pouca utilidade...
a julgar pelo tamanho descrito, existe muito pouca area de permuta... a circulação que o combustivel tem numa area de permuta tão pequena de nada lhe serve...
mas só vendo mesmo se pode ajuizar melhor.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por hynek »

receio que é uma coisa completamente inútil e não adianta tentar melhorá-la. se fizeres a realimentação pelo retorno, a própria bi, depois do motor e bi aquecida, consegue permutar algum calor ao combustível e é mais eficiente.

aconselho manter as percentagens do ov como se não tivesses feito adaptação nenhuma. podes não ter tido problemas até agora, mas a médio prazo surgem problemas bem desagradáveis e acaba por não compensar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

boa noite,acho que têm os dois razão,flamingo e hynek,já tenho o aquecedor há uns 5 meses e não tenho notado diferença nenhuma no carro,nada de problemas.mas sou um leitor bastante assíduo do fórum e sei o que têm aconcelhado a outros utilizadores,e cheguei à conclusão que não é suficiente para aquecer o combustível.o rapaz que o colocou aconcelhou-me,verão 80/ov e inverno 50/.desde que o tenho estou com 30/ov.faço 2 viagens de 200 km por semana e normalmente quando chego ao destino vou ver sempre a temperatura do filtro de combustível,com a mão,e não tá sequer morno,imagino na bi.e agora lembrei-me de aquecer o filtro com uma alteração do circuito de água do arrefecimento,e também comprar numa sucateira a parte de cima do filtro de combustível dum renault,para me dar mais um pouco de aquecimento.o que acham?é que outro permutador não posso por.obrigado pela vossa atenção,abraço.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por hynek »

pinto Escreveu:boa noite,acho que têm os dois razão,flamingo e hynek,já tenho o aquecedor há uns 5 meses e não tenho notado diferença nenhuma no carro,nada de problemas.mas sou um leitor bastante assíduo do fórum e sei o que têm aconcelhado a outros utilizadores,e cheguei à conclusão que não é suficiente para aquecer o combustível.o rapaz que o colocou aconcelhou-me,verão 80/ov e inverno 50/.desde que o tenho estou com 30/ov.faço 2 viagens de 200 km por semana e normalmente quando chego ao destino vou ver sempre a temperatura do filtro de combustível,com a mão,e não tá sequer morno,imagino na bi.e agora lembrei-me de aquecer o filtro com uma alteração do circuito de água do arrefecimento,e também comprar numa sucateira a parte de cima do filtro de combustível dum renault,para me dar mais um pouco de aquecimento.o que acham?é que outro permutador não posso por.obrigado pela vossa atenção,abraço.
ov30 é prudente, o opel corsa 1.5 td é muito bom para ov.

entre ov não aquecido e aquecido pelo menos até 60 ºc nota-se uma grande diferença no desempenho do motor. mas para conseguires estas temperaturas, não basta o filtro aquecido. não tenho experiência com o filtro aquecido por água, mas já testei um aquecido via eléctrica (do opel astra). tem potência de 200 w e sempre ligado, durate verão, consegue temperar o combustível mas de longe consegue aquecer o suficiente. o melhor é mesmo o aquecedor eléctrico dedicado, com potência e eficácia suficiente, ou então um permutador. receio que as soluções que mencionaste não serão eficazes. não vale a pena fazer investimentos que não solucionem o problema.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

