Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Local para debater sobre o autoconsumo

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

diodo Escreveu: sábado set 26, 2020 2:04 am Não aceito e nem concordo com a sua justificação.
Perfeitamente válido. Posso pedir-lhe, em defesa de uma discussão elucidada e dos leitores vindouros, que indique os seus motivos ou impressões?
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

diodo Escreveu: sexta set 18, 2020 9:57 pm Qual a secção máxima que este modelo permite nos seus bornes? Pelas minhas contas e considerando a medida de 8.6 descrita no manual, os bornes têm uma secção máxima de 58.08mm2. Correcto?
Percebo a sua conta. O cabo de 50mm2 tem de facto 8mm de diâmetro, em linha com a dimensão do borne. Não quer dizer que toda essa dimensão do borne esteja disponível, no entanto.
Cumprimentos,
João Ramos


Limas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta out 10, 2007 11:29 am

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Limas »

Boas

Antes demais peço desculpa por estar a voltar a abrir este topico.... Mas alguem tem o manual para o contador da KAIFA MA109... Estou a ficar maluco com o mesmo e com a minha infeliz ideia de montar dois paineis solares la em casa....

Vou resumir a minha situação, mandei por paineis da EDP, a gama premium, sei a partida que a poupança/retorno do investimento é muito baixa, mas por amor ao planeta achei que nao ia ficar mais pobre e podia contribuir.
Mas afinal pelo que vejo, espero eu que mal, o contador em questão conta tudo como sendo consumo da rede, afinal parece-me que estou a ficar mais pobre.... cheguei a esta conclusão por que com a compra dos paineis foi me oferecido o equipamento Re:dy onde consigo consultar tudo o que consumo e produzo, o engraçado é que parece que funciona na perfeição, por exemplo consigo validar os valores com o que o contador está a indicar, por exemplo no Re:dy tenho 30kw , 15kw de consumo de rede e 15kw de autoconsumo, e no contador tenho efectivamente os 30kw de consumo... MAS COMO SENDO A TOTALIDADE DE CONSUMO DE REDE.....

Aqui peço a vossa ajuda para tentar perceber se existe menu para consultar/validar que apesar de estar a indicar a totalidade que a informação que chegará a EDP incluirá os valores do autoconsumo... caso contrario cheira-me uma grande batalha pela frente.....

Muito obrigado
Pedro Leitão


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Quintas2 »

Não conheço o contador em questão.

O contador só pode contar o que passa por ele. Se autoconsumiste 15 kWh ele não tem maneira de o saber, muito menos registá-lo.

Parece pouco provável um sistema ser instalado pela EDP e eles deixarem um contador que regista exportação como consumo.

Se exportasses 15kWh e ainda autoconsumiste, isso significa ou um sistema de elevada potência instalada ou estarmos a falar de consumos ao longo de vários dias. Qual a potência instalada?
Cumprimentos,
Quintas2


Limas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta out 10, 2007 11:29 am

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Limas »

Boas

Antes demais obrigado pelo tempo que perdeu a responder.
Os valores que indiquei foram exemplificativos, so tenho dois paines, juntos perfazem 700w.

Acho que chega perfeitamente para o que gasto em casa, pela aplicação estou a produzir/consumir pouco mais de 50% do meu consumo diario.

A minha questão é que o valor total contabilizado pelo contador inclui os +-48% de consumo de rede e +-52% de autoconsumo, atenção que indico isto pela informação que a aplicação vs o contador me da.

O contador foi mudado no dia 7 do corrente mês, estava a zeros, os valores que tenho neste momento são:

Re:dy :
rede - 27.65 kWh
autoconsumo - 31.69kWh
Total - 59.34kWh

Contador :
Total - 59kWh

Alem destes valores tenho 8kWh que foram injectados na rede, esses consegui chegar a um registo dentro dos menus do contador que continha este valor... sei que são a fundo perdido.

Ou seja o contador conta tudo.....
Ja andei as voltas no contador e não encontro nenhum valor que possa corresponder aos 31.69 kWh do autoconsumo que eventualmente seja retirado da contagem final ... alem de que tenho outro problema, pago conta certa uma vez que tenho aquecimento a gas e diluo as contas do aquecimento a gas pelo verão.... não recebo factura no final do mês para validar.... so no final do ano....

Peço desculpa pelo incomodo, sei que possivelmente não estarei a ser enganado pela EDP, recuso-me a acreditar que o façam... mas neste momento estou com duvidas se está tudo bem montado/ligado....

Muito obrigado por qualquer ajuda/informação.

Cumprimentos
Pedro Leitão


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Quintas2 »

Eu não estou familiarizado com o re:dy, mas há aqui uma série de conceitos que precisam ser clarificados.

O que significa 31,69kWh de Autoconsumo? É a produção total dos painéis fotovoltaicos ou a parte da produção autoconsumida?

Como sabes que estás a consumir cerca de metade da produção? Se o sabes, tens que ter uma medição da produção total e outra da parte exportada.

Mantém-se que o contador não pode registar energia que não passou por ele. Se produzes 100 kWh e consumires 60 e exportares 40, só estes 40 passam pelo contador. Ele não tem forma de conhecer os 60 consumidos, pelo que não os pode registar. Possivelmente, trata-se de uma coincidência de valores. Dentro de dias, volta a ler o contador e o re:dy e vê se se mantém essa relação de valores.

A única hipótese de o contador registar toda a energia produzida como exportação é rocambolesca.
Terias que ter corrente trifásica, ter os painéis fotovoltaicos ligados a uma fase em que não tinhas nenhum consumo ligado e só consumias das outras duas fases. Aí, toda a energia produzida seria exportada e só seria contabilizado o Autoconsumo quando a E-Redes fizesse as contas mensais para a faturação.
Tens contador trifásico?

