Fiat 126 electrico


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

boas,

tenho andado desaparecido mas por boas causas, este fim de semana foi o raly de almada onde participei com o 126,
não disse nada porque as 24h do dia anterior o carro ainda estava desmontado...

alterações:

montei uma ficha de 220v permanente que me deixa carregar o carro nos sitios mais impensaveis... claro com ajuda de gasolina . (gerador).

como não consegui testar mais que 1 vez, os problemas surgiram, consegui chegar a almada, depois saimos para o cristo rei onde paramos e como não tinha ficha para carregar lá liguei o gerador e fomos ver as vistas, quando cheguei o gerador estava parado... a bomba de gasolina entregou a alma.

não parei, fomos até á trafaria onde foi o almoço e onde gentilmente me emprestaram uma ficha para carregar.

depois saimos para a costa caparica onde tivemos os carros em exposição junto a praia, aproveitei mais uma vez para pedir uma ficha num bar junto a praia, 5* lá me deram mais um bocado de palha para o animal.

depois saimos para o hotel junto dos capuchos onde tivemos a nossa gincana.

depois disto fomos para o hotel onde desta vez me deixaram alimentar os cavalos no parque junto dos amigos carros de golfe.

no meio disto tudo andei sempre devagar já que o meu backup tinha falhado e só ia parar se as baterias estivessem numa zona de carga critica.

para espanto de muitos a gincana correu muito bem e o 126 electrico foi o mais rapido de todas as classes deixando o 2º a uns 3 segundos

conclusão, andei devagar sim, a autonomia será sempre um problema, mas se tiver carga consegue ser bem rapido.

se tivermos fichas onde paramos, conseguimos fazer um dia a dia normal e ainda mostrar que os electroes podem ser mais rapidos do que a imaginação de muitos.

http://www.youtube.com/watch?v=zrwzpmyxocg
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm
Localização: Daqui vejo o Palácio da Pena :)

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por uisfiuipe »

foi pena não teres dito nada, porque este fim-de-semana estive na costa e se soubesse teria lá dado um pulo para ver essa bela máquina que ainda não tive a oportunidade de a ver ao vivo
Electrizado desde Abril de 2014 :)


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

uisfiuipe Escreveu:foi pena não teres dito nada, porque este fim-de-semana estive na costa e se soubesse teria lá dado um pulo para ver essa bela máquina que ainda não tive a oportunidade de a ver ao vivo
é verdade mas na noite anterior nem sabia se conseguia ter o carro a andar á meia noite ainda andava a ver se inventava uma bomba de gasolina e só depois de conseguir por a maquina a andar é que realmente decidi estar em almada as 9h...foi muito arriscado e mesmo assim não correu tudo como queria.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Bluesky »

o toze voltou! viva mestre! em que estado está o teu segundo carro electrico? esta na hora de envenenares o teu 126 com um pouco mais de potençia e um pouco mais de litio se é competição aquilo que buscas...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

bluesky Escreveu:o toze voltou! viva mestre! em que estado está o teu segundo carro electrico? esta na hora de envenenares o teu 126 com um pouco mais de potençia e um pouco mais de litio se é competição aquilo que buscas...

boas, litio seria muito bom mas já viste que com chumbo é mais rapido que qualquer um dos que lá estava...o real problema é não termos onde carregar sempre que paramos.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por miniUMM »

wow parabens está um carrinho espetacular

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por rocker_pt »

este assunto já foi debatido, mas um gerador deste tipo colocado ao cantinho do capot, resolve o problema. é só necessário encaminhar os gases de escape, dessoldar a armação para colocação à frente.

no caso das de litio, que estão a ser equipados os novos carros protótipos, quando carregam à noite estão limitadas à potencia da rede, com disjuntor de 16a, o que dá um carregamento de cerca de 3000w/h (não creio que carreguem no máximo de 3840va). fazendo as contas por alto, os carros quando estão ligados às tomadas habituais, conseguem carregar o suficiente para fazerem 30km por cada hora de carregamento.

este gerador de 3000w (34kg), permite, em caso de necessidade, fazer o mesmo que essa tomada doméstica.
e tem um consumo de 1.1l/hora.

ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
Anexos
372_1.jpg
372_1.jpg (21.91 KiB) Visto 7579 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por mafgod »

boas rocker_pt,

quando dizes:
ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
queres dizer:
ou seja dá um consumo de 0,036 litros por km (3,66 l/100km) , certo?
ou então, estás a fazer o custo de 1,00€por litro de combustível.....

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por rocker_pt »

sim. o preço do litro da gasolina é incerto, mas consome 1.1l/hora.
dá para ver que podemos ter esse tal extensor de autonomia para os carros eléctricos e por um custo por kilómetro bastante baixo. uma peça destas complementa o carro do tózé.
e pode ser que as grandes marcas de fabricantes de carros façam espiação industrial aqui neste fórum.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por mix »

também andei a ver desses geradores, mas de +/-400w para a mota. o ideal seria ele carregar em andamento, mas não sei o que seria necessário para tal pois quando se carrega a mota ela tem que estar desligada...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:também andei a ver desses geradores, mas de +/-400w para a mota. o ideal seria ele carregar em andamento, mas não sei o que seria necessário para tal pois quando se carrega a mota ela tem que estar desligada...

[[]]

porque tem de estar desligada, apenas antevejo um problema, é o motor meter picos de corrente dentro do carregador e queima-lo, mas nada como testar, se for preciso estamos cá para repara-lo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

nem mais, foi tirar a armação, o deposito e fazer um escape novo.
o deposito usei o de origem do carro que leva 20 litros e fiquei com o manometro de origem.
quer isto dizer que pode estar a trabalhar umas 20horas ou quase sem parar.
o principal é termos sempre uma alternativa onde quer que seja.

rocker_pt Escreveu:este assunto já foi debatido, mas um gerador deste tipo colocado ao cantinho do capot, resolve o problema. é só necessário encaminhar os gases de escape, dessoldar a armação para colocação à frente.

no caso das de litio, que estão a ser equipados os novos carros protótipos, quando carregam à noite estão limitadas à potencia da rede, com disjuntor de 16a, o que dá um carregamento de cerca de 3000w/h (não creio que carreguem no máximo de 3840va). fazendo as contas por alto, os carros quando estão ligados às tomadas habituais, conseguem carregar o suficiente para fazerem 30km por cada hora de carregamento.

este gerador de 3000w (34kg), permite, em caso de necessidade, fazer o mesmo que essa tomada doméstica.
e tem um consumo de 1.1l/hora.

ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por mix »

jmal Escreveu: porque tem de estar desligada, apenas antevejo um problema, é o motor meter picos de corrente dentro do carregador e queima-lo, mas nada como testar, se for preciso estamos cá para repara-lo.
então posso ter a scooter ligada e a carregar ao mesmo tempo? não faço ideia de como funciona, mas tenho ideia que no livro de instruções até diz para desligar o disjuntor antes de a por à carga...
não existe nada que possa proteger o carregador? algo como um fusível?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:
jmal Escreveu: porque tem de estar desligada, apenas antevejo um problema, é o motor meter picos de corrente dentro do carregador e queima-lo, mas nada como testar, se for preciso estamos cá para repara-lo.
então posso ter a scooter ligada e a carregar ao mesmo tempo? não faço ideia de como funciona, mas tenho ideia que no livro de instruções até diz para desligar o disjuntor antes de a por à carga...
não existe nada que possa proteger o carregador? algo como um fusível?

[[]]
o próprio carregador tem um fusível para os 220v, mas desligar o disjuntor também não é boa politica, estás a dar cabo dele. o único senão é o que disse anteriormente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por rocker_pt »

o jmal tem razão, ao colocar o motor a trabalhar com o carregador ligado, a corrente sairá mais de onde tiver menos resistência. temos 2 fontes de energia em paralelo a alimentar o motor (baterias e carregador), como tal, pode exceder a corrente limite do carregador - este carrega muito lentamente, pode queimar. cuidado!!!
1º ver qual é a corrente do carregador, na alta ou na baixa, eu preferiria proteger na baixa por ter mais rigor na amperagem, e protege-lo.

