Clone do Segway

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Assim que possível, exporei aqui um projeto de algo relativamente parecido com o funcionamento do Segway apenas usando na IMU um giroscópio de 1 eixo e 1 acelerómetro de dois.
A electrónica está pronta para instalar num chassis.

Peço ajuda a algum amigo sobre onde poderei adquirir (novos ou usados) 2 conjuntos iguais compostos por: pinhão-de-ataque; corrente; cremalheira, dos usados nas mini scooters chinocas com motores de 250W a 24V que por aí andam...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Fidel »

Boas
A ver se eu entendi... o que tu precisas é disso tudo no tamanho usado nessas tais scooters??
conheço um site que tem isso tudo mas não é tuga... se não estou em erro é mesmo chinoca, aqui vai o link: http://tncscooters.com/index.php?route= ... ry&path=63
Ai tens tudo para esse tamanho, se não estou em erro esse tamanho é o "#25".
Ca em portugal nao conheço, alias já andei a procura de um pinhão de ataque e só arranjei numa casa de bikes e não foi nada nada barato... mas acho que não tinha mais nada, acho que tinham aquele meio perdido.


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Ronco »

qualquer sucata de motos tem pinhões a granel...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Obrigado, Fidel.

É exatamente esse tipo #25 o original que acompanha aqueles motores MYxxxx nas trotinetes que usam corrente.
O link indicado irá ser útil no caso de eu não conseguir alguma coisa por cá.
Claro que um conjunto para correias dentadas com uma relação de 6:1, ou perto disso, e com a roda maior que fosse compatível com a dimensão das rodas de tração seria ainda melhor. Mas esta opção será ainda mais difícil, penso...
No entanto, por ter encontrado numa busca de ontem uma casa especializada em Lisboa com catálogos on-line ( http://www.eurocorreias.pt/produtos.php ), tentarei saber o "peso em €'s" dos conjuntos...

Quanto à sucata de motorizadas, não me parece viável pelas caraterísticas das rodas que me recordo...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Fidel »

Epa tu ainda não adiantas-te muito deste projeto mas já me esta a fazer confusão usares correntes para isto... nao seria muito melhor usares cintas? tipo isto:
Imagem
É que com correntes tens sempre um certo esticam por causa do espaçamento entre elos... para o efeito que queres acho melhor estas cintas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Essas correias dentadas serão, de facto, a solução ideal.
A questão será a maior dificuldade em obter os conjuntos que preciso para esse tipo de transmissão.
Se há dificuldade em encontrar os comuns com correntes metálicas, então para os de correia dentada a coisa complica-se mais.
Irei pedir a informação de custos a essa casa de Lisboa que indiquei...

O problema maior das metálicas é necessitarem de lubrificação, o que faz que o lixo adira a elas...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Fidel »

Olha aqui um montam delas:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid= ... &_from=R40
E as correntes:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=dri ... &_from=R40
Eu ja nem me lembrava do ebay... aqui é que se fazem bons negócios :D
Ja agora que motor(s) estas a pensar usar? não é esse de 250w das trotinetes pois não??


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Njay »

Acho que se os contactares eles têm peças:

http://www.lojadastrotinetes.net/index.php
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Njay »

Nos EUA tens esta loja com preços bastante baixos:

