Fiat 126 eléctrico - Resumo

Bloqueado

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Fiat 126 eléctrico - Resumo

Mensagem por Njay »

bom, como já estava cansado de ter que percorrer as 24 páginas do tópico do fúria verde do tózé em busca de alguns dados e a procura não estava a ajudar-me muito, resolvi juntar e compactar toda a informação neste tópico.

as intervenções foram muito ligeiramente re-formatadas para facilitar a leitura e algumas partes menos relevantes foram removidas. tentei manter apenas o historial até à noticia de legalização e as informações técnicas, incluindo as dicas do tózé relativas a conversões.

ufaaa... e agora vou jantar. divirtam-se

p.s.: é tão bom ter a informação toda no mesmo sítio, não é ?

jan 25, 2008
tozerrvm Escreveu:boas, hoje tive a boa noticia de que o motor e controlador para o meu fiat 126 vão ser enviados dentro de 10 dias, bem mais cedo do que estava a espera.
jan 26, 2008
tozerrvm Escreveu:já comecei com a chapa, como o carro tem uns anos valentes tem alguns podres que nem desconfiava , por isso cortei a frente toda e vai levar o painel da frente e guardalamas novos.
jan 27, 2008
tozerrvm Escreveu:o plano é usar 6 baterias 12v 130ah-72v total de aproximadamente 150kg e isto vai ocupar a mala toda onde tambem vai estar o motor.
jan 28, 2008
tozerrvm Escreveu:está tudo + - previsto no entanto já lá vai uma boa derrapagem no orcamento.
a brincadeira estava prevista rondar os 4000eur ou pouco mais e neste momento já tocou os 5000eur sem impostos...
fev 06, 2008
tozerrvm Escreveu:finalmente muito boas noticias...amanha já é enviado o motor e controlador de inglaterra.

o prato adaptador do motor para a caixa já está feito e espero nao me ter enganado nos desenhos...

as luzes ,a partida vou meter h4 em leds , já existe nos eua , stops piscas encontra-se com alguma facilidade.

para o interior fiz a minha lampada com leds e resultou muito bem.

em relacao a chapa e pintura , ai sim existem alguns buracos que não estavao previstos e vai atrasar as coisas um cadito já que a solucao é meter tudo novo...a ideia é andar diariamente com ele e não pode existir podres...tem de estar tudo novo mas com o aspecto classico, espero conseguir fazer a brincadeira sem alterar a estetica interior ou exterior.
quem tiver 60 anos vai recordar este carro como quando saiu do stand...espero eu.
fev 07, 2008
tozerrvm Escreveu:as baterias devo usar umas deep cycle da autosil de 130ah se nao me engano, mas vou esperar até ter o motor montado e ver quanto espaco vai sobrar.
fev 08, 2008
tozerrvm Escreveu:o meu é o mais antigo refrigerado a ar.

o travão regenerativo não vou usar, as pessoas com quem falei que já fizeram das 2 maneiras dizem que não compensa...
fev 18, 2008
tozerrvm Escreveu:já chegou algum material...aqui fica algumas fotos.
amanha já vai para a oficina para adaptar o motor a caixa...

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
aqui podem ver o acupolamento que vai ligar o motor á caixa, num dos lados vai ser adaptado parte da embraiagem que vai encaixar no veio da caixa e o outro lado vai ser feito um furo á medida do veio do motor.

a chapa que vai ligar a caixa ao motor tambem já foi recortada e só falta decidir como vai ser o espacador...
fev 18, 2008
tozerrvm Escreveu:
jmal Escreveu:ora ai está o motorzão que se falava, tozé, quanto pesa o motor e o controlador para ter uma ideia.
nao sei exactamente mas uns 20 kg + -
fev 27, 2008
tozerrvm Escreveu:tou piurso

hoje fui buscar o motor e caixa , andaram a engonhar e a alterar prazos de entrega , hoje estaria pronto...
quando la cheguei vi a porcaria que estavao a fazer e mesmo depois de dizer para terem cuidado e nao fazerem riscos no motor lá atiraram o motor para cima da mesa e eu a ferver...enfim não gostei de nada mesmo e depois de dizerem que tinha dito para fazerem assim agarrei em tudo e pus-me a andar.

