Imposto sobre OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por Mário Liberato »

bons dias
amigo eléctrico,eu não disse mais nada porque ainda estou à espera que a alfândega me mande a conta a pagar,porque está quaise tudo de f´erias.um abraço.sócio nº 32


Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por Mário Liberato »

ora então,boas noites ó pessoal.
finalmente ficou hoje pronta e liquidada na alfândega de setubal a famigerada dic.quer isto dizer que já posso fritar os cem litritos de óleo que me restam,legalmente.paguei por eles de isp 28,95 euros.agora faço uma pergunta e a quem souber agradeço a resposta:pagando eu isp sobre o ovu será que agora se o dono de um estabelecimento me der uns litritos de óleo poderá exibir uma cópia da dic se for perguntado pelo destino dado ao residuo que produziu.ficaria assim provado que não o deitou para os esgotos nem o derramou na terra.estou a pensar contactar a própria asae sobre este assunto e sobre a pressão que alguns individuos fazem com o seu nome na ansia de conseguirem que os donos dos restaurantes lhes deêm o óleo.
sócio nº 32

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por orbis »

acho que não. uma coisa é a fiscalidade, outra a legislação ambiental. nem sempre andam em sintonia.


Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por Mário Liberato »

ok orbis,obrigado,mas é mesmo verdade que o óleo tem de ser mesmo entregue e só àqueles individuos?e então se o dono do restaurante quiser utilizar na sua viatura,como eu conheço um,e que está na disposição de me dar metade depois de eu o lavar e filtrar?são tudo dúvidas que parece não haver quem nos dê uma resposta.um abraço.socio 32


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por visitante »

vivam ...
orbis Escreveu:acho que não. uma coisa é a fiscalidade, outra a legislação ambiental. nem sempre andam em sintonia.
o que.. convenhamos ..para o estado é bastante util que assim seja..quanto mais dubias e confusas forem as leis que nos regem melhor se distinguirão os bons dos maus advogados..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por Luciano Kaefer »

mário liberato Escreveu:ok orbis,obrigado,mas é mesmo verdade que o óleo tem de ser mesmo entregue e só àqueles individuos?e então se o dono do restaurante quiser utilizar na sua viatura,como eu conheço um,e que está na disposição de me dar metade depois de eu o lavar e filtrar?são tudo dúvidas que parece não haver quem nos dê uma resposta.um abraço.socio 32
aqui no brasil, do dias das eleições ( obrigatórias ), é proibido vender bebidas alcoólicas. todo mundo cumpre a lei.

se existisse legislação que mandasse o meu restaurante entregar o óleo à recolha, e eu tivesse um veículo movido à diesel, aqui ó

não falo em nome do forum. falo em nome do user luciano kaefer.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por mnunespt »

esta questão colocada pelo mário é muito interessante. afinal se podemos legalizar o consumo de oleo usado numa viatura, o proprietário do restaurante também o poderá fazer para as suas próprias viaturas. será ele obrigado a entregar o oleo para as recolhas? porque? se o oleo é dele...
estes gajos que aqui andam no forum são lixados andam sempre à procura de brechas na lei
muito bem observado sr. mário. mereçe um copo, pago eu.


Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por Mário Liberato »

boas noites
ontem esqueci-me de referir um dado que considero muito importante não só para mim como para todos da nova energia.net.assim que cheguei a casa fui logo colocar os auto-colantes que indicam que ando a fritar.e já houve 2 pessoas que me perguntaram como é,tendo-lhes indicado este forum.abraços para todos.sócio 32

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por RED BARON »

viva amigo mario liberato.
agora que a questão fiscal já está resolvida, resta ainda mais algumas nuances para quem tenha os carros adaptados ao consumo de oleo vegetal.

no caso de ter um kit instalado deverá ser necessário uma homologação para que o veículo passe na inspecção.
além do custo desta operação, será que já está previsto homolgar veículos para usar oleo vegetal, ou chegamos lá a pedir a homologação e eles nem sabem do que estamos a falar?

se for mandado parar e mostrar a dic será que não vão verificar no livrete do veículo qual o combustível que pode ser usado?

abraço.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por visitante »

vivam ...
red baron Escreveu:será que já está previsto homolgar veículos para usar oleo vegetal, ou chegamos lá a pedir a homologação e eles nem sabem do que estamos a falar?

se for mandado parar e mostrar a dic será que não vão verificar no livrete do veículo qual o combustível que pode ser usado?

abraço.
não creio que hajam outras razões para a possivel implementação de obrigatoriedade de homologação de kit senão de ordem burocratica..já que técnicamente a viatura não sofrerá alterações que lhe confiram caracteristicas (de ordem dinamica ou de segurança) distintas das originais..apenas ficará habilitada ao uso de forma segura (para o motor e sistema de injecção) de ov como combustivel..

nas condições actuais em que existe a obrigatoriedade de preenchimento do tal dic talvez seja bastante "simples" efectuar na dgv o apense do ov como combustivel nas caracteristicas descritas no dua (documento unico automovel) mediante a apresentação dos documentos em causa.. o dua e o dic.. já que em ambos consta a matricula da viatura..

coloquei simples entre aspas por serem entidades diferentes..e como o simplex nestes casos pouco mais é que uma ideia tudo é possivel..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por klinzter »

em termos de homologações irá acontecer como acontece nos vidros com películas.

só uma determinada marca, enfim, todos os requisito....
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por RED BARON »

eu também penso assim.
até porque para atestar que o veiculo está dentro dos limites de estragos ao ambiente já existe a inspecção periodica onde são medidos os necessários parâmetros para o determinar.


