Parte Eléctrica e Electronica

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

o site em baixo é muito, mas mesmo muito bom:

http://www.ecircuitcenter.com/
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

isthmus Escreveu:(...)a questão é que não tenho valores de ganhou e/ou correntes! apenas os valores dessas 2 entradas e que a saida irá ser 2x a entrada. ou seja, o ganho será 2? (...)
com dúvidas desse "calibre" acho melhor ires estudar em vez de vires arranjar alguém para te fazer os trabalhos de casa...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por xptosempre »

não tenho tempo de comentar, ja reparei que há erros, digão-me a vossa opinião.

Imagem


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

pois é, há um erro, é "fins" e não "fims"

mas agora a sério. tá com óptimo aspecto, infelizmente os meus parcos conhecimentos em analógico não me permitem fazer grandes comentários .

u3:a/b/d são um amplificador de instrumentação, certo (49.5x?)? nesse caso há aí umas resistências que devem ser de 1% ou melhor.

não conheço os detalhes dos amps de instrumentação, mas se bem me lembro uma das características positivas é a "tolerância" a ruído "common mode". estou a imaginar um cabo um pouco longo a ir do circuito à sonda, portanto, penso que deverá ser pelo menos um par entrançado para apanhar o mesmo ruído em ambos os fios...
o pt100 varia entre 96 e 170 ohms para 20 a 100ºc (em média, pois há-os de vários graus de tolerância). isto quer dizer que o amplificador de instr. vai ter que ser capaz de lidar bem com valores diferenciais de tensão entre 10v / 20k * 96 = 48mv e 10v / 20k * 170 = 85mv, ou seja, uma diferença de 37mv vai ter ser transformada pelo amplif. em algo de útil, que deve ser algo da ordem de alguns volts ... a minha pergunta é, vai? podes explicar o que vai acontecer ao sinal do pt100?
acho que vou re-pescar essa montagem do pt100 em diferencial para o circuito pó eletrico . os pt100 têm sempre os 4 terminais?
depois estava aqui a pensar na tua tensão de referência. falta ali uma resistência a ir pós 12v, não é?

o pt100 não é linear, isso está a ter sido em conta ou não é importante?

também não consigo tecer nenhum comentário de jeito à parte do 555, ele ainda é mais ou menos magia para mim. o 1º 555 não sei se querias fazer um oscilador, mas se querias, o dc não está mal ligado?

o u3:c parece-me que tá a funcionar como inversor... nesse caso, não era melhor eliminá-lo juntamente com o mosfet q1 e o rl2 e usar apenas um relé (rl1) de contactos duplos reversíveis?

falta o fusível e alguma protecção contra picos de tensão.

se o 555 ou algum dos ampops falhar e as gates dos mosfets ficarem no ar, qual é o valor "seguro" para os mesmos? deviam então ter um resistência das gates para esse valor.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

ola
njay perguntavas se "os pt100 têm sempre os 4 terminais?"
embora não possa falar muito sobre eletronica ,com respeito as pt100 conheço um bocadito.
então e assim, as pt100 normalmente e a 2 fios ,a que tenho e assim. o cabo e com malha e compensado.ainda com respeito aos pt100 pode ser com 3 ou 4 fios.a 4 fios não conheço como funciona.mas a 3 numa das pontas e ligado na sonda 2 fios que serve para medir a resistencia do cabo.isto para aumentar a sensibilidade.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

que quer dizer "e compensado"?

xpto, esquece o meu comentário acerca do dc, ele tá bem ligado.

e a tolerância do pt100, que pelo link do eletrico mais atrás, pode ser de 5, 10 ou 20%, como é que o teu circuito acomoda isso?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por xptosempre »

agora não tenho tempo para comentar o circuito mas o erro que já vi é que o valor de 10vref tem de ser puxado com uma resistência para vcc (os 12v), inda não estou a considerar protecções, os relés estão a simular as válvulas pois assim os fets seriam (e ja são) sobre sobre sobre dimensionados, envio um datasheet para perceberem o funcionamento de uma sonda pt100
um abraço
Anexos
5pt100sensoren_e.pdf
Um resumo dos Sensores PT100
(0 Bytes) Transferido 8876 vezes


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

abri o tópico controlo de adição proporcional de ov com um documento de requisitos para o aparelhinho que o eletrico quer. os circuitos eléctricos virão a seguir.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

cá fica o 1º esquema (versão 0.8 ):

Imagem

nota: se não vês a imagem do esquema antes desta nota é porque existe
uma versão actualizada numa mensagem mais adiante neste tópico.


vale talvez a pena eu comentar a parte de interface com o pt-100. a medição vai ser feita em diferencial, essencialmente porque dessa forma eu posso usar um amplificador interno de 20x que o uc (micro controlador) tem. por outro lado, tendo a resistência à massa (r22) ela serve de protecção contra curto-circuitos do fio aos +12v. o mesmo acontece com r19, que protege de curtos à massa. os filtros pi (r17,r18,c9 e r10,r21,c10) servem para dar mais estabilidade ao sinal, remover ruído, e proteger as entradas do uc de contacto com os 12v (o micro tem díodos de protecção internos em cada pino, mas é necessário uma resistência exterior para o mecanismo actuar). o ponto tcal (r15,r16,c8) serve para efectuar a calibração do adc, de modo a manter um erro baixo mesmo com variações de temperatura (esta parte ainda vou ter que experimentar, pode não ser necessário).

os dígitos da temperatura são multiplexados.

de resto, o esquema tem indicados grande parte dos cálculos.

