Smart Motor Controller

Responder

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Smart Motor Controller

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Olá.

Estou a desenvolver um controlador e de momento já vou no 3º protótipo, o primeiro que foi testado numa situação real -- vídeos aqui:


Link
(The 5A fuse burned at the end of the video)


Link


Link

Estou a ter um grande apoio de um outro membro aqui do fórum (que para já não divulgo o nome).

No site do projecto a documentação e o link para o github com a várias sources (o projecto é OpenSource): http://smartebike.likesyou.org/
Última edição por klinzter em quarta mar 13, 2013 9:16 pm, editado 1 vez no total.
Razão: correguido os links do youtube

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por pafi »

Bravo e votos de bom sucesso para o projeto! Espero que te possas tornar num case study aqui do retângulo.
Tu estiveste no encontro da pastelaria Doce Riviera, certo? Não te esqueças de ir ao próximo, em Mesas.
E com certeza que serás bem acompanhado com o outro "membro..." ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por RJSC »

:D Isto merece um andar de potência para uma moto...


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por leitao_da_bairrada »

pafi Escreveu:Bravo e votos de bom sucesso para o projeto! Espero que te possas tornar num case study aqui do retângulo.
O objectivo é criar algo que seja adoptado globalmente.
pafi Escreveu:Tu estiveste no encontro da pastelaria Doce Riviera, certo?
Sim, fui, e o único de bicicleta eléctrica :-) E sim, tentarei ir ao(s) próximo(s).


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por leitao_da_bairrada »

RJSC Escreveu::D Isto merece um andar de potência para uma moto...
Tive o cuidado de chamar ao projecto "Smart EBike" exactamente para permitir chegar à moto, se não seria só "Smart Bicycle". Procuro interessados em ajudar nas adaptações/desenvolvimento e testes para moto. Em último caso, comprarei uma moto/scooter para isso.

Para moto, deve faltar colocar o sistema a funcionar a 48V e com a parte de potência respectiva - tudo isto não deve ser muito difícil, o sistema é relativamente modular. Em primeiro lugar, vou colocá-lo a funcionar a 48V pois a minha bicicleta eléctrica do dia-a-dia é de 48V (a dos vídeos é de 24V, foi comprada só para os primeiros testes).

O objectivo com este projecto é que seja adoptado globalmente, que seja o "Arduino dos sistemas com motores BLDC". Porque adoro sistemas com rodas, tenho como sonho fazer um monociclo eléctrico (mesmo para pedalar além da ajuda do motor) e primeiro é preciso ter uma tecnologia "base" que é o motor e o controlador. Uma referência para mim é esta:

Link


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Fidel »

Bem, altamente... se precisares de alguem para fazer testes, aqui estou eu :D
Eu tenho "so" uma bike, mas que debita uns 2300W de potencia a 48v, nao é moto mas anda la perto :P
Gosto bastante do facto de estares a usar o arduino, e gosto bastante deste projecto.
Boa sorte :D


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por RJSC »

Fidel Escreveu: Gosto bastante do facto de estares a usar o arduino, e gosto bastante deste projecto.
Há mais e melhor para além do Arduino... :lol:
Lê lá melhor:
O objetivo é ganhar tanta popularidade como o Arduino, mas não usar um.
Ele está a usar um microcontrolador de 32 bit (STM32).

Para o autor:

Já agora: qual o preço desses micro-controladores?

Já experimentaste travagem regenerativa?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Fidel »

Eu li esta frase: "O objectivo com este projecto é que seja adoptado globalmente, que seja o "Arduino dos sistemas com motores BLDC"" e imaginei que ele tive-se a usar um arduino... se nao é ja nao gosto :P
tou a brincar

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por klinzter »

Parabéns pelo projecto. :-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projecto...

Gostava se possível!
Saber a capacidade do capacitor grande?

É pena os vídeos serem muito curtos! Não dá para ver muito...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Agradeço todos os comentários positivos e elogios.
Fidel Escreveu:Bem, altamente... se precisares de alguem para fazer testes, aqui estou eu :D
Eu tenho "so" uma bike, mas que debita uns 2300W de potencia a 48v, nao é moto mas anda la perto :P
De momento ainda falta ter o sistema mais bem desenvolvido e ter uma placa electrónica/protótipo de controlador. Assim que isso estiver feito, quem tiver interesse poderá comprar e testar/usar.
RJSC Escreveu:Há mais e melhor para além do Arduino... :lol:
Lê lá melhor:
O objetivo é ganhar tanta popularidade como o Arduino, mas não usar um.
Ele está a usar um microcontrolador de 32 bit (STM32).
Eu também gosto muito do projecto Arduino e do seu sucesso - gosto muito do OpenSource e DIY.
Estaria à vontade para usar a tecnologia do Arduino para este projecto mas parece-me que não seria a melhor opção. A que uso (ARM 32bits STM32F1xx) é bastante mais rápida e tem partes específicas para esta aplicação de controlo de motores BLDC. Tem também muito exemplos de aplicação e firmwares disponíveis, boa comunidade (incluindo muitas placas baratas chinesas) e uma nota de aplicação para implementar um controlador de motor BLDC.
RJSC Escreveu:Já agora: qual o preço desses micro-controladores?
1,24€ para 100 unidades na Farnel (STM32F100C4T6B).
RJSC Escreveu:Já experimentaste travagem regenerativa?
Ainda não está implementado e de momento também não sei como implementar. Estou agora a tentar implementar a rectificação síncrona.
Emanuel Couto Escreveu:Gostava se possível!
Saber a capacidade do capacitor grande?
10000uF. Anteriormente, no protótipo 2, tinha uma grande quebra na linha de alimentação no momento de aceleração e o circuito passava a funcionar mal. De momento, após adicionar este condensador, já está bom.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem visto..... nem mais......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por RJSC »

leitao_da_bairrada Escreveu:
RJSC Escreveu:Já experimentaste travagem regenerativa?
Ainda não está implementado e de momento também não sei como implementar. Estou agora a tentar implementar a rectificação síncrona.
Não precisas de retificar senão depois tens que colocar um conversor DC-DC extra para elevar a tensão acima da da bateria.

