Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Local para debater sobre o autoconsumo

Seraparamim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 08, 2017 11:53 am

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por Seraparamim »

Muito obrigado!!


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por tonisilva »

Eu aconcelho um equipamento que meça a energia ativa.

Para medir energia ativa tem que se medir tensão e corrente ao mesmo tempo. Não é possível obter energia/potência ativa sem medir estas 2 grandezas.

Esta é uma solução -> epower.pt
É só colar os sensores aos contadors.
Não perde dados se a internet falhar (pelo menos o efergy perde, o owl não sei) e pode medir até 3 ramos com 1 só equipamento.
O único trabalho que dá é na instalação dos contadores (se quiserem medir independente do contador EDP e/ou vários ramos).


AHH, tb é 100% Português (mas na minha opinião ser tuga não quer dizer que é bom, se calhar antes pelo contrário, eheheh). Há tanta coisa tuga que não funcionam nada...

Depois também faz as contas todas com tarifas normal e bihoraria.
No caso de termos paineis em auto-consumo (ex. com inversores grid-tied) faz cálculos dos Kwh tendo em conta os 2 casos:
- Se o contador da EDP conta a energia injectada na rede pública.
- Ou se ou contador não conta a energia injectada na rede pública.


Toni.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por t3lmo »

Essa ainda aparenta ser uma solução muito amadora, a qual obriga a que o contador EDP esteja dentro do quadro de casa, o que não é o caso.
Quando essa leitura for remota, a sua utilização e comercialização será melhor aceite.
E caso tenham que instalar contadores extra fica ainda mais caro.
Já tirando a parte de se ter fios de fora pelo quadro a colarem em cima dos LEDs vermelhos do contador (quando o contador tem um pino digital com essa informação) :(

Um dos melhores de todos é o https://emoncms.org
Isto por ser opensource e cada um se quiser poder implementar o seu sistema à sua medida. Não fica é barato se optarmos pelos dispositivos deles.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por tonisilva »

Amador? Por causa da caixa?

Instalar contadors extra fica mais caro? Não sei porquê. Cada sensor do ePower são 10eur + um contador são 15 eur. No Efergy custa 25 Eur cada sensor + pilhas a serem mudadas de tempos a tempos. Portanto acho que dá sensivelmente o mesmo (mais pilhas).
Não falo do consumo de 0.7W porque o Efergy tb tem o consumo do HUB, portanto dará o mesmo...

O ePower tb pode ficar dentro do quadro. Basta o cliente querer e haver espaço (do mesmo modo que o Efergy). Se bem que o Hub do Efergy tem que ficar cá fora.

Colar sensores ópticos aos contadors acho que é mais simples. Qual seria a vantagem de ligar fios em vez de colar sensors? Os sensores não falham, não se desviam não obtêm dados errados. Qual a vantagem de ligar fios, na tua opinião?
Uma das desvantagens que eu vejo em ter fios era que cada vez que quisesses mudar os sensores para outro contador tinhamos que andar lá a mexer na fiarada toda e abrir o quadro.

Depois acho que mesmo que fica-se mais caro que o Efergy, só o facto de naõ perder dados e ler valores de Potencia Activa para chegarmos aos valores exatamentre iguais aos da EDP é um valor que merecia ser pago.

A solução https://emoncms.org é outra que consegue medir potência activa e eles tb têm sensores óticos para ler os contadores.
Mas o preço que eles têm é mais alto que o ePower.


Toni.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por t3lmo »

Estando o contador EDP no exterior do quadro, impossibilitando a sua contagem direta, será que algúem consciente vai colocar a corrente toda a casa da passar por um único contador extra de calha DIN (com parafusos de 2,5mm2) ?
Acho que derretia um desses contador mal coloca-se os 2 veiculos elétricos á carga em simultaneo.

Mas acho que nem é preciso descrever muito, quando uma imagem vale por mil pavavras.
Alguém vai querer ter algo com este aspeto num quadro de casa?? É preciso ter alguma consciência comercial.

Imagem Imagem

As ligações aos pinos digitais dos contadores (por dentro) arrumariam logo o sistema de uma forma mais subtil, não obstante dos problemas de aquecimento dos contadores em utilização prolongada de corrente acima de 16A.
Aqui em casa esses fio não duravam 1 dia sem serem puxados por alguém mais novo :lol:
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por Celestino »

O tonisilva tem razão em alertar para o facto de quase todos esses medidores de energia que andam aí pelo mercado só medirem a corrente. As variações de tensão e a energia reativa não são contempladas nesses aparelhos e as leituras só por sorte terão alguma aproximação à realidade.

No entanto eu compreendo o que diz o t3lmo e sou exatamente da mesma opinião dele.

