Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu:
CrOhN Escreveu: Um pouco offtopic, mas aqui vai para o Quintas2

Para a bomba trifásica resolves com um variador 220V - 3 x 380V. Para o cabo, com um bocadinho de jeito, juntas os condutores 2 a 2. Ou então juntas só as fases, já que o neutro continuaria a ter a limitação que já tens.
CrOhN, obrigado pela dica. Mas disseram-me que em corrente trifásica, as 3 fases circulam alternada e sequencialmente no tempo. É por isso que o neutro tem a mesma secção que cada uma das 3 fases, porque ele trabalha sequencialmente para cada uma das fases. Se ele servisse as 3 fases em simultâneo, teria que ter secção equivalente às 3 fases juntas. Assim, se eu juntar as 3 fases, o neutro ficaria subdimensionado. Foi este o peixe que me venderam, mas de eletricidade, pouco percebo. De qualquer forma, tenho tudo instalado e a funcionar deste forma e já não tenciono alterar.
A propósito do Tópico "Opiniões em autoconsumo trifásico", acabei por ir eu próprio tentar esclarecer este assunto. As Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão dizem, no ponto 524-Secção dos condutores, 524.2 — O eventual condutor neutro deve ter a mesma secção que os condutores de fase:
a) Nos circuitos monofásicos a 2 condutores, seja qual for a sua secção;
b) Nos circuitos monofásicos a 3 condutores e nos circuitos polifásicos cujos condutores de fase tenham secção não superior a 16 mm², se de cobre, ou a 25 mm², se
de alumínio.

Assim, mudar de trifásico para monofásico poderá não ser tão direto. Quando as cargas estiverem próximo do contador, a substituição do cabo poderá resolver o problema com poucos custos/inconvenientes.

Há, ainda, que ter presente que isso poderá levar a nova vistoria da instalação e aí, penso, instalações mais antigas ou com muitas alterações feitas após a aprovação inicial poderão ter que ver outros aspetos revistos, para além da simples substituição do cabo.

Confirma-se, assim, que ao mudar de trifásico para monofásico, o neutro tem que ver a sua secção triplicada, mantendo-se a potência contratada.
Cumprimentos,
Quintas2


hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por hmatta »

Boas

Embora longe do inicio da questão, coloco aqui a minha experiência.

Tinha Trifásico sem necessidade e com problemas, porque uma das fases alimentava um nicho que consume muita energia que é a cozinha e máquinas de lavar e secar.
Problema, tinha de ter 10,45 para o quadro não ir abaixo com múltiplas utilizações, quando coloquei painéis para auto consumo, alterei para monofásico e assim consegui baixar para 6.9 sem problema para qualquer zona da casa, e consegui que utilizar a produção solar para a rede por completo com menor esforço financeiro.

Quando não existe nada de motores trifásicos, mais vale alterar.


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

Olá a todos. É importante prevenir todos os futuros candidatos ao autoconsumo de energia fotovoltaica. Tenho uma instalação de 6 kWh 32 (24 painéis solares), bem como 7 baterias BYD + - 8 hwh úteis a 10% de descarga. custo (2018: € 18.000). sendo a casa monofásica e as dependências trifásicas, só estas serão rentáveis. Todo consumo monofásico não será lucrativo pois qualquer que seja a marca do inversor trifásico e baterias, eles sempre enviarão o valor nominal de consumo ou produção se for excedente, dividido em três fases portanto iguais a muitas casas, tenho um forno de micro-ondas, um forno elétrico, placas de indução, ar condicionado etc., essas três fases nunca serão iguais. explicação. 1ª fase: 3000w, 2ª fase 500w e 3ª fase 100w. Total 3600/3 = 1200w por fase. portanto, a 1ª fase passará de EDP 3000w -1200w = 1800w. As outras duas fases enviarão para a EDP o excedente não utilizado, ou seja, 1200w- 500w = 700w na 2ª fase e 3ª fase 1200-100w = 1100w. Assim o consumo de EDP será então de 1800w e a injecção na rede será de 700w + 1100w = 1800w. a operação inofensiva: zero. Mas tal não acontece tendo em conta o contador bidireccional obrigatório da EDP, a conta será de 1800w consumidos e facturada a +/- 0,20 cêntimos e 1800w vendidos a 0,02 cêntimos. Você tem que ser louco para fazer essa troca. Além disso, sempre será impossível para mim usar a energia produzida pela minha produção. isso é uma farsa e a instalação nunca será lucrativa. impossível recuperar meu investimento. ISTO É ROUBO. Disponível para mais informações. Sr. Bertrand


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

A lei atual prevê que a ERedes faça a conta (balanço) entre as 3 fases, em Autoconsumo, o que inviabiliza o teu raciocínio. Pela lei anterior, funcionava como dizes.

