icarho Escreveu:acopular o aerogerador ao veiculo
creio q querias dizer "acoplar", porque "a
copular" até produz energia mas seria muito difícil encontrar uma maneira de a reaproveitar... se bem q para algumas pessoas até desse uma 'mãozinha'...
quanto à "parvoíce", o icarho estava a referir-se ao projecto de veículo, e não aos comentários do bluesky, q também me parece estar envolvido de tal maneira na discussão anterior q nem reparou naquilo q o icarho disse realmente.
e em relação à discussão em mãos, eu concordo q melhor seria q todos os veículos tivessem um coeficiente aerodinâmico o mais próximo de zero possível, mas tal é ilógico porque, a) nem todos os carros podem ser desportivos de 1 pessoa e sem grandes espaços para ocupante e carga, b) existem veículos, e sempre existirão, que na sua génese têm necessidades enormes de espaço (camiões, etc), e cujo espaço frontal poderia ser aproveitado para um qualquer reaproveitamento de energia, já q ter um cêntimo não mão é melhor q não ter nenhum.
nunca aqui se falou q o carro sonhava em ser autónomo desde a estaca zero, e nem eu estou a dar salvas a este projecto como messiânico. apenas acredito q a) o 'inventor' merece algum crédito por conseguir algo q o 'common joe' dificilmente conseguiria, b) alguma utilidade poderá ser encontrada no reaproveitamento da deslocação de ar criada por um veículo.
indo para a minha área de trabalho, nos aviões, qd existe uma perca total de sistemas eléctricos, mts têm um sistema rat (ram air turbine) para gerar electricidade para os sistemas básicos. ora, a perturbação aerodinâmica existe, e em teoria até vai fazer o avião (lembre-se, em estado de emergência!) voar menos tempo e menor distância - mas os fins justificam os meios.
não entremos em quimeras de auto-propulsão, mas sistemas refinados como o proposto acima poderiam, por exemplo, alimentar os sistemas eléctricos de um veículo, com um custo energético quiça inferior ao da aquisição energética de outras formas.