Recuperar baterias 12v VRLA

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por nunopaulo1975 »

Tenho descurado este tópico, peço desculpa.

Tentei fazer um desulfatador com um circuito "inductive kickback" , basicamente é um condensador e um interruptor em paralelo ligado em serie com uma inductancia, ao ligarmos o interruptor vamos carregar a inductancia durante o tempo que o interruptor estiver ligado, ao desligar o interruptor vamos ficar com uma corrente alternada entre os bornes da bateria, enquanto a inductancia descarrega pelo condensador.

A frequencia da corrente alternada está dependente dos valores da inductancia e do condensador.

O problema é que as baterias não estavam sulfatadas, aquele material "branco" que eu via entre as placas, é o AGM das baterias VRLA, pois elas podem ser AGM ou Gel.

Como já tinha metido água destilada lá para dentro, meti as baterias á carga com um carregador Ctek, para ver se ele se queixava de algum defeito das baterias, como não deu, liguei ao banco "fantasma" do inversor.

Vamos ver o que acontece.


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por pedrolima »

Uso um desulfatador Infinitum e um MeanWell PB360W para baterias pequenas (o Meanwell, dá para elevar a voltagem de carga até 16V, que é a única maneira de carregar baterias nesse estado). Funciona perfeitamente, já consegui recuperar (não totalmente, mas 75-85%), apenas, deixando o carregador e o desulfatador ligados, baterias que estiveram paradas 1 ano, e que me chegaram às mãos com 5V de carga. É só preciso estar com atenção à temperatura de cada uma das células, se alguma começar a aquecer (provavel), desligar, deixar aquilo tudo arrefecer durante umas horas, e voltar ao ataque :)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa técnica Pedro ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por nunopaulo1975 »

Prometo para breve, noticias sobre a recuperação deste tipo de baterias.

Um abraço a todos.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
Mais alguém tentou recuperar baterias AGM, nomeadamente alguma de grande porte :)
Eu estou a testar aquelas pequenas seladas de backup, já consegui recuperar uma de 12V e agora estou de roda de duas de 6V.
Mas o meu grande problema é a de 250A do sistema solar pois apesar de apresentar 12.3V não aguenta qualquer carga, tenho quase a certeza de ter um dos elementos seco.
Já pesquisei na net e dizem que não se deve abrir estas baterias pois é perigoso e estraga as baterias, mas estragada já ela está, uma bateria que me custou 300€ vale agora 30€ que é o que o sucateiro me dá por ela.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Jorge Rocha »

Uma bateria é como um ser vivo. Depois de morto é um cadáver, nada se pode fazer para voltar a trás.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Emanuel Couto »

Todas as minhas baterias de carro (seladas) do banco (2) foram abertas por mim, e a maioria delas estão a bombar até hoje.

Como uma bateria de (12v) na verdade são (6) de (2v) em série, basta uma delas em mau estado para lixar tudo... :|

No meu caso, muitas séries tinham (1) ou mesmo (2) vasos quase sem eletrólito... depois de atestados e de levarem, por um determinado tempo, uma carga um pouco acima da habitual ficaram como "novas"...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por MVS »

Com as baterias "Flooded - Sealed VR Wet Cell" e AGM é possível fazer umas habilidades com as de Gel não.

Ao atingir a "gasing voltage" necessária para reverter a sulfatação nas de Gel criam-se bolhas que separam o electrólito das placas promovendo a falta de eficácia e um fenómeno de corrosão das mesmas. A necessária recirculação do electrólito é também tecnologicamente limitada nos modelos de gel.

É necessário cuidado e verificar o funcionamento das "válvulas" muitas vezes apenas umas carapuças de borracha nos bocais de enchimento, podem estar coladas e o aumento de pressão interno inerente ao processo pode deformar a bateria.

Nas baterias seladas AGM e Gel a abertura das tampas contamina automaticamente a sua atmosfera interna em equilibro químico com vista à recombinação dos gases e destrói uma parte importante do potencial da bateria.

Em relação ao problema em causa nas baterias AGM não é possível verificar o nível do electrólito pois ele move-se por capilaridade na fibra de vidro impregnada (AGM). O segredo está em evitar que a bateria ventile durante a carga. Quando isto acontece a bateria está a ser danificada de forma irreversível. As tensões máximas de carga variam inversamente com a temperatura da bateria e uma grande parte dos sistemas de carga não levam isto em linha de conta. Estas tensões não são as mesmas para os tipos Gel e AGM e uma grande parte dos valores e gráficos apresentados por fabricantes asiáticos estão errados. A temperatura elevada durante a carga é um inimigo da bateria SLA, cuidado com os sotãos abafados.

Como a bateria está comprometida não perdes por experimentar, adiciona água destilada enquanto a fibra absorver, evita acumular liquido livre.
Última edição por MVS em terça dez 01, 2015 7:34 pm, editado 4 vezes no total.
Imagem


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por O_volt »

MVS Escreveu:Com as baterias "Flooded - Sealed VR Wet Cell" e AGM é possível fazer umas habilidades com as de Gel não.

