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Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: sábado out 13, 2018 1:41 pm
por Edgar Agostinho
Olá a todos, vou iniciar um projecto novo para mim, no que toca a ebikes, já vi alguns projectos aqui do fórum muito bons, e como sou novo nestas bandas aceitarei todo o tipo de comentários estamos aqui para aprender e desenvolver... 😀
Para já o meu projecto vai ter como base um quadro 29" btt coluer nine (vai ser o meu transporte casa/emprego e emprego /casa, já o fiz várias vezes de bike normal e demoro cerca de 30 minutos para cada lado com o total de 29kms, e um acumulado em altitude de 230 mt, de manhã até se faz bem agora à tarde com o cansaço do dia torna se complicado... E por diversas vezes fazer este trajecto de carro demoro 30 min ou mais, poucas vezes levo 20 min.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 9:38 am
por Edgar Agostinho
Para começar já tenho o quadro, as baterias são de lítio 18650 com BMS 48v 15,6 A e o carregador. Já tenho encomendado o motor que vai ser um hub roda traseira 48v 1000w, e outros componentes, ainda estou a pensar na questão dos travões gostaria que fossem hidráulicos mas com o kit vêm umas manetes que dão para meter cabo e com dispositivo para parar o motor, haverá alguma adaptação para o sistema hidráulico? Ou corta se os fios e Leva com um botão...? E tb estou com dúvidas na transmissão que vai levar...

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 2:03 pm
por luisdacosta
Olá.

Boa. Mais uma ebike. Nunca usei essas manetes dos kits...sei que a malta que tem travões hidráulicos e adapta.
Vai pondo aí umas fotos.

Luís.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 2:17 pm
por Edgar Agostinho
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Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 2:54 pm
por Edgar Agostinho
Boas Luísdacosta, vi as tuas ebikes e fizeste um trabalho espetacular, que relação de transmissão já experimentas te e aconselhas? Pois as manetes só quando as tiver é que vou ver como adaptar, no teu caso não utilizas, utilizas botão?

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 2:59 pm
por luisdacosta
Muito trabalhinho...e muitas peças para comprar. A minha ultima e-bike, também comprei o quadro sem nada, a única coisa que mandei fazer fora, foi colocar a caixa de direcção. Publicidade a parte, comprei a maioria do material na "Probikeshop".
Este quadro, é um ótimo candidato para um saco destes:

https://www.aliexpress.com/item/Triangl ... 83368.html

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 7:15 pm
por jmlflorencio
Boas. Mais um projecto, força nisso.

Pessoalmente creio que este é o caminho mais difícil para uma entrada no mundo das e-bikes. Não fossem a bateria e o motor já adquiridos de 48v, e eu até sugeriria comprar uma bike elétrica barata em segunda mão e transplantar os componentes para esse quadro...

Dito isto, irei acompanhar este projecto!

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 14, 2018 8:23 pm
por MVS
Boa sorte para o teu projecto.
Alguns aspectos a ter em conta:
Não referes se o motor hub traseiro encomendado é geared ou não.
A bateria é uma 13s (47V) ou 14s (50,4V)?
A tua bateria não deve ser utilizada para lá dos 750W contínuos (1C) sob pena de se tornar um componente dispendioso de desgaste rápido devido ao aquecimento e stress internos.
O motor de 1000W nominais poderá consumir até 3KW. Dosear isto no punho no meio do transito se o motor for um direct drive não é fácil.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: segunda out 15, 2018 1:37 am
por Edgar Agostinho
Boas, companheiro MVS, o motor é direct drive, para saber se é de 13s ou 14 só abrindo o pack, veio de uma empresa portuguesa que dá se pelo nome de Lipotec, a informação que me deram é que é 48v e 15,6ah, deverá ser 13s, (seria melhor 14s certo?) pelo que percebi deveria cortar o motor aos 750w,para melhorar a longevidade do mesmo? Em relação ao motor está encomendado mas ainda não foi enviado ainda posso desistir dele...as baterias poderei abrir e ver e adicionar +1em serie.. O que me aconselhariam para este percurso mencionado?

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: segunda out 15, 2018 2:12 am
por MVS
Viva, deve ser um 13s. Leva menos células, menor custo de fabrico e continuam a chamar-lhe um 48V. Um pack com 14s tem maior tensão nominal, para a mesma potência tens menos corrente e é esta última que causa chatices e desgaste. Limitar o consumo só na escolha do controlador do motor ou escolher um modelo programável. O motor hub direct drive é bom para terreno plano mas em qualquer subida vai provocar picos de consumo excessivos para a tua bateria.

