Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Para começar gostaria de saber se alguem tem instalado um inversor hibrido da Goodwe o GW3648D-ES, e se tambem tem este comportamento?, porque instalaram-me esse inversor e 7 paineis Suntech poli de 295w e 1 bateria Pylontech de 2.4kw, só que o inversor para começar, ao contrário do que dizem que há injecção 0 na rede, na verdade ele injecta corrente na rede chegando aos 261w e ainda está a carregar a bateria, o que faz com que não haja um aproveitamento de toda a potência produzida pelos paineis e não há sobrecarga, que nesse dia os paineis estavam a produzir 1308w o consumo em casa era de 251w a bateria estava com 89% de carga e a carregar 796w e estava a injectar na rede 261w??, outra situação que é contrária ao anunciado ao que eles dizem é que quando há produção solar primeiro alimenta a casa e depois o excesso é que carrega a bateria e neste caso não há consumo de corrente vinda da rede, coisa que tambem não acontece, está constantemente a ir buscar corrente a rede para carregar a bateria ou seja parece que o inversor quer carregar o mais rápido possível a bateria, como o caso de os paineis estão a produzir 1096w o consumo de casa é de 1227w a bateria está carregada a 99% e a carregar 471w e ele vai buscar a rede 602w, para mim este inversor é uma autentica desilusão, não faz o que anunciam, o que vai fazer que o tempo de amortização do investimento seja superior ao esperado ou seja estou a comprar electricidade nas horas mais caras para carregar a bateria para depois er electricidade nas horas em que a electricidade é mais barata, e o instalador diz que é mesmo assim, que está tudo bem?!?!
Por isso é que queria saber se é mesmo assim ou o instalador está a esquivar-se e o equipamento tem algum problema.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por MRider »

Eu não tenho essa marca de inversor.
Mas no caso dos inversores de rede com limitador. Existem sempre algum lag.
Outra questão é que as baterias pylontec tem uma potência limitada por módulos .
Ou seja quando só se tem uma temos de limitar a sua carga e descarga.
Podes fazer um vídeo do que está a acontecer para vermos se é normal ou não.
Live long and prosper!


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por pedrosilva »

Começando por dizer que não tenho experiência com baterias, já li que por exemplo os veículos eléctricos quando estão num estado de carga acima dos 80% aceitam menos carga. Será que é isso que está a acontecer e é inevitável independentemente da marca do inversor/carregador ?

Por exemplo o carregamento de EV em superchargers/fast chargers normalmente é cotado em x minutos de 0 a 80% de carga, porque o fast charger consegue carregar ao máximo nos 0% e depois começa a descer até chegar aos 80% e a partir daí carrega muito menos energia = mais lento. É um limite da tecnologia e uma questão de segurança, parece que a Hyundai vai fazer recall aos Konas por terem abusado nos parâmetros da carga e entrar em combustão expontânea.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Penso que vão 3 fotografias eu sei que o inversor tem limite de descarga, mas conforme está na fotografia não é nada fora do normal, seriam 250w o inversor acho que chega aos 1000 e tal watts de descarga, tanbem me disseram que ia sempre alguma coisa para a rede mas acho que o que está a ir para a rede é excessivo, quantos watts é que o seu inversor deixa passar para a rede?
Na outra fotografia pode-se ver o inversor carregar a bateria e ir buscar corrente a rede para alimentar a casa quando o fabricante diz que primeiro vai buscar corrente para alimentar a casa e só depois se houver excesso é que vai carregar a bateria o que não é o caso
Anexos
Screenshot_20210105-164341.png
Screenshot_20210218-005731.png
Screenshot_20210225-100534.png


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Pedrolima não é o caso, aqui é logo no início o inversor vai buscar corrente a rede para alimentar a casa para tudo o que vem dos painéis irem carregar a bateria, nas baterias dos carros é o que acontece, no meu nos carregadores rápidos demora quase tanto dos 0 aos 80% como dos 80 aos 100% e no carregamento normal (230v) nos postos da mobi-e chega a desligar o posto porque o consumo é pequeno de vez em quando porque ele está a fazer a equalização das baterias e o posto pensa que já está carregado mas não é o caso aqui.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por jmlflorencio »

Há "inversores" e "Inversores"... Este caso faz-me lembrar uns relatos que li em tempos a comparar um inversor Victron topo de gama com um Effekta (?) da gama mais básica...

