Comportamento de Sistema de Autoconsumo estranho

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Comportamento de Sistema de Autoconsumo estranho

Mensagem por carfes »

Boa tarde

Venho desta forma ver se alguem alguma vez passou pelo mesmo ou tem ideia do que possa estar a acontecer

Tenho 2 paineins de 175w montados ligados a um grid-tie chinês de 600w
Um do paineis está partido mas em medições que fiz, ainda produz aproximadamente 60% do outro.

Comprei um sistema de medição da Efergy e a produção com um painel está dentro do espectável com 0,8 kw/dia o que me dá a entender que está a funcionar bem.
Liguei hoje o painel partido e a produção aumentou aproximadamente 60 a 70% e espero atingir perto dos 1,4kw hoje. Mais uma vez dentro de esperado e demonstrando que deve estar a medir bem.

O sistema tem uma segunda pinça que liguei no contador para ver os consumos de electricidade da rede

No entanto o que me fez pedir a vossa ajuda é que estive a analisar o histórico do sistema de medição durante a noite e os consumos de noite andam entre os 80 e 130w (quando liga o frigorífico).
Com os painéis ligados de dia o consumo da rede não mudou muito o que achei estranho.
Desliguei todos os aparelhos que não tinha ligado durante a note (TVs, PCs, etc) e mesmo assim pouco baixou.
decidi então testar da seguinte maneira:
1 - Tinha o miúdo a jogar PS3 mais o consumo da TV e como tal marcava na medição 160w dos paineis mais 230w da rede
Grafico 1.JPG
Grafico 1.JPG (15.38 KiB) Visto 3589 vezes
2 - desliguei o grid tie completamente da tomada e a produção baixou para 0w mas o consumo da rede aumentou apenas para 320w (90w). Deixei assim durante algum tempo e manteve-se esse consumo constante
Grafico 2.JPG
Grafico 2.JPG (15.99 KiB) Visto 3589 vezes
A conclusão que tiro é que estou a perder imensa energia na rede de 230v pois de 160w produzidos apenas me baixa o consumo em 90w mas não sei porque razão

Alguma ideia?

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Comportamento de Sistema de Autoconsumo estranho

Mensagem por carfes »

Além do comportamento acima, tenho estado a comparar o dia de hoje com o de ontem.
Sai de casa durante umas horas e deixei desligado todos os "extras" ficando só o mesmo de ontem.

Hoje os 2 painéis estão a produzir 160 watts/hora enquanto que ontem só com 1 painel só produzia 90watts /horas no entanto o consumo da EDP está exactamente no mesmo de ontem ou seja pelos 100 watts/hora

Isto deixa-me muito preocupado pois sempre tive standbyes de 140/150 watts... se produzo 150/160 watts com os painéis... deveria até estar a injectar uns 10 watts na rede

NOTA: pois sei que podem perguntar, a minha instalação é monofásica

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

E como estão instaladas as pinças de leitura?

Esses medidores não distinguem a 'direção' da corrente... Apesar de as contas parecerem correctas pode haver algo que esteja mal contabilizado...

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

A pinça que mede o geral está por baixo do disjuntor geral
IMG_20160703_115741.jpg
A pinça que mede a produção está antes da tomada onde está ligadp Grid Tie
IMG_20160703_115555.jpg
IMG_20160703_115555.jpg (234.2 KiB) Visto 3509 vezes
Assumo que nesta fase já posso ignorar qualquer questão com painéis ou Grid Tie pois o medidor mede que está a ser injectada na minha rede domestica até 160w
A questão é porque razão não vejo essa redução no que vem da rede....

Vejam outro exemplo abaixo
Ignorem entre as 08:30 e 10:30 pois tinha uma TV 40" ligada
Grafico 3.JPG
Grafico 3.JPG (35.01 KiB) Visto 3509 vezes
Os paineis já estavam a debitar uns 60w e a subir até 110w

No entanto vemos apenas uns 30w de redução do que vem da EDP quando comparado com a noite e não se vê grande diferença conforme os painéis aumentam o debito

No preciso momento em que estou a escrever (de um portátil e como tal não estou a consumir electricidade da rede) os painéis estão a debitar 130w e a consumir 80 da EDP o que dá um total de 210w
Ora não estou com nada ligado a mais do que de noite... e de noite consumo uma media de 100 a 120w/h

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Isto está mesmo a dar comigo em doido....

Fiz mais umas experiências:

1 - Como a instalação é no ultimo piso e tem "muito cabo e instalação" por ali abaixo, decidi ligar um Grid Tie directamente a uma extensão que liguei na ficha mais perto do quadro geral que encontrei. Pensei que poderia ter alguma coisa errada na instalação de casa que causasse estas perdas.... mas não... a leitura de consumo de energia da EDP era exactamente igual com o Grid Tie ligado na instalação original ou na tomada perto do quadro

2 - Desliguei outra vez o Grid Tie durante 1 min. Marcava que os painéis estavam a debitar 130w.
Com Grid tie ligado : Estava a gastar 100w da rede
Desliguei o Grud Tie : Aumentou para 130w da rede.... ou seja, dos 130w que os paineis debitavam, apenasme reduz o consumo em 30w??!!

Alguma ideia, estou a ficar louco com isto...

PS: Tenho monitorizado o contador da EDP e está mais ou menos alinhado com os consumos que me marca o medidor efergy

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho »

Tenta saber a precisão na medição desse teu medidor.
Eu tenho 2 sistemas owl e a precisão em baixo consumo deixa muito a desejar.
Exemplo com uns 5 watts de consumo o medidor da 96 watts.
Contactei a marca e estes disseram que devido aos poucos parâmetros que mede, abaixo dos 250 w é extremamente pouco preciso.