Para mim, o melhor sistema e o mais barato é (de longe) este:
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... =20#p83777
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... cms#p90403
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... 228#p73247

É um sistema:
- completamente aberto;
- super barato;
- fiável;
- não está dependente da falência ou proteção de qualquer empresa do mercado;
- permite ser desenhado/construído à medida das necessidades de qualquer um;
- os dados são tratados como quisermos;
- os outputs são desenhados à nossa medida;
- etc.

No entanto isto não é só um sistema de leitura, registo e disponibilização de dados em gráficos lindos em tempo real.
É possível também a programação para ligar e desligar relés, monitorizar temperaturas, etc. Não tem fim. É enorme o leque de possibilidades, podendo o sistema e a informação ser partilhada ou trabalhar em conjunto com outros sistemas.

Eu por exemplo tenho o EVSE Colaborativo a consultar os dados do emoncms, o que permite que ele ajuste a potência de carregamento do carro elétrico à potência máxima contratada lá em casa para não deixar ultrapassar o consumo a partir do qual dispára o disjuntor geral.
Não sei se estão a ver bem a enorme utilidade disto.
Imaginem por exemplo um sistema de carregamento de um VE (para quem tem painéis solares lá em casa) sem gastar energia da rede... Pois isto, está também ao seu alcance e da mesma forma.

Aconselho todos a seguir o desenvolvimento daqueles tópicos dos links acima.
É um sistema que começou a tentar ser desenvolvido aqui, mas infelizmente não correu bem a sua aceitação por cá (https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11259529).

PS: Perdoem o facto de parte do conteúdo ter ficado em off-topic.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por tonisilva »

Boas,

Esses contadores com flash/led não apareceram agora. Os contadores já existem no mercado para qualquer potência. Para o equipamendo ePower ter lá contadores de 16 ou de 32 (ou mesmo trifasicos) é igual. Só precisa do flash/led a funcionar e sem aquecer muito, nem arder para não derreter os sensores, eheheh.
Desde que não derreta, tá bom... (de preferencia um bocadinho antes de derreter).


Se os contadores são de 16Amp e se lhe poseres 30A ora, é obvio que pode acontecer tudo.
O utilizador deve escolher os contadores corretos para cada potência/instalação.


Essa foto por acaso, é de uma instalação que mal aguenta com um carro eletrico a carregar (de 3KW). Com 2 carros, o disjustor principal ia abrir.

Neste caso os contadores de 16Amp chegam bem e não valeu a pena gastar mais $$ em contadores de maior potência.




Toni


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por nfreitas »

Celestino Escreveu: terça mai 09, 2017 12:47 am ....
Para mim, o melhor sistema e o mais barato é (de longe) este:
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... =20#p83777

...
Acho que me vou aventurar a fazer um.
Alguém aqui já fez?
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por nfreitas »

Entretanto já alterei o quadro elétrico.
Adicionei um circuito independe para a geração com disjuntor de 10A ligado ao disjuntor/diferencial de 40A, com monitorização com pinça da Efergy.

E adicionei um shunt entre o resto dos disjuntores e o disjuntor/diferencial de 40A, também este com monitorização com pinça da Efergy.

Sendo assim consigo medir a energia gerada pelos painéis, e a energia consumida pelo resto da casa.

Imagem

Os gráficos agora estão assim:
Imagem

Hoje desde as 10h até 18h30, não consumi nada da EDP, mas também "ofereci" o excedente.
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput


Autor do tópico
nunocenteio
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mai 06, 2017 2:31 pm

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por nunocenteio »

Vender à EDP não compensa mesmo?
Pelos meus gráficos eu tenho cerca de 8h em que não consumo metade do que gero.

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por jmlflorencio »

Bom trabalho!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por jasmim »

Também resolvi o meu caso. Os gráficos assim estão mais próximos da realidade. Falta saber o grau de exatidão com que o efergy mede a energia.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por RSSilva »

tonisilva Escreveu:Eu aconcelho um equipamento que meça a energia ativa.

Para medir energia ativa tem que se medir tensão e corrente ao mesmo tempo. Não é possível obter energia/potência ativa sem medir estas 2 grandezas.

Esta é uma solução -> epower.pt
É só colar os sensores aos contadors.
Não perde dados se a internet falhar (pelo menos o efergy perde, o owl não sei) e pode medir até 3 ramos com 1 só equipamento.
O único trabalho que dá é na instalação dos contadores (se quiserem medir independente do contador EDP e/ou vários ramos).


AHH, tb é 100% Português (mas na minha opinião ser tuga não quer dizer que é bom, se calhar antes pelo contrário, eheheh). Há tanta coisa tuga que não funcionam nada...

Depois também faz as contas todas com tarifas normal e bihoraria.
No caso de termos paineis em auto-consumo (ex. com inversores grid-tied) faz cálculos dos Kwh tendo em conta os 2 casos:
- Se o contador da EDP conta a energia injectada na rede pública.
- Ou se ou contador não conta a energia injectada na rede pública.