Naturalmente, nos Victron a distribuição da potência era feita em tempo real, e não desperdiçava energia nenhuma nem ia buscar à rede se não fosse necessário. No Effekta o funcionamento era mais do tipo "tudo ou nada", em que se a energia dos painéis não fosse suficiente o consumo era totalmente a partir da rede e a energia dos painéis ia exclusivamente para a bateria... Claro que o preço do Victron era muito superior ao outro...

Não conhecendo esse inversor, pergunto-me se não será um caso desses. Funcionalidades que são quase a mesma coisa, mas "falta o quase".

A questão de ter só uma bateria também tem influência, um factor muito importante na longevidade das mesmas é o ritmo de carga/descarga que lhes é aplicado, e pode bem ser o caso de o inversor estar a aplicar esse limite para proteger as células.

Quanto à resposta do instalador, é bem possível que ele próprio não conheça ao detalhe os equipamentos, ou que não tenha tido tempo de configurar adequadamente o inversor, ou até que saiba precisamente desse problema e esteja a tentar fugir dele. Não quero com isto fazer juízos de valor, mas hoje em dia temos que ter nós a certeza das coisas, já não se pode confiar...

A minha sugestão é verificar efectivamente as características do inversor, o ritmo de carga/descarga admitido pelas baterias, e só depois disso tirar conclusões.

Pessoalmente preferiria gastar mais alguns kWh de energia da rede, do que ter que substituir precocemente esse módulo de baterias. Financeiramente é o que faz mais sentido. Se não concordar com isso, por princípio, e se vier a confirmar que é esse o factor que está a limitar o sistema, a aquisição de um segundo módulo também resolve (passa a poder carregar/descarregar) com o dobro da potência.

Boa sorte com isso!


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por papacurvas »

Eu aconselhava a documentar bem essas situações e enviar ao instalador , solicitando a sua correção.

Caso o instalador não de resposta é contactar diretamente a marca .

Aqui pelo vídeo parece-me ter razão no que diz: https://www.youtube.com/watch?v=m-8M0cjphaE

Peço que vá dando feedback da situação.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

O instalador tem conhecimento do que se está a passar e descartas-se a dizer que é mesmo assim já me enviou um vídeo de um inversor vitron a injectar na rede mas não me disse qual o modelo do inversor em como estava programado porque o goodwe tem várias configurações inclusivamente o autoconsumo com venda a rede o que faz sentido o que não estiver a ser consumido ser injectado na rede, por isso é que queria saber se alguém tem um inversor destes porque este é dos que estão aprovados pelo serup (Dgeg) para a microprodução, e também não deve ser para proteção da bateria porque independente da carga da bateria e da potência a que está a carregar faz isso, já enviei um e-mail para a goodwe a relatar o que se passa eles já reconfiguraram o inversor mas está na mesma, eles estiveram fechados até ao dia 17 de férias e têm-me enviado as produções diárias, não sei saem automaticamente ou não, hoje já enviei um e-mail para eles porque o meter está a quase 40 metros, e nas especificações dizem que no máximo são 30 metros o instalador diz que não tem problema que funciona, já a semana passada enviei um e-mail ao instalador para vir acabar o trabalho porque não ligou a terra aos painéis nem a bateria, o inversor está ligado a terra mas pelo cabo que vai ao quadro, estou a espera da resposta da goodwe para depois saber o que tenho que fazer.
Não consigo enviar a foto do inversor e da bateria aqui


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Aqui vai a foto do inversor e da bateria de sem as ligações de terra
Anexos
Inversor e bateria s as ligas de terra
Inversor e bateria s as ligas de terra


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por papacurvas »

Tem de "apertar" com o instalador.

Recomendo pesquisar em fóruns e grupos Telegram internacionais, tenho ideia que em Espanha vende bastante.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Já consegui falar com ele por causa da ligação das terras disse-me que quando o tempo estivesse melhor que vinha cá, porque os meus painéis estão no chão e ele tem que lá ir de escadote e com a terra molhada enterra o escadote em relação as leituras já lhe disse que tinha enviado e-mails para a goodwe, mas ele disse-me que nem eles sabiam e que estavam meio fechados por causa do vírus que nem havia inversores para entrega, vamos esperando.