Ao atingir a "gasing voltage" necessária para reverter a sulfatação nas de Gel criam-se bolhas que separam o electrólito das placas promovendo a falta de eficácia e um fenómeno de corrosão das mesmas. A necessária recirculação do electrólito é também tecnologicamente limitada nos modelos de gel.

É necessário cuidado e verificar o funcionamento das "válvulas" muitas vezes apenas umas carapuças de borracha nos bocais de enchimento, podem estar coladas e o aumento de pressão interno inerente ao processo pode deformar a bateria.

Nas baterias seladas AGM e Gel a abertura das tampas contamina automaticamente a sua atmosfera interna em equilibro químico com vista à recombinação dos gases e destrói uma parte importante do potencial da bateria.
Bons olhos te vejam MVS, continuas a brilhar na escuridão da ignorânca. :mrgreen:
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por JMLorenzo »

Fotografia0255.jpg
Fotografia0253.jpg
Não sei se conseguem ver na 2ª foto uma ligeira depressão mostrada pelo circulo amarelo que só pode ter sido feita por aquecimento dai eu dizer que um elemento deve estar seco.
O que me deixa curioso é que nos dois anos de vida a bateria nunca sofreu descargas superiores a 30% nem cargas excessivas. Perdido por perdido posso sempre contar com 30€, agora estas tampas é que me podem dar algum trabalho pois são como aqueles parafusos que só apertam e ao tentar desapertar a chave não tem onde segurar, mas penso que com um alicate de pontas consiga roda-las. A ver se no fim de semana consigo fazer isso.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por MRider »

Jorge Rocha Escreveu:Uma bateria é como um ser vivo. Depois de morto é um cadáver, nada se pode fazer para voltar a trás.
Essa foi profunda :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Jorge Rocha »

MRider Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Uma bateria é como um ser vivo. Depois de morto é um cadáver, nada se pode fazer para voltar a trás.
Essa foi profunda :-)
:)

Esqueci dizer que enquanto não morre, todas as recuperações são possíveis, embora raramente compense por todo o trabalho que se tem na recuperação, e por, depois disso, não mais poder contar com a fiabilidade das mesmas.

Estou a falar de uma forma muito genérica, tendo por base muitas baterias de chumbo gel, outras tantas mais de lítio, e algumas de Níquel Cádmio (todas colocadas em veículos eléctricos, e todas muito mal geridas, tanto por parte electrónica como por tratamento humano, inexistente ou inadequado, associado a um mau dimensionamento).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por JMLorenzo »

No sábado abri todos os elementos da bateria e o curioso foi o elemento que eu achava que estaria seco ser o único que tinha agua, nos outros o elemento branco do agm estava húmido mas não se via agua por cima dos eléctrodos. Como não tinha meio de saber a quantidade de agua a repor utilizei o que tinha agua como comparador para colocar nos outros.

Antes de começar tinha feito um teste com um pequeno inversor de onda modificada ligado a uma ventoinha e esta nem rodava começando logo o inversor a apitar por baixa voltagem.
O carregador que tenho ligado não é o mais indicado mas já repeti o teste e a ventoinha funciona e a tensão mantém-se estável. A ver se o tempo melhora para a ligar ao regulador dos painéis solares.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Diez10
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 27, 2012 8:37 am

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Diez10 »

Boa tarde,

Sou de Lisboa (Oeiras) e tenho umas quantas baterias (penso que AGM) aparentemente OFF.
Com um carregador, tentei recarregá-las, mas passado pouco tempo de as tirar do carregador focam com a tensão baixa.
Procuro alguém que as "ressuscite".
Respondam para saber promenores do serviço, como preços, garantias, etc.
Obrigado
Imagem
Anexos
IMG_20210330_154253.jpg
IMG_20210330_154312.jpg

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por MRider »

Diez10 Escreveu: terça mar 30, 2021 3:45 pm Boa tarde,

Sou de Lisboa (Oeiras) e tenho umas quantas baterias (penso que AGM) aparentemente OFF.
Com um carregador, tentei recarregá-las, mas passado pouco tempo de as tirar do carregador focam com a tensão baixa.
Procuro alguém que as "ressuscite".
Respondam para saber promenores do serviço, como preços, garantias, etc.
Obrigado
Imagem
Não perca tempo . Venda para a reciclagem e compre novas .
Live long and prosper!


Diez10
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 27, 2012 8:37 am

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Diez10 »

Sabe de alguma empresa/particular que as compre?
E o que fazem com elas se não vale na pena a sua recuperação?


Diez10
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 27, 2012 8:37 am

Re: Recuperar baterias 12v VRLA

Mensagem por Diez10 »

Tenho várias que com 3 anos de uso estão a ficar a variadas, será normal com tão pouco tempo (penso eu que seja pouco tempo).

Obrigado

Responder

Voltar para “Autoconsumo”