A questao da água na lavagem do OVU

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por Mistura-Fina »

prezados amigos do fórum.

quem saberia por favor informar quanta água é necessaria, em média, p/ lavagem de ovu?

digamos assim, quanta agua preciso para lavar 100 litros de ovu domestico e portanto bem usado e sujo?

os amigos quem sabe ja tiveram a preocupacao de a) contabilizar o consumo ou b) encontrar maneiras
alternativas de poupar os preciosos recursos hídricos p/ este fim especifico?

alguem sabe se existem maneiras de se reaproveitar agua usada em utros fins (agua da lavagem de loucas e pratos filtrada, por ex) para lavar ovu?

muito obrigado pelas informacoes!

uma grande dia a todos.
Faça o bem sem olhar a quem.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por visitante »

vivam ...

mistura-fina..espero que a minha experiencia se junte a outras para resposta a algumas das tuas questões das quais espero resulte um protocolo consensual e de valia para todos..

quem saberia por favor informar quanta água é necessaria, em média, p/ lavagem de ovu?

na primeira fase utilizo..e reutilizo..cerca de 1/3 de agua para o volume de ovu a tratar..ou seja para cada 10 litros de ovu utilizo 3 litros de agua..

na segunda fase utilizo e reutilizo cerca de 1/3 de agua saturada de sal para o volume de ovu a tratar..ou seja para cada 10 litros de ovu utilizo 3 litros de agua saturada de sal..

na terceira fase o mesmo que da segunda..

na quarta fase..após a secagem..adiciono cerca de 5% de gasolina ao ovu tratado..agito..e depois filtro..

está feito..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por Mistura-Fina »

ola fernando,

por favor corrija-me se necessario:

- voce lava o ovu em 3 fases.
- em cada fase voce utiliza 1/3 do volume de ovuj p/ lavagem.


conclusao: a quantidade final de agua do processo de lavagem é igual ao volumen do ovu a ser lavado.

para lavar 100l de ovu gastam-se 100l de agua. confere???

prezados amigos do forum..
nesta proporcao nao seria agua demais tornando o processo desinteressante pela utilizacao excessiva dos recursos hídricos?

existem experiencias com aguas "recicladas" tipo agua decorrente de outras lavagens industriais ou da chuva?

como os srs/sras reaproveitam a agua das lavagens de ovu? vai tudo diretamente ao ralo?


muito obrigado pela suas valiosissimas contribuicoes afim de apurar os melhores metodos em relacao ao ovu.

obrigado!
Faça o bem sem olhar a quem.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por visitante »

vivam ...
mistura-fina Escreveu:ola fernando,

por favor corrija-me se necessario:

- voce lava o ovu em 3 fases.
- em cada fase voce utiliza 1/3 do volume de ovuj p/ lavagem.


conclusao: a quantidade final de agua do processo de lavagem é igual ao volumen do ovu a ser lavado.

para lavar 100l de ovu gastam-se 100l de agua. confere???

obrigado!
confere parcialmente já que como afirmei noutro topico tenho 3 garafões cada um deles dedicado a uma fase da lavagem..pelo que coloquemos a coisa vista desta forma..quando o garrafão da fase 3 perfaz mais ou menos 10 tratamentos substitui o garrafão 2 que por sua vez substitui o 1 e lá vem um garrafão novo com agua saturada de sal para o lugar do 3..contas feitas 100 litros de agua dá-me para tratar cerca de 1.500 litros de ovu..

como o que não falta na oficina é carros com junta de cabeça queimada ou com permutadores corrompidos cujo oleo está contaminado com liquido de refrigeração essa agua e respectivas sujidades e a tal nata que fica pelo meio leva tudo o mesmo destino que o oleo que retiro dos carros..bidon dedicado que será aspirado por uma empresa de tratamento de oleos usados..

abraços
[***************]


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por pinto »

mistura fina a questão da água de lavagem do óvu já me preocupou,mas como não arranjei uma maneira de a contornar,continuei a fazer da mesma maneira.utilizo a água uma vez e depois vai para o esgoto.a quantidade de água em cada lavagem,visto que eu só lavo o óleo uma vez,é muito pouca.uso só 1/4 de água.mas como já falámos por aqui na água do mar,acho que finalmente a preocupação de estar a gastar um bem que se pensava inesgotável acabou.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por k__x »

lavo 3 vezes o oleo com o triplo da agua ...

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: A questao da água na lavagem do OVU

Mensagem por Fendel »

eu utilizo água de poço e não me preocupo com a quantidade, visto que a chuva repõe ela mais limpa.
tampouco me preocupo em descartar minha água com nutrientes, que esparramo no meio da grama.
as minhocas, plantas, peixes, cachorros e galinhas adoram um pouco de sal, de açucar e de gordura...
a sugeira grossa vou juntando num tanque de 1000 litros e utilizo como adubo "orgânico".
moro no centro da cidade, num terreno grande, que faz divisa com um rio...
energias descentralizadas e definitivas.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”