Toni.
Tanto quanto sei, esses sensores ópticos habitualmente lêem em unidades de 1w que é um piscar na maioria dos nossos contadores isto independentemente da potência que flui instantaneamente. Quanto mais depressa pisca, mais está a consumir.
Logo a leitura da potência não tem em conta a tensão, intensidade e factor de potência mas apenas a potência em frações de 1w.
Se piscar de 30 em 30 segundos, significa que só tenho duas leituras num minuto e que irá representar uma determinada potência que poderá oscilar nesse mesmo espaço de tempo. Ninguém garante que foi constante nesse espaço de tempo.
Isto para muitos não é suficiente para avaliar o correto desempenho da instalação elétrica.
Julgo que não se pode fiar neste tipo de monitores óticos...


Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por RSSilva »

nfreitas Escreveu:
Celestino Escreveu: terça mai 09, 2017 12:47 am ....
Para mim, o melhor sistema e o mais barato é (de longe) este:
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... =20#p83777

...
Acho que me vou aventurar a fazer um.
Alguém aqui já fez?
Começo a ficar convencido que realmente é do melhor.
O hardware é bem simplista e o software sendo open source, tem tudo para vingar.

Por mim, está na lista dos prioritários Imagem e logo que haja tempo...

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por tonisilva »

Acho que essa solução do forum nissanleaf ainda não está perfeita por isto:

- Acho que muito poucas pessoas têm conhecimentos suficiente para colocar essa solução a funcionar (conhecimentos de eletrónica, etc).
- Se tivermos esses conhecimentos, não é de um dia para o outro que isso fica montado e pronto a funcionar.
- Dá trabalho a colocar a funcionar (pelo menos 1 tarde e se tudo correr bem à primeira).
- São preciso ferramentas para que funcione (ferros de soldar, equipamentos de medida, etc).
- Essa solução perde dados se a internet falhar (bem como o efergy, owl, etc etc).
- Faz leitura apenas de um canal (se quisermos mais canais temos que fazer outro).



Toni


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por nfreitas »

tonisilva Escreveu: quinta jun 29, 2017 3:01 pm Acho que essa solução do forum nissanleaf ainda não está perfeita por isto:
- Acho que muito poucas pessoas têm conhecimentos suficiente para colocar essa solução a funcionar (conhecimentos de eletrónica, etc).
- Se tivermos esses conhecimentos, não é de um dia para o outro que isso fica montado e pronto a funcionar.
- Dá trabalho a colocar a funcionar (pelo menos 1 tarde e se tudo correr bem à primeira).
- São preciso ferramentas para que funcione (ferros de soldar, equipamentos de medida, etc).
- Essa solução perde dados se a internet falhar (bem como o efergy, owl, etc etc).
- Faz leitura apenas de um canal (se quisermos mais canais temos que fazer outro).
Toni
Correto, correto, correto, correto
-pode ter um servidor em casa e não precisa de internet
-soluções semelhante com 3 sensores

Dá trabalho - Sim!

Vejam mais alguns desenvolvimento aqui: https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... =70#p93919
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por Celestino »

tonisilva Escreveu: quinta jun 29, 2017 3:01 pm Acho que essa solução do forum nissanleaf ainda não está perfeita por isto:

1- Acho que muito poucas pessoas têm conhecimentos suficiente para colocar essa solução a funcionar (conhecimentos de eletrónica, etc).
2- Se tivermos esses conhecimentos, não é de um dia para o outro que isso fica montado e pronto a funcionar.
3- Dá trabalho a colocar a funcionar (pelo menos 1 tarde e se tudo correr bem à primeira).
4- São preciso ferramentas para que funcione (ferros de soldar, equipamentos de medida, etc).
5- Essa solução perde dados se a internet falhar (bem como o efergy, owl, etc etc).
6- Faz leitura apenas de um canal (se quisermos mais canais temos que fazer outro).

Toni
1 - Certo. Falta de facto melhorar/complementar a informação disponível. Parece mais complicado do que é, porque até aqui andámos todos a aprender. E quando essa info estiver toda partilhada (tem-me faltado tempo) não serão necessários quaisquer conhecimentos de eletrónica. Aliás, eu não tenho quaisquer conhecimentos de eletrónica e tenho o sistema a funcionar. Mas reconheço que faltam os tutoriais de forma a simplificar o que parece tão confuso.
2 - Montar o sistema é simples. O que pode dar mais trabalho é colocar o rpi a funcionar para quem quiser ter a informação localmente.
3 - Sim, se for um trifásico + monitorização da temperatura dos painéis AQS + acumulador AQS + ...etc. Se for só um medidor de energia numa fase basta uma horita.
4 - Não é verdade. Em breve (assim que tiver tempo), vou postar uma solução que não necessita de ferro de soldar nem de qualquer instrumento de medida.
5 - Não é verdade. No meu, se falhar a internet, o sistema continua a registar tudo. E como até tenho uma ups em casa, até quando falha a energia ele continua a funcionar. Isso só acontece a quem se regista no openenergymonitor na nuvem e lá guarda os dados. Quem tem por exemplo um rpi ou outro servidor local na rede doméstica nunca perde quaisquer dados.
6 - Cada esp8266 suporta 3 leituras de energia, 10 sensores de temperatura e controla 1 relé. Também não vejo qual o problema de ter vários esp8266 - o custo deles é ridículo...

