Autoconsumo com venda de excedente

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Biod
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Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Estou a tratar de toda a burocracia para venda do excedente, é um processo recente e por isso até a empresa a quem vou vender está em modo aprendizagem. Por exemplo, sou a primeira MCP antiga a tentar vender e alguns passos nem eles sabiam ..

Neste momento a única empresa que compra é a Energia simples, para avançarem para venda têm de mudar o vosso comercializador habitual para a MUon (empresa do mesmo grupo).


Não é necessário abertura de actividade, passar facturas etc. O valor da venda é pago trimestralmente por transferência bancária e vai aparecer na factura da Muon como um desconto.



No meu caso cheguei ao ponto que precisam do printscreen com a informação da minha MCP, o problema é que fiz o registo em 2017 no antigo portal. As Mcp antigas não migraram para o Portal Novo do Autoconsumo, e no antigo já não aparece os dados da Upac.

A energia simples disse para pedir á Dgeg uma declaração com os dados da minha Upac etc.

Entretanto a pessoa que me atendeu na Dgeg foi falar com um superior hierárquico e disse-lhe que as antigas Upac Mcp não estão autorizadas a vender, nesse sentido tenho de fazer novo registo no portal novo, pedir o favor do meu instalador passar o termo de responsabilidade etc

Já pedi á Solarimpact a 12 de Junho, já enviei msg pelo whatshap e nada. Hoje consegui que atendessem o telefone e pedi novamente...

Vou transcrever abaixo todos os passos até ser dado o Ok para venda:


1º Passo:

passa pela obtenção do CPE de Produção da Unidade de Produção de Autoconsumo:

• O cliente pode obter diretamente junto do Operador de Rede de Distribuição (ORD), p.e. EDP Distribuição
ou Cooperativa que opera a rede na zona;

• Envia-nos a seguinte informação e nós contactamos o ORD:

❖ Nome;

❖ NIF;

❖ Nº do Cadastro;

❖ CPE de Consumo;

❖ Certificado de Exploração emitido pela DGEG ou o Print do Portal da DGEG caso seja uma Mera Comunicação Prévia (MCP). A MCP aplica-se a instalações abaixo de 30kW.


2º passo: enviar a proposta assinada, onde o cliente expressa o Plano que pretende. A proposta segue em anexo a este documento, assim como a brochura explicativa do Plano.


3º Passo: será o cliente enviar os dados para preenchimento dos contratos e minutas necessárias para a ativação do contrato, a saber:

• Contacto de email;

• Contacto telefónico;

• Comprovativo de IBAN;

• Nº do cartão de cidadão;

• Morada Fiscal (se for diferente da registada da unidade de produção para autoconsumo no Portal da DGEG);

• No caso de ser um cliente empresarial, necessitamos ainda:

• Do código da certidão permanente ou a própria certidão permanente;

• Dados dos representantes legais (NIF, Nº CC, morada fiscal);

• Além dos elementos referidos anteriormente.





4º Passo:

A Energia Simples preenche o contrato entre partes e a minuta de proteção de dados. O primeiro documento
explicita as condições gerais e particulares do acordo e o segundo documento permite autorizar a Energia Simples rececionar os dados de produção registados pelo contador do cliente e assim se possível tomar conhecimento do total de energia excedente vendida.



5º Passo: Resulta da assinatura dos documentos referidos, onde o cliente deverá enviar por email a digitalização de cada documento.


6º Passo: Após a receção dos documentos por parte da Energia Simples, esta enviará uma minuta que o cliente deverá enviar assinada e autenticada em dois originais. A autenticação deve ser do tipo “Termo de Autenticação” e pode ser efetuada por um advogado, Solicitador ou Notário. Os Dois originais devem enviar para a nossa Sede.

Assim que rececionarmos esta última minuta (nas duas versões) damos inicio ao Processo. Esta minuta especifica permite que a Energia Simples possa representar o Produtor/Cliente em regime de mercado liberalizado.



7º Passo: A Energia Simples envia toda a documentação e comprovativos para as respetivas Entidades Reguladoras

(REN, EDP Distribuição ou Cooperativa local, OMIE).



8º Passo: A ativação do contrato é liberalizada pela REN, que notificará a Energia Simples com dois dias de antecedência.

Para ativar o contrato, o contador do cliente tem de estar bidirecional e a comunicar com o Portal da REN.

A Energia Simples alertará o Cliente do dia ativação e/ou de algum problema que exista com as instalação que esteja a bloquear a ativação do contrato assim que tomar conhecimento. Normalmente o Contrato Ativa em 2 Semanas, após a conclusão do 6º Passo.


whocarez
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por whocarez »

A seguir. obrigado pela partilha.

Ainda estou na fase do registo da upac e preparação da instalação para os painéis.

O


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Biod
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

vou colocando aqui os updates, se tiverem dúvidas digam

Acredito que a curto prazo vão haver mais interessados em comprar. Só a questão de termos de mudar para a Muon , vai fazer muita gente mudar de comercializador


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Biod
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Já tenho CPE de produtor e a minha instalação já está registada no novo portal

Agora venham os próximos capítulos


whocarez
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por whocarez »

O meu também já está registado, mas foi o vendedor que fez. O portal gera algum PDF no final, ou manda mail?

Apenas fiquei com um printscreen do registo.

Outra questão, no portal conseguiram-se regista com usando o nif + nip?


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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

não, tens de tirar um printscreen. Eu fiz printscreen é imprimi para pdf.

o que é o nip?

no meu registo aparece tudo, cpe, nif, potência instalada etc


whocarez
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por whocarez »

Ok obrigado

Nip é um número que identifica a propriedade, a EDP distribuição tem essa informação.

Para autenticar no portal ele pedem o nif e o nip, mas deu erro no meu caso


whocarez
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por whocarez »

Coisa um bocado amadora.. então somos obrigados a registar e depois não ficamos com nenhum comprovante..

Deve servir de muito o registo das upac...


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Biod
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

pelo que percebi o print é uma maneira se facilitar o trabalho pois tem lá toda a informação.

Sim, mas devia dar para imprimir um comprovativo..

e outra, eu tava registado e tive de dar a password para o instalador adicionar a UPAC
Dava sempre erro a password, o problema é que só tava a aceitar o utilizador com letras minúsculas, mas o utilizador é a dgeg que envia por mail, e esse utilizador no mail tá em maiúsculas 😄

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serges
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por serges »

Está perfeito obrigado Biod.
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joaocunharamos
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Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu:
sábado ago 01, 2020 10:29 pm
Dava sempre erro a password, o problema é que só tava a aceitar o utilizador com letras minúsculas, mas o utilizador é a dgeg que envia por mail, e esse utilizador no mail tá em maiúsculas 😄
Que erro crasso e desnecessário.
Comunicaste isso à DGEG, por curiosidade?
Fico já alerta para essa situação.
Cumprimentos,
João Ramos

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