Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Mais 1 relato da minha etapa de aprendizagem. Usem com discernimento e, se puderem corrigir-me nalguma coisa, agradeço.

QUESTÃO PARA A QUAL PEÇO AJUDA: Há forma de distribuir a produção FV total pelas 3 fases, sacando cada fase o que estiver a precisar nesse momento?

Na micro e minigeração a eletricidade produzida é toda vendida à rede, normalmente “injetada” numa só fase da rede, mesmo que se tenha corrente trifásica em casa. Há depois 2 contas: o que se tem a receber e o que se tem a pagar.

No pequeno autoconsumo com trifásica e ligação à rede a coisa complica-se e há 2 aspetos que devem ser considerados:

1) Como gerir a produção FV, para rentabilizar o autoconsumo trifásico? Há várias hipóteses:
a) Ligar a produção FV a 1 só fase
É uma má opção quando o objetivo é o autoconsumo em trifásico, a não ser que o contador seja antigo e especial e funcione como já li por aí. Se assim não for, é preciso cuidado; ver o ponto 2).
b) Ligar a produção FV a 1 inversor trifásico
Não compensando em autoconsumo, sem baterias, produções muito altas, eu não encontrei nenhum inversor trifásico com menos de cerca de 3 kW, o que não resolve o problema.
c) Ligar a produção FV a microinversores trifásicos
São raros, mas já existem microinversores trifásicos, que permitem ligar poucos módulos ao microinversor, com output trifásico. Ex.º: APS YC1000-3, com input até 4 módulos de 310W ou 3 de 360W e output AC trifásico de 900W.
Tal como em b), tanto quanto percebi, a produção é dividida de forma igual pelas 3 fases, sendo por vezes difícil a deslastragem de cargas numa habitação, estando cada fase associada a alguns equipamentos de maior consumo que não funcionam todos ao mesmo tempo.
Ver 2).
d) Ligar a produção FV às 3 fases com 3 linhas separadas de microinversores monofásicos, tendo em conta que 3 inversores - não micros - para pequenas produções em autoconsumo não se justifica.
A vantagem da redundância é a de poder ter 1 ou 2 microinversores/módulos por fase, permitindo gerir melhor as produções/autoconsumo pelas 3 fases. Cada fase de consumos deve ser bem equilibrada com a respetiva linha de produção FV.
Abrem-se possibilidades de mais ou menos módulos por fase e até de diferentes orientações; por exemplo, orientar a sudoeste módulos ligados a uma fase a que se ligaram consumos maiores da parte da tarde e orientar a sueste módulos para consumos mais matinais.
A hipótese de c) pode ser mais económica mas perde-se a redundância e a versatilidade.
Esta também parece ser a melhor solução para evitar eventuais problemas de 2).


2) Problemas associados com a venda de excesso de produção
Para quem não armazenar ou consumir o excesso produzido e tiver tie-grid, com a nova lei de autoconsumo não compensa nada vender a €0,6/kWh (não sei se é este o valor exato, mas é pequeno) para depoir ir comprá-lo a €018.

Mas há quem fale que mais vale receber os €0,6 do que nada. O alerta fica para estes. Há diversos tipos de contadores e alguns contam o que consumimos e o que gastamos de forma independente (exemplo da Austrália, onde até há casos de as EDP's de lá montarem 1 contador independente por cada fase e percebe-se no ex.º de baixo porquê; há até relatos de a conta de eletricidade subir depois de começar o autoconsumo ligado à rede).

Ex.º: Injetas excesso de 1kW numa fase e consomes 0,5kW nas outra duas
- o contador não faz a conta que tens um excesso de 1-0,5=0,5kW a receber a €0,6/kW, com um resultado global de €0,3 a teu favor.
- ele faz que tens a receber 1kWx€0,6=€0,6 e tens a pagar 0,5kWx€0,18=€0,9, com um resultado global de €0,3 que tens a pagar.
Este problema minimiza-se mas mantém-se quando injetamos a produção pelas 3 fases, desde que haja consumos heterogéneos nessas 3 fases.

Não sei como será cá, mas cuidado. Confirmar caso a caso como cada contador funciona. E atenção especial para os contadores com leitura remota, em que as elétricas podem alterar à distância a forma de contagem, por alteração do firmware, pelo que vi do exemplo australiano.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bom Quintas2 ;)

Continua.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Venho só acrescentar outro aspeto do mau exemplo australiano que referi acima.