não sei até que pondo adiantaria colocar esse tal gerador na scooter. se a finalidade foi apenas carregar em andamento quando se está sem carga nas baterias, desistam pois não vale a pena. as scooters com baterias de chumbo carregam 5 a 10km (valor provável 7km) por cada hora de carregamento (isto no início do carregamento, pois a parte final do carregamento é mais suave) - carregar e andar não dá!!!!

esse tal gerador só terá interesse se for para colocar a carregar enquanto estiver parada. e agora imaginem, andar silenciosamente e sem poluição pelas ruas, mas quando se chega ao estacionamento, colocá-la sozinha a fazer barulho com o gerador a trabalhar....estranho não?

agora se a scooter tiver baterias de lítio, como tem uma carga mais rápida, já será de se equacionar, mas mesmo assim, tirem a ideia de que não dá para carregar as baterias e andar em andamento.

a única hipótese de usar esse tal gerador nas scooters é fazendo alteração nas ligações, ou seja, quando se pretender usar o gerador devemos: desligar as baterias (esquecer que estas existem), ligar a tomada do gerador directamente ao motor (verificar se a tensão de alimentação do motor é igual à do gerador, se não for, tem de ser usado um conversor de tenção com a potência adequada)

estas baterias fazem usualmente carga lenta e descarga rápida.

já agora dou-vos a informação que se usarem as scooters várias vezes ao dia, com cargas intermédias ao longo do dia, contem com um ganho de 5km (valor já com alguma garantia, pois é superior) por cada hora que esteja ligada. aos poucos vamos conhecendo bem o que usamos no nosso dia-a-dia.

já estamos um pouco em
Última edição por rocker_pt em quarta jun 24, 2009 9:08 pm, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

o problema que eu meti não é esse rocker_pt, o que falas não é problema nenhum, se a energia vai do carregador para o motor, melhor, essa mesma não sai da bateria, e o carregador tem controle de corrente, logo só sai aquela corrente certa.

o que referi são os picos criados pelo motor em esforço, ou seja, o motor a girar cria picos de corrente inversos nas fases que não estão em carga (o motor tem 3 fases, só existe 1 ligada de cada vez, sequencialmente) estes picos são rectificados pelos diodos dos mosfet's do controlador e são amortecidos pelos condensadores, mesmo assim a bateria faz o resto do amortecimento(desculpem a linguagem mas há por ai muito pessoal que sabe disto melhor do que eu), neste caso também podem ir para o carregador, claro que ele tem protecções para isto, mas até que ponto está preparado, não sabemos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por mix »

tens razão rocker_pt, não vale a pena estar com tanto trabalho e a correr risco para ter no máximo mais 10km de autonomia...
fiquemos por aqui com o

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:tens razão rocker_pt, não vale a pena estar com tanto trabalho e a correr risco para ter no máximo mais 10km de autonomia...
fiquemos por aqui com o

[[]]

a ideia que tenho é um pouco diferente, mas infelizmente tem um custo elevado devido ao lobby do hidrogénio, no meu caso instalava uma célula de combustivel de 200-400 watts, com um pequena botija, coisa que deve pesar entre 4-6 kg, e me dava uma autonomia estimada de +- 300 kms. a intenção desta é estar sempre a carregar, silenciosamente. mas o problema principal é o custo deste equipamento e também do gerador de hidrogénio, para já são coisas incomportáveis.

no meu caso 250 watts dá-me uma autonomia de cerca de 8 kms por hora de carga, hora assumindo que trabalho 4 horas de cada vez, ou mesmo que vá para a praia e até outros locais, cada 4 horas são 32 kms de autonomia, se partirmos para o dobro 500 watts, as 4 horas são quase suficientes para uma carga completa.

mas deixamo-nos de sonhas porque as empresas que as produzem estão a receber dinheiro para não fazerem nada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por rocker_pt »

ok, então voltemos ao fiat 127 eléctrico.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por visitante »

vivam ...
rocker_pt Escreveu:ok, então voltemos ao fiat 127 eléctrico.
não estiques o carro..

fiat 126..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”