autoconsumo fotovol.

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
luisfariascp
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 08, 2021 10:11 am

autoconsumo fotovol.

Mensagem por luisfariascp »

fiz uma instalação autoconsumo com um total de painéis de 2120W e tenho um inversor de 3000W.
a minha produção diária tem andado nos 13/14 kW.
a cena que me anda a martelar a cabeça é que dos 2120w a produção nunca atingiu esse valor
anda sempre nos 1600/1700w não passando disso no pico de produção
é normal isso acontecer?
eu sei que ha que contar com os 20% das perdas, mas nunca atingir o pico de produção dos painéis acho estranho.( o inversor não tem qualquer limite estabelecido)
cumprimentos a todos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo fotovol.

Mensagem por Quintas2 »

O pico da produção é esperado para uma incidência do sol perpendicular à superfície dos painéis e perto do meio dia solar.
Portanto, depende da orientação e inclinação dos painéis.
Depende ainda de muitos outros fatores. Um deles, a temperatura, quanto mais alta menor a produção. Hoje, por exemplo, será um dia quente, com impacto significativo nas produções, em particular se os
painéis estiverem assentes sobre um telhado quente.
Lê um pouco sobre o assunto, para tentares perceber o que possa estar a condicionar a produção. Tenta também ver se a medição da produção é fiável.

Se tu próprio escreves que há que contar com 20% de quebras, não é contraditório estranhares que não atinges o pico da potência instalada?
Cumprimentos,
Quintas2


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: autoconsumo fotovol.

Mensagem por amasveiga »

Acho que são valores normais.

Eu instalei recentemente 3900W de paneis e não tem passado muito dos 3000W de pico. O pico maior que fez, foi nos dias mais frescos de sol em meados de maio, quase chegou aos 3900. Deve ser do calor agora que produzem menos. Hoje tive produção de 27kwh e ofereci 11 à rede que nunca mais acabam com as burocracias para vender excedentes...

Desde a meia noite, consumo da rede de 0.02kwh :). Se fosse todo o ano assim, cortava já a ligação à rede!


Autor do tópico
luisfariascp
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 08, 2021 10:11 am

Re: autoconsumo fotovol.

Mensagem por luisfariascp »

Quintas2 e amasveiga muito obrigado pelo vosso Feedback.
Cumprimentos
Última edição por luisfariascp em quinta jun 10, 2021 1:43 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: autoconsumo fotovol.

Mensagem por MRider »

Pois no meu caso é ao contrário . Com 5050 w em painéis já tive picos e 5300 w. Com nuvens rápidas.
Live long and prosper!


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: autoconsumo fotovol.

Mensagem por amasveiga »

Uma vez isolada também apanhei isto, mas até pensei que fosse o inversor baralhado das ideias. Fui a única vez que apanhei a dizer que produzia mais que a potencia de painéis instalada! O normal é ficar um pouco aquém dos 3900W de potencia de painéis.

Por exemplo hoje (gráfico), o máximo que deu foi 3.21 e durante pouco tempo. (os screenshots ficaram na ordem errada...)
Anexos
Screenshot_20210610-213112_FusionSolar.jpg
Screenshot_20210602-135848_FusionSolar.jpg


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo fotovol.

Mensagem por Quintas2 »

Eu tenho 1500Wp instalados. Já tive picos entre 1400 e 1500W, mas nunca atingi os 1500W.

Da teoria, tendo em conta as perdas, tendo a duvidar dos picos superiores à potência instalada. Mas há que ver cada caso. Um painel de potência nominal de 250Wp pode, fazendo as contas à tensão e corrente máximas, ser de 255W. Pode também ter uma tolerância positiva.
Estes fatores, multiplicados por muitos painéis, podem dar origem a uma potência instalada efetiva superior à nominal (do rótulo) do painel.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”