Não sei se, havendo venda de excedentes, esse balanço também é efetuado.
Também tenho dúvidas se eles estão a aplicar a lei, mesmo não havendo venda de excedentes.
Cumprimentos,
Quintas2


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

Obrigado por sua resposta . Mas o que tem acontecido desde a instalação do meu sistema fotovoltaico de autoconsumo (28/03/2018) é o que vos estou a dizer. Desde a troca do medidor EDP por medidor bidirecional obrigatório (1º medidor no final de outubro de 2018 e substituição após reclamação em 20 de fevereiro de 2019 em que são feitas as leituras), tenho um consumo de 5588kwh (A +) e injeção de 12141 kWh (A-). Fui cobrado ao preço de + - € 0,20 (A +) e (A-) foi pago pela suE a + - € 0,02. recibo - + 350 €. Tenho consumo e produção dia e noite. As baterias enviam a parte não utilizada das 2 fases para a rede e uma fase recebe esta parte enviada da rede. só que não é o excedente da minha produção que vai para a rede e o faturamento do consumo e o excedente da produção são feitos separadamente. não se trata de autoconsumo fotovoltaico, mas de roubo. Muitos outros proprietários estão na mesma situação. Levei 2 anos de métricas de contato para descobrir isso. o portal do sistema fotovoltaico não indica isso e o meu instalador sempre culpou a EDP. Eu perdi € 18.000. um abraço . M Bertrand


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Não sei se entendi bem a explicação.
Sugiro:
1) Perguntar à suE se toda a energia exportada é considerada para venda ou se apenas o excedente, após aplicação do cálculo do balanço pelas 3 fases é considerado para venda.
A lei obriga a que seja feito o balanço pelas 3 fases. Mas, atenção, apenas em períodos de 15 minutos

Ou seja, se exportar muito entre as 9h00 e as 9h15 e depois vier a consumir o equivalente a essa exportação entre as 9h15 e as 9h30 então já não é feito esse balanço. O que foi exportado como excedente no primeiro 1/4 de hora é considerado venda e o que foi consumido a mais do que a exportação no 1/4 de hora seguinte é faturado como compra. Ou seja, a compensação do que é exportado com o que é consumido é feita por cada período de 15 minutos; passado cada 1/4 de hora, uma exportação não compensada por consumo dentro do mesmo 1/4 de hora já não pode compensar consumos de outros 1/4 de hora anteriores ou seguintes.

Isto aplica-se também na trifásica. No exemplo do teu primeiro post, não deveria ser cobrado qualquer consumo, nem pago venda pois o balanço era zero, assumindo que ocorreu no mesmo 1/4 de hora. Isto é garantidamente assim em contratos em que não há venda de excedentes. Penso que o mesmo deve aplicar-se quando há venda de excedentes, pois, tanto quanto me recordo, a lei não introduz alguma exceção quando há venda.

2) Caso a resposta diga que não é efetuado o balanço pelas 3 fases pois há venda de excedentes, questionar ao abrigo de que disposição isso é feito. A lei é para o regime de AUTOCONSUMO, pelo que deve privilegiar primeiro este e, só depois a venda de eventuais excedentes.

3) Questionar a ERSE sobre o assunto. Ou seja, se deve ser feito o balanço de Autoconsumo pelas 3 fases e só depois considerar eventuais excedentes para venda ou o contrário.
Cumprimentos,
Quintas2


