Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

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RJSC
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

roms Escreveu:Parabéns, está espectacular e com um aspecto muito profissional!!!

Uma dúvida em relação às Predator. Uma vez que nas Predator existem duas luzes de STOP, a corrente máxima para os STOP's vai ser 2x21W = 42W.
Neste caso, ou se trocam as lampadas de STOP por LED, ou então não é possível aplicar este circuito, certo?

Abraço
Pois, eu perguntei ao pessoal e fiz o circuito pensando que só havia uma lâmpada. Não será que são as Modelo C que têm duas? Delas não me lembrei...

De qualquer maneira com quase 50W só em luzes de travão eu mudaria para LED. Penso que agora se arranjem lâmpadas LEDs por 3 ou 4€.

Alternativamente na montagem do circuito pode ser colocado mais um transístor em paralelo por cima de Q1 e as duas pistas da lâmpada reforçadas.

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serges
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por serges »

RJSC Escreveu:
serges Escreveu:Tenho de dizer...
Parabéns pelo fantástico Trabalho!

Obrigado
Obrigado!

Os homens que vendem pastilhas de travão é que já não devem gostar nada de mim. :lol:
Com isto a malta das predators vai começar a gastar tão poucas pastilhas como vocês na Vectrix.
Olha que não é bem assim, travões bons são aqueles que a pastilha toca no disco e consequente gasto da mesma por isso mesmo sem as usar... gasta...

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galt
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por galt »

Atenção à troca.
Eu já tive lâmpadas a LED e tive de voltar a colocar as originais.
Faz algumas pesquisas pelo fórum para perceberes o porquê :roll:

No Verão tudo bem, com chuva não convém nada. Já agora se ambas as lâmpadas se fundirem o controlador não permite o motor funcionar.
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

galt Escreveu:Atenção à troca.
Eu já tive lâmpadas a LED e tive de voltar a colocar as originais.
Faz algumas pesquisas pelo fórum para perceberes o porquê :roll:

Era mais simpático explicar aqui.
Se for porque com o circuito normal de travagem ON/OFF com a humidade e lâmpadas de LED o controlador ativa a travagem por causa de aparecerem 9V na linha de STOP isso resolve-se com uma pequena resistência por exemplo de 1Kohm da linha de travão para a massa.
Ou é por visibilidade?

No Verão tudo bem, com chuva não convém nada. Já agora se ambas as lâmpadas se fundirem o controlador não permite o motor funcionar.
Mesmo sem lâmpadas continua tudo a funcionar normalmente.
Basta haver 12V no fio positivo: sem lâmpadas ou fundidas continua a haver.

Só se queimar o transístor de STOP em curto circuito (vulgarmente queima em aberto) e as lâmpadas ficarem ligadas é que o controlador fica com sinal de travagem ativo parando o motor.

Quem quiser usar duas lâmpadas basta pedir a versão reforçada (7A - 84W), por mais uns 2€.

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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por e_bike »

Então tens aí uma falha no teu circuito, pois todas as Predators têm 2 lampadas de stop.

Vê as fotos:
IMG0074A.jpg
IMG0074A.jpg (125.6 KiB) Visto 4680 vezes
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Então foi uma falha no início quando perguntei a potência das lâmpadas e responderam 21W.
Mas pelo menos não exige uma PCB nova, basta um transístor em paralelo e reforçar 2 pistas curtas com estanho.

Terei então que duplicar os transístores em todas.

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MRider
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por MRider »

Não é só as predador que utilizam controladores kelly .

E alem disso podem e devem usar lâmpadas de led .

Na altura eu cometei ser 21w cada lâmpada.

Mas todo o mal fosse esse, isso é bem fácil de solucionar 8-)
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

RJSC Escreveu:Então foi uma falha no início quando perguntei a potência das lâmpadas e responderam 21W.
Mas pelo menos não exige uma PCB nova, basta um transístor em paralelo e reforçar 2 pistas curtas com estanho.

Terei então que duplicar os transístores em todas.
Estive a fazer uns testes com uma lâmpada de 50W (projetor) e mesmo com 2 transístores os pontos de solda aquecem de mais.
No entanto vou procurar outra solução para quem quiser realmente continuar a queimar 50W de energia para travar: Colocar um transístor maior na parte de trás da placa.

Quem, dos que compram a placa, não quer mudar para LEDs?

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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por XaYu »

Acho que nas minhas 21093720937012937 alterações que pedi ao Jorge não está a mudança das lampadas traseiras :)
Tens assim uma boa cobaia (a minha mota que está no Jorge) pra realizar testes 'live' se quiseres :)
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por MRider »

42w e mais potente que o médio(35w) que tenho na minha scooter lol
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Jorge Rocha
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Jorge Rocha »

Então meninos...

Não seria melhor colocar um pequeno e economico relé, que fizesse esse trabalho de ligar as luzes?!?!

Já tenho assim feito na mota do ogadiv, pois quis proteger os pequenos interruptores das manetes de travão e do descanso. Desse modo também se isola um circuito do outro! Também diminuia os problemas causados por Led`s ou de outro tipo!
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por MRider »

Pronto problema resolvido :-)
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XaYu
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por XaYu »

Jorge Rocha Escreveu:Então meninos...

Não seria melhor colocar um pequeno e economico relé, que fizesse esse trabalho de ligar as luzes?!?!

Já tenho assim feito na mota do ogadiv, pois quis proteger os pequenos interruptores das manetes de travão e do descanso. Desse modo também se isola um circuito do outro! Também diminuia os problemas causados por Led`s ou de outro tipo!
Isso está planeado pra minha? :oops: :oops:
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
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Jorge Rocha
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Jorge Rocha »

XaYu Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Então meninos...

Não seria melhor colocar um pequeno e economico relé, que fizesse esse trabalho de ligar as luzes?!?!

Já tenho assim feito na mota do ogadiv, pois quis proteger os pequenos interruptores das manetes de travão e do descanso. Desse modo também se isola um circuito do outro! Também diminuia os problemas causados por Led`s ou de outro tipo!
Isso está planeado pra minha? :oops: :oops:
Claro que sim! Quando substituo a instalação electrica ou a reforço, tento afastar as correntes dos contactos mais expostos às humidades, para que estes com o decorrer do tempo, mesmo com alguma oxidação, não dêm problemas!
Depois do trabalhão que já tive com a limpeza dos interruptores das manetes de travão, não os deixaria expostos novamente!
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Seria melhor ter tudo na placa, mas não vale a pena inventar muito.
O relé antes das lâmpadas resolve e ainda ajuda nas comuns falhas dos interruptores de travão.

Só é necessário colocar um díodo em anti-paralelo com a bobina do relé para proteger o transístor dos picos de tensão que a bobina gera quando se tenta parar a corrente instantâneamente.
Instala-se assim:
Imagem

Vou tratar de adicionar isto na folha de instruções de instalação.

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Emanuel Couto
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Emanuel Couto »

Feliz Páscoa :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

O esquema para ligação de mais de 21W de lâmpadas de travagem, que vai figurar na folha de instruções:
rele.png
rele.png (28.19 KiB) Visto 4506 vezes
Anexos
Folheto.pdf
O novo Folheto de Instruções para o Instalador
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