Mesmo para quem produz em autoconsumo em monofásica e vende o excesso à rede, impostos relativos à utilização das redes que nos cobram sobre os kW consumidos são sobre tudo o que consumidos e não sobre o balanço kW Consumo - kW Vendidos. O princípio é que independentemente do que injetamos na rede, quando consumimos estamos a usar a rede e isso tem os custos associados.
Claro que não consideram que ao injetarmos na rede também lhes estamos a poupar outros custos.

Resta esperar para ver como será por cá, mas o melhor é fugir deles como o diabo da cruz.
Cumprimentos,
Quintas2


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por borllock »

Muito bom, tb acho que a melhor opção é a d), utilizar microinversores monofásicos para cada fase e consoante a carga nessa fase colocar mais ou menos módulos.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Do que apurei até agora, os inversores trifásicos distribuem a corrente produzida em proporção igual pelas 3 fases.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Afinal é tudo mais simples do que eu pensava.

Segundo a EDP - a proposta que eles me fizeram só para consumos com base na minha fatura é de 2x250=500w - eu posso distribuir essa produção pelas 3 fases que tenho.

Já mandei para lá 2 e-mails a questionar isso e eles respondem sempre por telefone, garantindo o mesmo.
Pedi finalmente por e-mail para me darem o contacto da equipa técnica deles, para esclarecer isso. Telefonou-me hoje uma moçoila para me descansar. :o Então é assim:

Como a corrente trifásica que eu tenho em casa vem de um só cabo da rua e a divisão por 3 fases só é feita no interior da minha casa, eles ligam a produção fotovoltaica antes dessa divisão ser feita e, assim, conseguem dividir a produção pelas 3 fases. :lol: ESTÁ TUDO DITO.

Depois de eu lhe dizer que ela ainda percebia menos do assunto do que eu, foi falar com os técnicos superiores e depois contactavam-me. Continuo à espera.

CUIDADO com estes gajos!!!
Cumprimentos,
Quintas2


argo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo abr 19, 2015 2:04 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por argo »

Obrigado Quintas2 pela explicação!
É que eu ainda percebo menos que a moçoila d EDP de electricidade e estava interessado em autoconsumo com trifásico, já tinha visto esse microinversor da APS mas ainda não há à venda na europa.

Vai dando novidades da EDP!


lcanelas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 07, 2015 5:26 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por lcanelas »

Obrigado Quintas2 era mesmo isto que eu queria saber,tinha era procurado pouco pelos vistos :p
1- portanto eu tenho um quadro trifasico e so vou instalar uma potencia de 1500w sendo a multigate monofasica(o fornecedor disse-me que multigates trifasicas neste momento so para potencias maiores).
2-A solução que o meu fornecedor me deu e visto que eu ainda tenho a casa em obras e com instalação electrica nova era agrupar na mesma fase frigorifico,arca congeladora,bomba da piscina(bomba da piscina controlada por relogio para ela trabalhar nas horas de mais calor) e maquina da roupa, e essa fase ficar a dos paineis fotovoltaicos.
3-A minha duvida é se vou conseguir usufruir dos paineis com multigate monofasica e quadro trifasico da mesma forma que se fosse um quadro monofasico e multigate monofasica.
4-Quanto ao que o tecnico lhe disse de os paineis irem ligar antes do quadro isso nao pode ser assim ou tou enganado? :p


lcanelas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 07, 2015 5:26 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por lcanelas »

Esqueci-me de mencionar que o meu contador ja é dos novos daqueles com leitura automatica..


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

3-A minha duvida é se vou conseguir usufruir dos paineis com multigate monofasica e quadro trifasico da mesma forma que se fosse um quadro monofasico e multigate monofasica.
Em princípio não. Dificilmente conseguirás ter todos os consumos durante as horas de sol agrupados numa só fase, aquela onde terás a produção solar. A não ser que só vás utilizar corrente trifásica para situações muito particulares (por ex. 1 motor trifásico para um fim específico) e mantenhas tudo o resto numa só fase (a da produção solar). Na prática seria como teres corrente monofásica com uma exceção desse motor.
Para teres uma ideia de coisas que consomem ao longo de todo o dia, vê este tópico: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=18852

