Construir Motociclo Electrico - fase especificações

Responder

Autor do tópico
exadra
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 19, 2015 9:14 am

Construir Motociclo Electrico - fase especificações

Mensagem por exadra »

Boa tarde a todos.
Estou a planear construir uma moto eléctrica de baixa potencia para deslocações curtas +-30Km.
Como base do projecto o plano é utilizar a estrutura uma antiga Macal V1h que ja tenho porque é robusto e bastante leve (-15kg toda a mota ainda sem o motor e bateria) e caso necessário anda posso aligeirar a estrutura retirando mais peso.
O objectivo para simplificar as coisas ira ser um veiculo que não necessite de ser matriculado, aqui é que vêm as minhas duvidas que gostaria que alguém com mais experiência me pudesse esclarecer:
1- pelo que entendi da legislação tem que ter no máximo 250W e ter pedais, no entanto vejo muitas quase-scooters terem nas especificações 350w ou 500W a algumas não terem pedais :?: Em que é que ficamos? chico espertice??
2 - caso opte por um motor "legal de 250W" posso puxar por ele ao nível da tensão e ou corrente sem que ele morra prematuramente?
3 - novamente no caso dos pedais vejo quase-scooters à venda no OLX sem os mesmos, isto é legal, existe forma de o contornar?
4 - tendo a maquina pronta e a rolar, caso seja parado pela autoridade, qual é o grau de conhecimento dos agentes para aferirem o veiculo, ou na duvida é apreendido e depois ve-se :)
5 - alguém com experiência que me indique quais os motores brushed ou brushless tèm maior rendimento e permitam-se a um maior "overclock" :mrgreen:

Penso que por agora chega !! :)
Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construir Motociclo Electrico - fase especificações

Mensagem por serges »

Boas...

Muito bem, sorte com a ideia vamos a ver respostas mas para já convido te a ler alguns projectos já aqui feitos e partilhados com a malta semelhante ao que queres!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
exadra
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 19, 2015 9:14 am

Re: Construir Motociclo Electrico - fase especificações

Mensagem por exadra »

Boa tarde a todos...
O projecto esta em andamento, neste momento e depois de muito corte com rebarbadora e soldadura já tenho a motorizada semi-alterada para a sua nova vida.
Relativamente ao motor vou optar por um ZY1020, motor de escovas com 500W a 24V.
Terá uma corrente para o motor e outra para os pedais, pelos cálculos efectuados e escolhidas as cremalheiras (11 -> 44 para o motor e 24 ->44 para pedaleira) com a velocidade máxima a motor de 45KmH e a pedal com uma desmultiplicação de 2 para 1 (para cada 2 pedaladas a roda efectua uma revolução).
Relativamente à mecânica dos pedais já tenho material comprado no Ebay que vem a caminho.
Controlador, estive a ver algumas coisas no Ebay mas nada que me despertasse grande interesse, então num acto de loucura :) resolvi desenhar a placa do controlador, tem uma ponte H controlada por um integrado dedicado para motores PWM, tem varias opções de funcionamento (Hi sloap triggering, Low sloap , Triger with costal ...). O processador encarregue é um Atmel 2560, controla tudo, luzes, buzina, farol ... etc ao mesmo tempo efectua a medição de temperatura da bateria, motor e controlador, tensão, corrente ... neste momento o gerber da placa já foi enviada para a China para a manufactura do PCB.
Este domingo vou montar todas as peças da mota e colocar aqui algumas fotos.
Um abraço.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Construir Motociclo Electrico - fase especificações

Mensagem por Emanuel Couto »

O tópico será movido para a secção "projetos" .

Parabéns pelo projeto.. (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Construir Motociclo Electrico - fase especificações

Mensagem por jordison »

Boas.
Força nesse projecto.
Só nunca entendi porque um veículo eléctrico tem que ser mais lento do que um de combustão, isso quase nem se vai mexer, se apanhar um dia de vento anda mas é para trás. Para tanto trabalho acho que devias fazer algo com podencia mais perto da original.
Os pedais nas scooters ouvi dizer que são tirados porque a malta as vezes caía quando os pedais tocavam no chão ao fazer curvas.
Por acaso também gostava de converter uma moto em eléctrica, mas preocupa me a dificuldade de legalização de um projecto destes.
Pode ter pedais mas está homologado como motociclo, se conseguires safar te eu vou logo fazer o mesmo, mas com mais power :twisted:
Espero ver novidades.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”