Luis_Abreu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo abr 04, 2021 9:54 am

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por Luis_Abreu »

Boas
Tenho o Goodwe GW3648EM à um ano, e até ver parace-me trabalhar bem.
O que reparo é que a aplicação SEMS tem algum atraso nas leitura, mas na aplicação PV MASTER que é para as configurações via LAN, trabalha bem es as leitura são em tempo real e já nao se nota
essas irregularidades, e verificando as leituras do contador ao fim do dia vejo que realmente não foi desperdeçada nenhuma energia.


nandogonca
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 19, 2008 12:11 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por nandogonca »

Também tenho um inversor igual. É normal quando haja um consumo elevado, esse consumo vir da rede, mas o inversor ao receber a leitura do medidor que está no quadro, vai dar essa informação ao inversor, que por sua vez faz depois a gestão. Nesse intervalo é normal haver um consumo da rede, mesmo havendo energia em abundância. A gestão do inversor em priorizar os painéis, depois baterias e só falhando estas duas buscar o resto à rede, tem funcionado corretamente no meu caso. Atenção à correta configuração do inversor. Eu tenho o meu com injeção zero. Como o Luís Abreu disse a outra aplicação atualiza mais rapidamente a direção da energia. A aplicação sems atualiza a informação de forma muito " lenta", mas isso não quer dizer que o inversor não esteja a fazer o seu trabalho. Eu como controlo tudo com medidores à parte (shelly), verifico que em menos de 5 segundos ( dependendo do consumo), o inversor corrige e acerta a gestão correta.


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por microbrain »

Tenho victron e é lento.
Por exemplo se estou a consumir 100w e passo para 1kw demora uns 2s a chegar lá,que tras problemas a usar placa indução, ora injecta na rede ora nao assiste na importacao. já tive uns sun gtil 2000w chinocas e esses eram quase instantâneos.
Actiualmente tenho quattro 8kw

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por MRider »

microbrain Escreveu: domingo mai 09, 2021 9:02 pm Tenho victron e é lento.
Por exemplo se estou a consumir 100w e passo para 1kw demora uns 2s a chegar lá,que tras problemas a usar placa indução, ora injecta na rede ora nao assiste na importacao. já tive uns sun gtil 2000w chinocas e esses eram quase instantâneos.
Actiualmente tenho quattro 8kw

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk
O multiplus II com pinça fica semelhante aos GTI L
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Batmax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta abr 10, 2009 5:59 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por Batmax »

boas chegou a resolver o problema ?


pedroroxo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça set 14, 2021 10:47 pm

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por pedroroxo »

Chegou a resolver este problema? Estou para comprar um mas posteriormente vi este tópico neste forum e já estou com duvidas.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Batmax Escreveu: terça set 07, 2021 2:50 pm boas chegou a resolver o problema ?
Como o instalador não resolvida o problema falei para a Goodwe e eles remotamente verificaram que a configuração da bateria não era a mais correcta e corrigiram a configuração, ( não admira que o instalador diga que já fez umas dezenas de instalações e estão todas assim se ele não as configura correctamente..... ) O problema está em todas as que instalou.
Entretanto estive a falar com alguém que percebe do inversor e ele aconcelhou-me a retirar da injeção 0 e passar para a configuração em que o excedente vai para a rede, pedi ao instalador para fazer essa alteração, mas como tive que alterar a password para este técnico ver como estava a configuração ele na altura não alterou e enviei-lhe a nova password, mas ao fim de 1 mês ainda não tinha feito a alteração e não consegui entrar em contacto com ele porque os números de telefone da loja e dele devem ter sido alterados e pelo WhatsApp também não respondeu pedi a Godwee para me fazerem a alteração, que foi feita a pouco tempo mas em 14 dias só tinha consumido da rede em fora do vazio 2 kW, o que parece que está melhor do que estava, no final do mês já vou comparar com os consumos dos outros meses.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

Batmax Escreveu: terça set 07, 2021 2:50 pm boas chegou a resolver o problema ?
Parece que sim, mas ainda não tenho dados concretos, só foram feitas as alterações a poucos dias.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Desilusão chamada Goodwe GW3648D-ES

Mensagem por alexjp4 »

pedroroxo Escreveu: terça nov 30, 2021 2:50 pm Chegou a resolver este problema? Estou para comprar um mas posteriormente vi este tópico neste forum e já estou com duvidas.
Parece que sim, que está melhor.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”