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

Obrigado por suas respostas . Vou explicar minha instalação para você. 24 painéis solares, um inversor kostal piko 10BA e 7 baterias BYD HV. Normalmente de acordo com o instalador eu deveria conseguir usar 100% da minha produção e apenas o excedente era enviado e vendido para a rede. Este sistema fotovoltaico trifásico de autoconsumo nunca poderá funcionar com autoconsumo. Tenho reclamado junto da EDP, instalador, SuE e da empresa Kostal há dois anos. tudo está nas regras para as licenças. tudo o que é trifásico terá nas 3 fases um valor igual. mas tudo isso é monofásico, ou seja, os equipamentos domésticos estarão sempre em desequilíbrio de fases e darão consumo da rede na fase maior que as outras duas fases injetam na rede e não existe solução para o problema. Para a EDP é o sistema fotovoltaico que não é bom. para o instalador é o medidor EDP. Para kostal, o sistema fotovoltaico nunca funcionará corretamente em autoconsumo monofásico. Se o instalador tivesse me dito isso, eu nunca teria comprado esta instalação. Quando no leis não os conheço. Sei que fui vendido para consumo próprio, o que nunca acontecerá, e não vou receber meu investimento de volta.Si você tem alguma solução , bem vindo . Cumprimentos Mr Bertrand .


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

A nova lei do Autoconsumo, que permite fazer o balanço (net-metering) entre consumos e exportação de excedentes, apenas em cada período de 15 minutos (denominados saldos quarto-horários) e também fazer esse balanço entre as 3 fases, foi publicada em outubro de 2019. A sua entrada em vigor atrasou-se, devido ao atraso na publicação do respetivo Regulamento, pela ERSE, o que só veio a acontecer em abril de 2020.

Assim, se o teu projeto tem 2 anos, foste enganado pelo instalador. Nessa altura, não só não havia net-metering em 15 minutos, como não se fazia balanço entre as 3 fases. Tudo o que exportasses numa fase era perdido para a rede ou vendido por baixo valor, caso tivesses contrato de venda dos excedentes exportados; não importava o que consumisses nas outras 2 fases.

Quase todos os inversores trifásicos dividem a produção de forma igual pelas 3 fases, pelo que eram (pela antiga lei do Autoconsumo) uma má solução para quem tem corrente trifásica. Se o instalador não explicou isso, confirma-se a falta de seriedade.

Mas a atual lei do Autoconsumo, já resolve o problema das 3 fases, pois permite considerar o consumo global nas 3 fases e descontar a produção exportada independentemente da(s) fase(s) de exportação (net-metering).

Assim, o que escreveste - "tudo o que é trifásico terá nas 3 fases um valor igual. mas tudo isso é monofásico, ou seja, os equipamentos domésticos estarão sempre em desequilíbrio de fases e darão consumo da rede na fase maior que as outras duas fases injetam na rede e não existe solução para o problema", deixou de ser verdade desde abril de 2020.

Pegando no teu exemplo,

"1ª fase: 3000w, 2ª fase 500w e 3ª fase 100w. Total 3600/3 = 1200w por fase. portanto, a 1ª fase passará de EDP 3000w -1200w = 1800w. As outras duas fases enviarão para a EDP o excedente não utilizado, ou seja, 1200w- 500w = 700w na 2ª fase e 3ª fase 1200-100w = 1100w. Assim o consumo de EDP será então de 1800w e a injecção na rede será de 700w + 1100w = 1800w. a operação inofensiva: zero.",

desde abril de 2020, a operação tem que dar resultado zero.

Mas ATENÇÃO, apenas em cada período de 15 minutos, ou seja, desde que estes consumos exportações tenham ocorrido no mesmo 1/4 de hora. As contas fazem-se por cada 1/4 de hora. O que não for consumido num quarto de hora (nas 3 fases em conjunto) é perdido para a rede, no teu caso é vendido, a €0,02/kWh.

REPITO, tudo o que for exportado e não consumido ao fim de cada 1/4 de hora, é perdido para a rede ou vendido, se houver contrato de venda.

No teu caso, se tiveres poucos consumos ao longo das horas de maior produção, após as baterias terem carregado, começas a exportar e, não tendo consumos que compensem essa exportação, ela é vendida aos tais 2 cêntimos que referiste. Se era essa a situação, foste mal aconselhado pelo instalador, que te vendeu uma potência muito elevada. Também terás sido pouco previdente, ao confiar dessa forma num instalador/ vendedor.

Questiona a suE, por escrito e por e-mail, de preferência, se eles estão a fazer os saldos quarto-horários nas 3 fases da tua instalação, tal como previsto no Regulamento do Autoconsumo.

Espero que entendas a minha explicação e que tenha ajudado.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Não tens um sistema de medição que te diz quanto consomes e exportas?

Tens a noção se, nas 3 fases em conjunto, estás a conseguir consumir quase toda a produção em cada período de 15 minutos, ao longo do dia? Se sim, a E-Redes ou a suE estará a enganar-te. Se não, poderá estar tudo bem.

