Página 1 de 1

Autoconsumo com baterias

Enviado: quinta abr 26, 2018 3:07 pm
por amasveiga
Boas tarde

Tenho andado a estudar a possibilidade de um autoconsumo com baterias.

A minha casa tem um consumo durante a semana e durante o dia continuo inferior a 200w. Faço um pico de consumo ao almoço com a placa de indução e eventualmente o forno. Ou seja, para ligar directo só paineis e inversor nem um de 250w compensa.

Tenho andado a estudar a coisa, e colocando 1500w de paineis destes: https://www.photovoltaik4all.de/solarmo ... on-2-cello com uma coisa destas: http://www.homeswitch.co.uk/sofar-solar-9-6kwh



Podia depois diminuir a potencia de 6.9 para 3.15, passar para bi-horario, durante o dia e inicio da noite andava a sol/baterias e no inverno em dias sem sol, podia carregar um pouco as baterias durante a noite para ter electricidade nas horas mais caras.

Será que algum dia vou conseguir rentabilizar um investimento destes????

Outra questão, se colocasse 6 paineis, 3 (ou 4) virados 45º a nascente e outros 3 45º a poente, não iria conseguir uma produção mais continua ao longo do dia sem passar os 1500w, mas mais tempo a chegar perto desta potencia??? E seria isto legal, pois teria mais de 1500w de paineis?????

Eu percebo uma pontinha de electricidade, será que conseguia instalar eu isto?


A malta mais experiente que opine!

Obrigado

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: sexta abr 27, 2018 10:33 am
por serges
Boas, bem vindo antes de mais, se não se importa passe na area das apresentações para nos conhecermos melhor.

QUanto ao que pede deixe vir aqui a malta expert, Emanuel ou Jorge Rocha podem dar uma mãozinha e sim 99% do que é feito aqui no forum são testemunhos feitos pelos proprios, ao que aconselho ler um pouco o que aqui se faz!

Obrigado.

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: sexta abr 27, 2018 11:18 am
por jmlflorencio
Boas. Bem vindo (não esquecer a apresentação ;-) ).

Relativamente ao projecto, já temos por cá quem tenha feito algo semelhante, é perfeitamente viável.
A rentabilização é possível, e se conseguir baixar a potência contratada e ainda passar para bi-horário, a poupança será maior ainda (são os passos que fazem mais sentido, na minha opinião).

Quanto à possibilidade de virar painéis a sudeste e a sudoeste, aí é que já creio que não fará sentido. Tendo baterias para carregar, importa é 'sacar' o maior número possível de kWh desses painéis, e isso consegue-se com eles virados a sul...

Se fosse autoconsumo puro sim, já faria todo o sentido distribuir a produção ao longo do dia...

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: sábado abr 28, 2018 11:18 am
por MRider
Bem vindo.
Eu tenho um sistema de autoconsumo com acumulação em baterias de lítio.
Tenho 1500 w em painéis solares divididos em um seguidor e fixos. Assim não tenho um pico de produção grande mas uma produção mais uniforme durante o dia.
Tenho instalado vários inversores para as mais variadas ocasiões. Sendo que posso funcionar em grid tie com limitador de injecção. Ou off grid quando falha energia da rede por ex.

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quinta mai 17, 2018 12:47 pm
por amasveiga
Bom dia

A ideia seria captar o máximo de energia durante o dia para carregar as baterias e usar quando se chega a casa. Em dias nublados, quando a produção é insuficiente, meter as baterias a carregar durante a noite nas horas de vazio.

Para maximizar a produção, também já me passou pela ideia um seguidor, andei a ver uns que levam 3 paineis, mas encarecem mais o sistema que colocar mais alguns paineis, daí ter pensado colocar 4 virados mais a nascente e 4 mais a poente para ter produção ao longo de todo o dia. Além do medo que o seguidor ainda levante voo do telhado (tem que ser no telhado a instalação).

mas se colocasse 4 paineis a nascente e 4 mais a poente, faria mais que 1500w de paineis, apesar de duvidar que a produção fosse além deste valor em algum momento. Isto em autoconsumo seria legal, ou ilegal???

O sistema que meti no primeiro post com um um inversor/carregador sofar solar ME3000SP ou um SolaX SK-SU3700e X-Hybrid e cerca de 10kw de baterias de litio seria também legal no auto-consumo??? Uma premissa importante para me meter nisto, é não ter problemas legais!!!

Com o sofar solar ME3000SP, mais 6 paineis lg de 320w e 9.6kw/h de baterias ficaria em cerca de 6000eur. Baterias com expectativa de vida de 6000 ciclos a 80%( no novo modelo falam em 90% DoD) e 10 anos de garantia(fariam mais de 16 anos com um ciclo/dia, o suficiente para gastar das 19h até Às 24h), assim como o inversor/carregador. Sei que isto só compensaria a longo prazo, mas como ter o dinheiro no banco, também não rende nada e também tem riscos, libertar-me um pouco de estar preso a um fornecedor de electricidade, anda a aliciar-me.