https://www.surpluscenter.com/

Vê a gama "Power transmission", têm de tudo a preços que não lembra nem ao chinês.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Agradeço a todos as informaçôes.
Confesso que gostaria de encontrar o material por aqui, pois (na minha opinião e experiência) é sempre conveniente ver presencialmente o que se quiser adquirir, para evitar dissabores vários.
Infelizmente, mesmo no ebay, as coisas hoje não funcionam com a honestidade que deviam pressupor. Claro: Nem todos os vendedores são desonestos. Mas os tão divulgados sistemas onde se tem de pagar para ver, por vezes falham.
A título de exemplo: "comprei" 2 boards anunciadas como novas a um utilizador do Ebay (UK) registado com o nome de "ebeyla". As boards chegaram. O Ebeyla recebeu o dinheiro. Ao abrir a embalagem verifiquei pelo pó e até por um pouco de oxidação em belindagens de ferro, que elas nada tinham de novas, ainda assim caso funcionassem, seviriam para o fim em vista. Só que ambas estavam mortas. O vendedor pedi-me desculpa e disse para lhe envias as boards que nme devolveria o dinheiro... Enviei por correio registado, e fiquei à espera do prometido. Quando o questionei pela demora do retorno do dinheiro, o "s..ana" respondeu que não devolvia porque as boards enviadas a mim não eram as mesmas que eu devolvi. Contactado o Ebay depois de muita insistência, afirmaram que devido ás alegações do tal ebeyla nada poderiam fazer. Conclusão: O fulano ficou com o meu dinheiro mais as boards velhas e avariadas, o Ebay sacou também a percentagem da transação, e ainda tive de pagar os portes da devolução!!!

LIÇÃO: CUIDADO COM O EBAY!!!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Njay »

Que percentagem de nota positiva tinha ele, olhaste a isso? E deste uma olhada nos feedbacks que outras pessoas lhe deram?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Fidel »

Acho que tives-te mesmo muito azar... mas como o Njay disse ha cuidados que se devem ter, ver bem o feedback do vendedor é o principal. Eu tento sempre comprar nos vendedores que estao como "top Sellers".
Mas nestas "rodas" acho que nao deves ter grande problema, a nao ser que elas venham partidas :(

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Isto já foi há uns meses e o vendedor pareceu-me minimamente confiável.
Não foi bem pelo valor, mas pela atitude desonesta a que deu azo...
----

Como o meu interesse primário é fazer um protótipo, irei tentar os sistemas de corrente, pois parece haver muita scooter eléctrica chinesa encostada... Estou a fazer alguns contactos para encontrar este material.
O chassis está dependente dele, e talvez numa primeira abordagem eu vá usar o MDF.
Antigamente existiam na minha cidade (Tomar) algumas empresas que comercializavam chapas metálicas. Infelizmente, fecharam. Por mero acaso, ás vezes conseguem-se encontar na sucata alguns retalhos.

Algum dos amigos saberá se existem pedaços inferiores a 1M2 de chapas de alumínio com cerca de 2.5mM de espessura, ou mais?
E/ou chapa de ferro galvanizado com 1.5mM?

Claro: Em bom estado... :-)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por tavares »

SunRise,

Eu vou receber para desmanchar cerca de 60 quadros elétricos industriais completos , e teem no fundo a chamada platina , em que na maior parte dos quadros é em chapa galvanizada , pelo menos 1,5mm tem de certeza , as medidas teem 2m de altura e a largura varia entre os 60cm e 1m .

Para os ir buscar estou dependente de arranjar uma camioneta , o que deverá acontecer na pior das hipoteses no primeiro fim de semana de Fevereiro.

E é claro que lhe posso dispensar , além das platinas , vem também outras chapas galvanizadas mais pequenas bem como em aluminio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Obrigado, Tavares.

Assim que chegarem, agradeço o aviso.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por tavares »

Olá Sur_rise_pt

Informo que já tenho as chapas em meu poder , diga o que precisa , que de certeza que arranjo.

Cumpts

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por Sun_rise_pt »

Boa tarde.

Obrigado pela atenção.

O que mais me interessa são 2 pedaços de chapa de alumínio com dimensões mínimas de 50 x 40cm e uns 3mm de espessura.
Se for chapa de ferro zincado, ou inox, cerca de 2mm de espessura, penso sejam boas.

:-) Será ótimo se estiverem sem mazelas e furos...

(entretanto a título experimental estou a começar a montagem de tudo num pedaço de MDF com 20mm de espessura...)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Clone do Segway

Mensagem por tavares »

Olá,

Envie-me os seus dados para lhe poder enviar as chapas, o custo é o valor do transporte.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”