Regista-te como cliente na E-Redes. Se estiveres numa zona de redes inteligentes, tens acesso imediato aos teus diagramas de carga, onde podes ver os consumos aos longo do dia. Se não estiveres em zona de rede inteligente, como já tens contador inteligente, podes pedir que te dêem acesso a esses diagramas. Eles dizem que tens de pagar +- €30. É um assunto que ainda não tive oportunidade de confirmar, se essa cobrança é legítima, pela minha leitura do Regulamento, não me parece.
Cumprimentos,
Quintas2


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

:oops: Olá, é uma pena mas não acontece assim. Na verdade, seu cálculo é o mesmo comigo. só a balança é - + zero nos meus dois medidores EDP e outro medidor certificado MID que instalei para poder verificar os valores do medidor EDP. As medidas dos dois correspondem em injeção e consumo. O novo medidor de EDP bidirecional de três horas, efetivamente o saldo é zero a menos que a produção fotovoltaica seja maior que o consumo, as três fases dão mais do que o consumo então as três fases vão enviar o excedente para a rede. a potência da minha instalação é de 6,36 kWh o que dá na melhor hora do dia + - 2 kWh para cada fase. o uso de trifásico para bombas e outros não causa problemas. Se faltar as pilhas vão fazer a diferença. Por outro lado, no uso monofásico, mesmo com o suplemento fornecido pelas baterias, o consumo de EDP será proporcional à minha injeção. APENAS AS MINHAS CONTAS DA EDP SEPARAM O CONSUMO DA INJEÇÃO. PORTANTO, DEPENDENDO DO MERCADO A + DO MEDIDOR JANZ FOMOS FATURADOS E PAGOS POR MIM. KWH - + 0,20€. FATURA A- EXCEDENTE QUE NÃO É UM SOBREPLUS MAS O EQUILÍBRIO DAS FASES SE PAGA A MIM POR SUE a - + 0,02 esse é o meu problema. Meu instalador me disse que esta instalação autoconsume me permitirá cobrir 100% do meu consumo e economizar até 2.000 € por ano. é ultrajante vender isso para as pessoas. 7 meses de produção antes de trocar o medidor por um bidirecional obrigatório. Esta é a verdadeira face do autoconsumo fotovoltaico. grande perdedor o comprador, dois vencedores EDP E INSTALADOR. TUDO ISSO ESTÁ COM PROVA (FATURAS) e verificável no local. Vou colocar o assunto nas mãos da justiça.


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

Olá Quintas2. Obrigado por todas as explicações, mas é a primeira vez que ouço falar desta lei. Tenho alguns aparelhos nos quais investi. ar condicionado, forno eléctrico, placa de indução, termoacumulador, etc. esses dispositivos consomem muita energia. a energia fotovoltaica produzida poderia ser facilmente consumida. o funcionamento do sistema fotovoltaico de autoconsumo instalado não me permite fazê-lo, dado o desequilíbrio das fases monofásicas. uma fase sempre tira da rede e as outras duas enviam para a rede. Quanto mais dispositivos eu uso, minha conta de consumo aumenta . Também minha injeção na rede. Minhas baterias carregadas a 100% (8kwh úteis) descarregam em algumas horas, pois esta também injeta na rede. Venho reivindicando meus direitos com o decoproteste há mais de dois anos, agora com advogados. Eletricistas qualificados. Técnico da EDP que mesmo trocou após 4 meses o medidor bidirecional nada mudou. os técnicos até se recusam a vir ver os fatos e fazer um relatório. É uma vergonha . a luta pelos meus direitos de consumidor vai continuar. Obrigado Quintas2. Sr. Bertrand


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

As baterias também injetam na rede, percebi bem?
Qual o interesse da bateria injetar na rede?

Não há problema com o facto de consumos monofásicos estarem desequilibrados em relação às produções, desde que os consumos somados nas 3 fases absorvam toda a produção fotovoltaica nas 3 fases.

Parece-me que tens um excesso de potência instalada, pois, mesmo com todos os equipamentos elétricos, os maiores consumidores funcionam pouco tempo. E o ar condicionado, numa habitação normal, também não precisa estar ligado durante uma grande parte do ano.