Mas é verdade, reconheço que ainda não está perfeita.
Ainda assim, mesmo na fase arcaica em que está, dá cem a zero a esse sistema do epower.pt
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por nfreitas »

Celestino Escreveu: quinta jun 29, 2017 3:31 pm 5 - Não é verdade. No meu, se falhar a internet, o sistema continua a registar tudo. E como até tenho uma ups em casa, até quando falha a energia ele continua a funcionar. Isso só acontece a quem se regista no openenergymonitor na nuvem e lá guarda os dados. Quem tem por exemplo um rpi ou outro servidor local na rede doméstica nunca perde quaisquer dados.
Não tem o seu a passar a informação para openenergymonitor?
Como "visualiza" ou dados em gráficos "e tal"?
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por tonisilva »

Sobre os erros dos sensores/leitores óticos,

São fiáveis sim. Ao contrário dos sensores de corrente, os sensores/contadores com LED não misturam energia ativa com energia aparente.

O Led ótico do contadores da EDP são baseados em semicondutores integrados deste tipo: ADE7758 ou ADE7757. Como se pode ler nas datasheets estes integrados fazem o cálculo digital e matemático da energia (contra a matemática não há argumentos) e têm saídas para ligar a um LED que vai emitir o pisca pisca. O ADE7757 lê potência ativa numa fase e o ADE7758 lê potencias ativa, aparente e reativa e desfasamento em 3 fases.
Se quisermos saber que erro estes integrados na datasheet diz lá que o erro máximo de "PF or Voltage" de 0.1% (nas condições que lá estão).

Os Leds nos contadores da EDP são as saídas desses semicondutores integrados.
Para comprovar o quanto são exatos e corretos os sensores óticos dos contadores da EDP vou deixar aqui um exemplo.
A solução ePower.pt baseasse na leitura de sensores óticos apenas. Estou a usar o ePower à mais de 1 mês na minha habitação. A contagem de KWh que o ePower fez comparadas com o meu contador da EDP é igual (+/- 1 KWh como é óbvio).

Depois todos os equipamentos de medida têm erros de medição (ZERO erro não existe, nem FLIR, FLUK, TEKTRONIC ou UNI-T). Mesmo o contador da EDP tem erro. O que devemos querer é ter sempre o menor erro possível para o orçamento que temos.
Depois se a energia fosse gratuita, 90% das pessoas que a querem medir, deixavam de querer.

Os valores de energia que obtive durante 1 mês de leitura a usar o ePower são iguais aos do meu contador da EDP.
Assim das 12:00AM de 2 Maio a 2 Junho:
- EDP: 183(+/-1)KWh.
- ePower: 183KWh

Eu estou a usar um sensor/contador adicional ao da EDP para fazer as leituras e gerar o led pisca pisca. (Este contador tem um consumo de 0.7W em média que não está a ser contabilizado pelo ePower). Acho que estes 0.7W só se notariam se quisesse uma contagem de 2 anos inteiro e ai se calhar teria 1 KWh de diferença para o da EDP. Mas aí o erro do contador da EDP também já ia introduzir alterações aos valores medidor e já nem sabia se era o meu que estava mal ou o da EDP.


Toni.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Efergy Engage para monitorizar sistema solar

Mensagem por Celestino »

nfreitas Escreveu: quinta jun 29, 2017 4:29 pm
Celestino Escreveu: quinta jun 29, 2017 3:31 pm 5 - Não é verdade. No meu, se falhar a internet, o sistema continua a registar tudo. E como até tenho uma ups em casa, até quando falha a energia ele continua a funcionar. Isso só acontece a quem se regista no openenergymonitor na nuvem e lá guarda os dados. Quem tem por exemplo um rpi ou outro servidor local na rede doméstica nunca perde quaisquer dados.
Não tem o seu a passar a informação para openenergymonitor?
Como "visualiza" ou dados em gráficos "e tal"?
O meu openenergymonitor está instalado e a trabalhar no rpi em casa.
A consulta faço por acesso remoto através da internet.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Autoconsumo”