estes senhores não têm capacidade para entender certos conceitos.

amanha lá vou eu a procura de outro torneiro ou outra solucao.
fev 28, 2008
tozerrvm Escreveu:
edupatorod Escreveu:(...)quem é o fabricante desse motor?
podes dizer todas as caracteristicas? potencia máxima?
é motor dc? (...)
http://www.lemcoltd.com/lem_200.htm
o que sei está aqui no site deles...
fev 29, 2008
tozerrvm Escreveu:
edupatorod Escreveu:(...) tens alguma datasheet das caracteristicas do teu motor específica..??
eles dizem que têm motores de várias potências e tensões...
não sabes a do teu?
o motor que vias por é dc com escovas... pesa 11kg.
em relação aos testes que eles têm lá feitos... não percebo pq tem lá potencia só de 5kw.
essa potência não puxa o carro que tas a alterar...
foste tu que escolhes-te o motor ou eles é que te aconselharam? deram-te outro fabricante para esoclher?
podes pedir o motor como quiseres...
o meu é de 72v 200a constante e 450a picodurante 5 segundos
fev 29, 2008
tozerrvm Escreveu:
jmal Escreveu:ou seja, tem 14.4 kw ou 19.56 cv's constantes e 32,4 kw ou 44 cv's durante 5 segundos, não sei o peso do fiat, e com as baterias também não sabemos ainda o peso, mas penso que esse motor será mais que suficiente para o puxar, não dará grandes velocidades, mas uma coisa temos a certeza, deixará de ir aos postos de abastimento.
pois é mais ou menos isso...o carro de origem tem um motor 600cc com 23hp e pesa uns 500kg ,não sei bem mas anda por ai.
em baterias estou a contar com 150kg , como o outro motor sai julgo que tiro uns 75kg de tralha o que assim por alto fica o mesmo que levar mais 1 pessoa no carro.

para alem disso vou tentar destribuir o peso pelas 4 rodas , assim o carro até fica mais equilibrado do que com o motor de origem.

este fds vou atacar na chapa já que o ultimo praso de entrega da adaptação do motor é a proxima quarta, vamos lá ver se para a semana já temos motor no carro.

estou a planear fazer um video completo com a desmontagem do motor original e a montagem do electrico, espero fazer tudo em cerca de 20 ou 30min maximo.
mar 03, 2008
tozerrvm Escreveu:
ferra Escreveu:cuidado com a alteração da distribuição do peso. normalmente os carros têm 52% á frente e 48% do peso atrás. isto por causa dos comportamentos em curva (sobreviragem ou subviragem) ou em caso de travagem forçada a traseira não passar pela dianteira (tendencia para o peão).
se fosse eu repunha o peso em baterias no sitio de onde retirei o motor e agregados e só depois distribuia o restante (se o houver) pelo resto das rodas.
isto se fosse eu claro, cada um faz como quizer e eu não sou perito!

ventoinhas business é normalmente entendido em "lingua de camões" como sendo negócio.
este carro de origem tem o motor a traz e a frente é tao leve que se consegue levantar a mao sem ajuda do macaco.
vou tentar contrariar isso dentro do possivel.
mar 10, 2008
tozerrvm Escreveu:finalmente já tenho a caixa e o motor, depois de alguns contratempos o trabalho ficou 5*.
assim vale a pena pagar bem, mas ficar muito bem servido.
fiquei mesmo muito contente com o servico e superou o que estava a espera.
aqui fica umas fotos para terem uma ideia.
Imagem Imagem
mar 15, 2008
tozerrvm Escreveu:http://youtube.com/results?search_query ... arch_type=

o primeiro teste do motor com a caixa do 126

a caixa não tem oleo e as ponteiras estao soltas...
é mesmo só para testes.
mar 16, 2008
tozerrvm Escreveu:as baterias vao ser curtas de certesa.
mas o plano é para já umas 6 de 130a, e mais tarde...vou deixar espaco para mais 6, o que daria quase o dobro da autonomia.