EXEMPLO

1)
Das 12h00 às 12h15 (consumo=produção)
Consumo Total=1,5kWh, Fase 1=0,5kWh Fase2=0kWh Fase 3=1kWh
Produção Total nas 3 fases (0,5kWh por fase)=1,5kWh

Das 12h15 às 12h30 (consumo=produção)
Consumo Total=1,5kWh, Fase 1=0,5kWh Fase2=0kWh Fase 3=1kWh
Produção Total nas 3 fases (0,5kWh por fase)=1,5kWh

Balanço Total das 12h00 às 12h30 = 0
ou seja, nada a pagar nem nada a vender, pois o consumo foi igual à produção em cada 15 minutos.


2)
Das 12h00 às 12h15 (consumo<produção)
Consumo Total=0,5kWh, Fase 1=0,5kWh Fase2=0kWh Fase 3=0kWh
Produção Total nas 3 fases (0,5kWh por fase)=1,5kWh
Balanço = 0,5-1,5 = -1kWh (1kWh a vender ao preço de €0,02)

Das 12h15 às 12h30 (consumo>produção)
Consumo Total=2,5kWh, Fase 1=0,5kWh Fase2=0kWh Fase 3=2,0kWh
Produção Total nas 3 fases (0,5kWh por fase)=1,5kWh
Balanço = 2,5-1,5 = 1kWh (1kWh a comprar ao preço de €0,20)

Balanço Total das 12h00 às 12h30 = €0,20-0,02 = €0,18 a pagar
Apesar de teres produzido a mesma quantidade de energia do que a que consumiste entre as 12h00 e as 12h30, como as contas são feitas ao fim de cada 15 minutos, o resultado é muito diferente.

Ver REGULAMENTO N.º 8/2021, da ERSE.
Cumprimentos,
Quintas2


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

boa tarde, sim as baterias mandam pra rede exatamente como se a produção fosse painéis solares. Se a produção dos painéis for insuficiente com o funcionamento do forno, a energia que falta será fornecida pela bateria. para contas, a fase que mais exigir retirará a parte que falta da rede e as outras duas fases enviarão a parte não consumida para a rede. é muito simples comigo nenhum dos cálculos tudo está ao vivo. No meu medidor de EDP, consumo em horas de vazios, pontas e cheias e são-me facturados todos os meses, da mesma forma, tenho produções nestes mesmos horários e são-me pagos. Vou tentar enviar alguns arquivos.Sr Bertrand


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

os arquivos não passam. mas se você me enviar um messenger ou outro link de e-mail, eu poderia enviar arquivos para você. meu email é . [email protected]


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Não convém colocar publicamente o endereço de e-mail. Vou enviar contacto por mensagem privada, para tentar perceber o que se está a passar. Naturalmente, não é português nativo e isso dificulta um pouco o entendimento dos posts.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Entretanto, tens dados do teu consumo de eletricidade total de um ano completo ou, melhor ainda, do último ano mais ou menos entre as 8 e as 18h?
Cumprimentos,
Quintas2


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

Olá Quintas2, Lamento não poder partilhar os seus vídeos no fórum porque quero que a minha situação verificável seja conhecida por futuros interessados ​​no autoconsume fotovoltaico. desde 20 de fevereiro de 2019, o meu consumo no contador EDP (pago) é vazios: 2199. Ponta: 1136. : cheia: 2278. total: 5.614 kWh. injeção: 12209 kWh. hoje. Nos anexos, temos várias situações 1. medições diretas do inversor com o consumo da bomba de furo 3 kWh trifásico mais o consumo monofásico da casa (aponto que ainda estamos em casa). o outro vídeo do mostrador azul é o vídeo de um sub medidor instalado por mim para verificar as medidas do medidor EDP e quais são iguais. o inversor indica o consumo e a potência distribuída em cada fase. 2. os outros dois vídeos são o inversor com ar condicionado e o forno elétrico. como a produção dos painéis é insuficiente, as baterias farão a diferença. Ainda sem consumo de rede para o inversor. mas aqui está o defeito da minha instalação no vídeo do sub medidor (azul) 1 fase tira da rede que vai ser faturada pra mim e as outras duas fases vão mandar o excedente pra rede que vai pagar pra mim. É assim que funciona a minha instalação fotovoltaica de autoconsume Compreendo as suas explicações - + com a balança mas depois de duas verificações dos técnicos da EDP e substituição do contador, está tudo correcto para as suas peças, é o sistema fotovoltaico que não está bom. Entenda que depois de mais de dois anos pedindo explicações, verificações por eletricistas qualificados e até outro instalador já que o instalador da minha instalação nunca mais voltou para fazer uma verificação culpando a EDP. 9 meses de mediação com protesto decorativo sem resultado, você tem que entender minha raiva. Cumprimentos Sr Bertrand


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Bertrand, vou responder aqui, na sequência do teu post anterior e porque fica sujeito à contribuição de outros.