entre o tal filtro aquecido a água da renault, e aplicar a mangueira com água quente em volta do filtro, eu penso que esta segunda dará melhores resultados mesmo não sendo o idelal. mas podes fazer ambas já que uma não impede a outra,... se queres mesmo avançar com isso e tiveres de optar por uma só, é preferivel a mangueira em volta do filtro.
geralmente a passagem ou transferencia de calor da-se mais na vertical e de forma ascendente.
o aquecimento que o filtro da renault tem, é segundo eu conheço no topo no bloco de aluminio onde este fixa. o combustivel anda na parte inferior desse bloco, estou convencido que esse filtro teria resultados mais positivos em termos de temperatura se fosse possivel trabalhar de forma invertida...
o tubo em volta do filtro mesmo não sendo o ideal, quando bem aplicado pode ser meio permutador, mas se for bem aplicado...
-o tubo não deve ser de diametro muito grande para poder dar mais voltas no filtro e desta forma aumentar a area de contacto.
-deve ser de um material flexivel para que possa ficar um pouco achatado quando enrolado em volta do filtro, mas que esse material aguente a temperatura (silicone)
-ao ir buscar a canalização da água quente ao motor, ir buscala ao lugar onde ela estiver mais quente. (cabeça do motor, água que vai para a chaufage)
-não deve ser muito grosso de perfil para poder fazer boa permuta.
-a água mais quente deve começar na parte mais superior e descer à medida que vai dando as voltas.

na proxima vez que fizer uma das tais viagens a que se refere, ligue a temperatura da chaufage no maximo quente (mas se não quer calor feche a entrada de ar), e quando parar abra o capô e apalpe tambem esses tubos a que me refiro. daí poderá ter uma melhor ideia daquilo que pode conseguir...


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por pinto »

obrigado pela vossa ajuda.apesar de saber que não vai ser suficiente vou optar,por enquanto,por tentar aquecer o filtro com a água de arrefecimento envolvendo um tubo talvez de inox e comprar também o tal bloco da renault.ao menos fico mais confiante,com as percentagens que estou a usar.abraço e mais uma vez obrigado.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por tractortp »

tem-se falado muito nos sistema de aquecimento junto à bi e no filtro, mas, e no caminho do depósito ao filtro ?

será solução por um tubo a dar umas poucas voltas ao escape durante o trajecto ?

cump.
Sócio nº 37

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por hynek »

andei a testar várias soluções e posso dizer que o que estás a propor, não resolve nem ajuda muito. é como ter que chegar do porto à lisboa em 2 horas e optar por ir de bicicleta......

para quem estiver interessado:

posso efectuar, de borla, a medição da temperatura na entrada da bi. basta combinar comigo e deslocar-se a viseu.

talvez a publicação dos resultados ajuda à desmistificar algumas soluções....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

pinto Escreveu:obrigado pela vossa ajuda.apesar de saber que não vai ser suficiente vou optar,por enquanto,por tentar aquecer o filtro com a água de arrefecimento envolvendo um tubo talvez de inox e comprar também o tal bloco da renault.ao menos fico mais confiante,com as percentagens que estou a usar.abraço e mais uma vez obrigado.
se pensares em avançar com isso nem que seja para experiência, evita o metal, seja ele inox ou outro qualquer. ao moldares o tubo pode não ficar completamente encostado no filtro, e mesmo que fique, será uma zona muito pequena de contacto. se encostares um tubo da dimensão que pretendes numa superficie direita, observa a zona de contacto que fica, muito reduzida... alem disso, moldar o tubo, soldaduras, dimensões a cortar... para expermentares, nada melhor que borracha/silicone, records de ligações com escama e umas abraçadeiras...
aproveito para dizer que a seu tempo, não para já, espero trabalhar em algo nesse sentido, aquecer o filtro. mas agora ando de volta dos tubos dos injetores... depois então espero encontrar no mercado um filtro que seja relativamente alto para poder ter uma zona de aquecimento grande e estudar uma forma de mergulhar este num recipiente de água quente vinda do motor. penso ja ter a ideia trabalhada, terá uns melhoramentos mas nada de especial. com esse filtro irei substituir o permutador que fiz, que apesar de estar a ser eficaz, teria que andar com tubagens exageradas pró meu gosto para poder ter o combustivel quente à entrada no filtro, que é conveniente para percentagens mais altas de ov...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por hynek »

o problema da borracha, etc... é que é um mau condutor do calor (permuta mal), logo é ineficiente. para conseguir a mesma eficácia, em comparação com um permutador de 12 placas (2 kw), seria necessário montar, com tubos de borracha, um monstro de tamanho do motor do carro......

flamingo, quanto a eficácia mencionada do teu permutador, como mediste esta eficácia? podes publicar os resultados?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”