Os 8kWh exportados não são todos a fundo perdido. A E-Redes vai fazer os saldos quarto-horários e parte deles serão abatidos ao teu consumo.

De qualquer forma, se foram exportados 8kWh, isso é bem menos de metade da produção, quer os 31,69 kWh sejam o total da produção, quer sejam a parte da produção autoconsumida.

Sugiro que esclareças o que são os 31,69 kWh e que te registes no site da E-Redes. No dia seguinte ao da faturação vais encontrar lá a leitura do teu contador, com o que ele marcou às 0h. Essa leitura vai ser classificada como inválida.

Poucos dias depois, essa leitura será substituída pela valor resultante das contas da E-Redes dos saldos quarto-horários, valor esse indicado como leitura válida. Este valor é que vai ser transmitido ao teu comercializador de eletricidade para te ser faturarado.

O normal será teres no site leituras diárias que aumenta todos os dias, mas a leitura do dia da faturação, já corrigida com o net-metering será inferior à do dia anterior.
Cumprimentos,
Quintas2


naronj
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado nov 21, 2009 11:56 am

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por naronj »

Boas
Queria saber se tiras-te alguma coisa a limpo, é que eu tenho um contador igual, e estou com essa dúvida.


jflapao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 11, 2022 6:19 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por jflapao »

Boas, foi-me instalado hoje esse mesmo contador, quanto a isso não posso falar nada, mas antes tinha um Janz C24R2 que apesar de não estar preparado para contar a injeção na rede (ou seja não havia forma de a e-redes contabilizar a injeção e fazer o acerto a cada 15min embora recebesse essa energia) também tinha esse tipo de problemas, a minha plataforma que é da SolarEdge dava-me uns valores de energia consumida, produzido, autoconsumida e exportada, onde a bota não batia com a perdigota:

Exemplo com os dados do dia de ontem:

Plataforma SolarEdge

Consumo total: 7,06kWh
Produção total: 4,84kWh
Auto Consumo: 3,51kWh
Exportação: 1,33kWh

E-Redes

Total: 7kWh
Vazio: 3kWh
Ponta: 2kWh
Cheio: 2kWh

Com estes valores deveria estar no contador da e-redes registado 3,56kwh de consumo e mesmo que ele contasse a injeção como consumo (coisa que me fizeram pensar com este contador) seria 4,89kWh (5kWh arredondados), mas não o faz sei porque num fim de semana desliguei tudo em casa só ficando o router de internet para a comunicação com a plataforma e os painéis esta estavam a injetar e o contador não contou um único kWh em mais de 5h.

Liguei para a e-redes a dizer que algo se passava com o contador pois na minha plataforma tinha uma informação e o contador da e-redes dava outra, o senhor da e-redes informou de uma coisa que não tenho a certeza nem tenho como testar ele diz que sempre que a produção solar não chega para o consumo nesse momento o sistema injeta toda a produção na rede e vai buscar a totalidade do necessário. Exemplo 900Wh de produção e necessidade de 1200Wh ou seja necessita de 300Wh da rede, então o sistema injeta esses 900 (que o contador contaria como consumo) e iria buscar os 1200 na rede (que conta como consumo) ou seja ao invés de cobrar 300Wh, cobraria 2100Wh isso explicaria o consumo anormal, foi ai que fiz a experiencia de desligar tudo e ver se a injeção sempre era contada. Não o é no JANZ CR24R2 e a própria JANZ já tinha informado.

Como a e-redes dão tinha previsão para me trocarem o contador fiz uma reclamação enviei um ficheiro da plataforma com a informação a cada 15min de consumo total, produção total, injeção na rede e autoconsumo, e fotos de o que marcava o contador antes e depois, comprei também um outro contador desse que se colocam no quadro para medir e tentar entender o que estava mal.

Surpresa o novo contador dá valores similares ao contador da e-redes e com muita diferença da plataforma, ou seja deduzo que o problema seja no contador da plataforma, visto que o novo contador me dá o consumo instantâneo, consumo acumulado, nas varias tarifas (tenho bi-horário) e todos esses valores são similares ao contador da e-redes o que me leva a quere que os dados da minha plataforma não estão conformes, e pelos vistos os da plataforma da EDP também não.

Eu vou continuar o monitorizar os dados do novo contador, do medidor que comprei (ORNO OR-WE-515) assim como o da plataforma SolarEdge, para depois de chegar a uma conclusão falar com quem de direito, o que me leva a querer que será com a instaladora dos painéis visto a plataforma deles estar a dar informações erradas quanto ao consumo, não sabendo eu se será só o consumo se será também a produção.

Fica a pergunta o que a e-redes me disse sobre quando a produção não chega o sistema envia tudo para a rede e vai buscar essa produção mais a falta de forma estabilizada, ou seria "banha da cobra".

Fica o alerta também que aparentemente tanto a plataforma da EDP como a da SolarEdge não contam o consumo como deve de ser.


3NS1M
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda fev 14, 2022 9:11 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por 3NS1M »

Bom dia,
Tenho este contador, o Kaifa MA190P, que tenho vindo a monitorizar as contagens com apoio de um Shelly EM. Quando me instalaram os meu sistema de painéis, em outubro de 2021, fui alertado para o facto de a E-Redes poder estar a contabilizar a injeção como consumo, mas tal não se verificou. Entre a instalação dos FV e o respetivo período de faturação (14 nov)injetei na rede aproximadamente 110Kw, o que se fosse contabilizado como consumo num universo mensal médio de de 350Kw, dava para notar no total da fatura.
Todos os meses faço envio de leituras, com valores tirados do contador. Fazendo comparação com os valores que o Shelly me apresenta, tive em algumas situações de diferenças de +ou- 10Kw.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”