Juntar mais um elemento em série não é practicável. Tens de mudar de BMS, estragar o isolamento do pack, usar células distintas das que lá estão, aumentar o peso e volume, etc.

Neste momento tenho preferência pelos sistemas de motor central estilo TSDZ2 500/750W com torque sensor (ou Bafang). Podes utilizar a tua bateria, funciona bem no teu quadro, é o mais eficiente e practico de utilizar e tiras partido das relações mecânicas.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: terça out 16, 2018 2:02 am
por Edgar Agostinho
Boas rapaziada, (visto que o vendedor não fez o envio da encomenda será cancelada e devolução do dinheiro) estive a verificar o tal TSDZ2 500/750W e parece me bem para a minha deslocação diária e baterias , onde aconselham a compra? Da Europa não tenho o problema da alfandega, por outro lado da china é mais barato mas há sempre o problema da Alfandega, têm algum site de referência?

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: terça out 16, 2018 11:23 am
por MVS
Tens aqui o TSDZ2 de 350/500W.

As specs de 250W da página estão desactualizadas.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: terça out 16, 2018 12:25 pm
por psicopunk_
Com o TSD22, que velocidade conseguimos atingir?

Ando interessado num mid-drive para adaptar na minha bicicleta de montanha.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: terça out 16, 2018 2:57 pm
por MVS
A velocidade máxima depende fortemente do numero de dentes da roda pedaleira (35Km/h com pedaleira de 42 dentes). As 4.000rpm máximas do motor correspondem a cerca de 90rpm na pedaleira. Os 350W nominais, 500W de pico são quanto a mim um valor já bastante elevado quando usado na pedaleira com a transmissão.

No ginásio tenho treinos pessoais registados online em bicicleta estática vertical Technogym de 42 minutos; 20Km; 172W de potência média, não tenho qualquer treino específico de ciclismo. Um atleta profissional do Tour de France tem um output 400W em uma hora na pedaleira. O sistema ao combinar a assistência do motor com a nossa pedalada permite exceder os valores do Tour em mais de 40%.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: terça out 16, 2018 3:24 pm
por psicopunk_
Pois, os 35 km/h é um pouco curto para o que gostava de fazer.
Eu andava à procura de um motor (mid drive ou traseiro) que permitisse atingir uns 45 a 50 km/h .

É que já tenho uma bike com motor traseiro para as deslocações para o trabalho e aí privilegio o conforto e a distância que uma carga me permite atingir.

Agora gostava de alterar uma por divertimento... Tenho uma bike de montanha com roda 27,5" para esse efeito.

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 21, 2018 3:03 pm
por Edgar Agostinho
Boas rapaziada, mais umas fotos dos componentes que vão chegando...
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Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: domingo out 21, 2018 3:08 pm
por Edgar Agostinho
Sobre, o motor que vai levar, já não consegui cancelar a primeira compra do hub 48v 1000w, mas talvez já tenha comprador para o mesmo, e decidi optar pelo Tsdz2 48v 500w/700w,penso que vai mais de encontro com a necessidade diária visto ter algumas inclinações, e não só como sou bttetista frequente, quero contar com o pedal sem ser só acelarar.. 😀

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: segunda out 22, 2018 12:05 am
por psicopunk_
Edgar, esse motor tem.se revelado fiavel?
Eu ando indeciso entre esse ou um bafang...

Que bateria vais colocar a acompanhar esse motor?

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk


Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: quarta out 24, 2018 7:03 pm
por Edgar Agostinho
Boas psicopunk, pois tb ando a ver do mesmo, a diferença maior é no sensor de torque, a respeito de fiabilidade,há relatos de fazerem 2500 kms sem mudar nada, há outros que têm de mudar peças aos 800, eu acho que é (um calhar) mas tb o manuseamento do material, temos de meter na cabeça que são motores com manutenção a nível de limpeza e lubrificação agora a duração tem a ver com o tipo de caminhos percorridos (inclinações, cadência, arranques bruscos) agora é assim há peças de substituição para os 2, o bafang tem U. Funcionamento mais de acelarador tipo scooter, e o Tsdz2 é mais bicicleta assistida... Eu devo tender para este segundo pelo facto de não perder mas sim ganhar cadência(treino) nas idas diárias para o trabalho, só por dizer que há dias no regresso que venho bastante cansado já do dia de trabalho (é puxado fisicamente) assim tenho "ajuda "para chegar a casa...

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Enviado: quarta out 24, 2018 7:05 pm
por Edgar Agostinho
A bateria é uma 48v 15,6AH feita de 18650 lithium...