Catalizador

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Catalizador

Mensagem por escalavardo »

gostaria de ver aqui postadas soluções para encontrar um catalizador que separe a água do etanol, para que o grau de pureza do mesmo se aproxime mais dos 99% ou 100%.

talvez alguém que perceba de química consiga arranjar uma solução.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Re: Catalizador

Mensagem por Phobos »

escalavardo Escreveu:gostaria de ver aqui postadas soluções para encontrar um catalizador que separe a água do etanol, para que o grau de pureza do mesmo se aproxime mais dos 99% ou 100%.

talvez alguém que perceba de química consiga arranjar uma solução.
pesquisa este link para algumas perguntas sobre bioetanol (se não perceberes muito bem podes sempre traduzir no google para ficares a perceber melhor):

http://www.esru.strath.ac.uk/eande/web_ ... thanol.htm

eu faço um resumo.
para se separar o etanol da agua de forma a obter-se etano quae puro, o metodo que neste link vem referido é que como o etanol se evapora a cerca de 80ºc e a agua se evapora a 100ºc o que eles aconselham é que aqueças a tua solução de etanol+ agua até mais ou menos 90ºc de forma a que a o teu etanol evapore e que se separe da água. para depois aproveitares o teu etanol tens que pelo o meio de um exaustor ou outra ligação qualquer até um recipiente onde o vais condensar de forma a voltar outra vez ao estado liquido.

e desta forma consegues separar a agua do teu etanol e obtens etanol.

se quiseres saber mais qualquer coisa procura no link que te dei.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas se é assim tão fácil porque é que o etanol que compramos no supermercado nunca passa dos 96% pureza?

e porque é que quando vamos a uma farmácia comprar etanol 100% pagamos os olhos da cara e do c#$??
3º sócio novaenergia


eloco
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 22, 2006 1:29 pm

Mensagem por eloco »

mas o alcool que compramos nos supermercados é muito mais caro que o methanol. por isso acho que não compensa o esforço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

sem dúvida é mais caro que o metanol.. mas o meu carro (honda civic lsi a gasolina) não anda a metanol.

e se consigo fabricar etanol e usá-lo, compensa muito.

aqui em marrocos nem imaginas as quantidades de laranjas e couves que são deitadas fora.. 5kg vendem-se a 1 euro.

o meu problema é fabricar etanol com um grau de pureza perto dos 100%, pois com percentagens elevadas de água, o motor não gosta muito
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

escalavardo Escreveu:mas se é assim tão fácil porque é que o etanol que compramos no supermercado nunca passa dos 96% pureza?

e porque é que quando vamos a uma farmácia comprar etanol 100% pagamos os olhos da cara e do c#$??
de facto tens razão mas estas a esquecer-te de que não é so a água que provoca a descida do valor de pureza.
nos varios processos de obtenção de etanol é obvio que apanha sempre algumas impurezas por exemplo se os recipientes tiverem restos de outros residuos é obvio que apaga empurezas, ou então nas transformações quimicas se puseres demasiada quantidade de um reagente é obvio que ai já desce o valor de pureza e etc.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

escalavardo Escreveu:sem dúvida é mais caro que o metanol.. mas o meu carro (honda civic lsi a gasolina) não anda a metanol.

e se consigo fabricar etanol e usá-lo, compensa muito.

aqui em marrocos nem imaginas as quantidades de laranjas e couves que são deitadas fora.. 5kg vendem-se a 1 euro.

o meu problema é fabricar etanol com um grau de pureza perto dos 100%, pois com percentagens elevadas de água, o motor não gosta muito
se queres começar a produzir etanol para o carro eu aconselho o metodo da fermentação devido a que é o mais barato e é o que tens menor chatice o problema é que o grau de pureza vai baixar um bocadinho.

se quiseres seguir outros metodos basta ir aquele link que te dei, que lá tem varios processos de obtenção de etanol.
se preferirem encontrei tambem este.
http://qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/etanol.html
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a mim explicaram-me na escola que o alcool tem uma molécula terminada em oh, que reage com as moléculas ho (h20) pelo que um elevado grau de pureza é uma meta dificil de atingir e apenas transitória já que se vai ligar à humidade do ar. é esta capacidade de ligação do etanol com a água que é responsavel pela imensa sede que atormenta as nossas ressacas . se queres combustivel presta atenção ao que se passa no brasil que eles são campeões nisto.
o processo de obtenção de etanol é igual ao da obtenção de aguardente mas com controle de temperatura mais preciso para que a agua não se evapore pelo tubo do alambique.