O princípio é simples.
Estás familiarizado com os conversores Step-Up (Boost)?
Os enrolamentos do motor ocupam o lugar do indutor e os díodos são o internos nos Mosfets do andar de potência.

Primeiro curto-circuitas um dos enrolamentos (durante pouco tempo) para que a corrente nos enrolamentos aumente, depois cortas os transístores e como a corrente num indutor não pode parar instantaneamente, os enrolamentos do motor aumentarão a tensão até que ultrapasse a da bateria mais a dos díodos de corpo internos dos mosfets (são eles que retificam a corrente) e fluirá corrente para a bateria até o campo magnético no enrolamento colapsar. Depois é só repetir.

Esses motores de roda da frente que tens é que se calhar não servem, porque a maior parte deles têm uma roda livre interna.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Emanuel Couto »

É mesmo isto RJSC .......

Em termos genéricos, dado ao dispositivo que vai recolher energia cinética gerada na desaceleração do bicicleta, que seria desperdiçada!

Mas o melhor mesmo e colocares um (Flybrid) :lol:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por leitao_da_bairrada »

RJSC Escreveu:Primeiro curto-circuitas um dos enrolamentos (durante pouco tempo) para que a corrente nos enrolamentos aumente, depois cortas os transístores e como a corrente num indutor não pode parar instantaneamente, os enrolamentos do motor aumentarão a tensão até que ultrapasse a da bateria mais a dos díodos de corpo internos dos mosfets (são eles que retificam a corrente) e fluirá corrente para a bateria até o campo magnético no enrolamento colapsar. Depois é só repetir.
Tenho conhecimentos limitados de electrónica tanto analógico como da digital. Percebo o essencial da DC-DC boost.

Não é minha prioridade no momento implementar a regeneração e por isso não tem sido o meu focos. Para dizer a verdade, espero deixar isso para futuras versões.
A rectificação sincrona de que falo, tenho como objectivo diminuir o aquecimento nos mosfets e pelo que li e já me falaram (agradeço a ajuda do NJay), o ideal será a corrente após o desligar do mosfet passar pelo outro mosfet e não pelo seu diodo interno -- o diodo interno tem um V de 0.7V e o mosfet muito inferior pelo que espero que o aquecimento seja inferior.

Gostava de conseguir um controlador com bons mosfets e pouco aquecimento, se possível sem levar dissipadores nos mosfets, apenas a PCB servir de dissipador -- e isto para uns 48V 20A no máximo (para bicicleta).
Quero fechar o desenvolvimento deste controlador e avançar para o desenho de PCB. Há coisas que não estão acabadas mas que são desenvolvimentos futuros apenas em firmware.
RJSC Escreveu:Esses motores de roda da frente que tens é que se calhar não servem, porque a maior parte deles têm uma roda livre interna.
Pois... e mesmo o motor de trás da minha bicicleta de 48V também tem roda livre interna. Mais uma razão para esquecer para já a regeneração.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito se fala nos MOSFET’s !!!!!

A meu ver! Para controlo de motores, os IGBT’s são melhores.........

É a minha opinião....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu:Muito se fala nos MOSFET’s !!!!!

A meu ver! Para controlo de motores, os IGBT’s são melhores.........

É a minha opinião....
A baixa tensão (abaixo de 100V) são piores...

São usados por exemplo nos carros (baterias de 400V) ou nos variadores industriais que também trabalham com tensões próximas de 400V porque aí sim, acabam por ter menos perdas.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Emanuel Couto »

Mesmo nesses regimes! Ele se comporta muito bem!

Aumentando a tensão, ainda melhor...... pois ao contrário dos MOSFET’s ! Ele suporta o dobro da sua nominal!

Já não há dúvidas no seu desempenho! Mesmo em inversores de alta frequência
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por Fidel »

E neste projecto, como é que estamos?? tenho ai um projecto que vai precisar de um controlador e podia muito bem ser este :D


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Smart Motor Controller

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Fidel Escreveu:E neste projecto, como é que estamos?? tenho ai um projecto que vai precisar de um controlador e podia muito bem ser este :D
Agradeço o interesse.

Eu não estou a trabalhar nele, o que tenho feito é apenas no projecto do BMS -- resumindo, está parado.

Tenho um protótipo funcional, como mostram os vídeos. Falta começar a desenhar a PCB, encomendá-la, soldar os componentes e testar. Riscos? apenas não sei como usar os mosfets de modo a não aquecerem - talvez fixá-los a uma chapa de alumínio. A gestão da temperatura temperatura dos mosfets é a única em faltar neste projecto (além da PCB).

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”