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por RPL »

[boa noite

caros “fritadores” só um conselho não é por terem ido á alfandega pagar o isp do ovu e ter a tal dic manhosa que estão legais e contentes! antes pelo contrário, sempre estão identificados os consumidores de ov, quando der para o torto é como apanhar sardinha com um arrastão! atenção o uso de ov ou ovu utilizado como combustível não é reconhecido como tal pela dgge logo se não é reconhecido é ilegal usa-lo como combustível e há mais, não se admirem se numa operação stop um agente vos pedir o livrete do carro e perguntar onde é que está escrito que esta viatura pode andar a ov????!!!! e lá se vão os documentos! e continua a haver mais, não se admirem também se na altura do ipo o carro chumbar e ter que fazer uma inspecção especial.
não estou a desmoralizar o pessoal eu também já fiz muitos km a ovud e continuo a fazer muitos mais, já parei em muitas operações stop e já fui duas vezes ao ipo, mas não me considero legal, mas sim um gajo com sorte ate ao dia….
não se esqueçam (users do fórum nova energia) que este fórum não incentiva as pessoas a consumir ovu ilegalmente, mas sim a andar um pouco legal pois é assim que temos que viver nesta m#$% de pais, direccionado apenas para mamar dinheiro aos contribuintes, deixando tudo o resto em aguas de bacalhau, confundindo assim quem quer ser mais amigo do ambiente.

um abraço deste vosso amigo que consome ovud sem medo nem represálias.
até os comemos car
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por mnunespt »

rpl Escreveu:[boa noite

caros “fritadores” só um conselho não é por terem ido á alfandega pagar o isp do ovu e ter a tal dic manhosa que estão legais e contentes! antes pelo contrário, sempre estão identificados os consumidores de ov, quando der para o torto é como apanhar sardinha com um arrastão! atenção o uso de ov ou ovu utilizado como combustível não é reconhecido como tal pela dgge logo se não é reconhecido é ilegal usa-lo como combustível e há mais, não se admirem se numa operação stop um agente vos pedir o livrete do carro e perguntar onde é que está escrito que esta viatura pode andar a ov????!!!! e lá se vão os documentos! e continua a haver mais, não se admirem também se na altura do ipo o carro chumbar e ter que fazer uma inspecção especial.
não estou a desmoralizar o pessoal eu também já fiz muitos km a ovud e continuo a fazer muitos mais, já parei em muitas operações stop e já fui duas vezes ao ipo, mas não me considero legal, mas sim um gajo com sorte ate ao dia….
não se esqueçam (users do fórum nova energia) que este fórum não incentiva as pessoas a consumir ovu ilegalmente, mas sim a andar um pouco legal pois é assim que temos que viver nesta m#$% de pais, direccionado apenas para mamar dinheiro aos contribuintes, deixando tudo o resto em aguas de bacalhau, confundindo assim quem quer ser mais amigo do ambiente.

um abraço deste vosso amigo que consome ovud sem medo nem represálias.
até os comemos car

rpl pareces o profeta da desgraça.
em parte acho que tens razão. neste país as leis são criadas e nem sempre todos os orgãos de autoridade são informados ou têm conhecimento correcto de como agir perante tal lei.
no entanto o estado tem de ser capaz de gerir as suas próprias burocracias. a alfandega é um organismo estadual. logo a dic é um documento de valor oficial. se por ventura outra entidade estadual não reconhecer o documento a culpa não é do cidadão. ainda que seja autoado o cidadão tem direito a recorrer a instancias superiores para ver a sua situação resolvida.
os organismos do estado têm de ser coerentes perante a informação. e se não o forem, não é o cidadão o responsável.
eles que são "maiores" eles que se entendam.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por klinzter »

eu diria antes que, não existem leis conforme a realidade
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por jmal »

o descalabro é tal que no mês passado fui com o corsa à inspecção, e notaram o cheirinho do biodiesel, o inspector disse para ter cuidado com isso, eu perguntei porquê, afinal o biodiesel é legal em portugal e em pequenas percentagens até se vende por cá em bombas de abastecimento e em espanha vende-se com maior percentagens, a resposta foi que nos ipo conhecem 4 tipos de energia para automóveis, gasolina, diesel, gpl e eléctricos.

