O melhor controlador solar

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

O melhor controlador solar

Mensagem por anjomag »

duvidas pertinentes, agradeço a quem tiver experiencias possa dar uma ajuda.
tenho duas baterias gel 93ah cada; um controlador WELLSEE MPPT 10ah ; um painel 100w (comprado)+1 painel caseiro +/-70w ; um inversor grid tie 500w. este é para ja o equipamento com que tenho andado a fazer uns testes conforme os fui adquirindo, dentro em pouco tempo terei o quadro montado(espero eu).
hoje esteve um dia de sol e coloquei os paineis no telhado, liguei os paineis ao controlador e as baterias, durante todo o dia a luz do controlador que indica o estado da bateria esteve sempre cor laranja, nao chegando nunca a ficar verde e tambem nao me apercebi que a vermelha piscasse que era sinal de envio de carga as baterias(acho eu)
fiz varias mediçoes e tinha as voltagens sempre correctas inclusivamente a amperagem com os paineis ligados em série atingia mais de 5ah.
quando este tipo de controlador esta a fazer carga nao ficam os leds a piscar? terei um controlador fraco em relaçao amperagem das baterias?
quando a bateria fica cheia o led nao fica verde?

a quem tiver mais experiencias agradeço dicas.


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: O melhor controlador solar

Mensagem por pedrolima »

como ligaste os paineis e as baterias? mede a tensao em aberto do painel comprado e do caseiro e diz algo.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: O melhor controlador solar

Mensagem por Patalhetas »

Boas,
Para duas baterias de 93ah, um painel de 100w não dá nem para começar !!!

ou seja tens de ter no minimo 10% da potência das baterias, como deves ter aproximadamente 140A, vais precisar de pelo menos 14A no minimo.... agora com os 5A actuais que debita o teu painel, vais ter de reforçar o campo solar ..... !!!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: O melhor controlador solar

Mensagem por anjomag »

obrigado pelas dicas, sao sempre bem vindas e ajudam a dar luz :)
ja reforcei o meu campo solar, tenho agora 2 paineis de 100w e um caseiro de 70w, e mesmo assim o controlador solar ainda nao ficou com o led verde de indicaçao de baterias carregadas :(, estou a fazer mais um painel para juntar a festa:)
eu uso as circuito de 12v pois o inversor é de 12v.
medi o circuito montado por volta do meio dia e estava a debitar 6,45 A. sera bom ? sera mau? ...


Autor do tópico
anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: O melhor controlador solar

Mensagem por anjomag »

pedrolima Escreveu:como ligaste os paineis e as baterias? mede a tensao em aberto do painel comprado e do caseiro e diz algo.
boas noites,
ja medi e ha uma diferença de 1 ou 2 volts do caseiro para o de compra. o de compra debita mais 2 v em circuito aberto.
coloquei mais um painel no circuito e no conjunto estao a debitar 6,45 A em circuito fechado...que dizes?

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O melhor controlador solar

Mensagem por Esteves »

Boas!

Atenção que esse conjunto de painéis podem vir a fornecer cerca de 20 amperes, cuidado na aquisição do regulador de carga, sempre acima dos 20 Ap.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Autoconsumo”