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

manuelcar Escreveu:a mim explicaram-me na escola que o alcool tem uma molécula terminada em oh, que reage com as moléculas ho (h20) pelo que um elevado grau de pureza é uma meta dificil de atingir e apenas transitória já que se vai ligar à humidade do ar. é esta capacidade de ligação do etanol com a água que é responsavel pela imensa sede que atormenta as nossas ressacas . se queres combustivel presta atenção ao que se passa no brasil que eles são campeões nisto.
o processo de obtenção de etanol é igual ao da obtenção de aguardente mas com controle de temperatura mais preciso para que a agua não se evapore pelo tubo do alambique.

isto é exactamente o que quero dizer.
etanol é quase impossivel achar no estado mais puro de 100% ou 99% e 98%.
ainda mais os productores de etanol não sairiam a ganhar se tentassem vender assim o seu producto porque gastavam muito dinheiro na sua purificação.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||

Avatar do Utilizador

adrianobrasil
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 11, 2006 7:21 pm
Localização: Brasília, DF. Brasil

Mensagem por adrianobrasil »

pessoal,
realmente o brasil é campeão em produção de etanol (álcool combustível). aparentemente é um processo muito simples, porém deve ser cercado por cuidados preciosos, que se não forem adotados, não se consegue produzir.
aqui no brasil para o etanol poder ser utilizado como combustível, basta que ele tenha uma graduação a partir de 85º gl (guy lussac), porém o que está a venda nos postos é de 96º gl.
neste link existem e-books à venda sobre o assunto.
http://lista.mercadolivre.com.br/fa%c3%a7a-alcool

quanto à purificação do etanol existem algumas maneiras de se fazer, porém não são tão simples. estou fazendo alguns experimentos e depois posto os resultados. minha intensão é produzir meu etanol, depois purificá-lo e após, utilizá-lo para produzir meu biodiesel.
Um abraço
Adriano Karlo

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

adrianobrasil Escreveu:pessoal,
realmente o brasil é campeão em produção de etanol (álcool combustível). aparentemente é um processo muito simples, porém deve ser cercado por cuidados preciosos, que se não forem adotados, não se consegue produzir.
aqui no brasil para o etanol poder ser utilizado como combustível, basta que ele tenha uma graduação a partir de 85º gl (guy lussac), porém o que está a venda nos postos é de 96º gl.
neste link existem e-books à venda sobre o assunto.
http://lista.mercadolivre.com.br/fa%c3%a7a-alcool

quanto à purificação do etanol existem algumas maneiras de se fazer, porém não são tão simples. estou fazendo alguns experimentos e depois posto os resultados. minha intensão é produzir meu etanol, depois purificá-lo e após, utilizá-lo para produzir meu biodiesel.
pois já reparamos sempre que no google eu procuro as palavras etanol ou bio-etanol aparece noticias do brasil e sites brasileiros.

nós em portugal não temos a mesma sorte que vocês.

aqui para arranjarmos etanol é melhor sermos nos mesmos a produzir porque os preços são mesmo muito caros.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

só para nos pekeninos termos noção da grandeza da coisa.

quando tive em natal, numa das minhas excursões de bugy atravessei uma estrada com 25 kilometros em linha recta por uma plantação de cana.

tónica aqui em uma e só uma plantação

impressionante!

agora aquela parece que nem é das maiores....

barbas

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

escalavardo Escreveu: e porque é que quando vamos a uma farmácia comprar etanol 100% pagamos os olhos da cara e do c#$??
o alcool etilico (etanol) que compra-mos nas farmacias é assim tão puro porque este etanol é utilizado na desinfecção de feridas por isso é que é tão elevado, alem disso leva um tratamento especial.
por estas razões é que o etanol das farmacias é tão caro.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, então gostaria de ter um contacto de alguém que venda etanol, sem ser em farmácias e supermercados..

já sei que não mo vão vender pois a venda é muito controlada, mas mesmo assim gostaria de saber o preço por litro.
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

deves estar com uma sorte......
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

dizem que o milagre de nossa senhora aconteceu.. ora pode acontecer um para mim também..
3º sócio novaenergia


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
o etanol é produzido por destilação até 96 por cento o resto é agua e uma percentagem minima de contaminantes. consegue-se um valor proximo dos 99,9 adicionando sais que reagem com a água e a fixam. depois é só filtrar. o problema é que como este tem mt afinidade com a água volta a adquiri-la quando está no deposito. é necessario um estabilizador para que quando isto acontecer ela não se separe da gasolina. a solução passa por utilizar só alcool e aí não se põe o problema da água ou usar 2 sistemas de injeção ou carburação um para cada combustivel. atenção que o alcool é extremamente corrosivo tanto na essencia como nos residuos depois de queimado. (produz acidos)
a produção para posterior uso em veiculosñão é rentavel pq como alguem disse e bem quando o teor do alccol passa os 14 graus a fermentação para. logo para obterem um litro de alcool têm de destilar 7,1 litros(isto supondo que não há perdas...) façam as contas em termos de energia gasta para destilar e a obtida no litro de alcool.
queimar só mesmo para eleminar um exesso de produção que não pode ser gasto de outra forma... em bebida por exemplo ! e essa sim vale mais que um 1.2€ por litro.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”