Só tu conseguirás avaliar se será fácil juntar tudo numa só fase. Se não estiver gente em casa durante o dia, será relativamente fácil pôr aquilo que consome de dia numa só fase. Mas a ideia da trifásica é precisamente distribuir consumos pelas 3 fases. Se puseres tudo pendurado numa fase e as outras duas só com pouca coisa, isso vai obrigar-te a ter uma fase sobrecarregada e, por ex., em vez de um contador de 3x15Amperes poderás que ter um com 3x20 ou até 30Amperes, tudo porque essa única fase vai ter sobrecarga e as outras vão estar "às moscas". E isso vai fazer-te pagar uma taxa de potência mensal muito superior (confirma os escalões com a EDP, mas eles não te vão dar 30 amperes numa fase e 10 ou 15 nas outras; se uma tem que ter 30, vão as 3 fases a 30 amperes). Creio que estou certo, vê com o eletricista/EDP.
Por outro lado, se começares a "roer muito as unhas" para poupar na taxa de potência, cada vez que um ligar o microndas para fazer um chá e estiverem já outras coisas ligadas nessa fase, o limitador de potência da EDP vai disparar e desligar tudo. No meu caso isso não dá: significa andar 200m para o ir ligar de novo, faça chuva ou faça sol (vê abaixo).
2-A solução que o meu fornecedor me deu e visto que eu ainda tenho a casa em obras e com instalação electrica nova era agrupar na mesma fase frigorifico,arca congeladora,bomba da piscina(bomba da piscina controlada por relogio para ela trabalhar nas horas de mais calor) e maquina da roupa, e essa fase ficar a dos paineis fotovoltaicos.
Uma máquina de roupa a gastar 3000W + 1 bomba de piscina a 1000W + arcas, etc. = 4500W
4500W/230V=19,5Amp. Isto já te obriga a ter trifásica de 3x20Amp.. Se a bomba da piscina for muito mais potente, poderá não chegar. Analisa isso com o teu eletricista, em relação à potência que terás que contratar e o impacto disso em €€.

Se ainda tens a casa em obras, porque não ir para corrente monofásica? Assim garantes que vais usufruir ao máximo da produção fotovoltaica. Ou tens algum equipamento obrigatoriamente trifásico?

No meu caso, tenho trifásica porque tenho um motor e tive uma bomba trifásica. Neste momento, só tenho 1 motor trifásico, pelo que tenho que manter a trifásica; por outro lado, moro numa quinta, o quadro da EDP está a 200m da casa e o cabo da eletricidade vem enterrado até à casa. Mesmo que pudesse mudar agora para monofásico, obrigava-me a agrupar todos os consumos de um cabo trifásico num monofásico a que acrescem as perdas dos 200m. Tinha que ir gastar uma pipa de massa num cabo monofásico de grande secção, abrir novas valas onde já há árvores adultas, etc..
4-Quanto ao que o tecnico lhe disse de os paineis irem ligar antes do quadro isso nao pode ser assim ou tou enganado? :p
Não, não pode ser assim. A rapariga é que não percebia nada.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

[quote1- portanto eu tenho um quadro trifasico e so vou instalar uma potencia de 1500w sendo a multigate monofasica(o fornecedor disse-me que multigates trifasicas neste momento so para potencias maiores).[/quote]

Fiquei na dúvida se entendeste o que é a multigate: nessa marca - SMA Sunnyboy - a multigate faz duas coisas: recebe a corrente dos microinversores e liga à rede AC e também à internet, permitindo a monitorização das produções. Estes microinversores não trabalham sem a multigate. Mas, se talvez seja a Mercedes dos inversores, é cara, a multigate mais cara é e a garantia é só de 5 anos, prolongável por sucessivos períodos de 5 anos, pagos.

Há outras marcas em que só tens que comprar os microinversores, não obrigam a ter as respetivas "multigates" para funcionarem. Podes comprá-las, se quiseres monitorizar produções, mas não é obrigatório nem economicamente recomendável. Ex.: Involar, chinês, 25 anos garantia, dos mais baratos; ABB, 10 anos de garantia, o microinversor pode ser configurado com a respetiva "multigate" antes de ser vendido/instalado e, a partir daí já funciona prescindindo dela, obviamente não permitindo a monitorização de produções; Enphase, idem ao anterior.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por CrOhN »

Quintas2 Escreveu: No meu caso, tenho trifásica porque tenho um motor e tive uma bomba trifásica. Neste momento, só tenho 1 motor trifásico, pelo que tenho que manter a trifásica; por outro lado, moro numa quinta, o quadro da EDP está a 200m da casa e o cabo da eletricidade vem enterrado até à casa. Mesmo que pudesse mudar agora para monofásico, obrigava-me a agrupar todos os consumos de um cabo trifásico num monofásico a que acrescem as perdas dos 200m. Tinha que ir gastar uma pipa de massa num cabo monofásico de grande secção, abrir novas valas onde já há árvores adultas, etc..