enfim....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por klinzter »

jmal Escreveu:o descalabro é tal que no mês passado fui com o corsa à inspecção, e notaram o cheirinho do biodiesel, o inspector disse para ter cuidado com isso, eu perguntei porquê, afinal o biodiesel é legal em portugal e em pequenas percentagens até se vende por cá em bombas de abastecimento e em espanha vende-se com maior percentagens, a resposta foi que nos ipo conhecem 4 tipos de energia para automóveis, gasolina, diesel, gpl e eléctricos.

enfim....
pois infelizmente
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por visitante »

vivam ...
jmal Escreveu:o descalabro é tal que no mês passado fui com o corsa à inspecção, e notaram o cheirinho do biodiesel, o inspector disse para ter cuidado com isso, eu perguntei porquê, afinal o biodiesel é legal em portugal e em pequenas percentagens até se vende por cá em bombas de abastecimento e em espanha vende-se com maior percentagens, a resposta foi que nos ipo conhecem 4 tipos de energia para automóveis, gasolina, diesel, gpl e eléctricos.

enfim....
perdeste uma grande oportunidade de questionar o inspector em causa..mas entendo que numa situação de ipo ao nosso meio de transporte nos sintamos algo inibidos..no meu caso não porque ao centro onde vou só levo carro meu uma vez por ano..mas vou lá largas dezenas de vezes por ano com carros de clientes..

há que esclarecer que os centros de inspecção teem as suas competencias de fiscalização restritas ao que concerne com a segurança e dinamica da viatura submetida a inspecção..odores não constam dos items a verificar..só por simpatia e vontade de divulgar os informo do ao que os carros estão preparados (sempre a favor do ambiente e da carteira do usuario) consoante sejam a gasolina ou diesel..

apenas numa ocasião..e por ter esclarecido o inspector (recente no centro) das razões para valores tão diminutos de co e do odor..me vi numa situação menos confortavel prontamente resolvida (favoravelmente) quando exigi a presença do director do centro que corrigiu a postura do seu subordinado "refrescando-o" acerca de quais os items que os centros teem de verificar..de sublinhar que nesse momento o proprio centro estava a ser alvo de uma inspecção por parte de fiscais da dgv..os quais se abstiveram de comentar "oficialmente" já que "off the record" se mostraram positivamente bastante interessados na materia..

abraços
[***************]


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por RPL »

[***************] Escreveu:vivam ...

há que esclarecer que os centros de inspecção teem as suas competencias de fiscalização restritas ao que concerne com a segurança e dinamica da viatura submetida a inspecção..odores não constam dos items a verificar..só por simpatia e vontade de divulgar os informo do ao que os carros estão preparados (sempre a favor do ambiente e da carteira do usuario) consoante sejam a gasolina ou diesel..

braços
[***************]
disse muito bem caro [***************] "gasolina e diesel" e não ovu e biodiesel!!
realmente os únicos combustíveis mencionados para a utilização em motores de combustão interna são apenas 3 gasolina, gpl e gasóleo. e mais uma vez alerto para que tenham cuidado, já que não é por as regras não existirem que andamos legais, é exactamente o oposto se não é regulamentado é ilegal!.
mas não vai ser por isso que vou deixar de usar ovu, enquanto existir óleo usado e os pistões do meu 205 subirem e descrerem estou-me borrifando para a porcaria dos impostos criados em cima do joelho e regras feitas na hora. óleo vegetal usado destinado ao esgoto pode ser usado como combustível alternativo ao diesel (em certas condições) poluindo 5 vezes menos que o diesel e não foi nada inventado ontem, tecnologia do século passado mas só é lembrada para muitos, quando o petróleo fica mais caro e a parte ambiental é deixada para o lado!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Imposto sobre OVD

Mensagem por Mário Liberato »

caros amigos óleosos,bons dias,boas tardes ou boas noites,conforme a hora e o local em que leiam estas palavras que aqui vou postar.
ao princípio,quando comecei a usar o ovu não nego que não tenha sido por motivos económicos,mas com o "andar da carruagem"comecei a achar graça ás caras que as pessoas faziam quando eu lhes dizia que o combustível era óleo de fritar e hoje com a famigerada dic já paga,tenho a pickup decorada com os 2 autocolantes da nova energia .net movido a ov.se hover um agente da autoridade mais meticuloso e que me passe um "cheque"ai eu vou para tribunal e nem que tenha de levar uma seringa com ovu e um copo de água,hei-de demonstrar ao meretissímo juíz que quando se deita o óleo para o esgoto,este não faz o efeito de benzer o olhado,muito pelo contrário.agora era bom que todos nos unísse-mos para criar força a fim de á nossa associação ser reconhecida personalidade juridica e de interesse nacional.para isso precisamos de muitos associados.abraços e boas férias para todos que eu não tenho direito a férias.
mário liberato sócio nº 32

cajados águas de moura

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”