o pior é que ia ficar com mais 150kg e a autonomia nao seria o dobro.

o carro pesa uns 580 kg e levar mais 150kg ficava mais dificil de conduzir e travar.

para já vou mesmo para aquilo que foi programado que é manter o peso o mais proximo possivel do de origem e ter autonomia para ir para o trabalho...
mar 18, 2008
tozerrvm Escreveu:já encontrei uma oficina para pintar e reparar a chapa, agora é só desmontar o carro todo...
mar 28, 2008
tozerrvm Escreveu:devido a alguns problemas de chapa o fiat 126 (1) foi abortado temporariamente.

para não perder muito tempo resolvi ir buscar o 126 que usava para as pericias...e que estava parado a anos...

sendo assim mais uma semana e já devo ter carro pronto de pintura , depois é canibalizar a parte mecanica.

fiquei muito contente ao ver que este carro sendo de 1974 não tem podres e vai ser muito mais facil e rapido dar a volta na pintura.

aqui fica a primeira imagem do super fiat 126.

http://www.youtube.com/watch?v=jw0dgr4m6hs

mais uma foto ainda antes de ser desmontado...

Imagem
mar 30, 2008
tozerrvm Escreveu:
papalitros Escreveu:quanto pensas gastar em tudo (sem pinturas e chapas). (...)
na parte electrica , adaptacoes e legalizacao vai uns 5000 a 6000 eur ou mais.

no entanto para o meu vou tentar arranjar uns patrocinios para ver se gasto menos, é que tudo junto dava para comprar uma maquina muito boa...mas o produto final o conceito e a qualidade conta muito para mim.

para teres uma melhor ideia podes procurar neste site os kits...
http://www.everything-ev.com/?currency= ... 7&sort=20a
mar 31, 2008
tozerrvm Escreveu:para legalizar o animal ainda é muito cedo para saber como vai ser mas julgo que se vai resolver...
em relacao a valores, sim é caro para o carro que é mas por pouco mais pode-se investir num carro mais recente mais seguro e maior.
sei que é muito dinheiro mas considero que é bem gasto , gosto muito do carro e acredito que daqui a mais 30 anos este fiat ainda vai ter mais valor para mim do que muitos outros carros novos e actuais.
vai ser um dos primeiros ou até mesmo o primeiro fiat convertido para electrico , a pesar da idade vai ser provavelmente o mais ecologico que existe no mercado portugues.

por isso é fiat ,é simples vai ser funcional e muito ecologico.
abr 17, 2008
tozerrvm Escreveu:boas
nop , já recebi mais material mas o que está a atrasar é mesmo o facto de ter escolhido um classico, a pintura como deve de ser está a consumir muito tempo, o carro foi quase todo desmontado.

até o ter de volta tenho andado a estudar o proximo...
abr 18, 2008
tozerrvm Escreveu:boas,

já temos carro pintado e tenho estado a fazer umas experiencias com leds...

ImagemImagemImagem
abr 22, 2008
tozerrvm Escreveu:recebi agora o carro da pintura e recebi mais uns 1000 problemas para resolver, borachas frisos parafusos e sei lá mais o que....

no entanto estou a contar ainda esta semana tirar o motor e montar o motor electrico, tendo esta fase feita é passar para as baterias e testar tudo.

