Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Responder

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Fidel Escreveu: A ideia era pegar num rele de duas palhetas, uma para o + e outra para o GND. e assim ja conseguias ver celula a celula sem usar o GND comum.
Não dá porque o micro-controlador está ligado à massa (GND) de qualquer maneira.
Só se tivesse um ADC com isoladores óticos.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

E se o Arduino estiver ligado a outra fonte de alimentação??


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

visitante2 Escreveu:Hum e com díodo não se consegue ?
Um diodo onde? em que sitio??


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Bem, encontrei aqui um rele que faz mais ou menos o que eu tinha dito:http://gyazo.com/33d3e216a8070bbecdaea4834be0a0df
Mas so da para duas celulas, o que no meu caso, por exemplo, iria precisar de uns 8... e cada um custa a volta de 35€ e nem sequer era preço para publico :P


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Não é nada de novo, mas eu optei (no BMS para a Aprilia) por ter uma plaquinha em cada célula, com um microcontrolador mais piriri, e todas ligadas em anel à consola central, por uma interface série isolada opticamente. Na verdade todas as "plaquinhas" podem estar numa mesma placa grande com fios para cada célula, mas como eu quero monitorar a temperatura das células meto a placa em cada uma.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Fidel Escreveu:E se o Arduino estiver ligado a outra fonte de alimentação??
Dar dá... :roll:

Com um conversor DC-DC isolado, entram 12V dum lado, saem 12V do outro, mas isolados eletricamente como com duas fontes separadas.

Há por aí baratos.
http://www.buyincoins.com/new_en/detail ... -9110.html

Mas com um monte de contactos mecânicos e o barulho daquilo tudo a comutar... Eu não queria.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Hmmmm, e sera que em vez do microcontrolador que usas-te nao da para substituir pelo arduino? no fundo o microcontrolador simplesmente "lê" o que cada plaquinha "diz", certo?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

RJSC Escreveu:
Fidel Escreveu:E se o Arduino estiver ligado a outra fonte de alimentação??
Dar dá... :roll:

Com um conversor DC-DC isolado, entram 12V dum lado, saem 12V do outro, mas isolados eletricamente como com duas fontes separadas.

Há por aí baratos.
http://www.buyincoins.com/new_en/detail ... -9110.html

Mas com um monte de contactos mecânicos e o barulho daquilo tudo a comutar... Eu não queria.
Aquela treta faz barulho?? uma coisa tao pequenina...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Fidel Escreveu: Aquela treta faz barulho?? uma coisa tao pequenina...
Não, os relés é que fazem.
Esse conversor isolado é totalmente eletrónico!
Já usei um desses.
Basicamente lá dentro tem um oscilador para gerar "AC" de alta frequência (kHz)a partir do DC da entrada, depois tem un transformador 1:1 para fazer o isolamento e retifica a tensão no secundário antes de enviar para a saída.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Ya, os reles a fazer aqueles "traques" todos deve irritar um bocado deve...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Fidel Escreveu:Hmmmm, e sera que em vez do microcontrolador que usas-te nao da para substituir pelo arduino? no fundo o microcontrolador simplesmente "lê" o que cada plaquinha "diz", certo?
Não. Cada plaquinha tem um microcontrolador, e todas reportam à consola central (que é uma espécie de arduino).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Emanuel Couto »

Realmente isto não deve ser muito fácil.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Para aliviar um pouco este tópico e focar a coisa no projecto inicial, mudo o debate para aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 92&t=17004

;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

A Liberty hoje parecia o robocop! :lol:

Imagem
Peço desculpa pela qualidade... preguiça de ir buscar a máquina... 8-)

Nova ligação à scooter para teste do velocímetro e odometro com o novo sensor hall que tinha instalado à tempos, e desta vez sem queimar nada... acho... :oops: :)

Mesmo assim "fui obrigado" a abrir o motor para reformular as ligações do sensor hall e da temperatura que não achei que estivessem correctas. O velocímetro também não contava acima de 3Kms/h, mas o problema estava mesmo no código... Tenho a correr ao mesmo tempo no arduino vários processos e verificações, e o arduino ao estar "ocupado" com esses processos deixa passar alguns impulsos do sensor hall. Já reformulei o código e ficou quase bom, mas ainda precisa de mais uns ajustes. Vou ter que tirar prioridade a algumas funções, caso contrário não vai contar correctamente quer a velocidade quer a distancia.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Já conheces umas coisas chamadas Interrupções?