Já vi os filmes, mas eles não ajudam muito.
- O inversor distribui a produção de forma igual pelas três fases, quer com ou sem recurso à armazenagem das baterias.
- Não há dados que permitam analisar se o consumo ao longo do dia aproveita bem a produção fotovoltaica, em termos dos saldos quarto-horários.

Tendo em conta que estes saldos apenas são efetuados desde abril de 2020, o sistema parece ter sido mal concebido, em 2018.

Possivelmente também poderá estar sobredimensionado, mas aí haveria que ver de que forma foi concebido. A pedido do cliente (Bertrand), por iniciativa do instalador, com base em que dados de consumo, etc..

De uma forma geral, um sistema de autoconsumo com baterias não compensa, dado o preço muito elevado das baterias, tendo em conta a sua garantia, perda de eficiência ao longo do tempo...

Se o sistema custou €18000, com uma promessa de recuperação de €2000/ano, só por aqui, parecia estar condenado, à partida. €18000/(€2000/ano) = 9 anos. Com mais o preço do dinheiro, estamos a falar num período de cerca de 10 anos para recuperar o investimento.
O tempo médio de vida útil de um inversor solar é de 10-12 anos. Ou seja, quando o investimento se estiver a pagar, terás provavelmente que substituir o inversor, uma peça de elevado custo, o que vai aumentar mais uma série de anos ao retorno do investimento.
Também as baterias, outro componente de elevado custo, terão provavelmente que ser substituídas no tempo de vida útil dos painéis.


Não vamos sacar responsabilidades. Serão do instalador (Sistema sobredimensionado? Mal concebido, uma vez que é trifásico e parte considerável dos consumos são monofásicos? Recorrendo a baterias, com recuperação do investimento questionável?) e/ou tuas (Pediste vários orçamentos? Não verificaste os pressupostos legais do autoconsumo? Verificaste se o que o sistema iria produzir poderia ser consumido ao longo do dia?).

Vamos tentar melhorar alguma coisa
1) Depois de abril de 2020, não notaste uma diminuição dos kWh vendidos como excedente e um menor consumo faturado, pela aplicação dos saldos quarto-horários?
Se não notaste, poderão não estar a calcular os saldos quarto-horários e sais prejudicado.
Como sabê-lo?
Lê o teu contador da EDP (atual E-Redes), de preferência no dia em que termina um período de faturação.
Se os valores indicados no contador forem superiores aos que vierem a ser indicados na fatura dessa data, estão a calcular os saldos quarto-horários.
Se são iguais, não estão a calculá-los. Ficamos, na mesma, sem a garantia de estarem a fazer o balanço pelas 3 fases. pelo ponto 5) talvez isso possa ser apurado.
Publica aqui a conclusão.
NOTA: Como ler o contador (viewtopic.php?f=196&t=22171&p=11287372& ... #p11287372)

2) Regista-te no site da E-Redes e acede às tuas leituras dos últimos meses. A aplicação dos saldos quarto-horários deverá originar leituras classificadas como "Válidas", no dia da faturação, inferiores às que o contador registava.

3) Num dia de céu limpo e de consumos normais da casa, lê o contador da EDP antes das 8h e volta a lê-lo cerca das 18h. Lê o valor consumido por fase e o valor exportado por fase.
Terás, assim, uma noção de estás a exportar muito. Se exportares muito, mesmo após as baterias carregadas, a compensação dessa exportação pelos consumos só pode ser conseguida tendo consumos mais ou menos contínuos ao longo de todo o período diurno, tão próximos quanto possível das produções.