é muito chato escolher um classico e acabo por perder mais tempo envolvido com o restauro do carro do que com a alteracao.

a ser um carro normal nem 1/10 do trabalho tinha tido...

mas o importante é não parar, podemos abrandar para respirar mas parar nunca
abr 26, 2008
tozerrvm Escreveu: http://www.youtube.com/watch?v=gyjyrbqd350
http://www.youtube.com/watch?v=2wiqfjlpbnc

nao vamos ter o filme da desmontagem do motor a gasolina e montagem do electrico, correu mal e levei 15min , logo não vai dar para meter no youtube...

o plano das baterias será umas 4 a traz e 2 a frente de cento e poucos ah.
o controlador aparentemente cabe entre o motor e a chapa da mala, por isso nao se vai ver ...
abr 30, 2008
tozerrvm Escreveu:finalmente aqui fica o video que eu queria mostrar...

http://www.youtube.com/watch?v=qfafrydpy-w
maio 01, 2008
tozerrvm Escreveu:as baterias devem ficar 4 a traz e 2 a frente isto dá 100kg a traz e 50 a frente.
de origem temos uns 70kg de motor...
parece que vai dar para manter a mala da frente e adicionar outra a traz...logo se vê.
maio 14, 2008
tozerrvm Escreveu:já temos baterias, a autosil deu uma pequena grande ajuda e de um dia para o outro as baterias apareceram.

tanto em baterias como em carregadores a autosil tem um excelente preço.

acima de tudo o que gostei mesmo muito foi do atendimento, muito prestaveis.

recomendo muito.

agora é fazer os suportes e esperar que a maquina fique a andar muito em breve.

isto do aumento do combustivel traz um bocado mais de motivação...
maio 27, 2008
tozerrvm Escreveu:sim já andou...vel max 100km/h mas está a ser desmontado para acabar e pintar os suportes.

depois logo faço outro filme com a montagem final e as primeiras curvas.
maio 27, 2008
tozerrvm Escreveu:neste momento está um caus , tudo desmontado e de pernas para o ar.

fora as rodas ficou muito pouco.

estou nos finalmentes e as coisas têm de ficar com um relativo bom aspecto e tem de ser tudo pintado antes de montar a ultima vez.

nem sei quantas vezes montei e desmontei os suportes das baterias e motores, mas tem de ser tudo testado e verificado 1000vezes antes da montagem final.

espero ter a maquina pronta para daqui a uns 15 dias...
maio 29, 2008
tozerrvm Escreveu:
tvcrabo Escreveu:renateves,
essa é a parte mais complexa da conversão por incrivel que pareça. não é do nosso conhecimento nenhum caso de conversao e legalizaçao simultaneamente vitoriosos.
essa é uma das nossas guerras. fazer tudo por tudo para pelo menos entender quais os obstaculos a derrobar ou contornar já que neste ponto nem isso sabemos...
pois esse será o meu ultimo problema para resolver...

vamos lá ver se corre bem.
tive atencao a distribuicao de peso e acho que fora os 100kg a mais o carro ficou melhor.
em relacao a parte electrica está tudo muito bem proteguido.
as baterias e o acido em caso de acidente estao completamente fora do abitaculo.
fora isso em termos de seguranca tem aquela que o carro tinha em 1974 quase nada...

correndo tudo bem lá terei de pensar num carro mais recente para o dia a dia.
jun 03, 2008
tozerrvm Escreveu:
renateves Escreveu:(...) tozé, pelo que li já estás com alguma experiência no campo , podes elucidar-me alguns passos a fazer inicialmente? (...)
1º passo será fazer contas
2º esperar que o meu corra bem
3º 2200eur de motor e controlador + -
motor tens de esperar uns 2 meses...para ser feito.

ainda falta muita coisa...manometros baterias adaptacoes e acima de tudo muita vontade.
jun 03, 2008
tozerrvm Escreveu:
marte Escreveu:tozé, esclarece-me uma questão, como adaptaste o encaixe do motor electrico na caixa do fiat? é automático ou tiveste de o fazer num torno mecanico? (...)
tem de se fazer um adaptador do motor para a caixa e outro do veio do motor para o veio da caixa.
existem varias maneiras de o fazer mas vais sempre ter que recorrer a um torneiro ,e prepara mais uns 500eur

se vires as minhas fotos e filmes podes ficar com uma boa ideia de como fiz.
jun 25, 2008
tozerrvm Escreveu:
rjsc Escreveu:como é que vai a legalização disso?
estou a tratar disso...
jun 25, 2008
tozerrvm Escreveu:entreguei hoje o material que tinha para iniciar o processo, até agora só me pediram para pesar o carro o que foi feito 2 hora depois.