Usa uma interrupção para os impulsos do odómetro. Um exemplo que encontrei:
http://gonium.net/md/2006/12/20/handlin ... h-arduino/

Pode não ser o melhor exemplo. Eu não uso Arduinos, mas as Interrupções são universais em todos os micro-processadores decentes.

Assim nunca perdes impulso nenhum, estejam as funções da maneira que estiverem.
O código dentro da interrupção deve ser o mais curto possível: apenas atualizar a variável contadora e os cálculos para obter a velocidade devem ser executados fora, sob pena da interrupção atrasar muito coisas com a comunicação com o LCD. A variável contadora terá que ser global (declarada fora das funções).

No sensor de temperatura não colocaste o filtro RC que eu disse?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:Já conheces umas coisas chamadas Interrupções?

Usa uma interrupção para os impulsos do odómetro. Um exemplo que encontrei:
http://gonium.net/md/2006/12/20/handlin ... h-arduino/

Pode não ser o melhor exemplo. Eu não uso Arduinos, mas as Interrupções são universais em todos os micro-processadores decentes.

Assim nunca perdes impulso nenhum, estejam as funções da maneira que estiverem.
O código dentro da interrupção deve ser o mais curto possível: apenas atualizar a variável contadora e os cálculos para obter a velocidade devem ser executados fora, sob pena da interrupção atrasar muito coisas com a comunicação com o LCD. A variável contadora terá que ser global (declarada fora das funções).

No sensor de temperatura não colocaste o filtro RC que eu disse?
Não conhecia e vai seguramente resolver o problema! Acho que no meu ATmega2560 até já tenho a linha do hallsensor ligado num pino que dá para configurar como interrupção.
O LCD é muito bonito, mas acaba por ocupar algum tempo de processamento... principalmente o touchpad. Depois de o desactivar quase que ficou a contar normal.

Quanto ao sensor da temperatura do motor, não achei correcto estar alimentado na mesma linha do sensor hall, ainda por cima depois da resistência pull-up. Retirei-o da roda e irei instalar dentro do eixo (onde passa a cablagem para dentro) e com alimentação "dedicada". Deve sofrer menos interferências e a diferença de temperatura no meu caso tem pouca relevância. Pelo menos neste teste, o sensor de temperatura ambiente já instalado não sofreu desvios com o funcionamento do motor.

Mais uma vez obrigado ;)

powered by android

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Esta semana larguei um pouco o hardware (pensava eu), para me dedicar à questão da gravação dos valores do odometro, velocidades máximas, etc, enfim, tudo o que precisa ficar gravado em memória...

Pensava eu que seria +/- fácil meter o leitor SD a trabalhar, até descobrir que a maior parte dos "shields" made in china trazem as conexões do leitor de cartões todas trocadas... coisa que já comprovei com o multímetro - os contactos no leitor de cartões não vão dar ao sitio certo no arduino para funcionar correctamente. Uma das explicações de como resolver está aqui (para quem não consiga ver as imagens, o shield é igual ao meu): http://arduino.cc/forum/index.php?topic=136917.0
Obriga a algumas soldaduras inclusive no modulo LCD... não sei se me arriscaria!

Entretanto lembrei-me do primeiro post deste tópico, sobre o projecto scooterputer onde me baseei... então ele não tem leitor de cartões onde é que ele grava os valores? :roll: Mandei um email ao autor do projecto Sr. Kurt, que simpaticamente respondeu prontamente.

Ele usou o modulo DS1307 RTC (do relogio) que tem 56 bytes de memoria para armazenar esses dados. Eu tenho um modulo idêntico com os mesmos 56 bytes de memoria não volátil que também posso usar para o efeito... estou já a trabalhar nesse sentido! ;)

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”