4) Tenta mudar os hábitos de consumo, ao longo do período diurno, para tentar exportar o mínimo possível.
Usa os equipamentos de mais elevado consumo de preferência às horas de maior produção fotovoltaica (das 10-17h, no verão, 11-15h no inverno).
Usa os equipamentos de forma sequencial, por forma a evitar períodos de consumo muito superior à produção fotovoltaica e evitar longos períodos de elevada exportação de excedentes.
Os equipamentos trifásicos são, normalmente, maiores consumidores. Assim, tenta não acumular consumos de equipamentos de maior potência da casa (máquinas de lavar, forno, ar condicionado, etc.) com consumos de equipamentos trifásicos. Ou seja, se estiverem bombas trifásicas a funcionar, tenta que isso não coincida com os eletrodomésticos mais potentes monofásicos.
Tudo isto deve ser feito somando tudo o que está ligado a determinada hora e comparando com a produção fotovoltaica nessa mesma hora, pelo que vai variando ao longo do dia e do ano. Vais precisar conhecer bem as tuas instalações fotovoltaica e de utilização (casa) e os consumos dos equipamentos.

5) Acedendo aos diagrams de cargas no site da E-Redes tens acesso às leituras quarto-horários da energia consumida e injetada na rede. Por aí poderás ter uma ideia da aplicação dos saldos nos períodos de 15 minutos. Não sei como são apresentados os dados - numa pesquisa rápida pareceu-me que também estão em ficheiro excel, mas poderá dar algum trabalho confirmar.
Cumprimentos,
Quintas2


Marc6549
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 20, 2021 10:42 am

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Marc6549 »

Olá Quintas2. Eu entendo o que você está dizendo. medições que tenho mais de dois anos. noite, dia e muito mais. leituras em dois medidores certificados MID. além de um contador de produção de itron obrigatório. O medidor EDP é um medidor bidirecional trifásico de Janz tri horário medidor obrigatório para minha instalação revenda energia não consumida. este contador não equilibra as fases em nenhum momento. as minhas contas de EDP são kWh consomido do contador e os kWh injectado paga pelo suE. Todas essas medições são os totais de cada fase para A + e A-. Minhas 7 baterias BYD não passa a noite. todas as explicações que você me dá não existem em casa. qualquer que seja a hora do dia ou da noite (baterias) medidas feitas ao longo de vários anos e várias noites, o desequilíbrio das fases, trará um consumo e uma injeção da rede que a energia vem de painéis solares, baterias ou baterias ajuda quanto produção solar é insuficiente (confirmado pelo engenheiro kostal). no melhor momento de produção solar com bateria 100% carregada, terei uma produção de 6 kWh, ou seja, 2 kWh por fase. o eletrodomésticos a usar durante este período é o forno elétrico de 3kwh em uma fase e mesmo que eu não tome nada nas outras duas fases, a fase do forno vai tirar 1kwh do EDP e as outras duas fases vão enviar 2 + 2 = 4 kWh. é assim que funciona o meu sistema fotovoltaico de autoconsume.meu inversor foi trocado depois um ano e meio . Todos que disse pode ser verificado . Fatura de EDP confirma . Si você quer pode verificar a casa eu convido você . Cuidado com esse instalação de autoconsume .Eu estava enganado. cumprimentos Sr Bertrand.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo c/Corrente Trifásica

Mensagem por Quintas2 »

Bertrand, se bem entendi, tens a certeza que não são feitos balanços entre as 3 fases, em períodos de 15 minutos, mesmo após abril de 2020, pois todos os kWh exportados foram pagos e todos os kWh consumidos foram cobrados.

De qualquer forma, não custa fazer o registo no site da E-Redes e confirmar isso. Depois, fazer printscreen das leituras para trás (penso que eles disponibilizam 2 anos).

Com esses dados, questionar a E-Redes de porque é que não está a fazer os balanços quarto-horários nas 3 fases.

Em função da resposta deles, logo se vê qual o passo seguinte, mas penso que passará por fazer uma exposição à ERSE, a entidade reguladora do setor, e reclamar uma correção das faturas desde abril de 2020, caso a ERSE te dê razão e se confirme a falha da E-Redes.

Entendo que estejas zangado e te sintas enganado, mas, em relação aos consumos/excedentes anteriores a abril de 2020, a E-Redes (na altura chamava-de EDP DISTRIBUIÇÃO), cumpriu a lei.

Quando muito, será um problema a resolver com o instalador, que poderá ter sido pouco sério, mas isso depende daquilo que lhe foi pedido, daquilo que a proposta dele "prometeu", etc. Será um assunto para a justiça, conforme escreveste, e bem, mas assegura-te primeiro que tens razão e possuis dados suficientes para isso andar para a frente e não ser, no final, mais uma despesa a adicionar à instalação.
Mas isso já é um assunto que vai além da ajuda que este fórum poderaá dar.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”