agora é só esperar que corra tudo bem.
jun 25, 2008
tozerrvm Escreveu:
jmal Escreveu:toze, como estamos de fiat 126, roda, não roda, problemas, autonomia real ??
boas, ainda nao sei, enquanto não tiver tudo legal o carro não vai sair mais, a menos que seja de reboque.
logo que possa andar na estrada esses testes vão ser feitos ao limite.
jun 25, 2008
tozerrvm Escreveu:
marte Escreveu:(...) disseram se existe alguma percentagem max / min de alteração do peso permitida? (...)
ainda nao, para a semana já devo saber mais qq coisa.
jun 28, 2008
tozerrvm Escreveu:
rjsc Escreveu:tozé e quanto ao seguro já sabes alguma coisa?
que seguradoras se disponibilizam a segurar um carro convertido?
tenho a certeza que todas, por uma boa mão cheia de €!
mas a preços comparáveis aos automóveis comuns?
(...)
o carro teve sempre seguro mesmo nos ultimos 4 anos que esteve parado.
o seguro acho que será igual...
jun 30, 2008
tozerrvm Escreveu:
bruno coutinho simoes Escreveu:(...) estou a estudar um projecto idêntico ao teu mas penso utilizar um mini. ando em fase de pesquisa, escolha e orçamentação de material e tenho algumas dúvidas que penso que me poderás esclarecer melhor que ninguém..
ora aqui vão elas:
1- num dos teus videos disseste que a embraiagem ia fora pois já nao irias precisar mais dela. como consegues depois mudar de mudança sem embraiagem? a caixa que usas é a de origem do 126 certo?
2- outra dúvida que tenho é se a caixa de velocidades que usas que parece ser a original do fiat tem óleo ou se não tem qualquer tipo de lubrificação e se isso é normal em todos os carros.
3- outra questão que coloco é quanto á travagem regenerativa, disseste que nao compensava mas nao consegui percerber o porquê. o teu controlador não tem essa capacidade? nao justificava um controlador que tivesse essa opção pois era mais caro? é complicada a implementação dessa tecnologia? pergunto tudo isto pois essa era uma tecnologia que gostaria de aplicar no mini mas não tenho ideia como é possivel a sua concepção. se souberes como conseguirei realizar isso agradecia que me desses umas dicas.
4- a minha última questão é a razão da tua escolha pela marca que usaste tanto para o controlador como para o motor. foi por razoes apenas de preço? pesquisei em vários sites por diversos motores e achei que onde compraste o teu as caracteristicas estão muito bem explicadas. terá sido essa a razão da tua escolha? e agora que já tens o teu motor estás contente com ele ou já sugeres outras opções?
(...)
vamos lá tentar responder a tudo...

1- a caixa é a mesma e não tem de ter embraiagem , desaceleras e simplesmente metes outra mudanca.

2-a caixa com que fiz a experiencia nao tinha oleo e a 1ª não é cincronizada, logo faz muito barulho.

3-este tipo de baterias não recebe eficientemente carga durante pouco tempo.

4-este conjunto foi escolhido porque me pareceu um dos melhores preço qualidade.
estou contente com o motor e provavelmente no futuro vou manter-me com ele.

