Ajuda para noob

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
staticx
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 13, 2015 12:18 pm

Ajuda para noob

Mensagem por staticx »

Boas,

gostaria de pedir ajuda porque instalei um sistema fotovoltaico de autoconsumo de 1800w e queria por um shelly 1 a controlar a bomba da piscina, mas como não sou grande expert queria pedir umas dicas.

1ª dica a pedir é, tenho de por a pinça do shelly EM em volta dos 3 fios do meu disjuntor principal?
Eu tinha 3 fases, mas agora passei para monofásico e o eletricista não quis estar com muito trabalho por isso ficou tudo com os dijuntores trifásicos .
Imagem
https://ibb.co/k5TVcz8

No quadro do motor da piscina o que é que tenho de fazer para automatizar isto com um shelly 1 ?
tenho de ligar o shelly ao contactor que arranca com o motor ou ligo ao relógio ?
Imagem
https://ibb.co/K05f1gS

Eu queria também medir o consumo do painel com o shelly EM mas o meu painel está instalado no quadro da garagem pelo que pondo a pinça a medir o quadro da garagem o mais provavel era medir a produção do painel mas também media gastos de tudo o que lá está ligado também certo ?

Se este tópico estiver no sítio errado digam!

Cumprimentos,


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Ajuda para noob

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva! Instalei há dias o Shelly EM com 2 pinças em minha casa mas é monofásica. Em trifásica não faço mesmo ideia de onde colocar a pinça. Já tentaste pesquisar na net algo do género : "Shelly EM three-phase wiring"? Pode ser que ajude.

Quanto à última pergunta, se no teu quadro principal, com a pinça do Shelly, apanhares o cabo do disjuntor parcial que depois vai para a garagem, então sim, vais estar a medir o valor resultante de (Produção_Painél - Consumo_Garagem). Não é o ideal, de facto. Principalmente se tiveres várias coisas na garagem a gastar. Se for só o portão e uma luzita que se liga de longe a longe, opa pronto é chato mas não é o fim do mundo. Agora se tiveres mais gastos, tipo uma arca frigorífica, ou uma luz que está bastante tempo ligada, vai aldrabar bastante as leituras. Acho que nessas situações o que as pessoas têm é o Shelly EM no quadro central e depois metem um Shelly 1PM lá no painél mesmo, do lado AC


Autor do tópico
staticx
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 13, 2015 12:18 pm

Re: Ajuda para noob

Mensagem por staticx »

Atualmente o que tenho em casa é um sistema trifásico que é monofásico porque o que fizeram foi xantar todas as fases numa só... poupar dineheiro penso eu.

Entretanto o que fiz foi por uma das pinças na entrada do diferencial da EDP (não digam nada a ninguém) e assim consigo saber qnt cosumi e qnt injectei na rede EDP.

Agora tenho de ir ver como vou fazer para por um shelly a controlar o motor da piscina e queria também por um a controlar o termoacumulador...

Era fixe que alguém tivesse um DIY de fazer uma coisa destas para motor e termoacumulador directamente nos respectivos quadros.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”