Um pouco offtopic, mas aqui vai para o Quintas2

Para a bomba trifásica resolves com um variador 220V - 3 x 380V. Para o cabo, com um bocadinho de jeito, juntas os condutores 2 a 2. Ou então juntas só as fases, já que o neutro continuaria a ter a limitação que já tens.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu: Um pouco offtopic, mas aqui vai para o Quintas2

Para a bomba trifásica resolves com um variador 220V - 3 x 380V. Para o cabo, com um bocadinho de jeito, juntas os condutores 2 a 2. Ou então juntas só as fases, já que o neutro continuaria a ter a limitação que já tens.
CrOhN, obrigado pela dica. Mas disseram-me que em corrente trifásica, as 3 fases circulam alternada e sequencialmente no tempo. É por isso que o neutro tem a mesma secção que cada uma das 3 fases, porque ele trabalha sequencialmente para cada uma das fases. Se ele servisse as 3 fases em simultâneo, teria que ter secção equivalente às 3 fases juntas. Assim, se eu juntar as 3 fases, o neutro ficaria subdimensionado. Foi este o peixe que me venderam, mas de eletricidade, pouco percebo. De qualquer forma, tenho tudo instalado e a funcionar deste forma e já não tenciono alterar.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Deixo aqui uma dica de quem me vendeu o material (não comprovei).

Para injeção na rede com corrente trifásica, se se puder injetar tudo numa só fase, o proveito é maior do que se injetar a mesma quantidade dividida pelas 3 fases. Isto só serve para quem tiver contador antigo a andar para trás; neste caso, andará mais para trás se se injetar tudo numa só fase do que dividido.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por CrOhN »

Não tem a mínima lógica. Por essa ordem de ideias, tendo um contador desses, se consumires só de uma fase, vai contar mais rápido do que se for dividido pelas 3.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu:Não tem a mínima lógica. Por essa ordem de ideias, tendo um contador desses, se consumires só de uma fase, vai contar mais rápido do que se for dividido pelas 3.
CrOhN, não posso discutir, porque sou um zero a eletricidade. Mas vi isto da seguinte forma. O inversor fotovoltaico tem que superar a corrente da rede, para que tu consumas preferencialmente o que produzes. Quanto mais conseguires superar, mais vais previlegiar a tua produção em detrimento da rede, sendo mais fácil também injetar para lá. Não sei se isto faz sentido, até porque tem que ser analisado em relação a superar a tensão da rede, para conseguir injetar para lá e, outra coisa, a quantidade de energia produzida, depois de superada essa tensão. Se puderes esclarecer melhor, agradeço-te.
Cumprimentos,
Quintas2


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por jmachado »

Se colocares a produção toda numa só fase, então não vais aproveitar a energia produzida para alimentar os consumos nas outras fases.
Tens de pensar bem qual é que é o objectivo, se é produzir para autoconsumo ou se é produzir para "oferecer" ao operador.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

jmachado Escreveu:Se colocares a produção toda numa só fase, então não vais aproveitar a energia produzida para alimentar os consumos nas outras fases.
Tens de pensar bem qual é que é o objectivo, se é produzir para autoconsumo ou se é produzir para "oferecer" ao operador.
Repara que eu escrevi: "Isto só serve para quem tiver contador antigo a andar para trás; neste caso, andará mais para trás se se injetar tudo numa só fase do que dividido."
Cumprimentos,
Quintas2


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por borllock »

Acho que é igual, injectar 150w numa fase ou 50w em cada fase trifásica.


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por jmachado »

O objectivo de um sistema de autoconsumo é para ser usado para consumo próprio.
Primeiro usas o que consumires e o que sobra é que injectas na rede.
Se tiveres os painéis todos instalados numa fase, então tudo o que consumires nas outras duas fases é debitado à rede.
Pode fazer sentido, se os standbys estiverem todos numa fase (ex: boxs de tv por cabo, routers wifi, central de alarme, filtros de aquários, etc.).

Responder

Voltar para “Autoconsumo”