no mini provavelmente vais ter o problema da caixa que trabalha com o oleo do motor...
eu neste momento se fizer outro será provavelmente um carro pequeno tipo fiat...mas mais recente e com baterias de gel no minimo.
jul 02, 2008
tozerrvm Escreveu:
bruno coutinho simoes Escreveu:(...) estive a pensar no problema que o toze disse que iria deparar com o óleo da caixa de velocidades do mini e ao pensar numa maneira de o resolver pensei no seguinte o qual deixo á vossa opinião:
seria possivel colocar uma caixa redutora ou "aumentadora" entre o motor eléctrico e o diferencial retirando assim a caixa de velocidades do mini? pensei nisto mas não sei se será possível a sua implementação pois o carro ficaria apenas com uma "mudança" e não faço ideia como se iria comportar o motor em rotações mais baixas.. será que iria consumir mais?
outra dúvida que tive á pouco tempo e que não consegui tirar com os videos do tozé é como se coloca a marcha atrás... se é através da manete das mudanças ou se é o controlador que inverte a polaridade do motor. (...)
podes fazer uma chapa como no meu e tens de meter uma junta de um dos lados e um retentor do outro...mas só vendo é que te posso dar uma melhor opinião.

se não tiveres a caixa tens de ter um motor com muito mais potencia.
jul 10, 2008
tozerrvm Escreveu:boas...
ou más, vim hoje do primeiro teste ao carro onde foi verificado o peso e travoes.
troquei quase tudo nos travoes e não é que o bandido na pista de testes resolveu rebentar com a bomba principal...foi a unica peça dos travoes que nao meti nova , até podia pifar depois do teste mas não, teve de ser mesmo ali...carros velhos.

resultado lá vou ter que fazer mais uns 220km e largar mais umas massas.
para quem quer fazer uma viagem deste tipo pode contar com uns 780 eur.
500+ iva inspecção
150 + iva reboque ir e vir.

amanha lá vou ver se encontro uma bomba nova e marcar outra inspecção.
mais uma batalha perdida mas ainda faltam muitas para o fim da guerra.
jul 11, 2008
tozerrvm Escreveu:(...) tudo o resto está ok espero e vamos tentar inspeccionar o carro outra vez esta semana. (...)
jul 12, 2008
tozerrvm Escreveu:
celsomenaia Escreveu:(...) toze , onde foi a inspecção do carro ? é muito longe?
quais são os principais testes que fazem nessa inspecção ?
neste caso é verificada a estabilidade do carro (pesos) e a capacidade de travagem.

os testes sao feitos no aerodromo de santarem.
jul 13, 2008
tozerrvm Escreveu:na altura a fiat até me respondeu e deu o contacto de quem podia tratar do processo, fora isso a fiat não teve mais nenhuma influencia na coisa...quem trata de legalizar um fiat pode legalizar qq outra alteração em qualquer outra marca.
depois de o carro estar a andar voltei a contactar a fiat e até agora não tive nenhuma resposta.

o problema de travoes está resolvido e o carro está pronto para nova inspecção que espero vir a ser esta semana.
jul 18, 2008
tozerrvm Escreveu:
nelsonrodrig Escreveu:(...) esse carro faz uso da caixa de velocidades?
o fiat sim...
jul 20, 2008
tozerrvm Escreveu:a rotação do motor não é maior que a do original.
teoricamente vai aguentar com 4 pessoas , a potencia é muito proxima da original.
o carro tem alarme. (...)
ago 05, 2008
tozerrvm Escreveu:(...) amanha espero ter boas ou más noticias para todos nós.

atenção a uma coisa que vai provavelmente ser "obrigatoria" que será a travagem regenerativa, isto porque o motor vai ter que ajudar a travar o carro.
o teste de travagem será feito com o pesso equivalente ao nº de ocupantes mais o pesso extra das baterias, no meu caso sao 300kg de ocupantes e mais 100kg extra de baterias, isto quer dizer que o carro que tinha 580kg de origem é testado com 980kg e mesmo assim tem que cumprir uma desaceleracao minima. (...)
ago 05, 2008
tozerrvm Escreveu:tudo o que for alterado no carro será inspeccionado segundo os criterios actuais, por isso alterar qualquer componente de travagem será alvo de outro tipo de inspecção...
o melhor será manter o que tivermos de origem e que a marca já fez o favor de fazer aprovar.
no meu caso acho que faz sentido termos o motor a travar nem que seja opcional...

os criterios de aprovação dos anos 70 não os conheço mas olhando para alguns aspectos de alguns carros da epoca dá para ver que não seria nada de muito exigente.
ago 05, 2008
tozerrvm Escreveu:
andremeira Escreveu:mas achas que se pusesses uns discos ventilados, eles pegariam por isso?

como funciona exactamente a travagem regenerativa?

por aquilo que sei, aproveita a energia da travagem para carregar as baterias, mas como ísso se processa exactamente?
para por discos ventilados estava a alterar o sistema de travagem, para alem disso teria de alterar a suspenção e jantes...

