Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico

Local para debater sobre o autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico

Mensagem por Quintas2 »

A questão é que, mesmo sendo essas variáveis editáveis, se vários pressupostos do modelo forem questionáveis, a perda de confiança no projeto foi criada à partida, pelo que desisto de olhar/testar o modelo com mais detalhe.
Cumprimentos,
Quintas2


ALCLCF
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 22, 2021 7:21 pm

Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico

Mensagem por ALCLCF »

Tenho a casa dos meus pais com trifásica, com contador "gira disco"s e neste momento com médias de 450 a 480€ por mês. Dado o contexto actual este valor deverá subir ainda mais.

Tenho electricista capaz para me tratar de instalações fotovoltaicas, mas primeiro quero perceber o consumo médio ao longo da dia/noite, por fase.
Acho que a Shelly tem pelo menos um aparelho (pro 4M) capaz de fazer o serviço mas penso que limitado a 16A (não sei o potência contratada)

Que recomendam para pendurar num quadro?


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico

Mensagem por CoolZeroFCP »

O pro 4m é um conjunto de 4 relés de 16A cada um que também permitem medir o consumo.

O indicado para medir o consumo da alimentação trifásica de toda a casa é o shelly 3PM. Permite medir até 120A por cada fase com umas pinças que se colocam nos respectivos cabos de alimentação.
Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



ALCLCF
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 22, 2021 7:21 pm

Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico

Mensagem por ALCLCF »

Já não passava aqui há algum tempo.

Entretanto já tive o electricista em casa a estudar o assunto. E em termos de logística ficou concluído que é mais fácil e barato, virar para monofásica 45A (até se ganha em disponbilidade face ao que se tem...penso que sejam 10-12A por fase), trocar bomba submersível (com pena minha, 45 anos de serviço contínuo) por uma monofásica e fazer uma instalação solar mais simples, incluíndo bomba de calor (sem o problema de falta de potência por fase em pico que já vi e li relatado)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”