Que dizem???

Abraço

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quinta mai 17, 2018 12:48 pm
por amasveiga
E ficar com luz quando tudo se apaga, também seria engraçado!! Na minha zona acontece algumas vezes apagões....

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quinta mai 17, 2018 10:22 pm
por Emanuel Couto
amasveiga Escreveu: quinta mai 17, 2018 12:48 pm E ficar com luz quando tudo se apaga, também seria engraçado!! Na minha zona acontece algumas vezes apagões....
Pode crer que sim.. :)

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: sexta mai 18, 2018 1:46 pm
por Quintas2
amasveiga Escreveu: quinta mai 17, 2018 12:47 pm mas se colocasse 4 paineis a nascente e 4 mais a poente, faria mais que 1500w de paineis, apesar de duvidar que a produção fosse além deste valor em algum momento. Isto em autoconsumo seria legal, ou ilegal???

O sistema que meti no primeiro post com um um inversor/carregador sofar solar ME3000SP ou um SolaX SK-SU3700e X-Hybrid e cerca de 10kw de baterias de litio seria também legal no auto-consumo??? Uma premissa importante para me meter nisto, é não ter problemas legais!!!

Que dizem???

Abraço
Diz o DL:
" A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração..."

Os seja, se não estivesses ligado à rede, podias instalar 1 GW e bastava a Mera Comunicação Prévia (MCP). Estando ligado à rede, a MCP só se aplica a potências instaladas (soma dos painéis) entre 200W e 1500W, desde que não se queira vender excedentes à rede, não interessa se há ou não baterias. Desde que os painéis ultrapassem 1500W (com ou sem venda de excedentes, com ou sem baterias) e haja ligação à rede, ou se se quiser vender excedentes, é obrigatório o registo prévio, obtenção de certificado de exploração, etc..

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: terça jun 12, 2018 2:23 pm
por amasveiga
Acabei de ler agora uma noticia que dizia que os paineis solares deviam descer até 35% durante 2018. Acho que vou adiar a compra mais lá para o final do ano. Pelo que percebi os chineses perderam incentivos ao investimento nos paineis e vai haver excedente de produçao. Pena nao acontecer o mesmo com as baterias!

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quarta jun 13, 2018 1:40 pm
por amasveiga
Como estou de ferias, ando a ler os projectos. Li um que colocou 12 paineis (bem mais que os 1500w), com baterias, e funciona como ofgrid e quando precisa tem um comutador para ou usar rede, ou usar o sistema solar quando é autosuficiente. Se colocasse assim, seria legal em autoconsumo so precisando da comunicação previa? Ate podia usar a rede só para carregar as baterias e as electricidades da rede e do sistema nunca se misturavam!

Opinem por favor sobre a legalidade de um sistema destes.

Obrigado

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quarta jun 13, 2018 6:00 pm
por jmlflorencio
Por princípio, em termos de legislação costuma funcionar assim:
Se puder estar ligado, é considerado como sistema ligado. Logo, limitado aos 1500W.

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quinta jun 14, 2018 11:08 am
por Quintas2
Não me lembro de ter visto esse aspeto formalmente analisado, mas penso que é lógico que, se quando está ligado à rede, ultrapassa os 1500W, para todos os efeitos é preciso registo.

Mas a limitação dos 1500W é em Mera Comunicação Prévia. Mais do que isso, ou mesmo menos com venda de excedentes, implica registo, logo inspeção, pelo que nem sequer deve passar esse sistema de poder ligar ou desligar da rede. Resumindo, provavelmente só instalado sem qualquer comunicação, sujeito às implicações legais.

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: quinta jun 14, 2018 12:10 pm
por Quintas2
amasveiga Escreveu: terça jun 12, 2018 2:23 pm Acabei de ler agora uma noticia que dizia que os paineis solares deviam descer até 35% durante 2018. Acho que vou adiar a compra mais lá para o final do ano. Pelo que percebi os chineses perderam incentivos ao investimento nos paineis e vai haver excedente de produçao. Pena nao acontecer o mesmo com as baterias!
Falei aqui recentemente sobre uma previsível descida do preço de baterias pelo setor, que ainda não vi concretizar.
Também se falou há alguns anos numa subida de preços dos painéis, após as medidas anti-dumping impostas pela UE em 2013 aos painéis chineses. Veio a verificar-se o contrário, e os painéis estão cada vez mais baratos.

Contudo, neste momento, o corte de incentivos do governo chinês ao seu gigantesco mercado, mais as medidas do Trump mais as progressivas reduções previstas pela UE para o preço mínimo dos painéis chineses podem mesmo criar um excesso de oferta na China aliada à redução do seu preço mínimo na UE, beneficiando-nos. Espero que sim.

Re: Autoconsumo com baterias

Enviado: terça jun 19, 2018 10:09 am
por serges
Vamos aguardar pois era bem vindo, então este rectangulo aqui a beira mar com tanto sol... faz falta!