é mesmo isso trava o carro e ainda mete alguma carga nas baterias.
(tudo controlado pelo controlador)
ago 06, 2008
tozerrvm Escreveu:
njay Escreveu:já agora, quais são os critérios da travagem (distância máxima, ...)?
min 5,5m/s
ago 18, 2008
tozerrvm Escreveu:(...) aparentemente a maquina passou os testes
ainda é cedo para mais novidades mas parece estar tudo bem encaminhado, as ferias estão a dar cabo dos meus planos mas tudo se vai resolver.
não gosto de falar em obstaculos antes de os tentar ultrapassar por isso vamos ter paciencia e esperar que as ferias de todos acabem e possamos finalizar a aprovação e legalização da maquina.

com isto vamos abrir uma porta para todos, uma porta que ainda não foi aberta mas que depois de aberta vai mudar a vida de muita gente.

esta porta é grande e pesada mas como qualquer porta pode ser aberta, depois cabe-nos a todos nós fazer com que nunca mais se consiga fechar.
set 18, 2008
tozerrvm Escreveu:têm andado a adiar as coisas e agora ficou para a semana que vem, as ferias foi o pior...
set 18, 2008
tozerrvm Escreveu:no total foi uns 8000eur com a reconstrução do carro
out 14, 2008
tozerrvm Escreveu:finalmente tenho a noticia esperada por todos a porta está aberta.

agradeço a todos o apoio que me deram, mesmo aqueles que diseram a partida que não ia conseguir...

a papelada e testes demorou cerca de 3 meses , os proximos espero que sejam mais rapidos.

se alguem quiser ajuda para fazer o mesmo podem contar comigo, ajudo no que estiver ao meu alcance.

agora já não temos o fantasma da legalização por isso espero que este meu ex sirva para se criar muitos mais e termos um mundo melhor para todos.
out 16, 2008
tozerrvm Escreveu:(..) sim já tenho a guia provisoria e hoje já vai ao ipo que já não ia a uns anitos.

a descrição de como fazer é facil...

fazem os testes com a lta e depois vão a tds com os testes da lta positivos e dão inicio ao processo. (...)
out 16, 2008
tozerrvm Escreveu:boas, hoje foi a inspecção normal e passou sem espinhas
out 23, 2008
tozerrvm Escreveu:sim, a 60-70kmh faz uns 50km a 90 nao sei bem porque fiz uns 30km para a costa caparica , depois carreguei lá e voltei a 70 para casa.
dá para perceber que se for a 90kmh gasta muito mais e muito mais pode ser uns 10km a menos de autonomia.

as baterias de chumbo nao sao as melhores , é complicado fazer a manutencao e pinga sempre qq coisa, para alem disso ponho uns 5l por semana.

para mim tem dado bem mas logo que estas entreguem a alma vou passar para gel ou 123....se tiver pilim para isso.
tudo menos acido com manutenção.
nov 20, 2008
bluesky Escreveu:(...) noticia da homologação do fiat 126 ev

"aprovado pelas autoridades"... etc. (...). aqui está a reportagem:

http://www.dailymotion.com/bluesvideo/video/12531262
http://www.youtube.com/watch?v=za-g0ssiwyu
(...)
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 eléctrico - Resumo

Mensagem por TOZEVE »

bom trabalho,

eu tambem resumi as coisas aqui ( www.tozeve.com ) e vou tentando actualizar as coisas.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Bloqueado

Voltar para “Projectos V.E.”