comentários?...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

ola
tive junto com njay uns bons serões perdidos para alinhavar os pressupostos para o equipamento.o njay deu-se ao trabalho de compilar toda a informação que juntamos em termos do que se pretendia que o equipamento fizesse.levamos em linha de conta a disponibilidade e interesse de outros no assunto por deixar aqui disponível o que se apurou.foi solicitado comentários sobre o assunto pois acreditávamos que houve-se genuíno interesse no entanto ainda não aconteceu nada
perderam o interesse foi
estava a pensar criar (terminar) um documento mais elaborado sobre o funcionamento e instalação do automato mas se o nível de interesse se mantiver assim tão alto nem sequer escrevo mais uma linha que seja.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por hynek »

eletrico Escreveu:ola
tive junto com njay uns bons serões perdidos para alinhavar os pressupostos para o equipamento.o njay deu-se ao trabalho de compilar toda a informação que juntamos em termos do que se pretendia que o equipamento fizesse.levamos em linha de conta a disponibilidade e interesse de outros no assunto por deixar aqui disponível o que se apurou.foi solicitado comentários sobre o assunto pois acreditávamos que houve-se genuíno interesse no entanto ainda não aconteceu nada
perderam o interesse foi
estava a pensar criar (terminar) um documento mais elaborado sobre o funcionamento e instalação do automato mas se o nível de interesse se mantiver assim tão alto nem sequer escrevo mais uma linha que seja.
infelizmente a situação actual é essa. falta de tempo, dinheiro, falta de futuro. enquanto as condições básicas de uso legal do ov não estivessem esclarecidas, não haverá motivação para investir, nem tempo nem dinheiro.

o que estão a fazer é um trabalho de nível profissional elevado. poucos aqui têm capacidade para acompanhar o assunto. o resultado poderá aumentar a sofisticação de um kit para patamares mais seguros. no entanto o impacte no investimento será também considerável caso não houvesse aplicação em quantidades necessárias.

talvez será melhor aguardar melhores dias.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

há uma coisa que me incomoda profundamente neste país. é que não há gosto em criar, preferimos vender cá o que compramos lá fora. por isso andamos sempre a reboque do estrangeiro. fazemos dinheiro à custa do nosso próprio povo, e damos dinheiro a ganhar a estrangeiros, ao invés de criarmos riqueza nossa.

se existe um grupo de pessoas com tanto conhecimento "de ponta" em tecnologias que são emergentes e que ainda não estão completamente maduras, não vejo porque é que não se há-de investir (mesmo no sentido pessoal, de tempo, não necessariamente investimentos financeiros feitos por entidades "competentes") no desenvolvimento de produtos nessas áreas. porque não exportar em vez de importar?!...

mas pronto, como eu não pesco nada de ov, se calhar não tenho a melhor visão da coisa.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

ola
a julgar pelo que sei e que tenho visto a incerteza na legalidade do uso de o.v. e grande ,no entanto o ponteiro pode cair para qualquer um dos lados. mas o uso de o.v. não se cinge so ao uso em viaturas.pois pode ser usado em outros tipos de motores de combustão interna fixos os quais tem um enquadramento legal diferente.uma paragem agora por isso pode significar duas coisas ou não se perde tempo porque vai ser proibido ou se e legalizado ficamos para traz.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

eu de certa forma não entendo a vossa preocupação com a legalidade, tendo em conta que muitos de vocês já andam com "kits" e que, pareceu-me, até os vendem.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por hynek »

njay Escreveu:eu de certa forma não entendo a vossa preocupação com a legalidade, tendo em conta que muitos de vocês já andam com "kits" e que, pareceu-me, até os vendem.
a falta de legalidade clara leva-nos a arriscar e, naturalmente, nos preocupa. é preciso começar por algum lado. não podemos esperar que o governo se mexe sozinho.

vender kits, hoje me dia, não significa ganhar dinheiro (só quem vende gato por lebre). o poder de compra é baixo, os kits vendidos são poucos, metade do preço leva o fisco nos impostos. não sobra para poder apostar no futuro e investir. o tempo que se investe é bastante. se não fosse um desafio interessante, não estaria investir nem tempo nem dinheiro.

se o ov for legalizado, surgem novas fontes do ov (das algas, p.ex.), serão aproveitadas terras que estão actualmente abandonadas, haverá mais trabalho, mais emprego. no desenvolvimento, fabrico e montagem dos kits haverá novas oportunidades de emprego (até porque há uma crise no sector de reparação dos automóveis). a legalização do ov poderá criar muita mais-valia à economia. não só por negócio em si como também nos sectores onde pode ser usado. as empresas que adaptam os seus veículos aumentam a sua competitividade...... um dos problemas da competitividade é energia demasiado cara, por culpa dos impostos.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por klinzter »

boas,

penso que se deveria pensar em num medidor de pressão/vácuo entre a saída do filtro como na entrada da bi.

se a pressão/vácuo estiver acima do normal... manda um aviso... vou pensar no assunto...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

klinzter Escreveu:boas,

penso que se deveria pensar em num medidor de pressão/vácuo entre a saída do filtro como na entrada da bi.

se a pressão/vácuo estiver acima do normal... manda um aviso... vou pensar no assunto...
se bem me parece o que querias era um pré aviso da morte do filtro certo?
depois de casa arrombada trancas a porta
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por klinzter »

não, simplesmente é para evitar no que me aconteceu no lés-a-lés

o filtro totalmente entupido... inclusive não passava combustivel...
e foi medido a presão e estava com 7psi
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Pipo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jun 28, 2008 9:37 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Pipo »

ola!
sera que alguem me pode arranjar um esquema de um rele de 6v com 8 pinos??

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

pipo Escreveu:ola!
sera que alguem me pode arranjar um esquema de um rele de 6v com 8 pinos??
ola
ja tens ou ainda vais arranjar?se tens põe ai uma foto para não estar a fazer asneira.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”