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm

Mensagem por RSSilva »

Concordo com a opinião anterior. A grande maioria dos medidores abrangem potências até 3000w aproximadamente. Em quase todos eles a precisão a baixas potências é muito pouca. A altas é habitualmente maia preciso...

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Desde já muito obrigado pelas respostas

Infelizmente não penso ser dos medidores... porque:

- Já é o 2º medidor que compro de marca diferente por o primeiro apresentar estas medições estranhas... mas a verdade é que estas oscilações estranhas aparecem nos 2 em simultâneo.
- Verifiquei a contagem dos ultimo 3 dias do contador da EDP e batem certo com o medidor do quadro geral
- O medidor localizado no painel descreve a produção espectável, a curva de produção espectável, os picos, etc

Não digo que os medidores sejam 100% certos... mas reflectem uma medição bastante próxima da realidade.

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Grafico 4.JPG
O gráfico de hoje.
Existiu pouco movimento em casa, estive quase o tempo todo fora (excepto das 08:30 ás 10:30 como mencionei antes) e o consumo da rede quase não foi impactado pela produção dos paineis.
Normalmente deveria ver uma curva descendente a acompanhar a curva ascendente dos paineis quando aumenta em potencia e o inverso quando diminui... mas nada....

Ideias?

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

Vê lá se não tens um vizinho com uma ligação clandestina a sacar da tua casa. :D
Cumprimentos,
Quintas2

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Creio que os medidores estão mal instalados...

Vou tentar encontrar uns diagramas e já volto cá ;-)

De qualquer modo se a precisão deles a baixas potências é assim tão má, pode bem ser essa a causa...

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Não encontrei o diagrama, pelo que tento reproduzi-los. Foi no paint, nada de gozar :-D

Creio que os medidores actualmente estarão assim:
Imagem
O problema é que, mesmo com um disjuntor próprio para a produção fotovoltaica, o medidor de consumo pode fazer leituras de correntes nos dois sentidos (consoante a produção seja inferior ou superior ao consumo instantâneo). E como ele não distingue o sentido, pode induzir em erro.

Deveriam (do que me lembro) estar assim:
Imagem
Desta forma, o medidor de produção só mede corrente no sentido 'ascendente' e o medidor de consumo no sentido 'descendente'.

Assim, nunca se dá o caso de a corrente eléctrica 'fluir' no sentido contrário ao esperado, e aí sim temos a certeza que as contas estão certas.

Poderá ser este o problema??

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Bom dia e muito obrigado por todo o feedback

Concordo que se os medidores estivessem colocados da forma sugerida teria medidas muito mais certas. Logo que possível vou tentar alterar mas tenho de andar a mexer no quadro o que não me agrada muito.
No entanto não penso ser essa a única razão.

A EDP mudou-me o contador por um EDP Box no dia 30/06 ao final da tarde.
Ontem ao fim do dia fui ver e tinha 11Kw consumidos no total. O medidor Efergy marcava tambem 11Kw.
Se o medidor estivesse a contar nos 2 sentidos eu deveria ter menos consumos no contador da EDP que no medidor e não é esse o caso, eles estão praticamente iguais.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Mas... A não ser que esse medidor seja de um modelo específico, que faça a distinção do sentido da corrente, ele está de certeza a contar nos dois sentidos... Os números ao fim do dia já dependem de muitos mais factores...

Cuidado a mexer no quadro... Não há por aí um electricista conhecido que faça a coisa sem 'levar couro e cabelo'? ;-)

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Desculpem, não quero parecer ser do contra, sem duvida que todo o feedback é óptimo e ajuda.

No entanto, penso que se o produzido for sempre inferior ao consumido, não vai contar nas 2 direcções. E é mais ou menos o que está a acontecer...
Alem disso, quando comparo os consumos médios(pelo contador) antes de instalar o painel, com os consumos médios depois de instalar os painéis, não vejo a redução esperada acima 1kw/dia

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Se algum conhecer um electricista bom para os lados da Quinta do Conde para me fazer esta alteração agradeço
Não me pode é levar 1 ou 2 anos de produção ou lá se vai o retorno :)

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Eu sou da Guarda, não conheço ninguém para esses lados :-D

Sim, se o consumo for sempre superior à produção, as leituras podem fazer-se assim.

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho »

Os meus não difenciam a direcção, inclusive com o desviador de excesso no activo somava.

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Acho que finalmente o apanhei...
Verifiquei no contador da EDP de manhã e marcava 7kw no contador em periodo de cheias
Verifiquei no contador agora de tarde e o contador da EDP ainda estava nos 7kw
Fui ao sistema efergy extrair os consumos durante o dia em cheias e marcava aproximadamente 1,25kw

Resumindo, tinham razão e por alguma razão está a contar para os 2 lados... embora não faça muito sentido pois raramente produzo mais que o que consumo... mas ok... para averiguar...
Entretanto já veio cá um electricista ver a instalação para tentar mudar para a vossa sugestão.

Estive no entanto a ver e não me resolve por completo... com oesquema proposto vou passar a medir quanto consumo no total em casa, vou medir o que o painel produz, mas não mede quanto vai buscar á rede da EDP... acho que a unica solução é só mesmo um daqueles sensores para colocar no contador que contam os impulsos de luz do contador...

Vamos ver como corre

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold

Mas o efergy não faz essas contas? É só subtrair (ou somar) um e o outro ;-)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”